segunda-feira, 26 de março de 2012

TV: projeto na PB de atual ministro das Cidades tem indícios de fraude


Dois anos após ser anunciado, o projeto Jampa Digital, que previa oferecer internet gratuita e sem fio a todos os moradores de João Pessoa, não está em funcionamento. Três meses antes do lançamento, o prefeito da capital paraibana, Ricardo Coutinho (PSB), afirmou que Aguinaldo Ribeiro (PP), então secretário de Ciência e Tecnologia do município e atual ministro das Cidades, acompanhava o processo de implantação do projeto "há algum tempo". 
O Jampa Digital previa que a cidade se tornaria a primeira capital digital do País, que também seria monitorada por câmeras e teria as escolas informatizadas. No entanto, foram tentadas várias conexões durante um mês, mas sem sucesso. Um professor de computação e um engenheiro eletrônico consultados apontaram problemas no sistema. As informações são do Fantástico.
O programa apontou ainda indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado. A empresa Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio Ltda. foi a responsável pela implantação do projeto, além da instalação e manutenção. O contrato da empresa com a Prefeitura de João Pessoa foi assinado pelo antecessor de Ribeiro na secretaria municipal. Dez dias depois da inauguração, Ribeiro deixou a secretaria para entrar na campanha que o elegeria deputado federal. Por exemplo, a Ideia Digital vendeu para a prefeitura 16 câmeras de segurança, cada uma por cerca de R$ 32 mil. 
É o mesmo modelo de câmera que em 2008 outra empresa ofereceu por menos de R$ 11 mil ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte. Um relatório de inteligência financeira feito a partir de informações repassadas pelos bancos apontou movimentações classificadas como atípicas em contas bancárias de Ribeiro. 
Para verificar se houve ou não crime, o relatório foi entregue a procuradores e à Polícia Federal. Os órgãos públicos, porém, não se manifestam sobre apurações desse tipo que estão em andamento. O ministro não quis gravar entrevista, mas sua assessoria divulgou dois documentos afirmando que, quando assumiu a secretaria municipal, a licitação e a contratação do Jampa Digital já haviam sido concluídas e que nunca liberou recursos para o projeto. Além disso, a assessoria afirmou que a movimentação financeira de Ribeiro é compatível com seu patrimônio declarado à Receita.
http://www.jb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário