Paraibanos com bônus perdidos
Consumidores desconhecem programas de recompensa,
oferecidos por operadoras de cartão de crédito.
Criados como uma forma de fidelizar os clientes diante da forte concorrência entre os bancos e as diferentes operadoras de cartões de crédito, os programas de recompensas criados para quem usa o dinheiro de plástico ainda não são tão conhecidos como deveriam. Anualmente, milhares de consumidores deixam de utilizar o bônus simplesmente por desconhecerem o funcionamento do mecanismo.
Os programas de benefícios funcionam
geralmente com a aquisição de um ponto para cada US$ 1 dólar em compras
realizadas.
Segundo levantamento realizado pelo
Banco Central do Brasil, os consumidores brasileiros perderam 101,3 bilhões de
pontos nos programas de recompensas dos cartões de créditos em 2010.
Estes pontos poderiam ser trocados
por mercadorias, assinaturas de jornais ou revistas, milhas aéreas ou até mesmo
por descontos em aluguel de automóveis, por exemplo.
O levantamento não foi realizado
separadamente por unidades da federação, nem aponta os motivos para estas
perdas, mas especialistas acreditam que boa parte dos consumidores que deixam
de resgatar os pontos acumulados não aproveitam os programas de benefícios por
desconhecerem as regras e até mesmo por não saberem que estes bônus existem.
O consultor financeiro Guilherme Baía
esclarece que nem todos os cartões de crédito oferecem os programas de
benefícios e os consumidores devem ficar atentos antes de assinar o contrato de
aquisição.
“Como em qualquer contratação de
serviços, ela não deve ser feita por impulso ou considerando somente os
argumentos do vendedor, é sempre bom que o consumidor pesquise mais sobre o
produto, leia o contrato antes de aceitar o produto e com a internet, procure
pela opinião de outros consumidores. O melhor perfil de cartão depende de cada
consumidor. O ideal é que o máximo de serviços seja agregado ao cartão sem
custo adicional e, acredite, eles existem”, ressaltou Baía, acrescentando que
na maioria dos cartões não se paga taxa extra para a participação no programa
de benefícios.
De acordo com o analista financeiro
Erasmo Vieira, geralmente os cartões que não oferecem plano de recompensa
possuem anuidades mais baratas, mas a depender dos benefícios oferecidos, vale
a pena pagar um pouco mais pela anuidade.
“Normalmente as anuidades dos básicos
(que não oferecem programas de recompensas) são mais baratas que os cartões
múltiplos (que oferecem a possibilidade de acumular pontos). Neste último caso,
o consumidor pode escolher o benefício que quer, que varia de pontos para
milhagens, prêmios, descontos em carros ou eletrodomésticos e até doações”,
explicou Vieira.
Para quem ainda não sabe se o cartão
que possui tem ou não programa de recompensas, os especialistas em finanças
pessoais aconselham que a informação seja buscada o mais rápido possível junto
à operadora do cartão. “Vejo pessoas que possuem muitos pontos e simplesmente
ignoram que poderiam viajar ou pegar prêmios com aqueles pontos”, comentou
Erasmo Vieira.
Guilherme Baía acredita que é preciso
que as próprias empresas ampliem a divulgação para que o consumidor conheça
melhor as regras dos programas de benefícios. “Acho que até as operadoras
poderiam divulgar mais, já que é uma boa forma de fidelizar o cliente”, opinou.
Segundo a gerente jurídica do Idec
(Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Maria Elisa Novais, quem tiver
pontos perdidos por desconhecimento do uso pode solicitar a pontuação novamente
para a empresa e, caso o problema não se resolva, buscar o Procon de sua cidade
ou entrar com ação judicial.
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