'Produto promete 'pausa revigorante' durante expediente, mas design inusitado pode afastar consumidores.
A
vida moderna e a tradicional "sesta" – o cochilo depois do almoço –
convergem na forma de um novo e insólito produto chamado
"travesseiro-avestruz" (Ostrich Pillow, em inglês).
Criado
para sonecas fora de casa, o produto é nada mais que uma almofada oca com três
orifícios (dois para os braços e um para o nariz) – ainda que, de tão
inusitado, seja mais apropriado para quem não tem medo de passar um pouco de
vergonha.
A
ideia é do Banana Studios, projeto que reúne vários escritórios de design da
Espanha onde a sesta é comum.
Travesseiro-avestruz
foi projetado por empresa que reúne escritórios de design espanhóis (Foto:
Divulgação)
"O
travesseiro cria uma atmosfera privada em um contexto público", seja no
transporte público, em aeroportos ou mesmo no trabalho, disse à BBC o britânico
de origem iraniana Ali Ganjavian, um dos criadores do objeto e sócio do
escritório de arquitetura Kawamura-Ganjavian.
O
Banana Studios conseguiu arrecadar US$ 126 mil (R$ 254,5 mil) para desenvolver
o projeto por meio do Kickstarter (site de arrecadação de dinheiro para
determinadas causas), depois de, em 2011, ter conquistado espaço para o
"Ostrich Pillow" em publicações especializadas em design.
Produto custa
R$ 130, e usá-lo em público pode
ser um pouco constrangedor (Foto: Divulgação)
ser um pouco constrangedor (Foto: Divulgação)
Mais trabalho, menos descanso
"A essência (da ideia) é que a sociedade mudou", afirma Ganjavian. "Antes, dormíamos muito mais. Agora, trabalhamos muito mais horas, e o cansaço a que estamos expostos não é apenas físico, mas mental. Nos esquecemos de nos desconectar."
"A essência (da ideia) é que a sociedade mudou", afirma Ganjavian. "Antes, dormíamos muito mais. Agora, trabalhamos muito mais horas, e o cansaço a que estamos expostos não é apenas físico, mas mental. Nos esquecemos de nos desconectar."
A
invenção surgiu da necessidade dos próprios designers, de fazer uma pausa para
se "revitalizar".
"Passamos
muito tempo em frente ao computador e há horas em que precisamos descansar,
tomar um café, sair um pouco. Criamos (o travesseiro) para nós mesmos."
O
conceito por trás da ideia são as chamadas "power naps" – sestas
breves e supostamente revigorantes. Ganjavian cita estudos que defendem que as
sonecas rápidas estimulam a produtividade.
Para
alguns, porém, a brincadeira pode parecer cara (o travesseiro custa US$ 75, ou
cerca de R$ 130) ou de design um pouco constrangedor para o usuário.
Ganjavian
admite que sua equipe levou isso em consideração durante o processo de criação,
mas responde alegando que inovar significa correr riscos. Ele afirma que a
bicicleta e o guarda-chuva também tinham designs considerados ridículos quando
foram lançados.
Apesar
da extravagância, Ganjavian diz estar recebendo diversas encomendas e prepara
peças para vender no Natal.
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