quarta-feira, 9 de abril de 2014

Feira do Empreendedor abre inscrições para as mais de 300 atividades

Feira vai acontecer entre os dias 15 e 18 de maio e deverá reunir mais de 20 mil empreendedores, empresários e pessoas que buscam iniciar o próprio negócio
Feira do Empreendedor, edição 2013
A partir do próximo dia 15 de abril, estarão abertas as inscrições para as mais de 300 atividades gratuitas que acontecerão durante a Feira do Empreendedor da Paraíba. O evento, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, foi apresentado na tarde desta terça-feira (8) à imprensa, empresários, parceiros e patrocinadores. Esta é a sexta edição da Feira na Paraíba, que deverá atrair cerca de 20 mil empreendedores, empresários e pessoas que buscam iniciar o próprio negócio.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o evento é uma excelente oportunidade de capacitação e celeiro de inovação para os empreendedores. “Temos um ambiente legal propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O Sebrae oferece toda sua assistência técnica para fazer história e desenvolver o país. A Feira do Empreendedor é um evento marcante, que tem um ótimo lema, 'o empreendedorismo que transforma'”, ressaltou Barretto.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Mário Borba, destacou durante o lançamento os dados positivos dos pequenos negócios paraibanos, como o alto índice de sobrevivência (segunda melhor taxa do Brasil) e o crescente número de microempreendedores formalizados, que já somam mais de 53 mil no Estado. “A Paraíba está vivendo um bom momento em sua economia e parabenizo a diretoria do Sebrae pela realização de mais um evento que fomenta as micro e pequenas empresas”, completou.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto Santos, enfatizou as oportunidades que são geradas com a Feira do Empreendedor. “É preciso estar atento a essas oportunidades para poder organizar, planejar e mudar a realidade de nosso país. No próximo mês a Paraíba terá um momento importante para se desenvolver, com a realização desse evento”, disse Carlos Alberto.

O lançamento da Feira contou também com a participação do secretário de Finanças da Paraíba, Tácio Pessoa, que representou o governador Ricardo Coutinho. “A Paraíba entrou, definitivamente, para a rota do turismo de eventos, com a inauguração do Centro de Convenções. Além disso, estamos criando um ambiente favorável aos negócios e criando parcerias importantes”, disse. “A Feira é um espaço para empreender, criar negócios e novas oportunidades. O nosso grande negócio é acreditar na nossa gente”, completou o secretário.

Durante o lançamento, foram apresentados o site da Feira (www.feiradoempreendedorpb.com.br), os grandes números do evento, como mais de 300 atividades gratuitas, 60 empresas apresentando oportunidades de negócios, público estimado de 20 mil pessoas, em um espaço de 19 mil metros quadrados, além das empresas que estarão compondo a estrutura da feira (Sistema Fiep/Senai, Fecomércio/Senac, Faepa/Senar, Banco do Nordeste, Governo do Estado/Empreender PB, Banco do Brasil, IFPB, Unipê, Correios e Vivo). Representantes dos Correios e do Banco do Nordeste também participaram do lançamento.

“Muitas pessoas já possuem características empreendedoras, mas é preciso aperfeiçoar e desenvolver. Garantir um bom negócio vai além de oferece um bom produto. É preciso se diferenciar, entender do próprio negócio, da sua gestão e o impacto dela na sociedade”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

Sustentabilidade social

Dentre as ações de sustentabilidade social da Feira do Empreendedor, estão a capacitação de pescadores e moradores da comunidade da Praia da Penha. A ação é uma parceria do Sebrae e Senai, para garantir trabalho e renda para quem mora no entorno do Centro de Convenções. A comunidade está participando do curso de confecção de pequenos artefatos em pele de peixe.

A diretora de relações institucionais do Sistema Fiep, Denise Gadelha, destacou durante o lançamento da Feira, a importância deste trabalho com a comunidade. “Queremos melhorar a qualificação de nossas empresas e da comunidade”, disse. Ela ressaltou que, a pele de peixe, que antes era descartada, agora virou matéria-prima e se tornou mais uma fonte de renda para os pescadores. Os produtos que estão sendo confeccionados ficarão expostos durante a Feira do Empreendedor.

Tecnologia que Transforma

Plataformas digitais conhecidas mundial e nacionalmente estarão presentes na Feira do Empreendedor da Paraíba. Facebook, Google e Mercado Livre irão mostrar aos empreendedores paraibanos como as ferramentas podem ser usadas para incrementar negócios e atrair clientes.

Com a parceira com o Facebook, os participantes do evento irão aprender como usar a rede social mais utilizada por brasileiros para dar visibilidade as suas empresas e ampliar mercados. A empresa terá um estande no espaço “Tecnologia que Transforma” e vai atender os empreendedores interessados em se posicionar no mundo digital. Já o Google, através do programa Conecte seu Negócio, vai ajudar micro e pequenas empresas a criar o seu primeiro site de maneira simples e rápida.

O projeto Primeiro E-commerce, fruto da parceira entre Sebrae e o Mercado Livre, vai oferecer aos empreendedores a criação simples e gratuita do seu primeiro e-commerce (loja virtual) para micro e pequenas empresas. Com a iniciativa, o empresário terá a oportunidade de inserir seus produtos no maior site de compras do país e de ampliar seu negócio em âmbito nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário