quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Governador sanciona a LOA 2014 com 17 vetos parciais


Ricardo Coutinho veta parcialmente 17 emendas dos parlamentares à peça, orçada em R$ 10,7 bilhões
Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho (PSB) vetou parcialmente 17 emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2014. A sanção da peça, orçada em R$ 10,7 bilhões, e os vetos foram publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (4). Para algumas delas, a alegação foi de inconstitucionalidade das propostas. A LOA deverá voltar à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para avaliação dos vetos quando a Casa retornar do recesso ‘esticado’ devido às obras na sede, cuja previsão de conclusão é de 30 dias.

O presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, deputado Raniery Paulino (PMDB), informou que, caso seja necessário, a comissão pode se reunir antes do retorno das atividades parlamentares, mas que a expectativa mesmo é de debater os vetos após o recesso.

Ele disse que, primeiramente, é preciso tomar conhecimento dos pormenores de todas as emendas vetadas e fazer uma reunião com os autores de cada uma. “Acredito que todas as emendas foram elaboradas baseadas na demanda e nos pedidos da população”, disse.

Raniery explicou que os vetos passarão pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para depois passar pela de Orçamento. “A Comissão de Orçamento vai analisar as emendas vetadas para nortear o posicionamento da ALPB”, afirmou.

O deputado explanou que as quase 400 emendas apresentadas pelos deputados e que não estão dentre as vetadas já estão em vigor. “Vamos analisar todas as emendas vetadas e, à primeira vista, não acredito na inconstitucionalidade de nenhuma delas”, informou. Após análise pelas comissões, o projeto voltará ao plenário, que poderá manter ou derrubar os vetos do governador Ricardo Coutinho.
Integrante da bancada governista, Lindolfo Pires (Democratas) acredita que, por causa do recesso, a bancada terá tempo para avaliar e analisar cada uma das emendas. “Como a Assembleia está fechada, e só volta depois do Carnaval, acredito que vamos discutir os vetos quando retornarmos às atividades”, explanou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário