segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ECONOMIA E NEGÓCIOS


Paraibanos com bônus perdidos
Consumidores desconhecem programas de recompensa, oferecidos por operadoras de cartão de crédito.

Criados como uma forma de fidelizar os clientes diante da forte concorrência entre os bancos e as diferentes operadoras de cartões de crédito, os programas de recompensas criados para quem usa o dinheiro de plástico ainda não são tão conhecidos como deveriam. Anualmente, milhares de consumidores deixam de utilizar o bônus simplesmente por desconhecerem o funcionamento do mecanismo.
Os programas de benefícios funcionam geralmente com a aquisição de um ponto para cada US$ 1 dólar em compras realizadas.

Segundo levantamento realizado pelo Banco Central do Brasil, os consumidores brasileiros perderam 101,3 bilhões de pontos nos programas de recompensas dos cartões de créditos em 2010.

Estes pontos poderiam ser trocados por mercadorias, assinaturas de jornais ou revistas, milhas aéreas ou até mesmo por descontos em aluguel de automóveis, por exemplo.

O levantamento não foi realizado separadamente por unidades da federação, nem aponta os motivos para estas perdas, mas especialistas acreditam que boa parte dos consumidores que deixam de resgatar os pontos acumulados não aproveitam os programas de benefícios por desconhecerem as regras e até mesmo por não saberem que estes bônus existem.

O consultor financeiro Guilherme Baía esclarece que nem todos os cartões de crédito oferecem os programas de benefícios e os consumidores devem ficar atentos antes de assinar o contrato de aquisição.

“Como em qualquer contratação de serviços, ela não deve ser feita por impulso ou considerando somente os argumentos do vendedor, é sempre bom que o consumidor pesquise mais sobre o produto, leia o contrato antes de aceitar o produto e com a internet, procure pela opinião de outros consumidores. O melhor perfil de cartão depende de cada consumidor. O ideal é que o máximo de serviços seja agregado ao cartão sem custo adicional e, acredite, eles existem”, ressaltou Baía, acrescentando que na maioria dos cartões não se paga taxa extra para a participação no programa de benefícios.

De acordo com o analista financeiro Erasmo Vieira, geralmente os cartões que não oferecem plano de recompensa possuem anuidades mais baratas, mas a depender dos benefícios oferecidos, vale a pena pagar um pouco mais pela anuidade.

“Normalmente as anuidades dos básicos (que não oferecem programas de recompensas) são mais baratas que os cartões múltiplos (que oferecem a possibilidade de acumular pontos). Neste último caso, o consumidor pode escolher o benefício que quer, que varia de pontos para milhagens, prêmios, descontos em carros ou eletrodomésticos e até doações”, explicou Vieira.
Para quem ainda não sabe se o cartão que possui tem ou não programa de recompensas, os especialistas em finanças pessoais aconselham que a informação seja buscada o mais rápido possível junto à operadora do cartão. “Vejo pessoas que possuem muitos pontos e simplesmente ignoram que poderiam viajar ou pegar prêmios com aqueles pontos”, comentou Erasmo Vieira.

Guilherme Baía acredita que é preciso que as próprias empresas ampliem a divulgação para que o consumidor conheça melhor as regras dos programas de benefícios. “Acho que até as operadoras poderiam divulgar mais, já que é uma boa forma de fidelizar o cliente”, opinou.

Segundo a gerente jurídica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Maria Elisa Novais, quem tiver pontos perdidos por desconhecimento do uso pode solicitar a pontuação novamente para a empresa e, caso o problema não se resolva, buscar o Procon de sua cidade ou entrar com ação judicial.

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