quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Greve dos bancários segue pelo menos até sexta, diz sindicato


Os bancários continuarão em greve pelo menos até sexta-feira, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro. "A greve vai até os bancos apresentarem propostas decentes", afirmou nesta quarta-feira.

Segundo o sindicalista, a primeira e última proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi no dia 28 de agosto. Se amanhã não for feita outra oferta, a greve se estenderá até semana que vem.
O tempo para o final da greve depende do dia em que forem feitas as negociações. "Cada dia que os bancos demoram, aumentam o tempo de greve", disse o presidente da Contraf-CUT. Ele explicou que se a Fenaban pedir a negociação, ela será feita no dia seguinte e só depois disso será convocada a assembleia dos sindicatos, para então entrarem ou não em acordo. Assim, o final da greve pode ocorrer apenas dois dias depois da nova proposta.
A Fenaban disse que não tem nada a declarar sobre a paralisação, no momento. No primeiro dia da greve, 5.132 agências e centros administrativos foram fechados no País, segundo o sindicato. A entidade diz que a paralisação por tempo indeterminado começou com mais força do que a do ano passado, quando 4.191 agências foram paralisadas no primeiro dia de greve.
Pelo segundo dia seguido, as agências amanheceram fechadas no Rio
Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o País no dia 12 de setembro. A categoria rejeitou a proposta dos bancos, de reajuste de 6%, que foi considerado insuficiente. Os bancários reclamam da falta de diálogo e negociação com as instituições financeiras.
A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4,961,25 fixos. A categoria também exige a criação de planos de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, entre outras reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário