quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Polícia


Sete suspeitos de estupro coletivo chegam a presídio da Capital
Reitor do PB1 diz que eles ficarão cinco dias em um setor separado. Três adolescentes suspeitos estão detidos em abrigo de Lagoa Seca.

Da Redação

Em torno das 17h30 (horário local) desta quarta-feira (15), chegaram no presídio de segurança máxima PB1, localizado em João Pessoa, os sete homens presos por suspeita de participar dos estupros de seis mulheres e mortes de duas durante uma festa em Queimadas, na Paraíba, no último fim de semana. A transferência deles de Campina Grande para João Pessoa foi  autorizada pela juíza Flávia de Souza Baptista Rocha. Os sete envolvidos no estupro coletivo ficarão cinco dias em um setor separado e depois serão integrados ao convívio com os demais detentos, segundo informa o diretor do PB1, capitão Sérgio.

Para a chegada dos presos foi montado um esquema de segurança pela Gerência Executiva do Sistema Penitenciário do Estado, com apoio das Polícias Militar e Civil. Eles chegaram ao presídio PB1, que fica localizada no bairro de Jacarapé, na capital, em carros escoltados e em comboio.

De acordo com a juíza, para escolher o presídio em que os suspeitos vão aguardar julgamento, foi considerada a recomendação da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, que justificou os riscos de morte dos suspeitos, caso eles fossem levados para penitenciárias de Campina Grande e Queimadas. Além dos sete adultos, há três adolescentes detidos. Eles foram ouvidos e levados para o Lar do Garoto, abrigo provisório localizado na cidade de Lagoa Seca.

A saída do grupo da Central de Polícia de Campina Grande aconteceu três dias após as primeiras prisões. O juiz  da Vara de Execuções Penais de Campina Grande, Gutemberg Cardoso Pereira, explicou que foi necessário avaliar a transferência dos presos para outras cidades por medida de segurança e por falta de infraestrutura na cadeia pública de Queimadas, onde o crime aconteceu. No caso do Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina, a justificativa seria a superlotação e os boatos prévios de que os presos estariam preparando vinganças.

Entenda o caso

A versão apresentada pela Polícia Civil explica que os crimes aconteceram em meio a uma festa de aniversário na madrugada do domingo, no município de Queimadas. Os dois irmãos que organizaram o evento teriam simulado um assalto para violentar as mulheres convidadas, usando capuzes e máscara de carnaval.
Conforme a delegada, o plano arquitetado para abusar sexualmente das mulheres seria um 'presente de aniversário' de um irmão para outro. Das seis mulheres violentadas, duas foram assassinadas porque teriam reconhecido os agressores.

Em um intervalo de menos de 24 horas, entre o domingo e o começo da tarde da segunda-feira (13), os sete suspeitos foram presos e os adolescentes foram detidos. Os depoimentos começaram ainda na segunda.

Depois de ouvir os seis primeiros homens, a delegada de Homicídios, Cassandra Duarte, reuniu todos em um só ambiente e confrontou suas versões. Já na terça-feira, foram feitos os quatro últimos interrogatórios. Entre eles, foram ouvidos os irmãos suspeitos de premeditar o estupro coletivo.

Rota do Cariri: Polícia Civil prende assaltantes de banco que agiam no Agreste da Paraíba

Na noite desta quarta-feira (15) a Polícia Civil conseguiu prender dois assaltantes de banco na operação Rota do Cariri, além de apreender um veículo e drogas. Eles foram detidos no bairro da Glória em Campina Grande.

Foram presos Ricardo Miranda da Silva, conhecido como “Ricardo Ladrão”, 29 anos, e Sérgio Barros de Moraes, conhecido como “Escova". Os policiais conseguiram apreender na casa do Sérgio um veículo modelo Prisma na cor prata – utilizado no assalto -, além de certa quantidade de maconha.

Estavam juntos na ação a PC da cidade de Monteiro e DRF-CG. Eles cumpriram dois mandados de prisão expedidos pela Justiça para os acusados, que assaltaram na última sexta-feira (10) uma agência bancária no município de Prata. Na oportunidade os bandidos fizeram até reféns.

A operação foi comandada pelo Delegado Regional Graciano Danillo e Henry Fabio (DRF-CG), que vão contar os detalhes da ação nesta quinta-feira (16) na sede da Delegacia de Roubos e Furtos de VG (DRF-CG).
Priscila Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário