sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comerciante é preso acusado estuprar filha de 4 anos em Bayeux


A prisão de David dos Ramos Ferreira, 30 anos, ocorreu na tarde desta quinta-feira (30).
Criança contou como ocorria o crime
Um comerciante foi preso na cidade de Bayeux ( região metropolitana de João Pessoa ) acusado de abusar sexualmente da própria filha de apenas 4 anos de idade. A prisão de D.R.F, 30 anos, ocorreu na tarde desta quinta-feira (30).

De acordo com o promotor de Justiça, Marinho Mendes, o Ministério Público foi procurado por uma diretora e uma assistente social de uma creche do bairro Brasília onde as educadoras comunicaram que uma criança confessou que estava sendo abusada pelo pai. Ela mora com familiares.

Segundo Mendes, a menina durante uma conversa narrou em riqueza de detalhes como vinha sendo abusada dentro de casa. “A criança disse que o pai colocava as mãos nas partes intimas dela e ainda encostava o pênis na vagina da criança”, revelou.
A Polícia Militar foi acionada pelo MP e foi até a residência do acusado acompanhado por conselheiros tutelares e prendeu o homem. 
A menina de 4 anos de idade foi encaminhada para exames na Gerência de Medicina Odontologia Legal de João Pessoa (Gemol) que confirmaram o crime. Porém, o laudo apontou que não houve penetração.

O homem foi preso e encaminhado para a Central de Polícia na Capital. Ele será transferido para o Presídio do Roger.

A criança está sob proteção na Casa Abrigo de Bayeux. 

Nova lei volta a dispensar carteira de estudante para meia entrada na PB


Lei de autoria de Gervásio Maia foi publicada nesta quinta-feira (30).Ela garante direito da meia entrada sem apresentação da carteira 

Um nova lei publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30) modifica mais uma vez as regras para concessão da meia entrada na Paraíba. De autoria do deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) ela volta a permitir que os estudantes tenham acesso ao benefício sem necessariamente serem obrigados a apresentar a carteira de estudante. A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo(PEN).
A norma volta a permitir que os estudantes possam ter acesso à meia entrada apenas com a apresentação de um documento de identificação com foto válido em território nacional e um comprovante que está regularmente matriculado, como uma declaração de matrícula. No entanto, ela não anula a confecção das carteiras de estudantes, que também continuam valendo para a concessão do benefício.
Essas mesmas regras já haviam sido determinadas por meio de uma outra lei, também de autoria de Gervásio Maia, que foi promulgada em março. No entanto, em julho, a Assembleia Legislativa aprovou uma outra lei, de autoria de João Gonçalves (PEN), que modificou o projeto de Gervásio e restabeleceu a carteira de estudante como única forma para os estudantes terem o benefício da meia entrada . A nova norma modifica artigos da anterior.
A lei original de Gervásio Maia chegou a ser alvo de ações judiciais que visavam garantir a obrigação da carteira de estudante para aquisição da meia entrada nos ônibus coletivos de João Pessoa. O G1 tentou entrar em contato com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) para saber se o órgão pretende cumprir a nova determinação mas o diretor-executivo do órgão, Mário Tourinho, não atendeu as ligações telefônicas. A assessoria de imprensa do órgão informou que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta quinta-feira.
De acordo com o texto da lei, o Procon estadual e o Procon municipal serão os responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei. Os estabelecimentos e órgãos que descumprirem a determinação serão multados em R$ 20 mil e em caso de reincidência, a multa sobe para R$ 50 mil.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Plástica na vagina vira moda na Paraíba; médicos alertam para riscos


Só em João Pessoa, mais de 15 cirurgias de correção são realizadas por mês
·          Foto ilustrativa
As mulheres estão aderindo a uma moda que pode ser “perigosa”: a cirurgia de correção dos lábios vaginais – a ninfoplastia. O crescimento deste tipo de intervenção tem sido observado por especialistas da cirurgia plástica nos últimos anos, tendo ultrapassado a barreira de 1 milhão de cirurgias por ano nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, o número de cirurgias registrou um crescimento de 50% nos últimos dois anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Algumas clínicas de João Pessoa chegam a realizar até seis cirurgias por mês e o total de intervenções feitas por seis médicos entrevistados pela reportagem é de 15 cirurgias por mês. Os médicos não divulgaram o valor dessa cirurgia.
O cirurgião plástico Saulo Montenegro diz que há dois anos fazia apenas uma cirurgia a cada 30 dias, mas hoje este número cresceu para seis. Ele atribui o aumento ao fato de que a ninfoplastia está bem mais acessível financeiramente que há 10 anos. “As mulheres estão mais independentes financeiramente, então elas podem bancar uma cirurgia íntima, algo muito pessoal, que antes teriam que pedir aos seus maridos”, analisa Saulo. A cirurgia é recomendada apenas em casos de defeitos congênitos, porém a maioria das mulheres faz a reconstituição por razões estéticas. 
Perigos
O cirurgião plástico Antônio de Aracoeli Ramalho adverte que “a cirurgia se feita com critério, tem resultados excelentes, mas se não for realizada de forma adequada pode resultar no endurecimento dos pequenos lábios, gerando dor e desconforto na hora da relação sexual”. Já o cirurgião Saulo Montenegro, acrescenta que uma cirurgia malfeita também acarreta transtornos psicológicos e que, para evitar este tipo de situação, a ajuda médica é essencial: “antes de querer fazer a cirurgia, é recomendável que se procure um especialista credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois ela pode causar uma deformidade permanente”, alerta Saulo. 
Outra implicação da ninfoplastia é o risco de infecções. O cirurgião Mário Augusto Ferreira disse que a retirada excessiva dos lábios vaginais “pode deixar exposto o trato geniturinário da mulher, causando vaginite ou infecção urinária”.
Várias técnicas 
O cirurgião plástico Wagner Leal – que atua em João Pessoa há cinco anos – explicou que há várias técnicas para os procedimentos que envolvem correções na parte externa do órgão sexual feminino. “Existe a ninfoplastia que é a técnica usada para a correção dos pequenos lábios – que, às vezes, não são tão pequenos assim e causam embaraço – podem interferir no ato sexual e deixar algumas mulheres inseguras. Há outras técnicas para correção da vulva, dos grandes lábios e do monte de vênus”, explicou. 
Segundo o cirurgião, as cirurgias duram em torno de 30 minutos, e, embora as considere de baixo risco, prefere fazê-las em ambiente hospitalar, porque demanda anestesia local e sedação. “Não há maiores complicações, mas o paciente precisa manter abstinência sexual por 30 dias e pode sentir algum desconforto no ato sexual, após esse período e até 60 dias depois. O médico disse que não notou um aumento da demanda em seu consultório e que realiza entre uma e duas cirurgias por mês. Outras cirurgias mais convencionais ainda são as preferidas das mulheres.

Dilma sanciona lei que cria cota social e racial em universidades


A lei foi aprovada no início do mês no Senado após 13 anos de debates e sancionada pela presidente na presença dos ministros da Educação
· A lei sancionada pela presidente dá preferência a negros, mulatos e indígenas
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou nesta quarta-feira (29) uma lei que reserva a metade das vagas nas universidades federais a estudantes de escolas públicas, e dá preferência a negros, mulatos e indígenas.
A lei foi aprovada no início do mês no Senado após 13 anos de debates e sancionada pela presidente na presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Igualdade Racial, Luiza Barros, informou a assessoria de comunicação da Presidência.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Padrasto é linchado e queimado após ter decapitado enteado de apenas quatro anos.(Imagens fortes)


O fato ocorreu na noite do último sábado (25). em Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no oeste paraense.
Pelo menos quatro pessoas serão indiciadas pela barbárie ocorrida na localidade de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no oeste paraense. De acordo com o delegado da Polícia Civil local, Artur Braga, cerca de 200 populares lincharam e queimaram o agricultor Paulo Sérgio Pereira da Silva, 32 anos, depois dele ter degolado o enteado de apenas quatro anos, na noite do último sábado (25).

O homem teria discutido com a esposa, Josefa Carolina Leite da Silva, e saído de casa. Quando retornou, apresentando sintomas de embriaguez, tentou agredi-la e destruiu móveis e eletrodomésticos. Bastante alterado, Paulo Sérgio cortou a cabeça de um cachorro e de uma galinha e em seguida bebeu o sangue dos dois animais. "Ele chegou a dizer que o sangue estava muito gostoso", contou o delegado, com base no relato da esposa de Paulo.
Assustada, Josefa pegou o filho mais velho, de oito anos, e correu em busca de socorro. Quando retornou com os vizinhos, o agricultor já havia degolado o enteado de quatro anos, que estava dormindo.
O homem foi mantido dentro da casa pelos vizinhos até a chegada da polícia, mas ao chegar na delegacia, populares revoltados invadiram a unidade e o arrancaram da cela, iniciando uma sucessão de socos, chutes e pancadas com pedaços de ferro. O linchamento culminou com uma fogueira, na qual Paulo Sérgio foi queimado. O corpo ficou irreconhecível.

A polícia acredita que Paulo Sérgio já estava morto quando foi queimado. "A cabeça dele já estava completamente esmagada e com massa encefálica espalhada, no momento em que foi jogado na fogueira", disse o delegado. Somente uma necropsia poderia confirmar se a vitima estava morta ou viva ao ser queimada, no entanto, foi feito apenas o procedimento de exame cadavérico para atestar o óbito.

Segundo Artur Braga, o distrito de Castelo dos Sonhos não dispõe de estrutura para fazer a transferência para o Instituto Médico Legal (IML) mais próximo, que fica em Santarém, por isso o corpo já foi liberado para o funeral. O corpo da criança de quatro anos, assassinada pelo agricultor, está sendo velado por familiares nesta segunda-feira (27) e deve ser levado para o estado do Mato Grosso, onde será enterrado.  O irmão de Josefa Carolina é apontado pela polícia como um dos principais suspeitos de incitar a população a invadir a delegacia e matar Paulo Sérgio em praça pública. O delegado da cidade declarou que ainda estão sendo feitos levantamentos para identificar outros envolvidos na organização da revolta. "Uma pessoa usou um carro-som para chamar a população para matar o homem", contou Braga.

Na delegacia de Castelo dos Sonhos, os prejuízos ainda não foram calculados. Inclusive, apenas dois policiais civis e quatro policiais militares compõe o efetivo do distrito. Os moradores depredaram o muro da unidade, quebraram telhas, janelas e o portão. "Na hora, olhamos sem poder fazer nada para impedir a fúria da população", afirmou o delegado. As pessoas indiciadas devem responder tanto pela destruição do patrimônio público quanto pela morte do agricultor.
Fonte: Guarda Noturno

Estado e PMJP começam pagamento de servidores nesta quinta-feira


Primeiramente, recebem os salários os aposentados e pensionistas.
Dinheiro estará na conta a partir desta quinta
O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa anunciaram que começarão o pagamento de servidores referentes ao mês de agosto nesta quinta-feira (30). Primeiramente, recebem os salários os aposentados e pensionistas.

Já na próxima sexta-feira (31), os ativos da administração direta e indireta terão as suas remunerações creditadas na conta bancária. Os pagamentos são realizados pelo Banco do Brasil, mas, no caso da PMJP, os servidores já podem fazer a portabilidade para receber seus proventos por meio de outro banco.

Para obter mais informações sobre como fazer a portabilidade, o servidor deve se dirigir à Sead, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, ou ligar para os telefones 3218-9350 ou 9055.

Coperve disponibiliza manuais para candidatos ao PSS 2013


Em João Pessoa, os candidatos que já efetuaram a inscrição podem receber o Manual no Auditório da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, em frente à sede da Coperve.
Manuais da Coperve estão disponíveis
A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) da Universiade Federal da Paraíba comunica que já recebeu nesta, quarta-feira (29), os manuais do candidato, referentes aos processos seletivos cujas inscrições se encerram no próximo dia 5.
Em João Pessoa, os candidatos que já efetuaram a inscrição podem receber o Manual no Auditório da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, localizado na Av. Dom Moisés Coelho, s/n, Torre, em frente à sede da Coperve, mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
 Nas cidades de Areia, Bananeiras e Mamanguape os Manuais estarão disponíveis a partir de amanhã, no respectivo campus da UFPB.
Após o encerramento das inscrições, os manuais continuarão a ser entregues até o dia 16 de novembro, na sede da Coperve, em João Pessoa, e nos campi de Areia, Bananeiras e Mamanguape.
O envio do Manual para os candidatos que optaram por recebê-lo em casa, via Correios, será realizado na primeira quinzena de setembro.

Governo prorroga IPI reduzido para carros, linha branca e material de construção


O governo prorrogou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros, produtos da chamada linha branca --fogão, geladeira, máquina de lavar e tanquinho-- e material de construção, anunciou nesta quarta-feira (29) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O benefício fiscal da linha branca venceria nesta sexta-feira (31). A renúncia fiscal para a linha branca, segundo o ministro, é de R$ 361 milhões pelos quatro meses de prorrogação (de setembro a dezembro).
O governo manteve reduzido o imposto de quatro produtos da linha branca --fogão (de 4% para zero), geladeira (de 15% para 5%), máquina de lavar roupa (20% para 10%) e tanquinho (10% também para zero).
No caso de material de construção, a prorrogação é para até o fim de 2013. A renúncia fiscal em 2013, com essa medida, é estimada em R$ 1,8 bilhão. Mantega também anunciou a prorrogação até 31 de dezembro deste ano do IPI reduzido para móveis.
JUROS
Mantega também anunciou a prorrogação até o final do ano do PSI (Programa de Sustentação do Investimento) do BNDES, com redução dos juros para a compra de bens de capital e caminhões de 5,5% para 2,5% ao ano.
Segundo o ministro, a economia brasileira está em gradual recuperação, mas é preciso continuar dando estímulos.

Previdência dá salário-maternidade a homem


Decisão inédita prevê pagamento do benefício por período de 120 dias

O Ministério da Previdência Social reconheceu nesta terça-feira o direito de um homem receber salário-maternidade por 120 dias. O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) julgou nesta manhã a questão de dois pais adotantes, em união homoafetiva, que receberão o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi inédita, no âmbito administrativo do órgão, e não pode mais ser contestada pelo instituto, exceto na Justiça.
Na legislação, o salário-maternidade é pago à mulher segurada em decorrência do parto (inclusive o natimorto), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção pelo período de 120 dias (licença-maternidade).
De acordo com a presidente da 1ª Câmara de Julgamento do CRPS, Ana Cristina Evangelista, que presidiu o julgamento de hoje, as quatro conselheiras que participaram do processo votaram em unanimidade pelo direito de os pais receberem o benefício, baseadas na análise da Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Estamos falando da Previdência reconhecendo salário-maternidade para um homem. Não poderíamos negar um direito que existe de fato por causa de uma questão semântica [na legislação, consta que 'beneficiária' tem direito ao salário]. A criança tem o direito, o ECA assegura e esse foi o entendimento da composição da Câmara. Isso foi um grande avanço tanto para a área administrativa quanto para a previdenciária", disse a presidenta Ana Cristina.
A decisão, no entanto, não significa que o direito ao salário-maternidade é extensivo a todos os pais que se enquadrarem em situação semelhante. A legislação previdenciária continua não prevendo um salário para os pais, espécie de "salário-paternidade", informouAna Cristina. Os interessados terão de pleitear esse direito e as situações serão analisadas caso a caso.
A Agência Brasil tentou contato com Lucimar Quadros da Silva, o pai que receberá o benefício, mas não teve resposta até o momento.
Em nota divulgada pela Previdência, o beneficiário diz que ele e o companheiro querem ter o direito de cuidar do filho. "Além disso, os cuidados e atenção são um direito da criança, não meu ou do meu companheiro. Quem sabe com essa decisão outras crianças possam ter o mesmo direito", disse o pai, na nota.
O INSS informou, por meio de nota à Agência Brasil, que a decisão é interna e administrativa do CRPS e que o presidente do Conselho, Manuel Dantas, não irá se pronunciar.
Outro ponto inédito no julgamento foi o fato de ter ocorrido pela primeira vez um processo virtual no órgão. A Câmara da Previdência fica localizada em Brasília e as partes interessadas participaram do julgamento por meio de videoconferência no Rio Grande do Sul. Para a presidenta da Câmara, a possibilidade de usar processos virtuais no órgão irá inaugurar uma "nova era".

Festa do príncipe Harry em Las Vegas teve cocaína, diz site


Havia cocaína na festa em que o príncipe Harry foi fotografado nu em Las Vegas.
O site "Radar Online" entrevistou um convidado da festinha que confirmou que havia drogas na festa, em uma suíte Wynn Hotel and Casino.
"As coisas ficaram bem loucas na suíte do príncipe Harry naquela noite. Todo mundo estava bebendo e algumas pessoas estavam usando drogas", contou uma testemunha, que não quis se identificar, ao site.
"Algumas pessoas estavam cheirando cocaína."
"Havia também gente que tinha consumido cogumelos alucinógenos e alguns estava chapados de maconha. E por isso ninguém falou abertamente sobre a festa... Eles não querem estar envolvidos em coisas ilícitas", revelou a fonte ao site.
A mesma pessoa disse não ter visto Harry usando cocaína ou outra substância ilegal, mas também não passou a noite ao lado do jovem.
VÍDEO BOMBÁSTICO
O vídeo foi feito por um convidado da festa de Harry. Não se sabe se teria sido a mesma pessoa que fez as fotos, diz o site.
Mas seu conteúdo está longe de ser monótono, de acordo com a fonte: "Muita coisa aconteceu naquele quarto de hotel".
"As pessoas que têm o vídeo estão tentando ser o mais discretas possível. Sabem que, com a dimensão que as fotos tomaram, pode valer uma fortuna", disse a fonte.
"Se vier à tona, será o maior escândalo da família real de todos os tempos."
O vídeo não teria sido oferecido ao site "TMZ", que primeiro deu as fotos do príncipe nu.
O jornal "Las Vegas Review" especulou neste domingo (26) que o caso estava longe de acabar e que uma nova revelação bombástica estava a caminho.

TRE julga 470 recursos dos 638 que foram ajuizados na Corte e esforço continua


Nesta terça, a Corte Eleitoral conseguiu julgar mais de 50 recursos relativos a registros de candidaturas
· O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) conseguiu apreciar até está terça-feira (28) 470 recursos dos 638 que foram ajuizados até agora referentes a registros de candidaturas às eleições deste ano.
O esforço concentrado terá continuidade desta quarta-feira (29) até a próxima sexta-feira (31). Nesta terça, a Corte Eleitoral conseguiu julgar mais de 50 recursos relativos a registros de candidaturas. Dentre eles os que garantiram a manutenção dos registros de quatro candidatos a prefeito e a confirmação do indeferimento de dois.
Tiveram registros de candidatura a prefeito confirmado: Sebastião Alberto da Cruz, o Beto do Brasil (PPS), de Solânea; Edmilson Gomes de Souza (PMDB), de Cacimba de Dentro; Sabino Dias de Almeida (PSD), de Bonito de Santa Fé, e Paulo Francinette de Oliveira (PSDB), de Massaranduba.
Por outro lado, o TRE manteve o indeferimento do registro de candidatura de Espedito Aldeci Mangueira Diniz (PSB) a prefeito de Santana de Mangueira, e de Joventino Ernesto do Rego Neto (PSC), irmão do deputado Doda de Tião, a prefeito de Barra de Santana, ambos de relatoria do juiz Sylvio Pelico Porto Filho.
No caso de Espedito Aldeci, o que motivou o indeferimento do registro foi rejeição de contas de convênio pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
Já o candidato Joventino de Tião, o motivo do indeferimento do registro de candidatura foi à falta de comprovação de domicílio eleitoral no município. Cabe recurso das decisões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conselheira dos Direitos Humanos é detida no PB1 acusada de repassar câmera a preso


Estão impedidos de sair da unidade prisional os seguintes integrantes do Conselho: Pe. João Bosco do Nascimento, Lídia (da Defensora Pública da União), Guiany Campos Coutinho, Valdênia Paulino Lanfranchi (Ouvidora de Polícia) e Nazaré (UFPB).
O procurador federal Duciran Farena denunciou na noite desta terça-feira, 28, que integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba - CEDHC/PB foram detidos por policiais do presídio PB1 quando apuravam denuncias de tortura contra apenados daquele complexo penitenciário. O diretor do PB1, capitão Sérgio Fonseca, afirmou que policiais flagraram uma integrante do CEDHC/PB entregando uma máquina fotográfica a um dos presos. 
Segundo Duciran Farena, os conselheiros foram impedidos de sair da unidade prisional. São eles: Pe. João Bosco do Nascimento, da Pastoral Prisional da Igreja Católica; uma mulher identificada como Lídia, da Defensora Pública da União; Guiany Campos Coutinho, Valdênia Paulino Lanfranchi, da Ouvidora de Polícia, e outra mulher identificada pelo prenome Nazaré, que estaria representando a  UFPB.
A informação da prisão foi repassada através de email originado da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República na Paraíba pedindo, inclusive, o apoio da imprensa para ajudar a libertar os presos. "O procurador da República Duciran Farena informou que integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDHC-PB) estão presos (detidos, sem poder sair) no Presídio PB1", informa o email.
O email da Procuradoria da República na Paraíba continua: "Eles foram ao local averiguar denúncias de tortura. A Ascom pede a mobilização da impresa, para que as pessoas do CEDHC sejam liberadas. Quem não está deixando eles sairem é a própria direção do presídio PB1, com base na alegação de que foram tiradas fotos de apenados supostamente vítimas de tortura".
A versão do diretor do PB1, Sérgio Fonseca, é outra: ele disse que o flagrante foi filmado. Segundo ele, uma legislação específica proíbe a entrada de máquinas fotográficas, assim como de aparelhos celulares nas unidades prisionais. Os conselheiros foram encaminhados para a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira. 
A inspeção do CEDH-PB aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 28.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cirurgia plástica íntima é mania mundial que preocupa ginecologistas


Lábios vaginais recauchutados e outros retoques na genitália feminina não podem ser facilmente exibidos como peitões de silicone ou barriguinhas lipoaspiradas. Mesmo assim, são o último fenômeno no cardápio moderno das intervenções plásticas.

Nos EUA, são feitas mais de 1,5 milhão de cirurgias íntimas. No Reino Unido, 1,2 milhão. No Brasil, médicos apontam um crescimento de 50% nos últimos dois anos.
Um dos painéis que compõem o "Grande Mural da Vagin", do artista plástico inglês Jamie McCartney
O ginecologista Paulo Guimarães é expert em "design vaginal". Dá cursos de formação em cosmetoginecologia para médicos. Nos treinamentos, diz, 900 mulheres são operadas por ano, a preços menores. No consultório, "com atendimento personalizado e sigilo", afirma fazer 15 cirurgias íntimas por mês.
O cirurgião plástico Marcelo Wulkan, que atende em São Paulo e tem trabalhos sobre redução de lábios vaginais em publicações internacionais, diz fazer cem desses procedimentos por ano.
Mesmo médicos mais conhecidos por outros tipos de cirurgia, como implantes mamários e plástica de nariz, estão vendo a procura crescer.
"Nos últimos dois anos, passei de uma cirurgia íntima para três por mês", conta Eduardo Lintz, chefe de cirurgia plástica do hospital HCor, de São Paulo, e professor do Instituto Ivo Pitangui, no Rio. No total, Lintz faz cerca de 40 cirurgias plásticas mensais.
TAMANHO-PADRÃO
Como não há evidências de que os lábios vaginais cresceram nos últimos anos, especula-se que o aumento de cirurgias redutoras esteja ligado à uma nova busca de medidas genitais "padrão".
E o que é uma vagina normal? Assim como as estatísticas brasileiras sobre cirurgia íntima, as medidas são imprecisas. "Isso é um pouco subjetivo. Quando o lábio menor não ultrapassa 2 cm de largura pode ser considerado normal", diz Wulkan.
Está longe de ser consenso. Segundo estudo no "British Journal of Obstetrics and Gynaecology", a diversidade de tamanhos observada nos lábios vaginais da população é imensa, o que amplia o espectro de normalidade.
O mesmo estudo aponta que trabalhos anteriores definiram como acima do normal lábios com mais de 4 cm de largura, mas essa medida deve ser revista e ampliada.
Quando os lábios menores ultrapassam os maiores, a tendência é serem considerados candidatos à cirurgia. Mas não se trata de uma imperfeição física.
"É constitucional, a mulher nasce com essa característica, como nasce com um nariz grande", diz Lintz.
No entanto, o que é natural já não é o normal.
Imagens de nus femininos, reportagens e material didático criam o modelo de normalidade, diz a antropóloga Thais Machado-Borges, do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo, Suécia.
No estudo "Um olhar antropológico sobre a mídia, cirurgia íntima e normalidade", ela diz que as mulheres consideram atrativas as formas que correspondam a esse modelo, criadas por técnicas cirúrgicas. "Será que essas cirurgias podem transformar zonas erógenas em 'paisagens' onde reina o prazer?", questiona.
Como em relação a narizes, peitos e bundas, o padrão estético muda conforme a época e o país. "Nos EUA, as mulheres querem vagina pequena, cor-de-rosa. As brasileiras querem no mesmo tom de pele do das mãos, com lábios de 1 cm a 1,5 cm", diz o ginecologista Paulo Guimarães.
"É o modelo imaginário do órgão de menininha, o formato 'sou virgem'", interpreta a psicóloga Rachel Moreno.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia alerta seus membros sobre riscos dessa onda.
"É preciso muito cuidado para mexer em locais com tantas terminações nervosas. As cirurgias íntimas são vendidas como soluções para dificuldades sexuais, mas, se você mexer onde não era para mexer, você piora o que era para melhorar", diz Gerson Lopes, presidente da comissão de sexologia da entidade.

Jovem é preso após trocar televisão da avó por 4 pedras de crack em JP


O caso foi registrado na 4ª Delegacia Distrital em João Pessoa.
Esta é a 2ª vez que ele é preso
Um jovem, identificado como Jhon, foi preso nesta segunda-feira (27), após ser denunciado pela família por trocar uma televisão por quatro pedras de crack. O caso foi registrado na 4ª Delegacia Distrital em João Pessoa.

Durante entrevista ao repórter Emerson Machado, da TV Correio, Jhon confirmou que é viciado em drogas há um ano e revelou que havia trocado o aparelho eletrônico pela droga, avaliada em R$ 10 cada pedra. O acusado foi denunciado à polícia pela avó e pelo tio, familiares com quem convivia há vários anos no bairro Jardim Planalto
.
Jhon informou ainda, durante a entrevista, que abandonou o trabalho como garçom há um ano por conta do vício.

Esta foi a segunda vez, que jovem de 25 anos, foi preso por conta das drogas. Na primeira ocasião, ele permaneceu detido por cinco dias no Presídio do Róger. “Só Jesus pode me salvar”, concluiu Jhon. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estudante é morto a tiros, pedradas e facadas em Cabedelo


Imagem ilustrativa
O estudante Jackson Sidney Cavalcante, 21 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (25), foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (27), próximo a um matagal na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.
De acordo com informações da polícia, Jackson foi assassinado a tiros, pedradas e teve o pescoço cortado a golpes de faca.
Segundo o delegado de Cabedelo, Ademir Fernandes, a família informou que a vítima não tinha envolvimento com o tráfico de drogas, mas estava 'andando com más companhias'.
A Polícia Civil está investigando os motivos do crime.

Bebê morre asfixiado enquanto dormia com a mãe e o irmão no Cariri da PB


O episódio ocorreu na madrugada deste domingo (26).
Um bebê, que havia nascido há dois meses, morreu asfixiado por um dos irmãos na cidade de Pocinhos, no Cariri paraibano. O episódio ocorreu na madrugada deste domingo (26).  O corpo de Poliana Ferreira Diniz foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal em Campina Grande.
Familiares informaram à funcionários do IML, que a menina estava dormindo na cama com a mãe e o irmão, este segundo tem 7 anos de idade e seria portador de deficiência. De maneira não proposital, o pé do irmão teria alcançado o pescoço de Poliana e com isso, ela teria morrido asfixiada.
O pai da criança, Marcos Antônio Diniz, declarou ao conselho tutelar da cidade, que deixou Poliana com a mãe, Ivoneide Nunes Ferreira, e ao retornar para casa por volta das 2h da madrugada do domingo, encontrou a filha sem vida.

Homem é preso após esfaquear a esposa em Campina Grande


Ele é ex-presidiário e foi autuado desta vez, com base na Lei Maria da Penha.
Um homem foi preso na noite deste domingo (26), sob a acusação de esfaquear a esposa após uma discussão no bairro Monte Castelo, em Campina Grande.  Françoise Lima, de 25 anos, é ex-presidiário e foi autuado desta vez, com base na Lei Maria da Penha.
Karlisia dos Santos Nascimento, de 30 anos, ficou ferida na perna e no braço. Ela foi socorrida por uma unidade do Corpo de Bombeiros e seu estado de saúde é considerado regular. Já Françoise, fugiu após a tentativa de homicídio e foi encontrado logo em seguida, por policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar internado no Hospital de Traumas da cidade.
Durante a discussão, ele também ficou ferido após sua companheira desferir golpes com uma garrafa. De acordo com o tenente coronel Souza Neto – comandante do 2º BPM – o acusado foi detido em flagrante e encmainhado à Central de Polícia de Campina Grande.

domingo, 26 de agosto de 2012

Mulheres farão greve de sexo para exigir renúncia do presidente no Togo


As mulheres togolesas vão fazer, a partir de amanhã e durante uma semana, greve de sexo para exigir a renúncia do presidente do país, Faure Gnassingbé.


"As mulheres togolesas vão declarar-se em greve de sexo a partir de amanhã para tentar mobilizar seus parceiros", disse a responsável pelo "Coletivo Salvemos Togo", Isabelle Ameganvi, neste domingo (26). "Queremos que eles realizem mais ações para provocar a saída de Gnassingbé do poder."

A ativista pediu às mulheres do país que sigam o exemplo das liberianas, que tomaram medidas similares para acelerar o processo de paz durante a guerra civil do país, que ocorreu até 2003.
"O homem que nos dirige [Gnassingbé] gosta das relações sexuais, por isso convido as togolesas a abster-se durante esta semana", disse Isabelle, em reunião que encerrou uma passeata pacífica convocada para hoje pelo coletivo.
CONFRONTOS
O protesto foi convocado após violentos confrontos entre forças de segurança e manifestantes partidários da oposição na terça, no meio da semana.
Os enfrentamentos deixaram uma centena de feridos, segundo o coletivo, provocaram a detenção de 125 integrantes do grupo.
O Ministério de Segurança do Togo informou que 119 pessoas detidas nas manifestações foram libertadas na sexta-feira.

Ultrassom poderá até curar infarto


O método não causa dor, promete mais rapidez no atendimento e poderá reduzir até 25% o número de mortes por essa doença.
· Valerio Vasconcelos realizando ultrassom
Um novo procedimento para tratar o infarto agudo do miocárdio e a angina – sem precisar de cirurgia – está sendo estudado por uma equipe de pesquisadores do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e será testado em paraibanos que queiram participar da pesquisa como voluntários.
O novo tratamento de infarto vai utilizar um aparelho de ultrassom com uma sonda que emite ondas sonoras de alta energia para desobstruir coágulos das artérias do coração, comprometidas com placas de gordura. O método não causa dor, promete mais rapidez no atendimento e poderá reduzir até 25% o número de mortes por essa doença.
“Por falta de atendimento rápido e eficaz, de cada 100 pessoas que têm infarto no País, 50% morrem antes de chegar ao hospital. Essa estimativa também vale para a Paraíba. Com o novo procedimento em estudo, até 25% dessas mortes poderão ser evitadas, caso obtenha a mesma eficácia já comprovada com os testes feitos em animais, como ratos e porcos”, revelou o cardiologista Valério Marcelo Vasconcelos do Nascimento, diretor médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB e único paraibano que integra nesse estudo a equipe de pesquisadores do Incor/USP.

Estudo está sendo feito pelo Incor/USP

O pesquisador Valério Vasconcelos acredita que o tratamento vai salvar muitas vidas, pois, o aparelho de ultrassom utilizado para dissolver coágulos na artéria do coração é portátil e poderá ser disponibilizado, inclusive, em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de não ter um custo elevado para a implantação na rede pública de saúde. Pois, o aparelho custa em torno de R$ 100 mil e pode ser usado por 10 anos, em média.

“O novo procedimento proposto para tratamento do infarto é simples, rápido e de baixo custo. Será feito com um aparelho de ultrassonografia, similar ao que já é utilizado (ecocardiograma). Com ondas sonoras de alta energia, o aparelho vai bombardear o coágulo que se formou na placa de gordura dentro da artéria. A infusão contínua de microbolhas e a energia emitida são capazes de restaurar o fluxo de sangue do coração”, explicou o médico, acrescentando que o método em estudo pelo Incor/USP é similar ao utilizado no tratamento de cálculo renal.

Robôs ajudam a achar tesouros avaliados em US$ 2 bi no litoral da Paraíba


Os dois navios, que conduziam mercadorias hoje avaliadas em US$ 2 bilhões, naufragaram numa faixa oceânica de 85 Km situada entre Pitimbu – PB e o Cabo de Santo Agostinho –PE, atualmente uma área cobiçada por caçadores de tesouros do mundo inteiro.
Área de provável afundamento do Santa Rosa e do Voetboog
Um robô mergulhador atrelado a satélites especiais está sendo utilizado pelo Consórcio de Pesquisas Arqueológicas Submarinas – Conpas –, para ajudar pesquisadores brasileiros nas buscas a uma carga de ouro, prata e cerâmica depositada há mais de 200 anos no fundo do mar, após o naufrágio do galeão português Santa Rosa e do cargueiro holandês Voetboog. Os dois navios, que conduziam mercadorias hoje avaliadas em US$ 2 bilhões, naufragaram numa faixa oceânica de 85 Km situada entre Pitimbu – PB e o Cabo de Santo Agostinho –PE, atualmente uma área cobiçada por caçadores de tesouros do mundo inteiro.

O Santa Rosa, uma nau capitânia da Marinha Real Portuguesa, afundou no dia 6 de setembro de 1726. Era um dos navios mais equipados da esquadra lusa no Século XVIII. Com uma bateria de 70 canhões de ferro espalhados sobre o convés, ao naufragar o galeão liderava um comboio de 55 caravelas que zarpavam do Brasil colonial carregadas de ouro rumo à Europa.

Supõe-se que a harmonia do comboio foi quebrada por uma discussão a bordo entre os marinheiros e o capitão Bartholomeu Freire de Araújo, criando a oportunidade para alguém descer ao depósito de munição do Santa Rosa, atear fogo num estoque de quatro toneladas de pólvora, e mandar tudo pelos ares. Dos 700 tripulantes somente três sobreviveram. A carga, calculada em mais de 3,5 toneladas de ouro, adernou junto com a embarcação e permanece intacta no fundo do mar até hoje, numa localidade entre o Recife e a Praia de Acaú, em Pitimbu, a 65 Km de João Pessoa.

Duzentos e oitenta e seis anos depois do sinistro, o tesouro do Santa Rosa está sendo investigado com o emprego de satélites, robô submarino e outros equipamentos de alta tecnologia. As pesquisas acontecem nas proximidades do município de Cabo de Santo Agostinho, a 35 Km do Recife, onde pesquisadores do Conpas vasculham o mar a bordo do barco Fantasia, com o objetivo de encontrar o Santa Rosa.

sábado, 25 de agosto de 2012

Tio é preso acusado de estuprar sobrinha dentro de casa na Paraíba


O crime foi denunciado a PM pela diretora da escola após conversa com a menor
Acusado foi preso em flagrante (Imagem ilustrativa)
 Já está na Cadeia Pública da cidade de Taperoá, José Épio da Conceição,  de 23 anos, conhecido como 'Pitoco', que foi preso acusado de estuprar a sobrinha de 5 anos de idade dentro de casa. O jovem foi preso na noite desta sexta-feira (24) dentro de casa, em Taperoá, no Cariri paraibano.
De acordo com informações da Polícia Civil,  o caso veio a tona após a criança delatar o crime durante uma conversa com a professora e diretora da escola onde a garota estuda.
Segundo Rildo Wanderley, escrivão da Delegacia de Taperoá, uma professora da menina disse durante depoimento que percebeu o comportamento estranho da criança a cerca de 1 mês. E ontem, durante conversa com a menor, ficou sabendo do crime e comunicou o caso a Polícia Militar. 
 José Épio foi detido dentro de casa. Em 2009, ele foi preso por furto. O jovem está sendo investigado por suposto envolvimento em um homicídio ocorrido ano passado em Taperoá.Agora, ele também vai responder por estupro.