quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Em 2012, MPF ajuizou 63 ações de improbidade administrativa contra prefeitos da Paraíba


Todas as ações foram movidas pelo MPF por mal uso de recursos públicos federais, com pedido pedido junto à Justiça Federal para que os acusados sejam obrigados a devolver os recursos
Imagem ilustrativa
Este ano, o Ministério Público Federal ajuizou 63 ações de improbidade administrativa contra prefeitos da Paraíba.  Segundo dados do relatório divulgado nesta quinta-feira (06), no mesmo período, o MPF ofereceu 53 denúncias contra ex-prefeitos por crimes de malversação de dinheiro público.
No entanto, o número de ações por improbidade ajuizadas em 2012 é menor do total apresentado em 2011. Durante todo o ano passado, o MPF havia promovido 97 processos contra gestores e ex-gestores.
 Todas as ações foram movidas pelo Ministério Público Federal  por mal uso de recursos públicos federais. Agora, o MPF está pedindo que a Justiça Federal obrigue esse gestores a devolver os recursos e pagar multas. Eles ainda ficariam proibidos de assinar qualquer tipo de contrato com o poder público.
O MPF informou, ainda, que o mal uso dos recursos públicos que originou as denúncias foi de verbas destinadas a ações do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Bolsa Família, Proteção Social Básica e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa). Os processos têm relação, ainda, com execução de convênios e contratos de repasse do Governo Federal por meio dos ministérios da Saúde, Educação, Turismo, Cidades e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
As informações constam do relatório anual de atividades do Fórum Paraibano de Combate À Corrupção (Focco), relativo às atividades do órgão no Estado, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, que foi divulgado nesta quinta.
O relatório também destaca a participação do MPF na Operação Amalteia, em maio, que foi deflagrada em conjunto com a Polícia Federal, com o objetivo de levantar provas sobre irregularidades relacionadas com o Programa Leite da Paraíba, envolvendo R$ 285,8 milhões em recursos repassados à Fundação de Ação Comunitária (FAC) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desde 2005.

Depois da Operação Almateia o Programa Leite da Paraíba chegou a ser suspenso e a FAC fez algumas modificações na sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário