segunda-feira, 29 de abril de 2013

EM SÃO JOÃO DO CARIRI CRIADOR PROVA QUE É POSSÍVEL PRODUZIR LEITE MESMO DIANTE DAS ADVERSIDADES


Com sua pequena criação de caprinos e bovinos situada às margens do rio Taperoá no município de são João do Cariri no interior da Paraíba, o agricultor Rodrigo de Farias Lucena vem provando que é possível criar animais e produzir leite mesmo diante de todas as adversidades peculiares do Cariri. Segundo ele não recebe nenhum apoio de órgãos públicos, mas sim de seus familiares e de Deus. Mesmo assim, consegue com muito trabalho e dedicação cuidar de seu pequeno rebanho.

Em tempos difíceis como o que estamos atravessando por falta das chuvas ele tem um pequeno plantio de capim de onde retira parte da alimentação dos animais e faz questão de cuidar da vacinação dos mesmos que é de fundamental importância tê-los sadios, visto que, o leite é comercializado no próprio município.
Com 9 vacas e 13 cabras leiteiras ele nos conta que em período de inverno onde os animais tem alimentos em abundância já chegou a produzir 3.900 litros de leite de vaca e 3.300 litros de leite de cabra ao mês. Nos dias atuais a produção caiu para 3.000 litros de leite de vaca e 450 litros de leite de cabra ao mês.

Diante de todas as dificuldades enfrentadas, Rodrigo continua animado e otimista com seu rebanho e ainda conta com o apoio de seu pai, José Rubens que também o ajuda nas lutas do dia-a-dia para cuidar dos animais.
                       
Nós do BLOG CARIRI VELHO fomos acompanhar esse trabalho de perto e parabenizamo-los por toda dedicação e otimismo, mostrando que no Cariri é possível criar e produzir só falta apoio dos poderes constituídos ao homem do campo.


Um comentário:

  1. sou aqui do cariri da cidade de Ouro Velho esse produtor tá de parabéns por que muitas vezes esperamos pelos governantes e eles só chegam quando a vaca vai para o brejo, mais com força de vomtade e a necesidade acima de tudo o Homem forte do campo consegue produzir alimento para sua familia e ainda vender para conseguir pegar um dinheiro extra para outras depesas..Wedell Nunes-Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Velho-PB.

    ResponderExcluir