quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Caminhando para um novo modelo de Educação


A cidade de Serra Branca no cariri paraibano sediou nessa quarta-feira, 01 de fevereiro o 1° Planejamento Coletivo do ano letivo de 2012, realizado pela 5ª Região de Ensino que fica localizada na cidade Monteiro. Na oportunidade, o gerente da 5ª Região, Maurismar Chaves conferiu uma palestra com o tema “Alarga o espaço de tua tenda...”. Dentro desse contexto, ele explanou sobre a importância da nova forma de avaliação, ou seja, uma avaliação contínua que não “castre” o saber e nem a compreensão, porque segundo ele: “Avaliar é um olhar para dentro”. Outro sim, falou também da importância do Projeto Político Pedagógico das escolas que devem ser uma construção coletiva, a partir da realidade de todos aqueles envolvidos na comunidade escolar.

A Regional foi dividida em três pólos, sendo Serra Branca o 1° englobando ainda os municípios de Santo André, Parari, Gurjão, São João do Cariri, Caraúbas e São José dos Cordeiros. Ficando Sumé e Monteiro com as outras duas subdivisões que darão continuidade quinta e sexta-feira, respectivamente.

A palestra foi proferida numa didática muito festiva e ao mesmo tempo com muita cobrança para que, os educadores vivenciem essa nova realidade educacional proposta pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado da Paraíba que é fazer com que o aprendizado perpasse as “muralhas” das mentes e das paredes das escolas;  tendo assim, um sentido concreto na prática dos educandos.

Além da palestra tivemos apresentações musicais, quando de forma inusitada o artista Miguel Neto (voz e vilão) subiu literalmente numa mesa e cantou, dentre outras, a música de Michel Teló , ai se eu te pego, em inglês levando a platéia ao delírio. Vale ressaltar que a palestra era dirigida  à professores e gestores escolares.

Acreditamos que todos os presentes saíram convictos que é mais do que chegada à hora de repensarmos os nossos modelos de avaliações e de construções dos projetos políticos pedagógicos, incluindo todos os envolvidos no processo ensino- aprendizagem para uma transformação no jeito de ensinar e aprender.
Veja as imagens do evento:

 

Cariri Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário