sexta-feira, 9 de março de 2012


Ex-babá de Obama, transexual se torna celebridade na Indonésia
DA ASSOCIATED PRESS, EM JACARTA (INDONÉSIA)
Ex-babá do presidente dos EUA Barack Obama, a transexual Evie, 66, tornou-se uma celebridade instantânea na favela onde vive em Jacarta, Indonésia.
Equipes de TV se espremem dentro e fora de seu barraco minúsculo de concreto. Parentes que a renegavam finalmente querem a conhecer e ela ainda recebeu uma oferta de um trabalho promissor.
Evie nasceu homem, mas sempre se considerou uma mulher. Após suportar anos de abuso e ridicularização, ela decidiu que seria melhor guardar para si sua certeza e parou de fazer "cross-dressing".
Porém, desde que foi retratada em uma reportagem da agência de notícias Associated Press sobre as lutas das pessoas transexuais na Indonésia, país predominantemente muçulmano, Evie ganhou atenção.
O principal motivo é sua ligação com o agora presidente dos Estados Unidos.
"Depois de viver sem esperança por tanto tempo, como se estivesse trancada em um quarto escuro, agora sinto que a porta está aberta", disse Evie. "É como se os ventos do céu estivessem soprando esperança para mim."
"Até os meus parentes que nunca se importaram comigo agora estão vindo me ver."
Apesar de muitos recém-chegados à Indonésia serem surpreendidos pela relativa aceitação e difusão de transgêneros --vistos na TV e trabalhando em salões de beleza no país-- eles são normalmente objeto de escárnio.
"Sei que isso não vai durar muito tempo", disse Evie. "Mas acho que minha história pode ajudar as pessoas a abrir os olhos para nossos direitos."
Um professor americano na escola católica St. Peter, em Jacarta, Philip Myers, ficou tão tocado pela história de Evie que ele lhe ofereceu um emprego como cozinheira e empregada doméstica.
"Realmente não me importo se ela quer usar vestido ou calça. A aparência não é o problema. Seu coração que é importante", disse Myers.
Evie estava animada com a idéia. Mas, por enquanto, ela está muito sobrecarregada para pensar nisso. Durante um intervalo entre as entrevistas de TV em sua casa, ela disse que esperava que ele fosse paciente.
A ex-babá também disse que gostaria de saber de seu patrão anterior, mas não houve ainda nenhum comunicado da Casa Branca.
Evie começou a cuidar de Obama em 1969, quando ele tinha 8 anos e vivia na capital da Indonésia, com sua mãe, Ann Dunham. A família se mudou para o país dois anos antes, após Ann se casar com seu segundo marido, o indonésio Lolo Soetoro.
Evie brincava com Obama e o buscava na escola, trabalhava na casa vestida como um homem e diz que nunca deixou o menino vê-la em roupas femininas, embora os vizinhos se lembrem de vê-la sair de casa à noite como "drag queen".
As equipes de TV têm sido a principal interessada nesse breve período. Evie contou que, após a família Obama deixar a Indonésia, no início de 1970, ela recorreu à prostituição.
Nos anos que se seguiram, ela e seus amigos enfrentaram espancamentos regulares de guardas e soldados. Um dia, quase 20 anos atrás, viu o corpo de um de seus amigos em um canal de esgoto, Evie decidiu dar um basta.
Ela doou todos os seus vestidos, calças coloridas e sutiãs: estava pronta para viver como um homem.
Evie manteve a uma existência tranquila nas margens da capital da Indonésia, lavando roupa para fora, até os vizinhos serem surpreendidos com sua história com Obama.
"Eles vieram com câmeras de TV para entrevistá-la como se ela fosse uma estrela", disse Ayi Hasanah, 50, dona de casa que vive nas proximidades. "Esperamos que isso pode mudar sua vida. Porque sua vida parece ser muito difícil."

Polícia

Policiais tentam entrar em pousadas com meninas na PB, diz procurador
Ministério Público recebeu reclamações de empresários da capital.
Procurador vai oficiar as policias Militar e Civil para alertar a coorporação.

O Ministério Público da Paraíba recebeu reclamações de empresários donos de pousadas de João Pessoa de que policiais fardados estariam tentando entrar nos estabelecimentos acompanhados de adolescentes sem autorização. Segundo empresários alguns clientes, incluindo policiais fardados, tentaram entrar com meninas nas pousadas, mas foram barrados pela gerência.
Segundo o procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas, que recebeu as reclamações, após várias tentativas frustradas, o número de clientes nesse perfil diminuiu nos últimos 12 meses. Os empresários acreditam que, com o procedimento de negar a entrada de tais clientes, a tendência é que essas pessoas não mais procurem esses estabelecimentos.

Eduardo Varandas recebeu as reclamações dos empresários em uma audiência pública realizada com o objetivo renovar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011 para o combate à exploração sexual infanto-juvenil no turismo. Ele ainda lamentou a suspensão do TAC quanto aos motéis pela Justiça do Trabalho, já que foi verificado que os usuários das pousadas estão migrando com adolescentes para esses locais devido à não exigência da identificação dos frequentadores.

Segundo o procurador, os empresários contaram que não conseguiram identificar os policiais porque a entrada deles era negada no local de imediato e eles logo seguiam para outra pousada. “O lamentável é que vários empresários confirmaram que isso aconteceu várias vezes. Tenho certeza que o fato existe e o Ministério Público do Trabalho já notificou os dirigentes de pousadas para que eles identifiquem os policiais”, garantiu.

A assessoria da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado afirmou que não recebeu nenhuma notificação sobre o caso do Ministério do Trabalho. O procurador Eduardo Varandas, no entanto, alertou que vai oficiar os corregedores das policias Militar e Civil para que façam uma convocação genérica aos policiais. “É preocupante, já que são os encarregadas por cumprir a lei pra proteger a população que estão violando o Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou.

“Não estamos querendo violar a intimidade dos clientes desses estabelecimentos, apenas preservar crianças e adolescentes da exploração”, esclareceu Varandas. O procurador-chefe também está preocupado com a proximidade da Copa, quando os cuidados deverão ser redobrados. “Muitos estrangeiros têm a visão de que, no Brasil, há uma fartura de mulheres disponíveis para o sexo pago, inclusive crianças e adolescentes. Temos que mudar essa visão”, disse.

Jovem é agredida pelo esposo durante lua de mel







Uma jovem de 15 anos recém-casada está acusando o marido de agressão. Ela registrou denúncia nesta quinta-feira (8), na Delegacia de Itaporanga, Sertão paraibano.
De acordo com depoimento da jovem, ela foi várias vezes espancadas pelo rapaz. As agressões começaram antes do casamento.
Segundo a vítima, o acusado alega constantemente que a mulher só casou com ele por interesse em alguns bens, como uma moto e em uma casa.
O rapaz de 20 anos foi detido, mas deverá responder o processo em liberdade.
Hyldo Pereira, com informações do Portal Radar de Conceição

Noite agitada: três pessoas são assassinadas a tiros na Grande JP e Capital


Na noite desta quinta-feira (8) três pessoas foram assassinadas a tiros em menos de uma hora na região Metropolitana de João Pessoa e na Capital.




Por volta das 21h, Giovanni Dutra Cabral, 16 anos, e Ricardo Albuquerque Soares, 27 anos foram executados a tiros, na rua São Benedito, na comunidade Baleado entre os bairros de Oitezeiro e Cruz das Armas. 
Dois motoqueiros chegaram quando eles estavam no meio da rua e dispararam contra eles, que não resistiram e morreram no local. 


Os corpos dos jovens ficaram no meio da rua a uma distância de apenas 200 metros um do outro. A polícia ainda não tem nenhum suspeito, mas já está em diligências para identificar os autores dos disparos.
Já por volta das 21h50, no Centro de Santa Rita, Túlio Tavares, 20 anos, foi assassinado com vários tiros por homens desconhecidos. Ele era filho de uma popular comerciante do município. Ninguém soube explicar as razões e os motivos do crime.



Priscila Andrade

Imóvel financiado pelo Minha Casa ficará com mulher após divórcio

No Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar às 18h50 desta quinta-feira (8), em cadeia nacional de rádio e televisão, a publicação de uma medida provisória que muda as regras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Dia da Mulher
Segundo a medida, em caso de divórcio de um casal dono do imóvel, a posse do bem será da mulher. A decisão valerá para beneficiários do programa com renda familiar de até três salários mínimos e que têm 95% do imóvel financiado pelo governo.
A publicação da MP deverá sair na edição extra de hoje do Diário Oficial da União, segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.
A mudança segue a mesma lógica de programas sociais, como o Bolsa Família, no qual a mulher também é a beneficiária.
A exceção à nova regra será quando o pai tiver a guarda exclusiva dos filhos. Em casos de guarda compartilhada ou de casal sem filhos, o imóvel financiado fica com a mulher. A regra também vale para casais em situação de união civil estável.
De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, a regra não especifica a aplicação da medida a casais homossexuais. Entretanto, se o casal tiver filhos, fica com a posse do imóvel a pessoa que tiver a guarda da criança, já que a ideia da medida é proteger o núcleo familiar e garantir que os filhos tenham onde morar.
A presidente aproveitará o pronunciamento nacional de 10 minutos para destacar outros feitos de seu governo em benefício das brasileiras como o rede Cegonha, criada para dar assistência à mulher e ao bebê no Sistema Único de Saúde.
Da redação com Uol

Governador anuncia investimento privado de R$ 170 milhões em Campina Grande

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou investimento de R$ 170 milhões do Grupo Bertin Energia em Campina Grande, por meio da instalação de uma nova termelétrica no município. O anúncio foi feito durante audiência com os empresários, na manhã desta quinta-feira (8), no Palácio da Redenção.
O grupo já conta com uma termelétrica em Campina Grande - a Usina Borborema, instalada no ano passado, com capacidade de 176 MW - e optou por ampliar as operações na Paraíba devido ao apoio do Governo do Estado.

O serviço de terraplanagem da nova termelétrica foi iniciado este mês e, segundo os empresários, deverá estar em funcionamento até o final deste ano. A usina terá uma capacidade instalada de 90 MW.

"A Paraíba está se consolidando como um dos Estados com melhor fonte de geração de energia, dando segurança devido à ampliação do parque industrial no Estado", destacou o presidente do grupo José Candido Faustino. O grupo paulista também antecipou o interesse de investir em energias renováveis, como a eólica e a solar.

Ricardo Coutinho comemorou a decisão e destacou que esse investimento vai garantir segurança energética não só para a Paraíba, mas para o Brasil. Ele ressaltou que a reunião foi produtiva e que o Estado está disposto a fazer o que for possível, dentro da legalidade, para viabilizar projetos que contribuam para o desenvolvimento local.
"Existe uma perspectiva de investimentos privados este ano na Paraíba de mais de R$ 1 bilhão, algo muito relevante se comparado aos R$ 5 milhões investidos em 2010 e os R$ 12 milhões de 2011. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", avaliou. 

José Faustino destacou o apoio que o grupo recebeu do governador e dos auxiliares, que trataram com profissionalismo e responsabilidade o projeto de instalação das usinas, além da oferta de mão-de-obra especializada em Campina Grande. Ele informou que os investimentos nas duas usinas chegam aos R$ R$ 540 milhões. 

"Estamos gerando 700 empregos diretos com a Usina Borborema. Com essa nova termelétrica, serão gerados 60 postos de trabalho definitivos, entre engenheiros, eletricistas, técnicos e administrativos, entre outros, além de 400 empregos diretos. É a possibilidade de fixar os bons profissionais formados em Campina Grande no seu próprio Estado", destacou Faustino.
Energias renováveis - José Faustino adiantou que o grupo está realizando estudos técnicos para a implantação de um parque eólico na Paraíba, com capacidade de 500 MW, que vem complementar com energia renovável a matriz energética nacional. Ele lembrou que o grupo possui parques eólicos no Ceará e que os estudos ainda indicarão quais as áreas viáveis na Paraíba.
A audiência também contou com a presença do advogado da Bertin, André Cabral, e do presidente da Inside Desenvolvimento Imobiliário, Athos Rache, que desenvolve projetos de energia solar e eólica utilizada na construção civil - inclusive os kits de energia fotovoltaica utilizados no programa Minha Casa, Minha Vida.
Da redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário