segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Liminar reabre 15 agências e banco que descumprir será multado em R$ 5 mil por dia

Bradesco e Santander retomam as atividades. Outros bancos permanecem fechados
Greve continua
Uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitou a reabertura de 15 agências dos bancos Santander e Bradesco, em João Pessoa. O funcionamento recomeça nesta segunda-feira (7), sob força de uma liminar expedida pela 7ª Vara do Trabalho.

A assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários informa que esses bancos podem pagar multa de R$ 5 mil por agência e por dia, caso descumpram a medida e permaneçam fechados. O Sindicato diz também que recorreu da decisão.

Banco do Brasil, Caixa Econômica e outros bancos continuam em greve, sem previsão de retorno. 
A greve dos bancários entra na 4ª semana. Na manhã desta segunda (7), os profissionais da categoria realizaram protesto em frente à agência do Bradesco, na Avenida Duque de Caxias, Centro da capital. Na ocasião, eles simularam o enforcamento de um boneco com a imagem do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi.

Uma assembleia geral com a categoria será realizada na sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Beira Rio, a partir das 19h. A reunião deve avaliação a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste sobre os salários de 7,1% (aumento real de 0, 97%) e para 7, 5% sobre o piso salarial (ganho real de 1, 34%). A proposta foi feita na última sexta-feira (4), em São Paulo.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba segue orientação do Comando Nacional que encaminhou documento à Fenaban reafirmando "a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários". A greve dos bancários na Paraíba completa 19 dias e já considerada a maior dos últimos 20 anos.

Procon-JP notifica bancos para saber sobre depósitos em agências
O Procon de João Pessoa (Procon-JP) está notificando, desde quinta-feira (3), todas as superintendências de agências bancárias na Capital para saber se elas estão ou não recebendo depósitos de clientes, apesar da greve dos bancários. Nas notificações, o órgão deixa claro que deve ser respeitada a manutenção do sigilo bancário dos clientes que eventualmente estejam fazendo depósitos nas agências.

A coordenadora do Procon-JP, Nadja Palitot, informou que o órgão decidiu fazer as notificações depois que recebeu denúncias que comprovaram o recebimento de depósitos de clientes “Vips”, deixando a maioria dos clientes/consumidores sem acesso ao mesmo serviço, prejudicando sensivelmente os mesmos.

As superintendências terão dez dias para responderem as devidas notificações, sob pena de multas e outras sanções legais. A greve dos bancários em todo o País completou 19 dias nesta segunda-feira (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário