sábado, 26 de maio de 2012

MONTEIRO É A CAPITAL DO ESTADO NA PLENÁRIA DO ODE


A cidade de Monteiro no Cariri paraibano foi a capital do estado na noite desta sexta-feira (25) quando na oportunidade aconteceu mais uma plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE). No encontro o governador Ricardo Coutinho junto com  seu secretariado prestou contas das ações governamentais com base nas reivindicações das plenárias do ano de 2011, e, ao mesmo recebeu os novos anseios dos 18 municípios polarizados por Monteiro para o orçamento de 2013.
Foi uma verdadeira festa da DEMOCRACIA, pois lá a população teve vez e voz através de seus conselheiros eleitos democraticamente em cada município para apresentar seus pedidos e suas necessidades em quanto caririzeiros que sofrem por falta da ação direta dos governantes que pouco ou quase nada investe para o desenvolvimento dessa sofrida região do estado.
Para defender as reivindicações da população de São João do Cariri na área de saúde, extensão rural para agricultura, bem como, na área de educação que inclui esporte e lazer, onde pediu a construção de um ginásio poliesportivo que irá contribuir e muito para a juventude ociosa foi escolhido Petrúcio  Clécio  que as fez com muita segurança e serenidade.
A grande maioria dos municípios que participaram do evento contaram com o apoio de seus gestores quanto ao deslocamento até a cidade de Monteiro. Também levaram um pouco da sua história e da sua cultura para apresentar no evento. Infelizmente, o município de São João do Cariri não recebeu esse apoio da gestão municipal e alguns moradores tiveram que se deslocar através de caronas com as outras caravanas ou nas Vans conseguidas através dos membros do Orçamento Democrático. Por ai, se percebe a importância que é dada a uma forma tão enriquecedora de governar com e para o povo.
De todos os políticos com mandatos letivos do município de São João do Cariri, apenas os Vereadores Marcondes Pereira e Helio Morais (na condição de representante da CAGEPA) marcaram presenças no evento e recebe os parabéns de nós que fazemos o Blog Cariri Velho. Talvez os outros não tenham ido por saberem que não iam figurar junto ao palanque do governador. O mais grave de tudo. Ainda teve político que disse: “O evento não tinha nenhum interesse para mim”. Aqui vão as seguintes perguntas: Jovem de São João do Cariri é importante para você pedir ao governador a construção de um ginásio poliesportivo? Agricultor você precisa de investimento no seu campo de trabalho? População a saúde de São João do Cariri não precisa de nenhum investimento por parte do governo?
Façam uma profunda reflexão sobre esses pontos e sobre as atitudes desses políticos, pois São João do Cariri precisa sair do atraso. Precisa se desenvolver, e, pensando e agindo assim, jamais iremos crescer como cidadãos e como população. Esse ano vocês terão mais uma oportunidade de nas urnas, democraticamente pensar em ajudar São João do Cariri progredir com pessoas que realmente tem interesse com essas ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário