quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lionel Messi e seu pai são acusados de fraude no imposto de renda

Para o Ministério Público da Espanha, a iniciativa da fraude teria partido do pai do jogador, que também é seu agente. A suspeita é que Messi tenha sonegado 4 milhões de euros, cerca de R$ 11 milhões
Messi pode pegar de 2 a 6 anos de detenção

O jogador argentino Lionel Messi e o seu pai, Jorge Horácio, estão sendo investigados pelo Ministério Público da Espanha por fraude na declaração do imposto de renda do atacante do Barcelona. O valor sonegado chegaria a 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 11 milhões). A quantia é referente aos exercícios de 2007, 2008 e 2009. 

Segundo com o diário espanhol El País, o jogador teria simulado a cessão dos direitos de imagem os direitos de sua imagem para empresas sediadas em Belize e no Uruguai e formalizado acordos de licenciamento, agenciamento e prestação de serviços com outras empresas, instaladas na Suíça e no Reino Unido. Dessa forma, as receitas referentes aos direitos de imagem daquele período praticamente não sofreram tributação do tesouro espanhol. 

Para o Ministério Público, a iniciativa da fraude teria partido do pai do jogador, que também é seu agente. Em 2005, quando Messi ainda era menor de idade, Jorge Horácio solicitou a uma terceira pessoa que abrisse uma empresa, depois sucedida por outra, "com o único intuito de sonegar impostos".  

A acusação da prática dos três delitos contra a Fazenda Pública será julgada pelo tribunal de Gava, em Barcelona. De acordo com o código penal do país, a pena prevista em caso de condenação varia de dois a seis anos de detenção, além de multa que pode chegar a seis vezes a cota de imposto sonegada.

Defesa 
Nesta quarta-feira, o jogador publicou um comunicado em sua página no Facebook em que se diz surpreso com a acusação. O argentino afirma que está acompanhando o desenrolar dos fatos através da imprensa, e que sempre "cumpriu suas obrigações tributárias, seguindo orientações de seus conselheiros fiscais, que se encarregarão de esclarecer esta situação". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário