Representante de
igreja evangélica promove divulgação de uma empresa que, segundo ele, funciona
como marketing multinível, distribuindo produtos cosméticos
Apesar das polêmicas
envolvendo a Telexfree no Brasil, as formas de marketing multinível
continuam surgindo no país e buscando cada vez mais adeptos. Dessa vez, o
público gospel é o novo alvo.
O apóstolo Renê Terra
Nova, da igreja evangélica Ministério Internacional da Restauração, está
promovendo a divulgação de uma empresa que, segundo ele, funciona como
marketing multinível, distribuindo produtos cosméticos, como perfumes, cremes
hidratantes, maquiagens e até barras de cereais. Nas redes sociais, Terra Nova
que a empresa batizada de Z7 Family é uma “oportunidade de negócio com selo
VEC- Verdade – Excelência e Compromisso” que “com certeza mudará sua vida
financeira e ampliará sua prosperidade” e ainda provoca os seguidores,
perguntando: “Você quer entrar?”.
A Z7 informa através do
site oficial da empresa na internet como o colaborador pode crescer no negócio.
Segundo o que consta no endereço eletrônico, a cada período, o colaborador deve
consumir um número mínimo de produtos que represente 250 pontos, conforme
determina o esquema interno da empresa. Se o colaborador recrutar outros quatro
novos dentro de um período, ele sobe um degrau na hierarquia. Essa situação
deve ser repetida pelos novos integrantes que forem entrando no negócio,
sucessivamente. Ao chegar nesse ponto, começam as polêmicas.
Além de descrever como
funciona o negócio, a Z7 diz no site o colaborador interessado em fazer parte
da ideia deve ser apresentado por alguém que já esteja inserido no negócio
desembolsar e valores R$ 298,00 a R$ 7 mil para adquirir um “Kit de Início de
Negócio”.
Renê Terra Nova diz que
os produtos e modelo de negócio da Z7 representam “proposta de cura da
defraudação que muitos marketing multiníveis deixaram”.
De acordo com uma
consulta feita no site da Junta Comercial do Estado de São Paulo, o registro da
empresa não apresenta dados como CNPJ e Inscrição Estadual. O ator que faz a
propaganda do negócio, divulgada no Youtube, é o empresário José Antônio Lino,
esposo da pastora e cantora gospel Ludmila Ferber.
Diferenças entre pirâmide e marketing multinível
No esquema de pirâmide,
prática proibida no Brasil, há o recrutamento de novos colaboradores com
promessa de ganhos sem que haja a venda concreta de produtos ou serviços. Já no
marketing multinível, o lucro é obtido a partir da venda de produtos, sem
exigir que sejam recrutados novos colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário