‘Cuncas I’, do
projeto de transposição do São Francisco, vai levar água para os três estados;
75,5% da obra está concluída
Obras estão 75,5% concluídas
A construção do maior
túnel para transporte de água da América Latina, o ‘Cuncas I’, atingiu a marca
de 11,6 quilômetros concluídos, o equivalente a 75,5% da obra. A estrutura fica
situada na divisa do Ceará com a Paraíba e faz parte das intervenções do
Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de
água para mais de 12 milhões de nordestinos.
O ‘Cuncas I’ terá
15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que seja concluído em 2015. A
obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também
pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Na mão de obra são
mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O aparato operacional possui 209
equipamentos, sendo que ainda conta com uma moderna máquina importada da
Finlândia para as escavações – a perfuradora de rocha intitulada ‘Jumbo’.
Com o objetivo de
conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água
para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel ‘Cuncas
II’. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a
estrutura possui uma interligação com um reservatório.
O projeto adota um
sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de
Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar as obras. O
planejamento distribui os operários em quatro frentes de serviço simultâneas,
nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída) e mais duas frentes de
serviço no ponto central (janela de serviço). Na medida em que as perfurações
avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se encontrarem as
escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem sido possível
escavar 18 metros por dia.
Segundo o engenheiro
responsável pelas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Frederico
Meira, além de representar um grande desafio, a construção do túnel
proporcionará redução de custos no futuro. “Essa obra é um desafio de
engenharia tanto na elaboração do projeto quanto na execução pela sua
logística.
Do ponto de vista
estratégico, tem uma relevância na viabilidade econômica, pois sem este túnel,
seria necessário construir outras estações de bombeamento”, esclarece Meira.
Ele explicou que as estações de bombeamento representariam custos permanentes
com energia elétrica e manutenção. “Era possível que, no futuro, os estados
tivessem dificuldades para manter o sistema funcionando”, destaca.
Projeto São Francisco
- Mais de 6,6 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura
hídrica do país. Com mais de 1,8 mil equipamentos em operação, o empreendimento
conta também com quatro trechos funcionando por 24 horas por dia em São José de
Piranhas (PB), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE).
Com prazo de
conclusão previsto até 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte
do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O
empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios,
localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
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O GOVERNO AGORA CRIA TUNEIS PRAS ARANHAS CIRCULAREM MAIS RAPIDO PELO SERTÃO?
ResponderExcluirA transposição nunca ira resolver o problema do nordeste ñ precisamos só de agua precisamos de politicas que vejam também nosso potencial Israel sabe conviver com sua seca há milhares de anos até parece q a classe politica ñ conhecem a estória dos canais de agua de Israel.