quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo prorroga IPI reduzido para carros, linha branca e material de construção


O governo prorrogou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros, produtos da chamada linha branca --fogão, geladeira, máquina de lavar e tanquinho-- e material de construção, anunciou nesta quarta-feira (29) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O benefício fiscal da linha branca venceria nesta sexta-feira (31). A renúncia fiscal para a linha branca, segundo o ministro, é de R$ 361 milhões pelos quatro meses de prorrogação (de setembro a dezembro).
O governo manteve reduzido o imposto de quatro produtos da linha branca --fogão (de 4% para zero), geladeira (de 15% para 5%), máquina de lavar roupa (20% para 10%) e tanquinho (10% também para zero).
No caso de material de construção, a prorrogação é para até o fim de 2013. A renúncia fiscal em 2013, com essa medida, é estimada em R$ 1,8 bilhão. Mantega também anunciou a prorrogação até 31 de dezembro deste ano do IPI reduzido para móveis.
JUROS
Mantega também anunciou a prorrogação até o final do ano do PSI (Programa de Sustentação do Investimento) do BNDES, com redução dos juros para a compra de bens de capital e caminhões de 5,5% para 2,5% ao ano.
Segundo o ministro, a economia brasileira está em gradual recuperação, mas é preciso continuar dando estímulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário