quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Educação sempre de mudanças


Governo aprova diretrizes mais flexíveis para o ensino médio
Com resolução cada escola deverá rever projeto pedagógico e escolher a quais áreas dará mais ênfase
O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou no Diário Oficial desta terça-feira a resolução que dá  diretrizes mais flexíveis ao ensino médio com ênfase em trabalho, ciência e tecnologia e cultura. O parecer de maio do ano passado foi homologado pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, antes de deixar o cargo. A partir de agora, todos os conselhos estaduais e escolas devem discutir seu projeto político pedagógico para tornar a etapa mais atraente ao estudante e a grade horária mais flexível. 
A flexibilização da etapa:
Segundo o relator do parecer, José Fernandes de Lima, a única alteração, feita em dezembro passado, elimina a possibilidade de 20% da carga horária do noturno estar liberada para atividades extraclasse. "O mais importante ficou: são as orientações de mudança de comportamento e de procedimento para que o ensino médio seja menos engessado", diz.
Também ficou flexibilizado o número de anos ou semestres do noturno, desde que se cumpra as 2.400 horas mínimas. A intenção é atender aos trabalhadores que não podem ter quatro horas de aula todas as noites em uma alternativa em que eles estudem menos horas por dia e mais tempo.
As diretrizes anteriores estavam em vigor desde 1998. Com a substituição o Ministério da Educação fica obrigado a debater as novas possibilidades. O texto dá liberdade as escolas e sistemas de ensino para escolher uma ênfase maior entre as três propostas. "Uma escola da cidade pode ser mais voltada à música, por exemplo, e outra as ciências biológicas. Ou mesmo pode haver turmas diferentes", afirma Fernandes.
FONTE: iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário