segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MPT faz reunião para tratar da greve dos bancários


O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas Araruna, intimou o Sindicato dos Bancários a cumprir acordo judicial, durante a greve, em que a entidade promete não obstacular o acesso dos clientes aos caixas eletrônicos. Nesta segunda-feira (24), às 15h, na sede do MPT, o diretor-presidente do sindicato, Marcos Henriques e Silva, será ouvido na Procuradoria Regional do Trabalho – 13ª

Pelo acordo assinado em janeiro deste ano, ainda em vigor, o sindicato também se compromete a não impedir o abastecimento dos caixas eletrônicos, inclusive e principalmente aqueles feitos pelos funcionários das agências.
O MPT exige também, durante a greves, que o sindicato assegure os percentuais legais quanto à realização das atividades essenciais, nos termos la lei (serviço de compensação). O sindicato também não poderá impedir o abastecimento dos caixas eletrônicos para que a população não seja prejudicada.
Caso o sindicato descumpra as regras acordadas, o MPT pedirá no judiciário a aplicação da multa de R$ 10 mil por dia. A intenção, segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, é evitar abuso do direito de greve “com inequívoco prejuízo à população”. Ele também solicitou à Superintendência do Trabalho e Emprego que verifique a situação junto às principais agências e oficiou à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para que informe ao MPT qualquer abuso do direito de greve.
“Respeitamos o direito de greve dos bancários. Contudo, os interesses associativos não podem prevalecer sobre interesse público, e as lutas entre o capital e o trabalho não podem prejudicar a população como um todo”, justificou Varandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário