Cariri Velho
Educação é História e Cultura contato: arimateiaramos@hotmail.com
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
SAÚDE
Laudo confirma intoxicação como causa de mortes de bovinos na PB
i
Um laudo emitido pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (Sedap) confirmou que as mortes de 23 bovinos no município de Boa Vista aconteceram devido a uma intoxicação por agrotóxicos. Outros dez animais que também morreram na semana passada teriam sido vítimas de “envenenamento alimentar”.
O exame confirmou as suspeitas de médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária, que visitaram as propriedades onde os animais morreram. Entre os sintomas vistos pelos proprietários, estavam a salivação excessiva, tremores e inquietação. Apenas dez deles sobreviveram.
Conforme o laudo, a intoxicação seria proveniente da palma ingerida pelos bovinos. O alimento estaria contaminado com excesso de agrotóxicos usados para combater a praga da cochonilha. O secretário-executivo de agricultura familiar da Sedap, Alexandre Eduardo, alertou que além do prejuízo financeiro para pecuaristas, as pessoas que consumem a carne e leite de animais intoxicados também estão expostos a doenças, desde intoxicação leve até câncer.
Devido à suspeita de uso indiscriminado de agrotóxicos por parte dos produtores rurais, a Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) convocou uma reunião para discutir soluções com representantes de órgãos parceiros, como o Ministério da Agricultura, Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária. O objetivo é encontrar melhores métodos para lidar com a praga.
Segundo o presidente da Faepa, Mário Borba, há suspeita de que outros bovinos estejam expostos a perigos. “Os produtores estão desesperados, usam indiscriminadamente e de forma inadequada. Precisamos definir qual será a estratégia adotada pela Paraíba para não sofrer com os prejuízos provocados pelo inseto”, comentou.
. http://g1.globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário