quarta-feira, 16 de maio de 2012

Maternidade Frei Damião implanta serviço para acabar com a dor do parto

Dentro da política de humanização da Saúde, a Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, está implantando um novo serviço para acabar com a dor do parto normal. Trata-se da Analgesia de Parto que proporciona um nascimento sem dor, a partir da aplicação de uma anestesia. A maternidade Frei da Damião é a primeira do Estado a implantar o serviço.
O procedimento vem sendo implantado pelo anestesiologista Luiz Eduardo Imbelloni. "A Maternidade é referência no atendimento a gestante de alto risco e tem o título de Hospital Amigo da Criança e esse serviço faz parte da política de humanização que vem sendo executada nessa nova administração, atendendo a uma proposta da diretora Maria de Fátima Oliveira", destaca o médico.
Para a implantação da Analgesia de Parto, o médico enfatiza que é preciso que haja uma integração entre os serviços de saúde e para isso ele vem realizando encontros com a equipe multiprofissional da maternidade (anestesistas, obstetras, fisioterapeutas e pediatras) para sensibilizar esses profissionais sobre a importância do parto sem dor.
Com esse serviço, Luiz Eduardo Imbelloni explica que o objetivo é fazer com que a mulher não sinta a dor crônica e também proporcionar um parto humanizado.
Além de atuar na implantação do serviço na Maternidade Frei Damião, o anestesiologista também trabalha na formação de residentes do Ortotrauma de Mangabeira e está criando um Centro para Tratamento do Fêmur do idoso na mesma unidade de saúde.
Parto Humanizado
A diretora geral da maternidade, Maria de Fátima Oliveira, explica que com esse serviço a unidade de saúde executa as ações voltadas para proporcionar o parto humanizado, que foi implantado dentro do Programa Nacional de Humanização e vem ganhando estrutura e consistência com atenção principalmente para mães de primeiro parto.
"As mulheres são acolhidas, amparadas e orientadas por uma equipe multiprofissional com médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, técnicas de enfermagem e a médica pediatra, que recebe e avalia o bebê no ato do nascimento", explica a diretora.
O parto humanizado é um processo de assistência centrado na mulher. Todo o procedimento está aliado a um ambiente calmo e tranquilo com privacidade e respeito. "O parto humanizado dá à mulher um atendimento focado em suas necessidades.
Seus resultados são altamente positivos para a mãe e, evidentemente, para a criança, que se torna mais segura e equilibrada emocionalmente", completa a diretora.
Da Secom-PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário