sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Governador lança Comitê em Defesa da Vida no Trânsito

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta sexta-feira (10), às 9h30, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, o Comitê em Defesa da Vida no Trânsito.

O lançamento acontece durante o Seminário Estadual de Estratégias para o Enfretamento da Violência no Trânsito e o objetivo é promover a paz e a preservação da vida. Só no ano passado, 628 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O comitê prevê a realização de fiscalizações e ações preventivas e educativas. Serão condensados os dados de todos os órgãos envolvidos e criada uma plataforma online que será alimentada pelas informações em tempo real disponibilizadas por todas as instituições.

Também será criado um número de telefone 0800 por meio do qual a população poderá oferecer denúncias de maneira sigilosa sobre casos de imprudência ou irresponsabilidade no trânsito. Além disso, o comitê terá perfis no facebook e twitter, para aproximar as informações da população.

Além da SES, integram o comitê o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), Secretaria de Estado da Educação (SEE), Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

E ainda, a Arquidiocese da Paraíba, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga de Campina Grande, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Núcleo de Estudo em ações de Urgências e Desastres, Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Assembléia Legislativa (ALPB), Ministérios Públicos Estadual (MPPB) e Federal (MPF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário