quinta-feira, 21 de junho de 2012

HOMENS E MULHERES PELADOS NA RUA: Manifestantes tiram a roupa em protesto

No dia da chegada dos chefes de Estado e altos representantes à Rio+20, a Marcha dos Povos reuniu 80 mil pessoas, segundo os organizadores, na maior manifestação de rua organizada até agora no período da Conferência.
O número não foi confirmado pela Polícia Militar, que no início do protesto falava em 20 mil participantes. A marcha saiu da Candelária, debaixo de chuva, e tomou a avenida Rio Branco. O trânsito foi desviado para as vias paralelas.
Durante o protesto alguns homens e mulheres ficaram totalmente pelados para protestar pela democracia. A única parte do corpo que ficou escondida era o rosto de cada um do grupo.
Com a chamada “em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da vida”, a Marcha dos Povos reuniu dezenas de movimentos sociais e causas diferentes – em defesa da agricultura familiar, da reforma agrária, direitos femininos, direitos indígenas, direitos dos animais, “saúde digna”, educação, recursos para pesquisas científicas e água de qualidade; e contra os agrotóxicos, a violência doméstica, a energia nuclear, a homofobia, as obras do PAC e da Copa, Belo Monte, a corrupção, o Código Florestal, o capitalismo e a economia verde.
O que é
A Rio+20 é a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que vai até o dia 22 de junho, no Rio.
Em paralelo, acontece a Cúpula dos Povos, organizada por movimentos sociais para discutir o desenvolvimento sustentável com o viés e a organização própria dos movimentos sociais. Desde terça-feira (19), acontecem as “Plenárias dos Povos”, de onde – assim como na Rio+20 – sairá um documento final da Cúpula dos Povos.
 

Da Redação com UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário