quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mais de 23 mil eleitores não regularizaram o título e prazo termina nesta 5ª feira



Sem o título, a pessoa fica impedida de obter passaporte; assumir cargos públicos; renovar matrículas, se estudar em escola pública; fazer empréstimos ou inscrições em órgãos financeiros
Título de eleitor
O prazo para regularizar o título eleitoral termina nesta quinta-feira (25). Os eleitores que não compareceram aos três últimos pleitos e não justificaram a ausência devem ir ao cartório eleitoral com um documento com foto, título de eleitor, comprovante de votação e de justificativa eleitoral (para os que constam como irregulares, mas votaram ou justificaram na eleição) e de recolhimento ou dispensa de multa.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leonardo Lívio Ângelo Paulino, dos 24.990 paraibanos que não compareceram às últimas eleições, apenas 1.117 regularizaram o título eleitoral, até ontem. Isso representa 4,47% dos faltosos. Leonardo Lívio acredita que o percentual está dentro da média nacional. “Do 1,5 milhão de eleitores faltosos no Brasil, apenas 81.500 haviam comparecido à Justiça Eleitoral até ontem. Em Estados vizinhos, a média foi de 4,51% no Ceará, 4,58% em Pernambuco e 4,52% no Rio Grande do Norte de eleitores que regularizaram o título”.

O secretário afirmou que o prazo é improrrogável. “Lembrando que cada turno é considerado um pleito. Por isso, os eleitores que não justificarem a ausência nas eleições perderão os títulos”. Ele destacou a importância da regularização. “Quem perde o título de eleitor acaba perdendo o status de cidadão. Deixa de existir para a Justiça Eleitoral, porque o documento fica cancelado”.

Leonardo Lívio alertou: “Sem o título, a pessoa fica impedida de obter passaporte; assumir cargos públicos; renovar matrículas, se estudar em escola pública; fazer empréstimos ou inscrições em órgãos financeiros; receber salários, caso seja funcionário público, entre outras dificuldades. É um prejuízo muito grande para o cidadão”.

Ele explicou como o eleitor pode verificar se a sua situação está regular com a Justiça Eleitoral. “Não existe um comunicado da Justiça Eleitoral para aquelas pessoas que estão irregulares. Por isso, solicitamos que os eleitores acessem a página do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba na internet para fazer a verificação, por meio do site www.tre-pb.jus.br/eleitor/certidaoquitacao”.

Os eleitores que possuem domicílio eleitoral na Paraíba e estão em dúvida se possuem algum débito com a Justiça também são orientados a acessar a página. A multa para quem deixou de justificar a ausência é de R$ 3,51 por turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário