quinta-feira, 4 de abril de 2013

Operação conjunta resgata 21 cães com calazar; animais eram criados por casal de idosos


Segundo testemunhas, não havia higiene e o local estava tomado pelas fezes e urina dos animais

123Cachorros estavam com calazar
Uma operação conjunta resgatou vinte e um cachorros que estavam presos em uma residência na zona norte da cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. Todos eles apresentavam sintomas de leishmaniose visceral (doença conhecida como calazar). A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Vigilância Sanitária e assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social do município.
Dentro da casa, reside um casal de idosos que dizia cuidar dos animais. Desesperados, os anciãos fizeram de tudo para não permitir que os bichos fossem levados do local. O casal tratava os animais como se fossem sadios, inclusive dando carinho e dormindo em uma cama junto com os bichos. Testemunhas afirmaram que a casa se encontrava em situação crítica, pois não havia higiene e o local estava tomado pelas fezes e urina dos animais.
"Também foram encontrados mosquitos e focos de dengue na casa. O mal cheiro da residência estava se tornando insuportável para toda a vizinhança, que acabou denunciando o caso", informou um dos agentes.
Todos os 21 cachorros que foram retirados da casa foram comprovados com calazar. Entretanto, na residência também haviam gatos e galinhas. O local está sendo detetizado e todas as residências em um raio de 200 metros também devem passar por detetização para evitar contaminação.

A Secretaria de Promoção e Ação Social encaminhou o casal de aposentados ao Conselho de Idosos para que fossem estudadas as medidas necessárias ao caso.
Calazar - Leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar e febre negra, é a forma mais severa de leishmaniose. É o segundo maior assassino parasitário no mundo, depois da malária, responsável de uma estimativa de 60 000 que morrem da doença cada ano entre milhões de infecções mundiais. O parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea e, se deixado sem tratamento, quase sempre resultará na morte do anfitrião mamífero. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço significativo do fígado e baço. De preocupação particular, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o problema emergente da co-infecção HIV/LV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário