quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Juiz proíbe candidatos "bacuraus" de fazer campanha pela madrugada, em Soledade


A determinação, que está valendo desde a última terça-feira (2), vigora até o fim do primeiro turno das eleições, no próximo domingo (07). A decisão ainda será publicada no Dário Oficial da Justiça Eleitoral
Juiz Jailson Shizue
O juiz da 23ª zona eleitoral da Paraíba, Jailson Shizue, determinou o toque de recolher para todos candidatos que disputam as eleições no município de Soledade (localizado no Curimataú da Paraiba, a 165 km de João Pessoa). Eles estão proibidos de fazer visitas a eleitores ou promoverem eventos políticos a partir da zero hora. O juiz recebeu uma série de denúncias de que os candidatos a vereador e prefeito, após a meia-noite, permaneciam com suas equipes em atividades de campanha.

A determinação, que está valendo desde a última terça-feira (2),  vigora até o fim do primeiro turno das eleições, no próximo domingo (07). A decisão ainda será publicada no Dário Oficial da Justiça Eleitoral.

Soledade possui 10.712 eleitores e, segundo o censo do IBGE,  sua população é estimada em 13.739. Na cidade, essa prática utilizada pelos dois candidatos é conhecida por "bacurau", numa referência irônica à espécie de uma ave da família das corujas, que só sai para caçar à noite. 

Na tarde desta quarta-feira (3), dois representantes de coligações adversárias foram detidos por suposta compra de votos, no centro de Soledade. O flagrante foi feito pelo próprio juiz Jailson Shizue, durante diligência.

O magistrado encontrou de posse de Rosa Alexandria (militante da coligação 'Soledade de Todos Nós') e Geraldo de Miranda (da coligação 'Para Soledade continuar Crescendo'), listas contendo nomes de pessoas que moram na cidade e supostas relações de "presentes" que seriam entregues aos eleitores.

Os acusados assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pagaram multa e foram liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário