sábado, 27 de julho de 2013

TRE fará recadastramento biométrico aos sábados

Corte eleitoral criará postos volantes para ampliar o atendimento aos eleitores no segundo semestre
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) planeja para este segundo semestre ampliar o atendimento do recadastramento biométrico para os finais de semana e em postos volantes, através de uma licitação que visa terceirizar o serviço. De fevereiro, quando começou o recadastramento, até agora, apenas 15% dos eleitores das 19 cidades que serão identificados através da digital a partir das eleições de 2014, já se recadastraram. Na manhã de ontem, mesmo um dia chuvoso, filas se formaram no Fórum Eleitoral e lá, o agendamento, só é possível para janeiro.

De acordo com o diretor geral do TRE-PB, Leonardo Lívio, a Justiça Eleitoral está consciente das dificuldades do processo para grande parte da população, que não pode sair do trabalho em dias de semana para fazer o recadastramento. Por isso, e também para ampliar o atendimento, já foram firmadas diversas parcerias com o governo estadual, governos municipais e câmaras de vereadores para facilitar o acesso dos eleitores. Mas, apesar disso, a procura ainda não atende à expectativa do TRE

“Nossa meta era de atender a 2.500 pessoas por dia, mas quando começamos o recadastramento, fazíamos uma média de 150 a 200. Hoje já estamos atendendo mil pessoas por dia. Mas mesmo assim ainda está longe da meta. E estes 1.500 excedentes por dia, se somam a cada dia. Ou seja, as filas deverão aumentar mais. Então orientamos que quem pode procure fazer o recadastramento o mais rápido possível”, afirmou. O recadastramento é gratuito e se encerra no dia 21 de março.

As eleições gerais de 2014 serão através da biometria em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mataraca, Cuité de Mamanguape, Capim, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz, Emas, Catingueira, Olho D’água, Aguiar, Igaracy e Nova Olinda. Outras cidades como Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes, já fizeram o recadastramento biométrico para eleições anteriores.

Segundo Leonardo Lívio, o atendimento ainda não foi ampliado para os finais de semana porque o número de servidores é insuficiente para o atendimento. No entanto, ele afirmou que o problema será resolvido através da terceirização. “Não tenho como precisar uma data, mas efetivamente neste segundo semestre faremos uma licitação para ter melhores condições de ampliar o atendimento e fazer uma mobilização social com postos volantes e no fim de semana. Estamos na dependência de fazer a contratação de uma empresa para terceirizar o serviço”, afirmou.

Por enquanto, além das parcerias, o TRE busca alternativas para atender o máximo de pessoal possível. No próximo dia 17 de agosto, Dia Nacional da Construção Social, por exemplo, o TRE estará no Centro de Atividades do Sesi, no Distrito Industrial de João Pessoa, para atender a funcionários da construção civil e familiares. “Vamos fazer um grande posto voltado para os trabalhadores da construção civil, das 8h às 17h. Esperamos atender a duas mil pessoas”, disse.

De acordo com o diretor-geral do TRE, após uma nota exibida na televisão convocando a população dos municípios a comparecerem aos postos para fazer o recadastramento, a procura realmente aumentou. “Estatisticamente temos acompanhado um crescimento significativo, embora ainda não seja o necessário”, disse. Segundo ele, com o surgimento de filas, o TRE também está buscando formas de melhorar os espaços para atender o público, sem que eles tenham que ficar na chuva ou em pé.

Na Capital, onde o recadastramento só atingiu, até agora, 12% dos eleitores, o recadastramento no Fórum Eleitoral disponibilizado também por agendamento, enfrentava problemas, pois a procura pelo atendimento com data e hora marcada só era possível para janeiro do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário