sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CUIDADO NAS BACTÉRIAS


Órgãos investigam morte repentinas de 23 animais no Cariri


Inicialmente os criadores pensaram que o gado havia morrido após a ingestão de palma com cochonilha do carmin, mas a hipótese é descartada, conforme o veterinário da Emater.

Os moradores de Boa Vista, no Cariri paraibano, estão preocupados. Nos últimos 10 dias, bovinos adultos morreram com sintomas parecidos e mais de 30 estão apresentando complicações semelhantes, em propriedades rurais da cidade.

Ontem à tarde, no intervalo entre 14h e 18h, 13 animais morreram em uma única propriedade. As suspeitas dos especialistas é de que uma bactéria tenha provocado as mortes.

Inicialmente os criadores pensaram que o gado havia morrido após a ingestão de palma com cochonilha do carmin, mas a hipótese é descartada, conforme o veterinário da Emater, Iácome Jácome. “Pelas características, o cenário é mais parecido com uma infecção bacteriana. A Defesa Agropecuária estará indo à cidade amanhã (hoje) pela manhã, para fazer os levantamentos e identificar as causas dessas mortes”, adiantou.

Na semana passada, dez animais adultos morreram também repentinamente em uma outra propriedade. “Morte por esse tipo de infecção sempre ocorre, mas em menor proporção, e geralmente não são notificadas. Só uma pesquisa mais detalhada vai identificar realmente as causas”, acrescentou Iácome. Boa Vista se destaca na região pelo rebanho bovino e na produção de leite

FONTE: JORNAL DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário