domingo, 16 de setembro de 2012

Dona Canô faz 105 anos com festa e homenagem de Maria Bethânia na BA


Matriarca Veloso comemorou com família, amigos, missa, bolo e almoço.
"O coração aqui é de velha e coração de velha aguenta é tudo", brincou.
Dona Canô, com trancinha, comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1)
"Você tem boniteza; e a natureza foi que agiu com esses óio de índia [...] Você é toda Bahia, é a flor do mocambo, da gente de cor. Faz do amor confusao, numa misturação bem brejeira, izoneira, que tem raça e tradição". Foi com a música Curare, de autoria própria, que Maria Bethânia deu início às homenagens aos 105 anos de sua mãe, a popular dona Canô, comemorados neste domingo (16) numa missa em Santo Amaro da Purificação, cidade situada no recôncavo baiano.

Antes da celebração religiosa, ainda em casa, a matriarca dos Veloso  já perguntava: “cadê a missa? Não vamos logo para a missa, não?”, enquanto amigos, vizinhos e familiares chegavam para desejar os bons votos.

Por volta das 10h30, ela chegou na Igreja da Purificação de vestido novo, branco, com detalhes de renda, e trancinha no cabelo. Entre abraços e aplausos, agradecia a todos pela presença, por fazer parte de seu dia. “Eu só tenho que agradecer a Deus por ainda estar aqui. Sinto por Deus ter precisado de Nicinha [filha mais velha, que morreu em 2011] e a ter levado, mas só tenho de agradecer por estar com a minha família reunida, todos os meus filhos aqui”, disse.
E foi emocionado que o padre Reginaldo Manzotti começou a celebração, também em tom de agradecimento. “Quero agradecer por ter sido convidado para fazer parte desse momento tão família”. Em seu sermão, o padre falou de perseverança e da quantidade de experiência de vida que uma senhora de 105 anos pode passar.
Na plateia, todos os seis filhos vivos, netos, bisnetos e amigos, como a apresentadora Regina Casé, que ajudava dona Canô naquilo que ela não ouvia, por conta da audição já estar debilitada pela idade. A festa também foi muito requisitada pela imprensa, como todos os anos.

Os filhos famosos, Caetano Veloso e Maria Bethânia, evitaram dar muitas declarações, concentrando-se na atenção à mãe, mas Bethânia foi sucinta ao dizer que “nem de joelhos daria para agradecer a mãe que eu tenho”. Caetano, acompanhado dos filhos Zeca e Tom, resumiu em "ela é tudo para mim" as palavras para definir dona Canô em sua vida.

Além dos amigos e familiares, na missa estavam admiradores da “menina” Canô, como é chamada pelos filhos. A professora Marinalva Nunes, 60, explicou o que para ela é a “fórmula de longevidade” da matriarca. “Eu acho que a capacidade dela de ter criado uma família tão bonita, esse jeito dela espirituoso, sempre com uma resposta rápida e bem humorada para a vida, é o grande exemplo a ser seguido. Essa, pra mim, é a fórmula que ela carrega”, conta. Marinalva é natural de Maragojipe, mas mora em Salvador, de onde sai há mais de cinco anos para acompanhar as comemorações da matriarca.

As opiniões são compartilhadas por Amannda Santos, 24, admiradora que todo ano vai à festa. Para ela, a aniversariante é um “exemplo de mulher, uma grande sábia". A assistente social Rose Lima, 45, salienta o "exemplo de amor ao próximo que ela sempre teve".

A missa, que terminou por volta das 12h, foi o começo das comemorações do aniversário de dona Canô. Da igreja, amigos e familiares seguiram com a matriarca para casa, onde almoçam e dão continuidade aos festejos da jovem senhora de 105 anos. A pedido da família, este ano as comemorações dentro da casa são apenas para familiaraes. "É para permitir que ela circule melhor pela casa e para tomarmos conta da saúde dela", diz o filho Rodrigo. Na despedida, perguntada se iria aguentar a todo o dia de festas, dona Canô não deixou de lado seu bom humor: "o coração aqui é de velha, meus filhos.  E coração de velha aguenta é tudo", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário