domingo, 26 de fevereiro de 2012



O Governo do Estado vai promover no próximo dia 2 de março, a Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20. 

O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, com discussões sobre os problemas enfrentados na caatinga paraibana, bem como as experiências exitosas desenvolvidas no bioma no Estado. 

Do encontro, sairá O objetivo geral é definir os pontos que vão compor o documento no qual estarão formalizados os compromissos que os governos e demais setores da sociedade assumirão para a promoção do desenvolvimento sustentável da caatinga. 

Esse documento se chamará Declaração da Caatinga. "Ele deve tomar por base os problemas enfrentados na caatinga paraibana, mas também as experiências positivas que já desenvolvemos, como o Programa do Leite e a produção agroecológica, entre outras”,explicou Fábio Agra Medeiros, secretário Executivo dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da Paraíba.

A Pré-Conferência é um evento local, realizado em todos os dez Estados brasileiros onde ocorre o bioma caatinga – sendo eles as nove unidades federativas que integram a região Nordeste e o Estado de Minas Gerais. Após a realização de cada encontro, acontecerá um evento maior, que é a Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20.

Essa última será realizada nas dependências da Direção Geral do Banco do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará, no próximo mês de maio. Nela, cada Estado participante apresentará seu documento, que deve conter contribuições da região para a promoção do desenvolvimento sustentável do planeta.

Documento – Há quase dois meses, três grupos do comitê estadual formado na Paraíba trabalham na elaboração de um documento prévio. "Dividimos as turmas para que cada uma trabalhe com um eixo temático diferente. A partir desse documento prévio, vamos receber sugestões e concluí-lo conforme o acordado durante o evento, para levá-lo à Conferência em Fortaleza”, explicou Fábio.

Os três eixos do documento são: I – Políticas Públicas voltadas para o Bioma Caatinga: estratégias de implementação e possibilidades de integração; II – Ações e propostas para o manejo sustentável do Bioma Caatinga; e III – O papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga.

Programação – Na Paraíba, a programação da Pré-Conferência terá início às 8h30, contando, pela manhã, com cinco palestras que abordarão temas como os projetos já trabalhados na caatinga no Estado e o potencial de desenvolvimento do bioma. À tarde, haverá uma oficina para discutir os eixos temáticos que formalizarão a Declaração da Caatinga.

O evento terminará no final da tarde, com um debate em que os participantes poderão fazer sugestões quanto ao andamento das propostas do documento. Paralelamente à Pré-Conferência, ocorrerão exposições de produtores, mostra do Museu Itinerante do Semiárido e apresentações culturais.

A programação completa pode ser conferida no site do evento, no http://paraiba.pb.gov.br/especiais/confcaatinga/programacao-proposta/. Na página, os interessados também poderão efetuar a inscrição.
Governo do Estado paga folha de fevereiro na próxima terça e quarta-feira
                                                                       
O Governo do Estado paga na próxima semana os vencimentos ao funcionalismo público referente ao mês de fevereiro. Na terça-feira (28), recebem os aposentados e pensionistas, e na quarta-feira (29), os servidores da ativa da administração direta e indireta.
O pagamento dos cerca de 110 mil servidores públicos do Estado implica numa despesa de cerca de R$ 238 milhões.
Imposto de renda – O Informe de Rendimento deverá estar à disposição do servidor até a próxima quinta-feira, 1º de março, quando tem início o período para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O documento estará disponível no “Portal do Servidor”, no site www.paraiba.pb.gov.br/administracao.
Considerado um dos itens mais importantes para a declaração de imposto de renda, o informe deve apresentar o valor pago aos trabalhadores, as deduções realizadas e o imposto retido no ano anterior.

Secom-PB


MUNDO
Papa diz que casamento heterossexual é o único 'digno' para procriar
Cidade do Vaticano, 25 fev (EFE).- O papa Bento XVI disse neste sábado que o casamento entre um homem e uma mulher é o único 'lugar digno' para dar à luz a um novo ser humano, uma procriação que, segundo ele, representa a expressão da união biológica e espiritual dos cônjuges.
Bento XVI abordou o assunto da procriação durante uma audiência no Vaticano com participantes da 18ª Assembleia Geral da Academia Pontifícia para a Vida, realizado de quinta-feira até este sábado sob o lema 'Diagnoses e tratamento da infertilidade'.
'A união do homem e da mulher nessa comunidade de amor e de vida que é o casamento constitui o único 'lugar' digno para a chamada à existência de um novo ser humano, que sempre é um presente', acrescentou.
Bento XVI louvou o trabalho dos cientistas que mantêm 'acordado seu espírito de busca da verdade, ao serviço do autêntico bem do homem', evitando o 'cientificismo e a lógica do lucro' que, segundo o papa, parece dominar hoje o campo da infertilidade e da procriação humana, 'chegando a limitar inclusive muitas outras áreas de pesquisa'.
'A dignidade humana e cristã da procriação não consiste em um produto, mas em seu vínculo com o ato conjugal, expressão do amor dos cônjuges, de sua união não só biológica, mas também espiritual', disse o pontífice.
'As legítimas aspirações de paternidade do casal que se encontra em uma condição de infertilidade têm, portanto, de encontrar, com ajuda da ciência, uma resposta que respeite plenamente sua dignidade de pessoas e esposos', destacou Bento XVI.
Baiano está entre mortos em incêndio em base na Antártida
Ministro da defesa confirmou duas mortes na tarde de sábado.
Incidente ocorreu durante a madrugada, por volta das 2h.

O suboficial baiano Carlos Alberto Vieira Figueiredo está entre os militares mortos na Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil atingida por um incêndio. Muito abalado, o filho dele, o aspirante da Polícia Militar Vinícius Figueiredo, disse que soube da morte por volta das 12h deste sábado (25). Considerado um herói pela família, segundo o relato do filho, Carlos Alberto deixa mais um filho e esposa, que foi mantida sedada desde o recebimento da notícia.

O aspirante Figueiredo informou ainda que o pai estava há 29 anos na Marinha e que a previsão era de que ele se aposentasse no próximo ano. O suboficial foi enviado para a Antártida em março de 2011 e deveria voltar ao Brasil no próximo mês. De acordo com o relato do filho, Carlos Alberto se comunicava diariamente com a família, tanto por telefone quanto pela internet, e na última conversa teria reforçado o retorno dizendo que as malas já estavam arrumadas.
Carlos Alberto estava há 29 anos na Marinha

Na tarde deste sábado, o ministro da defesa Celso Amorim confirmou a morte de dois militares na Estação. O incêndio ocorreu, segundo a Marinha, no local onde ficam os geradores de energia, por volta das 2h (horário de Brasília) deste sábado. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está enviando uma aeronave C-130 Hercules à cidade chilena de Punta Arenas. O avião vai trazer de volta ao Brasil militares e funcionários que estavam  na Estação.

Leia íntegra de nota

"O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu há pouco do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, a informação de que foram encontrados dois corpos na área atingida por um incêndio na Estação Comandante Ferraz. Há indícios de que sejam de dois militares desaparecidos, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. A Força Naval enviará uma equipe de peritos para identificá-los e confirmar os óbitos. O sargento Luciano Gomes Medeiros encontra-se internado em virtude de ferimentos."
BRASIL
POLÍCIA
Suspeito de ter estuprado menina de 12 anos em ônibus é preso no Rio
Ele foi preso em flagrante tentando assaltar duas jovens em coletivo.
Vítimas pediram ajuda e outros passageiros seguraram o ladrão.
O homem suspeito de ter estuprado uma menina de 12 anos dentro de um ônibus no Jardim Botânico, no último dia 16, foi preso na tarde deste sábado (25), por volta das 15h30. Ele foi flagrado tentando assaltar duas meninas, uma de 18 anos e outra de 16, dentro de um ônibus na mesma região. Ele pediu o celular e o dinheiro que estava com as vítimas e tentou sair do coletivo com uma delas para ir até um caixa eletrônico. As moças gritaram por ajuda e outros passageiros seguraram o homem.

Segundo o delegado Fábio Barucke, ontem ele teria assediado outra jovem, dentro de um ônibus na mesma região, e roubado um relógio. Neste sábado, quando foi preso em flagrante por tentativa de roubo, o homem usava um relógio prata feminino.

“Ele ficou nervoso quando mostramos a imagem do estupro, mas negou que tenha cometido o crime”, disse o delegado, destacando que o homem estava preso e foi solto no último dia 14. O suspeito de ter estuprado a menina já tem sete passagens pela polícia, uma por homicídio, cinco por roubo e uma por motim. De acordo com o delegado, a trocadora e o motorista do ônibus no qual a menina foi estuprada reconheceram o homem como sendo o autor do crime.
PARAÍBA
ECONOMIA
Reajuste na passagem de ônibus na PB vale a partir de domingo, diz DER
Departamento de Estradas de Rodagem confirmou o reajuste. 
Bilhetes intermunicipais terão aumento de até 6,5%.

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, confirmou que a partir de domingo (26) vai entrar em vigor o reajuste nas passagens dos ônibus que fazem as linhas urbanas e rodoviárias da Grande João Pessoa e das demais cidades do Estado.
Nesta semana o DER publicou no Diário Oficial um reajuste que variava de 5% a 9%, mas por determinação do governador Ricardo Coutinho (PSB), o aumento teve de ser revogado. O valor do reajuste foi revisto e ficou em 5% nas linhas urbanas e 6,5% nas rodoviárias. Segundo o superintendente do DER este é o único reajuste do ano. O próximo só em 2013.

O passageiro que antes pagava R$ 17,90 para ir de João Pessoa para Campina Grande, por exemplo, a partir de domingo terá que pagar R$ 19. A balsa que faz o trajeto Cabedelo - Costinha também sofreu aumento. A passagem passou de R$ 6,90 para R$ 7,35. A lista completa com os novos valores foi divulgado neste sábado no site do Governo da Paraíba.

EM NOITE DE ADRIANO, TIMÃO VENCE O BOTAFOGO-SP E DISPARA NA LIDERANÇA

A histórica casa do Corinthians é agora o cenário de um império em reconstrução. Três meses depois de ser decisivo contra o Atlético-MG, na reta final do Brasileirão, Adriano voltou ao Pacaembu para mostrar, a si próprio e ao futebol, que ainda pode brilhar. Com sua melhor atuação desde que foi contratado, o centroavante marcou o gol da vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.

O mais tradicional estádio paulistano vem se transformando na casa de Adriano. Dos sete jogos que fez com a camisa alvinegra, cinco foram no Pacaembu. Desta vez, com algo a mais: ele ainda não havia jogado tão bem e permanecido em campo toda a partida. Logo aos três minutos, fez um gol com oportunismo. Depois, com algumas jogadas de habilidade, o camisa 10 levantou a Fiel e foi o ponto alto de um Timão instável.

A vitória mantém o Corinthians invicto depois de dez rodadas e o coloca mais isolado na liderança. O Alvinegro tem agora 26 pontos, ficando muito perto de assegurar uma vaga entre os oito melhores colocados que disputarão o mata-mata. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Catanduvense, quarta-feira, às 22h, novamente em São Paulo.

Já o Botafogo continua seriamente ameaçado de rebaixamento. O clube de Ribeirão Preto soma apenas seis pontos, em 18º lugar. Na quinta-feira, o Pantera recebe a Ponte Preta, às 21h, no estádio Santa Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário