sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura paraibana lança seleção para preencher 320 vagas através de concurso

Além das vagas para médicos, também terão oportunidades para farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos e auxiliar de consultório dentário
Juazeirinho

A prefeitura do município de Juazeirinho, no Seridó paraibano, irá realizar concurso público para o preenchimento de 320 vagas. A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será a empresa responsável pela organização do certame e o edital com as datas de inscrições e realização das provas, será publicado no dia 10 do próximo mês.

O levantamento feito pela comissão do concurso inclui vagas para os níveis fundamental, médio e superior. Somente para o cargo de médico, deverão ser ofertadas 21 vagas, que serão distribuídas para o Programa Saúde da Família (PSF) e as demais para especialidades do hospital do município.

De acordo com o documento assinado na tarde da última quarta-feira, pela prefeita Carleusa Marques, das 320 vagas que serão ofertadas, 55 serão destinadas ao hospital, que foi municipalizado em 2013.

Além das vagas para médicos, também terão oportunidades para farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos e auxiliar de consultório dentário.

http://portalcorreio.uol.com.br/

Começa inscrição da segunda chamada do Sisu; ainda sobram 20 vagas para Medicina

UFPB e IFPB abrem prazo hoje e UEPB recebe convocados segunda
Imagem Ilustrativa
A corrida pelas vagas em três instituições de ensino superior paraibanas recomeça hoje, com a segunda chamada dos convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começam hoje na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebe os alunos convocados a partir de segunda-feira, dia 3. Ainda restam 7.119 vagas nestas três instituições. Na primeira chamada, no total das três universidades, 4.500 estudantes efetuaram as inscrições, totalizando apenas 38,72% das 11.619 vagas ofertadas. Até mesmo cursos concorridos como Medicina e Direito tem sobra de vagas.

Na UFPB, no curso de Medicina, ainda restam 20 das 120 vagas disponíveis, enquanto nos cursos de Direito em dois campi de João Pessoa (Sede e Centro), mais de 100 vagas entre 300 ainda estão disponíveis.

Segundo o coordenador de escolaridade da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB, João Wandemberg, a UFPB teve o preenchimento de 39,86% das vagas ofertadas (3.012 das 7.555 disponibilizadas pela instituição) na primeira chamada. O curso de Medicina teve o maior comparecimento de estudantes entre todos os cursos na primeira chamada: 83%. No entanto, de acordo com Wandenberg, ainda restam 20 vagas.

Na UEPB, das 2.884 vagas disponíveis, foram ocupadas 1.005 na primeira chamada, representando um índice de ocupação de 34,84% das vagas. Segundo o assessor técnico-administrativo da Pró-Reitoria de Graduação da instituição, Wagner Santos, os 1.879 convocados na segunda chamada devem procurar as coordenações dos respectivos cursos para fazer a inscrição, entre 8 e 11h. Anteriormente, o processo era centralizado na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jovem é linchado pela população após tentar estuprar uma menina de 11 anos

Com sintomas de embriaguez, o rapaz teria acariciado as partes íntimas e ordenado que ela fizesse sexo oral nele
Fato registrado em Guarabira
Um jovem de 20 anos foi espancado pela população após tentar estuprar uma criança de 11 anos dentro de casa. Com sintomas de embriaguez, o rapaz teria acariciado as partes íntimas e ordenado que ela fizesse sexo oral nele. O suspeito é namorado da tia da garota, que terminou preso em flagrante. O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (30), na cidade de Guarabira, Brejo paraibano a 98km de João Pessoa.

De acordo com informações da delegada Emília Ferraz, a menina estava na casa da tia cuidando de três crianças, quando o jovem chegou na residência, situada no bairro Nossa Senhora Aparecida, o ‘Inferninho’, depois de passar à noite bebendo na festa da padroeira da cidade.

- A menina estava cuidando de três crianças enquanto a tia dela trabalhava na Festa da Luz. O rapaz, que é namorado da tia dos menores, chegou na residência e, segundo relatos da garota, ele acariciou as partes íntimas e ainda disse para ela fazer sexo oral nele – disse a delegada.

Durante depoimento na delegacia, a menina relatou que não aceitou os carinhos do jovem e saiu correndo pela rua com as três crianças. “Graças a Deus que ela não cedeu e reagiu. A garotinha contou durante depoimento do delegado Ilamilton Simplicio, que lutou com ele e correu pro meio da rua pedindo o socorro. Os vizinhos reagiram e espancaram o rapaz antes da chegada da Polícia Militar”, narrou Emilia Ferraz, acrescentando que a família da vítima estava chegando na hora do linchamento.

O suspeito foi levado para o Hospital Regional de Guarabira onde passou por atendimento médico para tratar o ferimento. O rapaz foi indiciado por estupro de vulnerável e foi encaminhado para a Penitenciária Vicente Claudinho de Pontes, conhecido como Presídio Velho.


No Cariri, homem executa sogra com um tiro de 12 no rosto e depois se mata

De acordo com informações de Ubiratan Ramalho, agente da Polícia Civil, o homem estava em processo de separação com a esposa e as brigas eram constantes
Arma apreendida
Uma mulher foi assassinada com um tiro de espingarda calibre 12 no rosto na manhã desta quinta-feira (30), na zona rural da cidade de Livramento, Cariri do estado a 280 km de João pessoa. Após matar a sogra, o homem se matou.

De acordo com informações de Ubiratan Ramalho, agente da Polícia Civil de Livramento, o homem estava em processo de separação com a esposa e as brigas eram constantes. Em virtude das discussões, a mulher viajou para a cidade do Recife-PE na manhã desta quinta.

- O rapaz foi até a casa situada no Sítio Boqueirão a procura da esposa. Como não encontrou, matou a mãe dela com um tiro de espingarda 12 no rosto. Logo em seguida, o rapaz se matou com um disparo na cabeça – disse o policial civil.
Ainda de acordo com o agente, os corpos serão levados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Garoto de 14 anos, estudante de escola pública de Mari, passa na UFPB

Gabriel Leite foi classificado pelo Sistema de Seleção Unificada e conseguiu uma vaga para o curso de Física
Para mãe de Gabriel, filho tem maturidade para o desafio
O estudante Gabriel Leite, de apenas 14 anos, conseguiu uma vaga no curso de Física na Universidade Federal da Paraíba através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O adolescente fez 536 pontos no exame e a princípio estaria apto a entrar no curso. Porém, o garoto e a mãe, Antônia Leite, estão buscando ajuda jurídica para Gabriel poder fazer sua matrícula, pois ele ainda não concluiu o Ensino Médio e teria de possuir um certificado de conclusão dos últimos anos de colégio e entrar na Justiça para assegurar a vaga. Casos como o de Gabriel estão se tornando comuns no Brasil e na Paraíba: em uma escola particular de João Pessoa, 40 alunos ficaram na mesma situação de Gabriel do ano passado para cá.

A mãe do garoto, Antônia, já sabe da dificuldade de conseguir êxito nos tribunais em casos como esse. “Nós precisamos de um advogado para ele poder entrar na faculdade. É um caso bastante raro, no Brasil inteiro parece que só tem três casos de alunos que conseguiram entrar na universidade sem terminar o Ensino Médio. Uma menina do Mato Grosso do Sul passou para Artes Visuais na universidade de lá e conseguiu entrar no curso”, afirmou. Antônia destaca que o filho também tem consciência da dificuldade para ingressar na faculdade. “Ele está ciente de que pode não chegar à universidade, ele não vai se aborrecer”, disse. Apesar do filho ser muito novo, Antônia disse que Gabriel demonstra maturidade para encarar o desafio. “Ele é um menino muito tranquilo. Tem 14 anos, mas todo mundo diz que ele tem cabeça de 18, 20 anos. Incentivo ele nos estudos, mas graças a Deus não preciso ficar pegando no pé dele, ele sempre foi muito responsável com os estudos”, explicou a mãe.

Gabriel mora em Mari (a 80 km de João Pessoa) e estuda na Escola Estadual José Paulo de França. Ele contou que esteve perto de entrar em outro curso, mas acabou obtendo vaga para a segunda opção, Física. “Fiz o Enem só para pegar experiência mesmo, mas quando saiu o resultado vi que a média estava acima do normal e me inscrevi no Sisu. Na primeira chamada, fiquei perto de passar para Engenharia da Computação, mas não deu. Aí na segunda chamada, fui convocado para o curso de Física”, explicou. Ele recebeu a notícia com muita alegria, pois tem como objetivo cursar faculdade na área de Exatas, apesar de dividir os estudos com a participação de um programa jornalístico de uma rádio local. “Em casa foi uma festa. Fiquei surpreso, meu irmão mais velho então ficou mais surpreso ainda. Minha intenção é ir direto para a universidade mesmo”, disse. 

O estudante admite que não passa horas e horas em frente aos livros, mas gosta muito dos estudos. “Confesso que eu não sou muito aplicado, mas sempre tive uma facilidade grande para aprender as coisas. Escolhi Física porque prefiro muito mais a área de exatas, tenho preferência em trabalhar com algo que envolva a área de computação”, afirmou.


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Servidor do Estado começa a receber nesta quinta com reajuste; tire dúvidas sobre quem tem direito

Impacto dos novos salários na economia paraibana, de acordo com a secretária, será de R$ 21 milhões mensal e cerca de R$ 240 milhões anualmente
Livânia Farias
A secretária de Administração do estado, Livânia Farias, informou durante entrevista no programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, na tarde desta terça-feira (28) que o reajuste anunciado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) começará a ser pago nesta quinta (30) e sexta-feira (31), quando começa o pagamento da folha de pessoal.

Ela informou que os inativos terão direito ao reajuste, dirimindo uma das principais dúvidas sobre o alcance do aumento dado pelo Governo do Estado anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, nessa segunda-feira (27).

Os comissionados, conforme a secretária, não terão aumento, completando quatro anos sem ter reajuste salarial.

O impacto dos novos salários na economia paraibana, de acordo com a secretária, será de R$ 21 milhões mensal e cerca de R$ 240 milhões anualmente.

Ela ratificou o que o governador Ricardo Coutinho disse na segunda-feira quando anunciou o aumento. O limite da Lei de Responsabilidade Fiscal não deixou que o reajuste tivesse um percentual maior, pois a economia não deixa certezas sobre a arrecadação tanto em relação ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) quanto ao Imposto sob circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"No ano passado o que nos segurou foi o ICMS, porque o FPE caiu muito. E foi o ICMS que fez com que não atrasássemos a folha de pagamento", justificou.
Neste ano, a secretária espera que o limite prudencial da LRF continue como em 2013, em 48%, abaixo do limite prudencial que é de 49 %. "Só teremos essa perspectiva de qual será o impacto em relação ao limite prudencial da LRF em maio”. Livânia disse, ainda, que espera o contínuo crescimento do ICMS e a melhoria no FPE para continuar no patamar abaixo do limite prudencial da LRF.
A secretária disse também que os reajustes dados não irão atrapalhar os investimentos em infraestrutura. Livânia disse, ainda, que o governo do Estado está estudando a realização de concurso público para médico especialista e que irá chamar concursados da Orquestra Sinfônica do Estado e da Polícia Civil.
Agora veja as principais dúvidas apresentadas durante o programa e as respostas dadas pela secretária.

O reajuste anunciado vale para o próximo salário?
Secretária - Sim, o aumento dado já é para o pagamento que acontece próximo dia 30 de janeiro para os inativos e dia 31 para os que estão na ativa.
Qual o reajuste para os inativos?

Secretária - Os inativos receberão 5% de aumento e os que recebem o salário mínimo que são pouco mais de 40 mil servidores vão receber 6,78%.
Como será dado o aumento para a segurança pública?

Secretária - O aumento dado as polícias será através de vale alimentação e bolsa desemprenho, coisa que os inativos não podem receber, limitando apenas a receber os 5% de aumento linear.

O percentual de aumento incide sobre o soldo dos policiais militares?
Secretária - Sim, incide sobre soldo, a habilitação e outra gratificação já incorporadas e fazem parte dos vencimentos dos policiais militares.
Qual o reajuste do técnico administrativo?

Secretária - O aumento linear de 5% será dado a todos os técnicos administrativos.
Qual o aumento para quem recebe salário mínimo?
Secretária - Quem recebe o salário mínimo terá o reajuste dado pelo governo federal para o salário mínimo que é de 6,78%. Quem recebe acima do salário mínimo, terá o reajuste linear de 5%.

O aumento de 13,57% para os professores atinge os inativos?
Secretária - Sim, os professores aposentados também receberão o reajuste de 13,57%.

E o aumento para as empresas da administração indireta, como é o caso do DER?
Secretária - O aumento do DER e das indiretas será decidido em fevereiro, porque há indiretas que são dissídios e outras que são estatutárias. O DER tem um caso incomum porque tem uma questão judiciária. Por isso será tratado em fevereiro. Tratamos do aumento das diretas em janeiro e o aumento das indiretas será tratado em fevereiro.

Judiciário e Legislativo também asseguram reajustes a servidores efetivos

Ministério Público e Tribunal de Contas também aplicaram percentuais aprovados no ano passado; só no TCE os comissionados tiveram aumento
Tribunal de Justiça da Paraíba
Após o anúncio do reajuste dos 105.422 servidores do Poder Executivo, o Judiciário, o Legislativo, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público confirmaram a aplicação de percentuais que variam de 5% a 18% (escalonados) nos contracheques a partir deste ano. Em alguns casos, os novos valores já começaram a ser incorporados neste mês de janeiro

Os procuradores e promotores do Ministério Público da Paraíba, os servidores efetivos da Assembleia Legislativa da Paraíba e do Tribunal de Justiça tiveram seus salários reajustados no ano passado. Os reajustes foram sancionados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e publicados no Diário Oficial, em dezembro de 2013.

No caso do Judiciário, três projetos de lei foram aprovados e sancionados - entre eles, a revisão geral anual do vencimento do servidor efetivo. O aumento foi de 6% e os servidores já receberam os salários reajustados neste mês de janeiro. Além do reajuste, foram aprovados o Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores do Poder Judiciário  e o escalonamento, por entrância, dos subsídios dos juízes de primeiro grau do Estado, com diferença de 5% entre entrâncias.

Também já foram pagos entre os dias 23 e 25 janeiro os salários dos 19 procuradores e 206 promotores os salários com o aumento de 5% aprovado no ano passado.

Implantada, no ano passado, na gestão do presidente Fábio Nogueira, a data-base do Tribunal de Contas da Paraíba, recai em 1º de julho. Segundo ele, "essa implantação representou uma conquista há muito perseguida pelo conjunto dos servidores".

O reajuste salarial de 2014, portanto, ocorrerá em 1º de julho. O de 2013, da ordem de 6,25%, foi extensivo a todos os 446 funcionários do Tribunal, incluindo efetivos e comissionados.

A concessão atendeu ao disposto no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, que estabelece a revisão anual das remunerações dos servidores públicos, numa mesma data e sem diferenciação de índices.  “O que se busca é a valorização do quadro de pessoal, nosso maior e mais valioso patrimônio, respeitadas as limitações orçamentárias e financeiras do TCE”, explica o conselheiro Fábio Nogueira.

No Portal do TCE (www.tce.pb.gov) podem ser encontradas informações detalhadas sobre os gastos do Tribunal de Contas do Estado com suas folhas de pagamento. Basta buscar pelo link “Acesso à Informação”.

De acordo com o secretário de Controle Interno da ALPB, Marcos Aurélio, os 720 servidores efetivos começarão a receber o reajuste escalonado a partir do mês de março. Segundo ele, o adiamento do reajuste aconteceu porque a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014 só foi aprovada na última quarta-feira (22).

Ao todo o reajuste foi de 18%, que serão divididos em três etapas. No mês de março o aumento será de 8%, em setembro de 5% e em janeiro de 2015 mais 5%.
Os servidores efetivos também tiveram a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. 



Servente de pedreiro alega que "era xingado e levava tapa na cara" e por isso matou ex-PM

Luiz Eduardo foi preso na cidade paraibana de Belém por policiais da Delegacia de Homicídios de João Pessoa e disse que não aguentava mais ser chamado de bandido, levar tapa na cara do ex-PM
Arma apreendida com o servente


O servente de pedreiro, Luiz Eduardo Nascimento, conhecido Duquinha, 33 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (28) na cidade de Belém, no Brejo paraibano a 90km de João pessoa, por policiais civis da Delegacia de Homicídio da Capital e Repressão a Entorpecentes (DRE). O suspeito confessou que matou o ex-policial militar e vigilante, José Rômulo de Lima Araújo, 52 anos, em setembro de 2013, no bairro do Rangel, em João Pessoa.

Segundo o delegado de Homicídios, Bruno Germano, a Polícia Civil estava investigando o crime e chegou no nome de Luiz Eduardo, como autor do assassinato. Durante pouco mais de dois meses, os policiais investigaram o suspeito e conseguiram localizá-lo trabalhando em uma construção.

- As nossas investigações revelaram que após cometer o assassinato, o homem estava morando em Belém, onde tem família. Ele estava trabalhando em uma construção quando fizemos a abordagem. Ele confessou o crime e disse que estava sendo humilhado pelo ex-policial. Ele ainda revelou que não aguentava mais ser chamado de bandido, levar tapa na cara do ex-PM e daí matou o José Rômulo. Uma rixa entre eles motivou o assassinato – confirmou Bruno Germano.

O delegado disse que a arma, que teria sido usada no homicídio, foi encontrada na casa do servente de pedreiro. “Perguntei pela arma e o homem disse que estava em casa. Fomos até a residência e encontramos o revólver calibre 38. Ele foi autuado por posse ilegal de arma na delegacia local”.

Luiz Eduardo ficará detido na Central de Polícia Civil de João Pessoa onde será apresentado à imprensa no início da tarde desta segunda. Ele será levado para a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, mais conhecida como Presídio do Roger. 
Foto: Luis Eduardo confessou que matou o ex-PM
Créditos: Divulgação/ Secom PB
De acordo com a delegada Roberta Gouveia, titular da Delegacia de Homicídios, dois delegados e cinco agentes de investigação participaram do cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Tribunal do Júri da Capital. 
O delegado Allan Térruel, que está à frente da DRE, destacou a parceria das delegacias especializadas na repressão qualificada aos crimes contra a vida. “Recebemos as informações, repassamos para a Delegacia de Homicídios e participamos diretamente da operação, a fim de executar o mais rápido possível a prisão”, afirmou.


Traficante usava urso de pelúcia para esconder drogas e munições em Campina Grande

 Apreensão foi realizada pela Polícia Militar, após rondas de rotina no bairro das Cidades. O suspeito ainda tentou se livrar da droga, mas não obteve êxito
12Urso era usado para esconder drogas e munições
Um episódio inusitado chamou atenção dos policiais militares, integrantes do 2º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do tenente coronel Souza Neto, em Campina Grande, cidade localizada a 125 quilômetros de João Pessoa, na noite desta segunda-feira (27), no bairro das Cidades. 

Fabiano de Oliveira Silva, de 24 anos, foi preso em flagrante com 24 papelotes de maconha prensada e seis munições de espingarda calibre 12. Todo o material estava escondido dentro de um urso de pelúcia. O suspeito estava andando no meio da rua, quando policiais que realizavam rondas de rotina suspeitaram da atitude de Fabiano.

Ele ainda tentou se desfazer de dois papelotes da droga que estavam sob seu poder no momento da revista, mas não conseguiu desviar a atenção das autoridades policiais. Quando levado até sua residência para averiguação do imóvel, os policiais encontraram o esconderijo inusitado da droga e das munições do suspeito.

Tanto o material apreendido, quanto o urso e Fabiano foram levados à Central de Polícia em Campina Grande. Após autuação, o jovem segue para o Presídio do Serrotão.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Governador anuncia aumento variado entre 5% e 13%; confira os percentuais para cada categoria

Anúncio foi feito no Palácio da Redenção sob a expectativa de todos que aguardavam o cumprimento da data base, implantada pelo Governo Estadual há três anos
Ricardo anuncia aumento no Palácio da Redenção
 O governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (27) os percentuais de aumento para os servidores públicos estaduais. Os reajustes variam entre 5% e 13.75 %. O reajuste, segundo o governador, atinge todos os 105.422 servidores públicos estaduais.

Ricardo informou que do total de cerca de 105 mil servidores estaduais, 93 mil receberão reajuste entre 6.78% até 13.75%. O restante receberá aumento de 5%. "No total, vamos injetar R$ 21 milhões a mais do que é pago no total da folha, por mês. O maior acréscimo nominal dado por esse e por qualquer outro governo. Isso significa R$ 240 milhões a mais do que a folha por ano", disse.

De acordo com o governador, 41.528 que recebem o salário mínimo e terão reajuste de 6,78% este ano. Nas duas cidades, João Pessoa e em Campina Grande, onde tem transporte coletivo urbano, ganharão R$ 60 a mais no vale-alimentação.

Já o reajuste para a Polícia Militar e para a Polícia Civil será de 10%. "Não tenho como desconhecer o profundo compromisso que estamos realizando com a área de Segurança Pública. Também não posso achar correto que alguém desconheça esses compromissos e o reconhecimento que estamos cumprido nos últimos três anos, como é o caso da data-base em janeiro. Todos os anos o funcionalismo tem reajuste e eu tenho cumprido isso", comentou.

Na área de Segurança Pública - entre PMS, Polícia Civil, Bombeiros e agentes penitenciários - o Estado tem 21.334 servidores (20% do total), que ficaram com 10% de reajuste. "Quando somados com os dois últimos reajustes, esses índices fazem com que um soldado que ganhava R$ 1.564 em 2010 chegue a R$ 2,548 (aumento de 63% ) a inflação do período foi 19%. O ganho real foi de 44%", destacou Ricardo.

Ele lembrou que conseguiu, ao longo desses três anos, aumentar mais dos praças do que do próprio oficialato. "Um capitão da PM, por exemplo, teve 48% de reajuste nesse período. Em 2010 ele recebia R$ 5.190 em 2010, passando agora para R$ 7.993", observou.

No caso da Polícia Civil, para delegados, peritos, agentes de investigação, escrivães e demais do servidores nível médio o reajuste aplicado será de 10% na remuneração. Com isso, um delegado da classe C, que em 2010 ganhava R$ 7.106 passará a perceber R$ 10.365. Na classe E, o delegado que naquele ano tinha R$ 8.164 passa hoje a R$ 11.863.

No caso do agente da classe A, em 2010, ele tinha salário de R$ 1.922 e, com o reajuste anunciado nesta segunda, chega a R$ 3.126. Para os agentes da classe E, que há três anos percebiam R$ 2.649, com os 10% atingem R$ 4.005. 

Ricardo Coutinho disse que sonha com um dia em que possa criar prêmio por cada área integrada de Segurança Pública, de acordo com as metas a ser atingidas. "Acabamos de promover mais 2,5 mil praças da PM e do Bombeiros", lembrou. "Quem foi de cabo para sargento, por exemplo, terá mais 17% de reajuste fora o índice anunciado".  

Os servidores da Saúde, que somam  5.023 mil em todo o Estado, receberão reajuste que ficará entre 5 e 10%. Todo o pessoal de nível médio fica em 10%. Na base, o reajuste é de 5% e o restante distribuído pela representação, para prestigiar quem trabalha.

O governador citou que um servidor da saúde com nível superior terá uma remuneração (vencimento mais representação), que o reajuste anunciado chegará a R$ 2.575. Segundo ele, do total dos servidores da Saúde, 28,61% tiveram até 38% de reajuste nos últimos três anos.

Para a Educação, além do reajuste do piso nacional do magistério que é de 8.32 por cento dado a todos os professores em todo o Brasil, o governo do Estado dará a mais 5%, somando 13.75%. O percentual contemplará mais de 21 mil servidores da Educação.

Na opinião do governador, o magistério estadual está passando por um momento crucial, em que os investimentos estão acontecendo e melhorando estruturalmente as escolas para acabar com o estigma de que a educação pública não pode ser de boa qualidade.

De acordo com Ricardo,  o reajuste dos servidores públicos estaduais injetará na economia do estado, cerca de R$ 21 milhões mensalmente, o que somará aproximadamente R$ 249 milhões ao ano a mais na economia da Paraíba.

Segundo o governador, o Estado fechou o ano passado comprometendo 47,74% da Receita Corrente Líquida com o pagamento da folha de pessoal. "Foi um ano muito difícil e a nossa expectativa do FPE era de 11%, mas ele fechou 2013 abaixo da inflação. A Paraíba hoje investe, em obras e em aquisição de produtos, oito vezes mais do que a média investida em qualquer ano, desse ou de qualquer outro governo do século 21. Nós fechamos o ano com o comprometimento de 47,74% com pessoal", afirmou.  Segundo a LRF, o preconizado é um índice 49% da Receita Corrente Líquida a folha de funcionários.



domingo, 26 de janeiro de 2014

Sine inicia contratação de funcionários na Paraíba para linha de montagem da Fiat

Paraibanos estão sendo selecionados para trabalhar em empresas satélites e 1,3 mil foram capacitados
Interessados devem ir ao Sine PB
Através do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), a empresa carioca PCB Soldagens, que é a responsável pela construção da linha de montagem da nova fábrica da Fiat, em Goiana (PE), está contratando funcionários na Paraíba. Até agora, 27 paraibanos assinaram contrato e mais 19 estão sendo selecionados em Pernambuco. A empresa espera contratar ao todo cerca de 130 pessoas da Paraíba e de Pernambuco até março, podendo chegar a 200 contratados depois desse período. Mais de 1,3 mil paraibanos já foram capacitados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e poderão ser aproveitados pela Fiat e empresas satélites.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem procurar o Sine-PB (Rua Duque de Caxias, no Centro) para entregar o currículo e realizar o cadastro. Além da PCB Soldagens, o Sine espera que outras empresas entrem em contato com o órgão para captar mão de obra especializada. Entre as funções que estão sendo captadas pela Fiat e as empresas terceirizadas estão: técnico de segurança do trabalho, operador de empilhadeira, eletricista de manutenção industrial, motorista de caminhão munk, mecânico montador, soldador e ajudante de estruturas metálicas.

A empresa é a mesma que construiu a linha de montagem da fábrica da Nissan, no município de Resende (RJ). Há três semanas integrantes do setor de recursos humanos da PCB Soldagens estão na Paraíba e em Pernambuco para o processo seletivo. Parte dos selecionados assinou contrato na semana passada e já deve iniciar os trabalhos na próxima semana em Goiana.


Pai morre após tentar salvar filho e sobrinho que estavam se afogando em praia do Litoral Sul

Vítima era de Campina Grande e estaria em João Pessoa a passeio para curtir as praias locais; outros dois foram resgatados com vida
Homem morreu na praia de Gramame
Uma tragédia abalou o banho de mar no Litoral Sul da Paraíba no início da tarde deste domingo (26). Paulo Lemos, de 63 anos, morreu afogado na praia de Gramame, no município de Conde, localizado na região metropolitana de João Pessoa, após tentar salvar o filho e o sobrinho que estariam se afogando.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima entrou no mar para tentar resgatar os dois e acabou sendo levado pela correnteza das ondas.
O filho da vítima, um jovem de 23 anos, foi resgatado com vida e levado para um hospital particular da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele, mas o jovem estaria consciente .

A terceira vítima, o sobrinho de 12 anos, também foi socorrido com vida. Ele foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros e não precisou ser levado para uma unidade médica.

Paulo Lemos era de Campina Grande e estava em João Pessoa com familiares a passeio, para curtir as praias do litoral paraibano.

Vendaval provoca estragos em duas cidades do Cariri

Moradores assustados tentaram retomar a rotina, consertando telhados e contabilizando os estragos causados pelo vendaval que durou entre 10 e 20 minutos
Vendaval derrubou prédios

Um vendaval com chuva rápida e muita ventania assustou moradores das cidades de Coxixola e São Sebastião do Umbuzeiro, na região do Cariri, distantes respectivamente 247 e 319 quilômetros de João Pessoa, na tarde desse sábado (25).
De acordo com informações de moradores, os ventos fortes destelharam casas, derrubaram antenas, danificaram placas e levaram pânico a quem não estava acostumado com temporais, mas sim com escassez de chuvas.
Em Coxixola, o galpão que abrigaria a garagem da Prefeitura Municipal veio abaixo. Por sorte ninguém se feriu.
Em São Sebastião do Umbuzeiro, a placa que foi instalada no portal de entrada da cidade anunciando a festa da padroeira ficou danificada.

Foto: Placas foram danificadas pela ventania
Créditos: Reprodução/ Blog do Didi

Moradores assustados tentaram retomar a rotina, consertando telhados e contabilizando os estragos causados pelo rápido vendaval que teria durado entre 10 e 20 minutos.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Paraíba tem 374 vagas do concurso da Caixa; confira as cidades contempladas, dentre elas uma do Cariri

Salário para técnico bancário novo, de nível médio, é de R$ 2.025. Já para os cargos de nível superior os vencimentos ficam entre R$ 4 mil R$ 8 mil.
Concurso Público
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta sexta-feira (24) as cidades polo, onde serão realizadas as provas discursivas e objetivas dos concursos públicos cujas inscrições iniciaram nesta sexta-feira (24). Para a Paraíba foram reservadas pelo menos 374 vagas para candidatos aprovados para técnico bancário novo que exige nível médio.

Os municípios contemplados estão localizados nos macropolos de João Pessoa, Campina Grande e Patos, cidades onde serão realizadas as provas discursivas e objetivas.

Em relação às vagas para técnico bancário novo, em João Pessoa, serão destinadas 205 vagas, para os municípios de Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo e Santa Rita. Já em Campina Grande, serão 125 vagas destinadas aos municípios de Areia, Bananeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Picuí e Sapé. Em Patos, foram reservadas 44 vagas, destinadas a Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Monteiro, Patos, Pombal, Santa Luzia, São Bento e Sousa.

O salário para técnico bancário novo, de nível médio, é de R$ 2.025. Já para os cargos de nível superior os vencimentos ficam entre R$ 4 mil R$ 8 mil. Para os dois níveis, os salários podem ser acrescidos de vantagens como auxílio alimentação e participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente.

As vagas para nível superior são para cargos nas áreas de Engenharia Agrônoma, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e ainda Medicina do Trabalho. Para as vagas de nível médio, as cargos são para técnico bancário.

De acordo com os editais, há vagas para contratação imediata, no caso das vagas de nível superior e para cadastro de reserva, nos dois concursos.
As inscrições tanto para o concurso com vagas de nível superior como para o com vagas de nível médio começam nesta sexta-feira (24) e vão até o dia 11 de fevereiro. As provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer no dia 23 de março.

As vagas autorizadas pelo governo Federal para a contratação de funcionários pela Caixa Econômica somam mais de 9 mil até 2015. Desses, 4, 850 seriam para contratação este ano. Os aprovados no concurso de 2012 poderão ser chamados até 14 de junho e depois desse período os novos concursados passarão a ser chamados.

Maior fornecedor de cocaína da Paraíba movimentava o tráfico durante regime semiaberto

Conhecido como 'Beira Mar', ele cumpre pena no regime semiaberto na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, na Capital, porém, passava o dia em liberdade movimentando o tráfico de drogas
Carro usado por Gilson
O apenado Gilson Marques Madureira, conhecido como ‘Gilson Beira Mar’, foi preso na noite desta sexta-feira (24), durante a ‘Operação Medellin’ desencadeada pela Polícia Civil da Paraíba e Secretaria da Administração do Estado (Seap). Gilson é considerado o maior fornecedor de cocaína da Paraíba.
Conforme consta nas investigações policiais, “Beira Mar” cumpre pena no regime semiaberto na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, na Capital, porém, passava o dia em liberdade movimentando o tráfico de drogas. Vídeos gravados pelo serviço de inteligência da Seap flagraram as ações criminosas do apenado.

Durante três meses, os agentes de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) da Polícia Civil desenvolveram os trabalhos “de rua” e os agentes penitenciários da gerência de inteligência o sistema penitenciário (Geplasi) desenvolveram as ações dentro da unidade prisional, conforme atestou Wallber Virgolino, secretário de Administração Penitenciário da Paraíba.

Segundo Wagner Dorta, superintendente da 1ª Região de Polícia Civil, a prisão é importante e constitui a continuidade do trabalho que iniciamos no ano de 2011 na cidade de Campina Grande, quando coordenamos as ações de prisão de “GILSON BEIRA MAR” com cerca de R$ 1 milhão em joias, provenientes de crimes patrimoniais. O secretário Wallber Virgolino declarou que há outras ações sendo desenvolvida em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, porém todas caminham em sigilo.

Gilson Marques Madureira ganhou notoriedade no mundo criminoso como o gerente logístico de ações criminosas contra instituições financeiras dos estados no Nordeste. Ele já cumpriu pena no Presídio Federal de Mossoró-RN. O apenado deverá responder aos crimes de tráfico de drogas e associação para o Tráfico artigos 33 e 35 da Lei 11343.2006, podendo ser condenado a até 25 anos de prisão em regime fechado.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Casal é estuprado por mais de 1h e homem faz cirurgia de emergência, em Campina Grande

A diarista relatou à equipe da TV Correio/Record HD que estava deixando o trabalho, na companhia do esposo, quando o casal foi surpreendido por três homens
Vítima foi levada para o Trauma em CG
Um casal foi estuprado no final da noite dessa quinta-feira (23) no bairro Alto Branco, área nobre da cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. O homem de 57 anos teve uma garrafa de soro fisiológico introduzida no ânus.

A diarista relatou à equipe da TV Correio/Record HD que estava deixando o trabalho, na companhia do esposo, quando o casal foi surpreendido por três homens. Os suspeitos, que estavam com os rostos encapuzados e um deles armado, levaram o casal para um terreno baldio e praticaram o crime. De acordo com uma das vítimas, o trio apresentava estar sob o efeito de drogas.

A mulher comentou que o estupro durou cerca de uma hora e meia. Durante a execução do crime, os homens introduziram uma garrafa de soro fisiológico no ânus do marido. Após ser liberado, o casal foi para casa no bairro José Pinheiro, onde ela ainda tentou retirar o objeto, mas sem sucesso.

O homem foi levado - pela esposa – para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada do plástico. Ele passa bem. Os bandidos ainda não foram identificados.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ex-noiva será indenizada por danos morais e deve receber R$ 20 mil por sofrer violência

Tribunal negou apelação interposta pelo noivo e manteve sentença
Tribunal de Justiça da Paraíba
O Tribunal de Justiça da Paraíba negou recurso de apelação e manteve a sentença do juízo da 16ª Vara Cível de João Pessoa determinando que um homem pague indenização de R$ 20 mil a ex-noiva por danos morais, referentes à violência doméstica.

A mulher havia ingressado Ação Ordinária de Reparação de Danos Materiais e Morais contra o réu por conta das despesas oriundas do cancelamento da celebração matrimonial, mas o pedido foi julgado parcialmente procedente, sendo concedido apenas o dano moral, o que fez a autora apelar junto ao TJPB.
Contudo, o dano material não foi concedido pelo fato do relator do processo, o desembargador Fred Coutinho, constatar que as provas juntadas pelo noivo não convergem para o acatamento da tese defendida em recurso, diante da ausência de demonstração de vontade do homem em se casar.

“Inexiste comprovação da anuência do noivo com relação aos gastos, pois, como assegurado por testemunhas, o relacionamento durou apenas três meses”, explicou o relator. Por outro lado, o réu também havia interposto apelação cível no sentido de modificar a condenação pelos danos morais. No entanto, no voto, o desembargador Fred Coutinho reconhece o dever do réu de indenizar os danos morais sofridos pela autora em razão de ato por ele praticado.

“Levando em consideração a extensão do dano, bem como, as circunstâncias do fato, sua repercussão e as condições socioeconômicas da vítima e do ofensor, concluo que o valor fixado merece ser mantido”, ressaltou o relator.


Caixa lança editais de concurso com vagas para a Paraíba; salários chegam a R$ 8 mil

Inscrições tanto para o concurso com vagas de nível superior como para nível médio começam nesta sexta-feira (24) e vão até o dia 11 de fevereiro e as provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer no dia 23 de março
Imagem ilustrativa
A Caixa Econômica Federal lançou editais para concursos públicos para os níveis médio e superior, com vagas em todo o Brasil, inclusive a Paraíba. Os salários vão de R$ 2.025 a R$ 8.041 mais vantagens como auxílio alimentação e participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente.

As vagas para nível superior são para cargos nas áreas de Engenharia Agrônoma, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e ainda Medicina do Trabalho. Para as vagas de nível médio, as cargos são para técnico bancário.

De acordo com os editais, há vagas para contratação imediata, no caso das vagas de nível superior e para cadastro de reserva, nos dois concursos.
As inscrições tanto para o concurso com vagas de nível superior como para o com vagas de nível médio começam nesta sexta-feira (24) e vão até o dia 11 de fevereiro.  As provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer no dia 23 de março.

As vagas autorizadas pelo governo Federal para a contratação de funcionários pela Caixa Econômica somam mais de 9 mil até 2015. Desses, 4, 850 seriam para contratação este ano. Os aprovados no concurso de 2012 poderão ser chamados até 14 de junho e depois desse período os novos concursados passarão a ser chamados.
Clique aqui para o edital de nível superior e aqui para o de nível médio. 

Governo deve pagar servidores nos dias 30 e 31, mas não garante aumento

Com o orçamento finalmente definido, a secretária afirmou que reunirá as equipes a partir de hoje e, se necessário, até durante o final de semana para definir os novos índices
Livânia Farias
Após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã de ontem, a Secretaria de Administração corre contra o tempo para definir o reajuste dos servidores e realizar o pagamento de janeiro com o novo índice. A titular da Pasta, Livânia Farias, lembrou que a folha deveria ser fechada no último dia 20, mas o atraso na votação da LOA impossibilitou o processo. Por isso, ainda não é possível garantir que os servidores receberão o valor reajustado já neste mês. Mesmo assim, a secretária garante que, por enquanto, o pagamento está mantido para os dias 30 e 31.

Com o orçamento finalmente definido, a secretária afirmou que reunirá as equipes a partir de hoje e, se necessário, até durante o final de semana para definir os novos índices. Apesar do curto espaço de tempo, Livânia garante que é possível respeitar o prazo. “Vamos nos reunir para fazer os cálculos e tentar resolver tudo até sexta-feira. Por enquanto, a folha de pagamento está mantida para os dias 30 e 31”, afirmou.

A definição do índice de reajuste salarial dos servidores estaduais está atrasada devido ao imbróglio na votação da LOA, que só ocorreu ontem. O projeto deveria ter sido votado e aprovado pela ALPB desde o dia 20 de dezembro do ano passado. Sem conhecer o orçamento anual, o governo alegou que não teria condições de calcular os novos salários. 

No ano passado, o governador Ricardo Coutinho anunciou aumento que variou de 3%, reajuste básico, a 16,5%, para alguns profissionais da Saúde em nível básico e médio. Segundo o governo do Estado, mais de 107 mil beneficiados ganharam reajuste acima da inflação, apesar da dificuldade da máquina pública em garantir o aumento sem comprometer a instabilidade financeira da gestão. O reajuste injetou R$ 188,5 milhões na economia do Estado, representando um impacto de 6,4% na folha anual.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encontro reunirá empregadas domésticas dos nove estados do Nordeste em Campina Grande

Elas irão debater as conquistas da categoria e lançarão a campanha nacional 'Nenhum Direito a menos – pela efetivação do trabalho doméstico decente'
Creuza Oliveira, da Fenatrad
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013, sexta e sábado, acontecerá em Campina Grande o Encontro de Articulação das Trabalhadoras Domésticas do Nordeste, promovido pelo Centro de Ação Cultural (Centrac), em parceria com a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

A abertura do evento vai acontecer às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Largo do Açude Novo, no antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, próximo ao Terminal de Integração, no Centro. Participarão da mesa de abertura Creuza Oliveira, presidenta da Fenatrad, Maria Helena dos Santos da direção da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande e Verônica Ferreira, pesquisadora do SOS Corpo, de Recife (PE). Na ocasião haverá ainda o lançamento da Campanha 'Nenhum Direito a menos – pela efetivação do trabalho doméstico decente'.

O segundo dia de encontro acontecerá no Centro de Eventos São Clemente, localizado na Escola Técnica Redentorista, no bairro Universitário, em Campina Grande, e vai reunir 45 trabalhadoras domésticas dos nove estados do Nordeste. Da Paraíba estarão presentes representantes do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de João Pessoa e da Associação de Campina Grande. A programação do encontro contará com vídeo-debates, oficinas e mesas de diálogo.

O objetivo do evento é ampliar o debate junto à sociedade e agentes públicos no âmbito da região Nordeste sobre a luta das trabalhadoras domésticas por valorização e equiparação de direitos aos demais trabalhadores, e dar visibilidade ao conteúdo da Convenção nº 189 e da Recomendação nº 201 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre “Trabalho Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos”.  A ideia é promover um espaço de reflexão do movimento e unificação de estratégias de luta pela ampliação dos direitos das trabalhadoras domésticas.

Programação:

Dia 31 de Janeiro (Sexta- feira) – participação aberta ao público. 
19h - Mesa de Abertura do Encontro – “Avanços e desafios na luta das/os trabalhadoras/es domésticas/os por valorização do trabalho doméstico como  trabalho decente”.
Palestrantes:
- Creuza Maria de Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad);
- Maria Helena dos Santos, da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande;
- Verônica Ferreira - Pesquisadora da Ong SOS Corpo, de Recife-PE.

21h - Coquetel de lançamento da Campanha

Dia 1 de Fevereiro (Sábado)

8h - Dinâmica matinal/Momento de Sensibilização


8h15 - Oficina 1: “A utilização das redes sociais para o fortalecimento da luta das/os trabalhadoras/es domésticas/os”.
Oficina 2: “A importância dos espaços de Controle Social e articulação com os movimentos sociais para efetivação dos direitos das Trabalhadoras Domésticas”
Oficina 3: “Como os Sindicatos e Associações podem intervir no processo de ratificação da Convenção nº 189 e Recomendação nº 201”.

10h - Intervalo – Lanche

10h15 - Socialização das Oficinas

12h – Almoço

14h - Roda de Diálogo:
Tema: Quais as estratégias de luta das trabalhadoras domésticas?
Finalidade: Construção de uma agenda em comum entre os sindicatos.

16h - Intervalo – Lanche

16h15 - Encaminhamentos Gerais - Bandeiras de luta da categoria em nível nacional

17h30 - Avaliação e Encerramento do Encontro

Grávida de 5 meses era espancada e mantida acorrentada dentro de casa pelo marido

Os atos de violência vinham ocorrendo dentro da residência do casal na zona rural entre os municípios de Pilõenzinhos e Serraria, no Brejo paraibano
Jovem era mantida acorrentada
Uma jovem de 23 anos e que está grávida de 5 meses era mantida acorrentada pelo marido durante o cárcere privado. Segundo informações de Juliana Brasil, delegada da Mulher de Guarabira, onde foi notificado o caso, a mulher era espancada e estuprada. Os atos de violência vinham ocorrendo dentro da residência do casal na zona rural entre os municípios de Pilõenzinhos e Serraria, no Brejo paraibano. O caso foi descoberto nessa terça-feira (21).

A delegada informou que a jovem estava casada há um ano com o homem e há alguns meses as torturas começaram. Alegando ciúmes, o suspeito da violência doméstica mantinha a mulher isolada, sem contato com parentes e vizinhos.

- Ele tem uma personalidade agressiva. Privava ela de contatos com todo mundo. Nesse período, a mulher mantida acorrentada, era espancada e mantinha relações sexuais com ele, mesmo contra sua vontade – confirmou Juliana Brasil.

A vítima conseguiu fugir do cárcere e passou mais dez horas perambulando dentro de uma mata. “Ela ficou quase o dia todo andando por uma mata até conseguir socorro. A jovem estava com a corrente no tornozelo o que lhe causou ferimentos. Os policiais militares trouxeram a mulher para a Delegacia da Mulher, onde foi feito o flagrante”, disse a delegada, acrescentando que diligências estão feitas para prender o suspeito.

A mulher está recebendo atendimento médico-psicológico e está sob custódia das autoridades policiais. A delegada Juliana Brasil disse que o homem vai responder por cárcere privado, injúria, estupro, ameaça e lesão corporal.