segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Esportes

Treze e Campinense fazem partida disputada e empatam em 1 a 1

Com o resultado do jogo no Estádio Amigão, válido pela quinta rodada do Campeonato Paraibano, o Campinense segue como líder da competição

Um Clássico dos Maiorais de arrepiar. Treze e Campinense entraram no gramado do Estádio Amigão e fizeram um dos melhores jogos do Campeonato Paraibano de 2012. Com dois times armados de maneira bastante ofensiva, o torcedor pôde prestigiar 90 minutos com as equipes buscando o gol. Ao final, o empate acabou sendo o resultado mais justo pelo futebol apresentado.
O jogo
A primeira atitude ofensiva foi da equipe rubro-negra. Logo aos cinco minutos, o atacante Potita dividiu com o goleiro Beto, que teve que sair da área, e quase colocou o Campinense à frente do placar. No lance seguinte, veio o troco do Treze. O atacante Márcio Carioca avançou pela esquerda, cruzou a bola mas ninguém apareceu para concluir.
O primeiro gol da partida não demorou muito a acontecer. Aos 19 minutos, em uma jogada protagonizada pelos dois laterais do Treze, Celico fez o drible em dois marcadores, avançou pela esquerda até a linha de fundo e deu o passe para Ferreira bater no alto, sem chance nenhuma para Sérvulo: 1 a 0 Treze.
A reação da Raposa veio quase que imediatamente. Na saída de bola, o Campinense armou uma bela jogada entre Warley e Potita. O camisa 9 empurrou para as redes, mas o juiz anulou o gol alegando impedimento do ataque raposeiro. Outra chance de gol do Campinense apareceu aos 21 minutos: Warley fez um belo passe para Potita que tentou bater por cima, mas sem muito perigo.
Aparentemente mais tranquilo dentro de campo, o Campinense conseguiu chegar ao empate com Potita. Aos 39 minutos, após o cruzamento de Claudemir, o atacante, que não é dos mais altos, subiu mais do que os três zagueiros do Treze e cabeceou no ângulo para decretar a igualdade no placar.

Segundo tempo
Na volta do intervalo o treinador do Treze, Marcelo Vilar, decidiu mexer na sua equipe, especificamente no setor ofensivo. Foram duas mudanças. Vavá entrou no lugar de Braw e Rone Dias ocupou a vaga de Léo Rocha. Com as substituições o Treze passou a atacar com mais força e quase marca com Vavá aos 12 minutos.

Outra boa chance de gol saiu, mas dessa vez para o lado do Campinense. Após boa tabela entre Vavá e Potita, o camisa 11 passou a bola para Rogério Rios que tocou por cima na saída do goleiro Beto. A bola ia entrando quando Adalberto chegou e salvou em cima da linha. Era a jogada mais perigosa até aquele momento.

Aos 35 minutos, após receber um passe em profundidade de Adriano Felício, Warley invadiu a área e caiu depois de trombar com a zaga alvinegra. Na sequência da jogada, o árbitro mandou o atacante do Campinense levantar e ainda aplicou o cartão amarelo, deixando irritada a torcida da Raposa.

Apesar da insistência de ambos os lados, o jogo foi ficando pesado e sem muitas chances de gol até que, aos 45, Celico ficou com a bola depois do bate-rebate e chutou no canto direito. Sérvulo, que já estava batido na jogada, só ficou olhando ela passar pertinho da trave. Final de jogo, 1 a 1 no Clássico dos Maiorais.

Botafogo vence por 2 a 1 o clássico contra o Auto Esporte no Almeidão

Mesmo não jogando bem, o alvinegro se aproveitou de falhas da defesa automobilista e conquistou a vitória no primeiro clássico do ano

Na rodada dos clássicos, o  Botafogo-PB venceu o Auto Esporte por 2 a 1. A partida aconteceu na tarde deste domingo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Desde o início do jogo, o alvirrubro teve mais a posse de bola e foi melhor em campo. No entanto, o Belo soube aproveitar as falhas da defesa do Auto e chegou à vitória.

Num primeiro tempo debaixo de chuva, o Auto Esporte pessionou mais dentro de campo. No entanto, foi o Botafogo quem abriu o placar com Anderson Cavalo, aos 25 minutos. O lance do gol começou com um cruzamento de Leomir para Edgar, que rolou a bola para o atacante marcar. 

Depois do gol, o Belo continuou no ataque. No entanto, foi a vez de o Auto marcar. Aos 33 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, a bola foi desviada do segundo pau e Galdino, livre de marcação, deixou tudo igual no Almeidão. 

Ainda no primeiro tempo, William foi derrubado na área por Galdino e o juiz marcou pênalti para o Botafogo. Edgar cobrou forte, mas a bola passou muito longe do gol do Auto Esporte. Só no finalzinho, os dois times diminuíram o ritmo.
Na volta para o segundo tempo, o alvirrubro continuou embalado. Romarinho, por diversas vezes, pressionou e levou perigo ao gol do Belo. Mas o goleiro alvinegro, André Zuba, estava em um bom dia e fez grandes defesas.

No entanto, aos 20 minutos, numa falha da zaga do Auto, William aproveitou a chance e ampliou o placar. Ele limpou o goleiro Rodrigues e chutou forte e marcou o gol da vitória: Botafogo 2 a 1.

O segundo tempo foi marcado também pelas substituições. Quem mexeu primeiro foi Maurício Cabedelo, tirando Ronaldo e Nau e mandando a campo Renato e Maia, que também é o gerente de futebol do clube. Suélio também mudou: saíram Leomir e Edgar e entraram Ronam e Nino Paraíba. O Auto ainda fez uma última alteração: entrou Alcimar e saiu Nêgo.

Nos últimos minutos antes do fim da partida, o atacante do Auto Esporte Thiaguinho levou cartão amarelo.
Com o resultado o Botafogo chega aos 11 pontos no Campeonato Paraibano. A próxima partida do Belo será contra Nacional na quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O jogo é válido pela sexta rodada da competição.

Fluminense dá show, encerra campanha 100% do Vasco e conquista Taça Guanabara

Contra um adversário até então com 100% de aproveitamento, o Fluminense deu show e garantiu o título da Taça Guanabara. Com 3 a 1, o time tricolor dominou o Vasco, que frustrou as expectativas e pouco mostrou nesta tarde no Engenhão. Fred – duas vezes – e Deco marcaram para o Fluminense, que não conquistava o troféu do primeiro turno do Estadual do Rio desde 1993. Eduardo Costa descontou na fase final da decisão.
Por ironia, o Vasco foi o "responsável" pela classificação do Fluminense para as semifinais da Taça Guanabara. Na última rodada do torneio, o time tricolor precisava vencer o Bangu e torcer para o rival conquistar um triunfo sobre o Boavista. Foi essa combinação de resultados que aconteceu. O Flu passou de fase, eliminou o Botafogo nas penalidades e bateu o Vasco na final.
Com a conquista do primeiro turno do Estadual do Rio, o Fluminense já está garantido na final da competição. O troféu também é importante para o planejamento da equipe comandada por Abel Braga. O time agora pode se dedicar com maior atenção à Copa Libertadores.
O Fluminense começou a decisão com maior presença no ataque. Posicionado no setor esquerdo, Wellington Nem era peça importante para o time tricolor atrapalhar a defesa adversária. A primeira grande oportunidade, porém, foi do Vasco após cobrança de falta aos 12min. A cabeçada que passou perto do gol de Cavalieri deu maior fôlego ao time de São Januário.
Com o tempo, os vascaínos ganhavam terreno. Juninho Pernambucano era o principal responsável pela organização da equipe. William Barbio começava a aparecer em jogadas de velocidade, mas era pouco efetivo. Aos 33min, o Vasco chegou perto com uma bela finalização de Diego Souza que parou na trave. A resposta do Fluminense foi rápida.
Logo em seguida, Nem invadiu a área e foi derrubado por Fagner. O pênalti foi marcado e gerou muitos protestos dos vascaínos. Fred deslocou Fernando Prass e marcou 1 a 0. Aos 42min, Deco ampliou para o Fluminense. O camisa 20 chutou de fora da área e contou com a ajuda de Fernando Prass. O Flu se perdeu e quase levou mais um antes do intervalo. Livre, Thiago Neves perdeu a oportunidade na frente do goleiro rival.
O Vasco entrou para o segundo tempo ensaiando uma reação. Em ritmo lento, o Flu pouco havia mostrado antes de encaixar bela jogada aos 11min. Fred recebeu de Thiago Neves e marcou pela segunda vez. O Vasco só deu sinais de reação aos 37min, quando Eduardo Costa aproveitou cruzamento para descontar. O gol deu ânimo ao time cruzmaltino. Dedé chegou perto com uma bola na trave. Em seguida, Cavalieri salvou em chute de Kim. O Fluminense, no entanto, se segurou bem e garantiu o título.
UOL

Palmeiras e São Paulo ignoram calor do interior, fazem um jogaço e empatam por 3 a 3

Os jogos em Presidente Prudente durante essa época do ano normalmente perdem qualidade devido ao forte calor no interior do estado. Não foi o que aconteceu na tarde deste domingo, quando Palmeiras e São Paulo fizeram um grande clássico e empataram por 3 a 3, pela décima rodada do Paulista.

Barcos foi o destaque pelo lado do Verdão com dois gols, e Daniel Carvalho marcou o outro. Cícero brilhou no Tricolor, com um gol e uma bola no travessão. Willian José, em um pênalti polêmico, e Fernandinho fecharam o placar.

Assim, o Palmeiras mantém a invencibilidade em clássicos disputados em Prudente. São oito vitórias e agora quatro empates em duelos contra os três maiores rivais. No Estadual, soma 22 pontos e fica a quatro do líder Corinthians.

Já o São Paulo segue com números pouco convincentes em clássicos (ganhou só dois de 2011 para cá), tem 19 pontos e é o quinto colocado.

Logo aos 5 min, Daniel Carvalho assumiu o papel de Marcos Assunção na cobrança de falta e chutou pelo lado da barreira, no canto de Denis, que estava mal posicionado e pulou atrasado.
O time do técnico Leão buscava o ataque pelo lado esquerdo, nos avanços de Bruno Cortez, porém esbarrava nos erros de Jadson na criação.
Principal nome da equipe tricolor, o jovem Lucas, liberado pela CBF para disputar o clássico após uma polêmica iniciada por Leão, apareceu no jogo apenas aos 29 min, com um chute que exigiu boa defesa de Deola. Um minuto depois, Lucas tocou para Casemiro, que invadiu a área e cruzou rasteiro. Cícero entrou sozinho e tocou para o gol.
Aos 37 min, um golaço de Barcos. O argentino recebeu de Maikon Leite, se livrou de dois marcadores na área e bateu forte, sem chances de defesa para o camisa 22 são-paulino.
Irritado, Leão sacou Jadson no intervalo para a entrada de Fernandinho. “Temos que ter agressividade, produção e comprometimento com o resultado”, bronqueou.
O São Paulo voltou mais ofensivo e empatou logo aos 9 min, na cobrança de pênalti de Willian José. O árbitro viu falta de Cicinho ao colocar a mão no peito de Cortez, que invadia a área.
Aos 26 min,  Barcos anotou o terceiro, explorando outro vacilo da defesa rival. A comemoração foi curta, porque aos 30 min Fernandinho acertou um belo chute de fora da área aos 30 min.
Uol
portalcorreio.com.br/noticias

Cidades

Caixa inscreve para 5 mil vagas no país; salários variam de R$ 1.744 a R$ 7.734 

A Caixa Econômica Federal deve oferecer cinco mil vagas em todo o Brasil para o concurso que ofertará vagas em 19 cidades da Paraíba e salários que variam de R$ 1.744,00 a R$ 7.734,00.
As oportunidades são para cadastro de reserva no cargo de Técnico Bancário Novo (área administrativa), no nível médio, e para Advogado, Arquiteto e Engenheiro nas áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica (Carreira Profissional), no nível superior.
As restrições de vagas na Paraíba são para o cargo de Engenheiro Agrônomo, ocupação que oferecerá vagas e local de prova em Brasília (DF). Para os cargos de Engenheiro Elétrico ou Mecânico também não há vagas sendo oferecidas no Estado. No Nordeste, só há opções para concorrer a essas vagas na Bahia, Ceará e Pernambuco.
João Pessoa será um dos pólos de aplicação das provas. Na capital, prestarão exame os concorrentes a cargos em 12 cidades: Areia, Bananeiras, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Itabaiana, da própria João Pessoa, Mamanguape, Santa Rita e Sapé. Patos será o segundo pólo onde o exame será realizado e vai abranger, além dos candidatos da cidade, os de mais 6, são Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Monteiro, Pombal e Sousa.
Remuneração
O Técnico Bancário Novo começará a carreira recebendo um salário inicial de R$ 1.744,00 por mês, acrescido de uma série de vantagens, como a participação nos lucros e nos resultados, Plano de Saúde e Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação. T
Terá de cumprir uma jornada diária de 6 horas, de segunda a sexta-feira, desempenhando atividades administrativas, prestando atendimento aos clientes e ao público e efetuando operações diversas relacionadas com o cotidiano bancário.
Na Carreira Profissional - Advogado, Arquiteto e Engenheiro - a remuneração inicial será de R$ 7.734,00, contando com as mesmas vantagens do Técnico Bancário Novo e cumprindo uma jornada de 8 horas diárias.
Inscrição
A inscrição para ambos os certames deverá ser efetuada no período entre 27 de fevereiro e 13 de março de 2012 na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br),mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 37,00 (Técnico Bancário Novo) ou de R$ 73,00 (cargos de nível superior).
Provas
As provas objetivas e de redação para o cargo de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 22 de abril de 2012 e as provas objetivas e discursivas dos optantes aos cargos de nível superior será realizada no dia 15 de abril de 2012. A tabela completa contendo as cidades de aplicação das provas pode ser consultada no segundo anexo do edital.
Os gabaritos das provas objetivas serão distribuídos à Imprensa e disponibilizados no site da organizadora no primeiro dia útil seguinte ao de realização das mesmas. Os resultados finais para as carreiras administrativa e profissional possivelmente serão divulgados nos dias 19 de junho e 09 de julho de 2012, respectivamente.
Validade
O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da CAIXA, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final deste Concurso Público.
Novidade para pessoas com necessidades especiais
Está reservada a cota para portadores de necessidades especiais, em conformidade com a legislação pertinente: de cada grupo de 20 candidatos admitidos no pólo de opção, um será pessoa com deficiência considerada aprovada.
Serviço
Outras informações referentes ao Concurso Público poderão ser obtidas na Central de Atendimento da fundação cesgranrio, pelo telefone 0800 701 2028, ou pelo e-mailconcursos@cesgranrio.org.br. 

Haryson Alves, veja detalhes na edição do Jornal Correio da Paraíba deste domingo (26)

Polícia

Torcedora do Campinense é detida com bebidas no Amigão                                                

Uma mulher foi detida na tarde deste domingo (26) ao tentar entrar com bebidas alcoólicas dentro do estádio Amigão, em Campina Grande, durante a partida Treze x Campinense.
De acordo com o coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM, as bebidas teriam entrado no campo através de uma corda.
Um homem colocou o material em uma sacola plástica, amarrou em uma corda e deu para uma mulher que estava na torcida do time Campinense.
A Polícia Militar agiu rápido e deteve a mulher e apreendeu o material. A PM está a procura do homem responsável pelos produtos.
Hyldo Pereira
portalcorreio.com.br/noticias/
POLÍTICA

Governador da PB abre licitações para R$ 500 milhões em novas obras

Anúncio da abertura das licitações acontece nesta segunda-feira (27).
Segundo o governo, investimentos serão feitos em vários setores.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anuncia nesta segunda-feira (27) a abertura de licitações de novas obras no estado. Segundo a secretaria de Comunicação estadual as licitações correspondem a um valor superior R$ 500 milhões e os investimentos serão feitos em setores como abastecimento de água, saneamento, melhorias na infraestrutura rodoviária e nas áreas de educação, cultura, esporte e saúde. A solenidade será às 10h no Palácio da Redenção, sede do governo estadual.
 
De acordo com o governo, dezenas de municípios em todo o estado serão beneficiados com as obras que serão licitadas. Ainda segundo a administração estadual, a área de recursos hídricos é uma das mais contempladas, com investimentos em estações de tratamento em municípios como Água Branca, Aguiar, Alhandra, Cachoeira dos Índios, Coxixola, Desterro, Emas, Ibiara, Nazarezinho, Nova Palmeira, Riacho dos Cavalos, Santana de Mangueira, São José da Lagoa Tapada.

Os investimentos também abrangem melhorias e implantação de sistemas de abastecimento d'água em municípios como Aroeiras, Gado Bravo, Guarabira, Itaporanga, Queimadas e João Pessoa; e ainda projetos de gestão de resíduos sólidos em Cajazeiras, Patos, Sousa e municípios vizinhos.

Ainda segundo o governo do estado, as áreas de educação, cultura e esportes também serão amplamente beneficiadas com obras, tais como, por exemplo, a construção de ginásio de esportes no distrito de Mata Velha, em Araruna, construção de escolas técnicas estaduais em Bayeux, Cajazeiras, Cuité, Mamanguape, São Bento e João Pessoa, recuperação de estrutura de quadra poliesportiva em Cabedelo, conclusão de equipamentos esportivos em Coremas e Sobrado, reforma e ampliação de teatro e recuperação do estádio Perpetão, ambos em Cajazeiras, reforma e recuperação do estádio Amigão, em Campina Grande, bem como reforma no estádio Almeidão, em João Pessoa.

Em João Pessoa vai haver obras também nas áreas de desenvolvimento social e administração penitenciária (com a ampliação da Penitenciária Modelo PB 1). E na área da Saúde, o governo vai autorizar a construção do Centro de Oncologia.

Ministro da Integração discute a transposição em João Pessoa

Fernando Bezerra Coelho vai estar na capital paraibana nesta segunda (27).
Ele vai participar de um evento onde será discutida a transposição.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vai estar em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (27). O cerimonial do ministério confirmou que ele será um dos palestrantes de um seminário sobre a transposição do Rio São Francisco, que acontece em um hotel na orla da capital paraibana.
Durante sua palestra o ministro deve apresentar detalhes das obras nos dois canais da transposição em cidades da Paraíba, como também a repercussão no Ceará e Rio Grande do Norte, a partir das ações feitas originalmente no estado de Pernambuco. Outro pode que pode entrar no debate é a projeção para o término das obras.

Iniciada em agosto de 2007, com um investimento previsto de quase R$ 7 bilhões, a transposição tinha um final previsto para este ano, mas as obras estão atrasadas. O projeto pretende levar água a 12 milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

A transposição do Rio São Francisco é composta de dois canais. O Eixo Leste terá 287 quilômetros, começando em Floresta (PB) e indo até Monteiro (PB). Nele o avanço das obras já chegou a 71 % . O Eixo Norte, que vai ficar com 426 quilômetros, parte de Cabrobó (PE) corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará. As obras ainda não chegaram na metade.

O projeto foi dividido em 14 lotes. A maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. O ministro Fernando Bezerra Coelho já anunciou que serão feitas novas licitações para os trechos que tiveram o trabalho interrompido.

O seminário 'Transposição do Rio São Francisco – O que fazer quando a água chegar' será realizado no Hotel Hardman, em Manaíra, a partir das 8h30.
JUSTIÇA
PB tem 3ª maior superlotação de penitenciárias do NE
Atualmente a Paraíba conta com 7.959 presos encarcerados em apenas 5.394 vagas.
O número de detentos nas unidades penitenciárias em todo o Brasil mais que dobrou na última década, saltando de 233 mil presos no ano 2000 para 513 mil, de acordo com o último levantamento realizado pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen) em junho do ano passado. Na Paraíba houve leve aumento no total de apenados, porém há um alto déficit na capacidade das unidades prisionais. O Estado tem a terceira maior superlotação em presídios e cadeias de todo o Nordeste, superado por apenas por Pernambuco e Ceará.
Atualmente, há 7.959 presos encarcerados em apenas 5.394 vagas distribuídas nas 64 unidades prisionais do Estado, uma superlotação de 2.565 detentos. De acordo com os dados mais antigos do Infopen, em dezembro de 2005, havia 6.024 apenados em 4.096 vagas, um excesso de 1928 presos.
O Estado de Pernambuco registra o pior déficit da região: faltam 15.366 vagas no sistema penitenciário. São 25.321 presos alojados em 9.955 vagas. Já o Ceará tem 15.934 detentos em 10.205 vagas, contabilizando uma superlotação de 5.729 apenados.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), pelo menos 400 novas vagas serão criadas até o final do ano. O secretário Harrison Targino garantiu ainda zerar o déficit nos presídios femininos em até dois anos, construindo duas novas unidades em parceria com verbas federais.
“Estamos conseguindo uma linha de crédito do Governo Federal para investir R$ 25 milhões em obras de reforma e ampliação de unidades prisionais. Apresentamos os projetos em dezembro do ano passado e aguardamos liberação de recursos”, afirmou.
Serão ampliadas também as vagas no presídio do Serrotão, em Campina Grande, e PB1, em João Pessoa. “Há uma sobrecarga muito forte de detentos. Pretendemos ter 200 vagas a mais no Serrotão e 200 a mais no PB1. Teremos ainda este ano reformas nos presídios regionais de Patos e Guarabira. Nos próximos quatro anos, todas as 64 unidades da Paraíba serão reformadas ou ampliadas”, assegurou Harrison Targino. Este ano, devem ser realizadas obras em 15 cadeias públicas.
Já no Estado de Sergipe, são hoje 3.763 presos em 2.297 vagas, um déficit de 1.466 apenados. No Estado do Maranhão, por sua vez, estão abrigados atualmente 3.800 presos em 2.636 vagas, gerando um déficit de 1.164 vagas.
O Estado do Piauí possui 2.737 presos em 2.025 vagas, precisando portanto de mais 712 vagas para 'zerar' a superlotação. No Rio Grande do Norte são 4.249 presos em 3.260 vagas, um déficit de 989 espaços para presidiários. Já em Alagoas, existem hoje 3.622 presos em 3.251, uma deficiência de 371 vagas. O único Estado superavitário é a Bahia, com 9.909 presos distribuídos em 12.482 vagas, um saldo positivo de 2.573 vagas.
A população carcerária da Paraíba é de 211,12 presos por cada 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, a taxa é de 269,38 detentos para 100 mil habitantes.
O Estado que teve maior crescimento do número de presos, nos últimos cinco anos, foi Minas Gerais. Com aumento de 292,6%, a quantidade de detentos subiu de 9.864 para 38.729 apenados.
"A questão do sistema penitenciário é uma realidade de todo o Brasil. Nós temos avançado muito em todos os aspectos, e nossa meta é continuarmos investindo em ressocialização e na estruturação das unidades prisionais paraibans", observou Harisson Targino, ao destacar que várias ações têm sido realizadas para melhorar o sistema.
http://jornaldaparaiba.com.br
EDUCAÇÃO
MEC adia corte em graduações
Cursos de administração e contábeis de todo o país, que tiveram avaliações insatisfatórias, irão ser novamente analisados
O Ministério da Educação demorou para concluir o processamento de dados da avaliação de ensino superior e, por isso, os cursos de ciências contábeis e administração, considerados ruins, vão escapar neste semestre do corte no número de vagas. O ex-ministro Fernando Haddad anunciou em novembro a redução de cerca de 50 mil vagas nessas duas áreas e em dez cursos de saúde.
As medidas deveriam entrar em vigor já neste semestre. No entanto, só os cortes de saúde (31,5 mil vagas) foram publicados no "Diário Oficial da União". Segundo o MEC, isso é consequência da demora na análise das avaliações das instituições de ensino, o que afetou o trabalho seguinte, que seria estipular as medidas punitivas àqueles mal avaliados.
Inicialmente, previa-se que os resultados das avaliações dos cursos ficariam prontos em outubro, mas eles só saíram na segunda quinzena de novembro. O ministério priorizou então os cortes em saúde e não teve tempo de finalizar os demais. Para que esses cortes pudessem ser efetuados, eles deveriam ter sido determinados antes dos vestibulares de janeiro e fevereiro, que já ocorreram na maior partes das instituições.
"Isso não significa que abandonamos a supervisão para os cursos de ciências contábeis e administração. Eles vão passar pelo processo. Houve apenas um adiamento", disse Luís Fernando Massonetto, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.
A previsão é que as medidas punitivas para esses cursos sejam divulgadas nos próximos meses, para já valerem no segundo semestre. A estimativa do MEC é que 20% dessas áreas possam ter cortes de vagas, por serem mal avaliadas. Segundo o Censo da Educação Superior de 2010, existem hoje no país 1.052 cursos de ciências contábeis e outros 2.369 de administração.
Estão sujeitos às medidas punitivas os cursos que tiveram conceito insatisfatório na avaliação nacional. Os que estão nessa situação passam pelo processo de supervisão, no qual há um corte de 20% a 65% do total de vagas.
http://jornaldaparaiba.com.br

Mundo


Farc anunciam libertação de 10 reféns e fim dos sequestros de civis

Grupo aceitou também que Brasil forneça logística para a libertação.
Forças são maior e mais antigo grupo guerrilheiro do país.

A guerrilha colombiana das Farc anunciou que libertará 10 reféns, quatro a mais do que havia se comprometido a deixar em liberdade em dezembro, e afirmou que renuncia ao sequestro de civis, segundo um comunicado divulgado neste domingo (26) em seu site.
"Queremos comunicar nossa decisão de somar à anunciada libertação dos seis prisioneiros de guerra a dos quatro restantes em nosso poder", indicou o comunicado, assinado pelo Secretariado (comando central) das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
O maior e mais antigo grupo guerrilheiro do país, com mais de 47 anos de existência e cerca de 9.000 combatentes, anunciou também que não sequestrará mais civis como forma de financiar economicamente suas atividades. "Muito se falou a respeito dos sequestros de pessoas, homens ou mulheres civis, que com fins financeiros nós das Farc efetuamos para apoiar nossa luta. (...) Anunciamos também a partir desta data o fim da prática deles em nossa atuação revolucionária", ressaltou o documento. "É hora de começar a esclarecer quem e com que propósitos sequestram hoje na Colômbia", acrescentou.
No comunicado, as Farc aceitaram também que o governo brasileiro forneça a logística para a libertação dos dez reféns, como já ocorreu em ocasiões anteriores.
No final de dezembro passado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram a sua intenção de libertar seis membros das forças de segurança de um grupo de pelo menos dez que mantinham em seu poder há mais de 12 anos.
No entanto, essa libertação foi adiada inicialmente porque, segundo as Farc, a área onde seria realizada estava cercada por militares. Além disso, ressaltaram que estavam à espera de que o governo aceitasse a participação de um país que fornecesse a logística necessária.
Há duas semanas o presidente Juan Manuel Santos anunciou que o Brasil havia sido autorizado a colaborar na libertação dos membros da força pública, cinco policiais e um militar. No dia 16 de fevereiro, o governo brasileiro anunciou que aceitava colaborar com a libertação.
Insuficiente
Juan Manuel Santos avaliou neste domingo como positivo o anúncio da guerrilha, mas advertiu que não é suficiente, segundo uma mensagem em sua conta do Twitter. "Consideramos o anúncio das Farc de renunciar ao sequestro como um passo importante e necessário, mas não é suficiente na direção correta", ressalta a mensagem presidencial.
Santos manifestou sua alegria pelos reféns e por suas famílias, e garantiu que o governo dará as garantias necessárias para a libertação "sem circo midiático". "Estamos muito felizes por eles e pelos 10 sequestrados que vão libertar e por suas famílias. O governo dará garantias sem circo midiático", indicou no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário