sexta-feira, 30 de maio de 2014

IFPB oferta 1.030 vagas na 2ª edição do Sisu; inscrições começam segunda


Campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí Sousa e Princesa Isabel serão contemplados
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
IFPB vai ofertar 1.030 vagas no Sisu 2014.2 nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí Sousa e Princesa Isabel. As inscrições começam na próxima segunda-feira (2) e vai até o dia 4 de junho. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. A inscrição é feita de forma gratuita pela internet no site sisu.mec.gov.br.

O Instituto reserva 50% das vagas para quem estudou na escola pública, dentre essas também há reserva para afro-descendentes, indígenas e quem tem renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo, além da cota de 5% para pessoas com deficiência.

Os cursos são de Tecnologia em Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Telemática, Design de Interiores, Geoprocessamento, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Agroecologia, Bacharelados em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, e em Administração e Licenciaturas em Matemática, Física e em Química.

Sisu

O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.

De acordo com o calendário de inscrições e matrículas no Sisu divulgado pelo MEC, as inscrições acontecerão de 2 a 4 de junho, com divulgação dos resultados de primeira chamada no dia 6 e matrículas dos selecionados dias 9, 10, 11 e 13 de junho.

Para os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada, o resultado da segunda chamada está previsto para ser divulgado em 24 de junho de 2014, procedido pelas matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O CLIMA ESTÁ ESQUENTANDO NA POLÍTICA: Secretário de Saúde da Paraíba sai escoltado de Monteiro após ser ameaçado pelo Deputado João Henrique



Depois de visitar alguns órgãos do estado, no município de Monteiro, acompanhado de autoridades monteirenses e da região, o Secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Waldson Dias de Souza, concedeu entrevista a uma emissora de rádio local,onde após sua entrevista chegou a sofrer ameaças.

O tumulto foi grande em Monteiro na manhã desta terça feira(28), o Secretário de Saúde utilizou uma emissora de rádio local, para desmentir o ex-diretor do Hospital Regional de Monteiro, Ranieri Felix, genro do Deputado João Henrique, que tinha se pronunciado em carta renúncia, dizendo que o Hospital Regional não recebia repasses a mais de dois meses e isso teria implicado na acumulação de débitos e na falta de credibilidade do HRSF junto a seus fornecedores.

O Secretário durante a entrevista, na emissora de rádio, foi questionado se era verídico que os repasses não estavam sendo passado para o hospital, o mesmo desmentiu o ex-diretor e convidou Ranieri a fazer um debate, para que tudo fosse mais bem esclarecido, Waldson afirmou que os repasses estavam em dias e que estavam disponíveis no sagres, para que toda população paraibana tenha conhecimento sobre as irregularidades, disse que vai apurar tudo e levar ao conhecimento da população e da justiça.

Minutos depois da entrevista o Secretário de Saúde recebeu do Deputado João Henrique mensagens via celular, desaforadas e intimidadoras, segundo informações em uma das mensagens o Deputado João Henrique disparou “Aguarde as Consequências Secretário”.

A Prefeita do Município de Monteiro, Ednacé Henrique, esposa do Deputado João Henrique, foi até a emissora tirar satisfação com o Secretario e disparou palavras de baixo calão, intimidadoras e falou que desmentiria tudo que o Secretário tinha pronunciado na emissora, ainda durante o bate boca, o Secretario disse a Ednacé Henrique que está preparado para qualquer coisa, e que ele vai investigar possíveis irregularidades do Hospital Regional de Monteiro.

Foi necessário o Secretário de Saúde, Waldson Dias de Souza, solicitar escolta polícial para sair do município de Monteiro, temendo retaliações, a escolta policial seguiu até a divisa do município da Prata.

O Deputado João Henrique a poucos dias anunciou apoio a pré-candidatura de Cássio, rompendo com o Governador Ricardo Coutinho. Não é a primeira vez que João Henrique faz ameças aos Secretários de Ricardo, em outro episódio o Deputado chegou a chamar a Secretária de Educação de "formadora de quadrilha" e a comparou com "Santo em quarto de RAPARIGA",  vê tudo e não faz nada.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

JANTAR DOS CASAIS NA COMUNIDADE DO CURRAL DO MEIO

A COMUNIDADE DO CURRAL DO MEIO, TEM A HONRA DE CONVIDAR A TODOS OS CASAIS, CASADOS OU NAMORADOS, PARA MAIS UM DELICIOSO JANTAR DOS CASAIS, ORGANIZADO PELA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA UNIÃO, QUE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 14 DE JUNHO ÁS 20:00HS, SERÁ A 16ª EDIÇÃO DO JANTAR EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS NAMORADOS. CONVITES AO PREÇO DE 30,00 REAIS, QUEM DESEJAR PODE GARANTIR O SEU COMIGO E OUTRAS PESSOAS DA COMUNIDADE. SERÁ UMA NOITE DE MUITO ROMANTISMO, DIVERTIMENTO, COMIDA SABOROSA E VOCÊ AINDA AJUDA A ASSOCIAÇÃO!!!!!!! PARTICIPEM!!!!!!!!!

PARTICIPE DA 8ª CRUZADA EVANGELÍSTICA 2014 EM SÃO JOÃO DO CARIRI


Dia 31 de maio de 2014
Cantores:
Banda Kairos
Priscila Custódio
Luciana e Luana
Debora Leticia
Neide Freitas
APOIO: Pr. Jonas e Missionário Luiz

REALIZAÇÃO: Pr. Daniel Nunes - Presidente da Assembleia de Deus e Pr. Joel Lacerda

terça-feira, 27 de maio de 2014

Pesquisa Sousa Lopez/Correio aponta que 56% aprovam gestão do governador Ricardo Coutinho

Números mostram um crescimento na aprovação da gestão do governador em relação à pesquisa realizada há um mês, em que 51,6% dos paraibanos consultados aprovavam a administração
Governador Ricardo Coutinho
Pesquisa realizada pelo Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que 56% dos paraibanos aprovam a maneira como o governador Ricardo Coutinho (PSB) vem administrando a Paraíba, 37,1% desaprovam e 7% não sabem ou não opinaram.

Os números mostram um crescimento na aprovação da gestão do governador em relação à pesquisa Souza Lopes/Correio realizada há um mês, em que 51,6% dos paraibanos consultados aprovavam a administração, 41% desaprovam e 7,4 não souberam ou não opinaram.

A pesquisa quis saber também como o paraibano classifica a administração do governador Ricardo Coutinho até este momento. Do total, 10,3% classificam a gestão como ótima, 30,1% boa, 33,3% regular, 8% ruim, 16,3 péssima e 2,1% não sabem ou não opinaram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

A pesquisa completa será publica na edição desta terça-feira (27) do jornal Correio da Paraíba.


TRE-PB mantém nos cargos dois prefeitos paraibanos

Prefeitos de Jericó e Princesa Isabel foram acusados por seus adversários nas eleições de 2010 de compra de votos
TRE-PB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu em sessão realiza nesta segunda-feira (26) manter os prefeitos de Jericó, de Oliveira Melo (DEM) e de Princesa Isabel, Domingos Sávio Maximiliano Roberto (PSDB), nos cargos.

O prefeito de Jericó foi acusado por seus adversários de suposta compra de votos em dois sítios da cidade nas eleições de 2010. A denúncia foi formulada apenas com base em provas testemunhais, consideradas frágeis e contraditórias. Por quatro votos contra um, o pleno julgou pela improcedência da ação e a manutenção dos gestores nos cargos.

O prefeito de Jericó, Claudeeide de Oliveira Melo, foi eleito com quase três mil votos, totalizando 52% do eleitorado do município.

O prefeito de Princesa Isabel também foi mantido no cargo. O relator do processo, desembargador João Alves da Silva, votou pelo desprovimento do recurso interposto por Ricardo Pereira do Nascimento, candidato derrotado nas eleições de 2010 e foi acompanhado pelo pleno.

O relator entendeu  que não ficou comprovada as acusações de compra de votos, abuso de poder e prática de condutas vedadas, feitas contra o prefeito Domingos Sávio.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

RUMO AO PALÁCIO DO PLANALTO: Pesquisa Souza Lopes/Correio aponta Dilma com 56%, Campos 13,6% e Aécio 11,8%


Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente agora, somariam 11%, contra 13,6% da pesquisa anterior
Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos
Na consulta estimulada de intenções de voto para presidente da República, o Instituto Souza Lopes constou um crescimento de 6,9 pontos percentuais da presidente Dilma (pré-candidata à reeleição pelo PT), em relação à primeira pesquisa.

O Instituto Souza Lopes também constatou o crescimento do pré-candidato do PSB, Eduardo Campo, sobre o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves na Paraíba. Na primeira pesquisa, Aécio estava em segundo lugar e Campos, em terceiro. Agora, ocorre o contrário.

Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 56% das intenções de votos, contra 49,1% verificados na pesquisa anterior. Eduardo Campos ficaria em segundo lugar, com 13,6%. Na pesquisa anterior, ele estava em terceiro, com 12,9%. Aécio Neves ficaria em terceiro lugar, hoje, com 11,8%. Na pesquisa anterior, ele apareceu em segundo lugar, com 14,3%.

Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente agora, somariam 11%, contra 13,6% da pesquisa anterior. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou não responderam à pesquisa anterior para presidente da República eram 10,1%. Agora, são 7,7%.

Espontânea: petista aparece com 42,1%

Na consulta espontânea, Dilma tem 42,1%. Eduardo Campos está com 7,2% e Aécio Neves, com 7,%. Lula aparece na espontânea com 3%, seguido de José Serra, com 0,6% e Marina Silva, com 0,5%. Entre os entrevistados, houve quem respondesse espontaneamente que votaria em Getúlio Vargas (0,1%), Magno Malta (0,1%), Pastor Everaldo (0,1%). Os brancos e nulos são 7,3% e 32,1% não sabem ou não opinaram.

Na primeira pesquisa (consulta espontânea) para presidente, Dilma tinha 36,1%. Aécio estava com 9,2% e Eduardo Campos, com 6,9%. Naquela pesquisa, o ex-presidente Lula apareceu em quatro lugar, com 4,1%. Em quinto lugar, apareceu Marina Silva, com 1,3%, seguida de José Serra, com 0,7%. Vários outros nomes foram citados, a exemplo de Cássio Cunha Lima, Cristovão Buarque, Joaquim Barbosa, Celso Russomano, Efraim Filho, Fernando Henrique, José Álvaro Pereira, Magno Malta, Miriam, Pastor Everaldo, PSC, Raul Seixas e Veneziano.

A pesquisa de intenções de voto para presidente da República foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

58,3% têm pouco interesse nas eleições

O diretor do Instituto Souza Lopes, Bruno Souza Lopes, disse que os números da segunda pesquisa indicam que o interesse pelo processo eleitoral na Paraíba ainda é muito baixo. “Temos 58,3% de eleitores que têm pouco ou nenhum interesse nas eleições. Essa postura reflete o fato de poucas mudanças terem acontecido no quadro eleitoral do Estado da Paraíba”, declarou Bruno Souza Lopes.

Segundo ele, a mudança mais acentuada foi verificada- de uma pesquisa para outra- nas intenções de voto para presidente da República. “Na segunda pesquisa, a presidente Dilma Rousseff, subiu de 49,1% para 56% das intenções de votos. Na segunda pesquisa, o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, ultrapassou Aécio Neves na Paraíba”, comentou Bruno Souza Lopes.

NA CORRIDA AO GOVERNO DO ESTADO: Pesquisa Correio aponta Cássio com 45,9%, Ricardo 26,6% e Veneziano, 10,3%



Na comparação com a primeira pesquisa, Cássio Cunha Lima cresceu 3 pontos percentuais. Ricardo Coutinho caiu 0,8 ponto e Veneziano caiu 0,4 ponto
Cássio, Ricardo e Veneziano
Pesquisa de intenções de voto (consulta estimulada) realizada pelo Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato do PSDB ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima, teria 45,9% das preferências dos paraibanos.

O governador Ricardo Coutinho, pré-candidato do PSB, teria 26,6%. Em terceiro lugar, ficaria o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, com 10,3%. Tárcio Teixeira (Psol) teria 0,7%. Em seguida, ficaria Leonardo Gadelha (PSC), com 0,5% e Major Fábio (Pros), com 0,3%. Os votos brancos e nulos seriam 8,1%. Não souberam responder e não opinaram na pesquisa 7,7% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

Primeira pesquisa

Na primeira pesquisa, publicada no dia 27 de abril, Cássio tinha 42,9%. Ricardo Coutinho tinha 27,4% e Veneziano, 10,7%. Na primeira pesquisa, a advogada Nadja Palitot apareceu com 1,5%. Major Fábio estava com 0,8% e Leonardo Gadelha, com 0,7%. Os brancos e nulos eram 8,4%. Não souberam responder 6,7% e 0,9% não quis responder.

A primeira pesquisa do Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, para governador da Paraíba, foi realizada entre os dias 21 e 24 de abril e está registrada no TRE sob o número PB-007/2014 e no TSE com o número BR-00085/2014.

Em comparação com a primeira pesquisa, Cássio Cunha Lima cresceu 3 pontos percentuais. Ricardo Coutinho caiu 0,8 ponto e Veneziano caiu 0,4 ponto. Nadja saiu de cena depois que o PT decidiu se compor com o PMDB. Major Fábio caiu 0,5 ponto e Leonardo, 0,2 ponto.

Cenário do 2º turno

De acordo com o Instituto Souza Lopes, Cássio Cunha Lima levaria a melhor num eventual segundo turno com o governador Ricardo Coutinho. O tucano, segundo a pesquisa, teria 51,2% dos votos contra 29% de Ricardo Coutinho. Os brancos e nulos seriam 11,7%. Pelo menos 8,1% não sabem ou não opinaram.

Em eventual segundo turno entre o governador Ricardo Coutinho e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, o pré-candidato do PSB se sairia melhor. Conforme a pesquisa, Ricardo teria 41,1% dos votos contra 26,5% de Veneziano. Os brancos e nulos seriam 20,4% e 11,9% são sabem ou não opinaram.

No cenário entre o senador Cássio Cunha Lima e o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o tucano seria eleito com 58,1%. O peemedebista teria apenas 17,1%. Os brancos e nulos seriam 13,9%. Não sabem ou não opinaram 10,9%.

O Instituto Souza Lopes quis saber o grau de interesse dos eleitores paraibanos pelas eleições deste ano. Muito interesse foi a resposta dada por 15% dos entrevistados. Com interesse médio apareceram 25,5% dos entrevistados. Outros 31,4% disseram ter pouco interesses e 26,9 responderam nenhum interesse.

Tucano lidera também na espontânea

Na consulta espontânea, segundo o Instituto Souza Lopes, Cássio Cunha Lima está com 30,4% das intenções de votos. Na primeira, ela tinha 33,1%. Ricardo Coutinho aparece com 20,8%. Na primeira, ele tinha 23,8%. Veneziano está com 5,2%. Tinha 7,1%. Tárcio Teixeira tem 0,4% na espontânea.

Na primeira pesquisa, ele não foi citado. Leonardo Gadelha tem 0,3%, mesmo percentual da primeira pesquisa. Major Fábio, que na primeira tinha 0,4%, agora tem 0,1%. Os votos brancos e nulos aparecem agora com 7%. Na primeira pesquisa, eram 7,3%. Em abril, 25,7% dos eleitores entrevistados disseram não saber em quem votar. Esse percentual aumentou, na segunda pesquisa, para 35,3%.

NA CORRIDA PARA O SENADO: Souza Lopes/Correio: Maranhão tem 23,6%, Cícero, 12,5% e Rômulo, 10%


Nova pesquisa mostra que quase não houve oscilação dos números para a maioria dos candidatos e os primeiros colocados mantiveram suas posições
Maranhão, Cícero e Rômulo
Pesquisa estimulada do Instituto Souza Lopes/Correio da Paraíba divulgada na tarde desta segunda-feira (26) no programa Correio Debate (Rede Correio Sat) revelou números que revelam a preferência do eleitorado paraibano para a vaga do Senado.

Se a eleição fosse hoje, o ex-governador José Maranhão (PMDB) ficaria com a vaga, com 23,6% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual senador Cícero Lucena (PSDB), com 12,5%.

Em terceiro lugar aparece Rômulo Gouveia (PSD), com 10,6% da preferência do eleitorado. Em seguida, vêm Wilson Santiago (PTB), com 7,5%; Rui Carneiro (PSDB), com 5,8%; Aguinaldo Ribeiro (PP), com 2,9%; Lucélio Cartaxo, também com 2,9%; Ney Susassuna (PSL), com 1.6% e Waltar Brito Filho (PTC), com 0,7%.

Os brancos e nulos somaram 13,1% e os que não souberam ou não quiseram responder foram 18,9%.

Na última pesquisa realizada em abril pela Souza Lopes/Correio da Paraíba, José Maranhão tinha 22,7%, portanto teve uma oscilação positiva. Cícero praticamente manteve a pontuação de abril que foi de 12,7. Rômulo Gouveia também manteve-se praticamente estável, em abril ele teve 10,4% das intenções de voto.

Os demais tiveram os seguintes percentuais de intenção de voto: Wilson Santiago 8%; Ruy Carneiro 5,7; Aguinaldo Ribeiro 4,3%, Lucélio Cartaxo, 2,7%; Ney Suassuna, 1,6%.

Os brancos e nulo somaram 15,9% em abril e os que não quiseram responder ou não souberam somaram 1,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

domingo, 25 de maio de 2014

Religiosa mais antiga a atuar no Estado morre no Lar da Providência aos 102 anos


Com uma vida dedicada a ajudar e educar crianças órfãs, irmã Severina, atuou não só na Paraíba, mas também em outros estados como Ceará, Piauí e Pará
Irmã Severina de Souto
A religiosa mais antiga a atuar na filantropia na Paraíba morreu neste domingo (25) no Lar da Providência Carneiro da Cunha, em João Pessoa, aos 102 anos. Com uma vida dedicada a fazer o bem e cuidar dos que mais precisavam, Irmã Severina de Souto, se destacava pela simplicidade, carinho e amor ao próximo.

De acordo com a irmã Juracy, do Lar da Providência, a religiosa passou a maior parte da vida fazendo o que mais gostava que era a educação de crianças órfãs. Ela era natural de Areia, no Brejo paraibano, e na Paraíba trabalhou ainda em Pombal, no Sertão, e em Guarabira, também no Brejo, além de João Pessoa.

Na Capital, ela atuou no Orfanato Dom Ulrico e suas últimas décadas de vida foram no Lar da Providência. Mas, a irmã Severina, da Congregação Irmã dos Pobres de Santa Catarina de Sena, espalhou sua dedicação e fé também em outros estados. Irmão Juracy contou que a religiosa atuou também no Piauí, Ceará e no Pará.

"Foi uma vida de muita dedicação. Ela era uma pessoa muito entusiasmada, gostava de repassar mensagem de fé e amor. Irmã Severina sempre tinha uma palavra amiga para as pessoas e tinha realmente um espírito elevado", homenageou.

O corpo da religiosa está sendo velado na Capela da Lar da Providência e será enterrado nesta segunda-feira (26) às 9h no Cemitério de Santa Catarina, no Bairro dos Estados, Zona Norte, de João Pessoa.

Ministério Público Eleitoral investiga campanha antecipada na Paraíba


Procurador revela que 12 procedimentos já foram instaurados para coibir irregularidades eleitorais
Miistério Público da Paraíba (MPPB)
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já instaurou 12 procedimentos para investigar a antecipação da campanha eleitoral e a veiculação de propaganda eleitoral irregular para as eleições deste ano na Paraíba. De acordo com procurador da República Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, que também é procurador regional eleitoral auxiliar, o órgão já está trabalhando em dezenas de procedimentos para investigar tais práticas, emitiu várias recomendações a agentes públicos, que são pretensos candidatos, e já ajuizou uma representação no âmbito da Justiça Eleitoral.

O procurador Marcos Queiroga ressaltou que a propaganda eleitoral de pré-candidatos e qualquer tipo de campanha eleitoral para o pleito deste ano, só são permitidas após o dia 5 de julho, como dispõe expressamente o artigo 36 da Lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições. Por isso, o MPE deflagrou desde o início do ano o processo de fiscalização, para coibir tais práticas, que são consideradas irregulares, abrindo um canal direto de comunicação para receber denúncia da população.

“Qualquer pessoa poderá denunciar propaganda eleitoral antecipada. O link pode ser acessado a partir de um banner específico na página do Ministério Público Federal na Paraíba, por meio do endereço eletrônico www.prpb.mpf.mp.br, pelo qual temos recebido muitas colaborações, que deram origem a diversos procedimentos investigatórios”, comentou.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

GOVERNADOR RICARDO COUTINHO INAUGURA REFORMAS DE ESCOLAS EM SÃO JOÃO DO CARIRI E REAFIRMA O COMPROMISSO DE OUTRAS OBRAS NO MUNICÍPIO



O Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) esteve na tarde desta quinta-feira (22) no município de São João do Cariri onde foi recepcionado pelo Prefeito Valter Marcone(PR) e sua equipe de secretários, pelos vereadores, diretores de escolas e lideranças políticas da região.

Na oportunidade ele descerrou a placa de inauguração da reforma da tradicional Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos, e, ao mesmo tempo mencionou as escolas estaduais Deputado Tertuliano de Brito (sede) e Severino Medeiros Ramos (Povoado de Malhada da Roça) que também passaram por reformas recentemente.

Na sua fala o governador reafirmou o compromisso de dar continuidade a outros benefícios que já estão previstas e garantidos os recursos para o município a exemplo de uma nova ambulância e da Policlínica que terá início das obras muito em breve, pois já se encontra em fase de licitação.

Como reconhecimento e agradecimento dos esforços e dos investimentos no município a Câmara Municipal de São João do Cariri, Casa Joaquim Tavares de Lucena, na pessoa do seu Presidente Vereador Francisco Joaquim Júnior (PT) entregou o Título de Cidadão Sãojoãense ao Governador Ricardo Coutinho. A propositura deste Título de Cidadão foi de iniciativa do Vereador Hélio Coutinho de Morais (PSDB) e subscrito e aprovado por todos os vereadores daquela casa.

Após a solenidade o Governador e o Deputado Estadual Adriano Galdino(PSB) foram recepcionados na sede da Prefeitura Municipal pelo Prefeito Valter Marcone e sua equipe, onde falaram de diversos assuntos referentes a outras obras que Governo do Estado pretende trazer para o município.

Para Marcone: “Essa parceria da Prefeitura com o Estado vem dando muito certo. O município tem ganhado muito e a tendência e continuar ganhando. Por isso, devemos continuar trilhando esse caminho de desenvolvimento no Município e no Estado”. Frisou o Prefeito.


















quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dilma se recupera após propaganda, mas adversários sobem mais, mostra Ibope


Presidente sobe de 37% para 40%, mas Aécio e Campos têm maior crescimento, e diferença da petista para rivais cai para 4 pontos

SÃO PAULO - A sequência de programas partidários na TV despertou mais eleitores para a eleição presidencial e derrubou a parcela de votos brancos e nulos, que estava no patamar mais alto da história recente. Última a aparecer na propaganda, Dilma Rousseff (PT) melhorou de 37% para 40% sua taxa de intenção de votos entre abril e maio, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22. Seus adversários diretos, porém, cresceram mais, o que eleva as chances de segundo turno.

No cenário com a lista dos oito pré-candidatos que já manifestaram intenção de concorrer, Aécio Neves (PSDB) subiu de 14% para 20% e Eduardo Campos (PSB), de 6% para 11%. A vantagem que Dilma tinha sobre a soma dos adversários diminuiu de 13 pontos porcentuais para apenas 4. Para se reeleger já no primeiro turno, ela precisará da maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um) em outubro.

A pesquisa mais recente do Ibope foi feita entre os dias 15 e 19 de maio. No dia 13, o PT começou a exibir na televisão uma polêmica peça de propaganda com o mote "O Brasil não quer voltar atrás", na qual exaltou o risco da "volta dos fantasmas do passado", entre eles o do desemprego. Na noite do dia 15, o partido teve 10 minutos em rede no horário nobre, no qual levou esse vídeo de novo ao ar, além de discursos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A pesquisa atual do Ibope também capta os efeitos do programa de 10 minutos do PSDB, exibido no dia 17 de abril. O levantamento anterior do instituto havia sido encerrado no dia 14, três dias antes de os tucanos ocuparem o horário nobre para promover Aécio. Já o PSB de Campos foi à TV no fim de março.

Com essa invasão da propaganda partidária nos meios de comunicação, a soma de quem pretendia votar em branco, anular ou não sabia responder despencou entre as pesquisas Ibope de abril e maio. Foi de 37% para 24% e voltou ao patamar histórico esperado para esta época da campanha eleitoral.

Foi na faixa do eleitorado com renda superior a 5 salários mínimos que Dilma se recuperou mais. Nesse grupo, a presidente foi de 26% a 38% das intenções de voto, enquanto Aécio oscilou um ponto para baixo, de 26% para 25%. Nas demais faixas de renda, Dilma tem pior desempenho entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos. Apenas 35% desses eleitores pretendem votar na presidente. Seu melhor desempenho é entre os mais pobres: 56% dos eleitores que ganham até 1 salário mínimo por mês declaram voto na petista.

No corte por regiões, Dilma vai pior no Sudeste, seguindo a tradição dos candidatos petistas desde 2006. Ela tem hoje 33% das intenções de voto na região, contra 24% de Aécio e 8% de Campos. É no Nordeste que Dilma e Campos se saem melhor, com 51% e 15%, respectivamente. Aécio tem 11% entre os nordestinos.

Dilma ampliou sua taxa de intenção de votos no último mês, mas não conseguiu reduzir a parcela do eleitorado que não admite votar nela de jeito nenhum – o porcentual ficou estável, em 33%. Já a situação de seus adversários melhorou: a rejeição a Aécio caiu de 25% para 20%, e a Campos, de 21% para 13%.

Segundo turno. Nas simulações de segundo turno, o quadro manteve-se praticamente inalterado na comparação com a pesquisa de abril. Dilma tem hoje os mesmos 43% das intenções de votos que recebia no mês passado, já Aécio oscilou dois pontos para cima e foi de 22% para 24%.
Se o adversário da petista no segundo turno fosse Eduardo Campos, os índices são parecidos: Dilma receberia 42% dos votos, contra 22% do ex-governador de Pernambuco, que subiu cinco pontos em comparação à pesquisa de abril.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95% – ou seja, há 95% de probabilidade de os números retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi custeado pelo próprio Ibope e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00120/2014. / COLABORARAM RODRIGO BURGARELLI E DIEGO RABATONE

Xuxa é criticada em votação da Lei da Palmada, presidida por Luiz Couto


Discussões envolveram inclusive a apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou parte da votação como convidada e recebeu críticas do deputado Pastor Eurico (PSB-PE)
Xuxa foi hostilizada
Há dois anos analisando o projeto que ficou conhecido como Lei da Palmada (PL 7.672/10), deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara adiaram mais uma vez a votação da redação final da proposta. Em sessão que durou mais de três horas, o projeto foi o único assunto discutido em meio a tumultos e confusão, derrubando todos os outros itens que o colegiado deveria analisar. A votação foi presidida por Luiz Couto (PT-PB)

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL) foi chamado para solucionar o impasse e foi quem conseguiu algum encaminhamento. A proposta feita por Alves e acatada pelos parlamentares adiou para as 18h a votação do projeto. “Nem que eu suspenda as votações em plenário para que esse projeto possa ser votado ainda hoje”, prometeu.

Os acordos serão negociados ao longo do dia. Até o último minuto, nem mesmo Alves foi capaz de apaziguar os ânimos e os gritos no plenário ocupado pelo colegiado que pedia o encerramento da votação.

As polêmicas em torno da proposta e divergências entre os parlamentares levaram a várias interrupções da sessão que chegou a ser suspensa por 'tumulto grave' e, em seguida, anulada. O texto só foi aprovado na abertura de uma nova sessão que ainda se prolongou por mais algumas horas de discussões e acusações.

As discussões envolveram inclusive a apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou parte da votação como convidada. O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) criticou a apresentadora ao afirmar que Xuxa “cometeu a maior agressão contra as crianças em 1982”, sem detalhar o episódio. Xuxa reagiu sinalizando um coração feito com as mãos na direção do parlamentar. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) reagiu e declarou que a posição do Pastor Eurico não é a mesma da bancada evangélica.

Se aprovado, o texto seguirá para o Senado, mas parlamentares contrários vão tentar fazer com que a matéria perca o caráter conclusivo e passe, antes, pelo plenário da Câmara. O projeto enviado pelo governo altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) incluindo o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante.

O texto foi aprovado no final de 2011 por uma comissão especial criada para tratar sobre o tema e está nas mãos dos parlamentares da CCJ há dois anos. A proposta estabelece que pais e os responsáveis que maltratarem seus filhos, crianças e adolescentes, serão advertidos e terão que participar do Programa de Proteção à Família, que oferece cursos e tratamento psicológico ou psiquiátrico.

A criança e o adolescente vítima do castigo vão receber tratamento especializado. Durante uma discussão acalorada, críticos da matéria alertavam sobre a preservação de direitos individuais e interferência da lei na educação dos filhos. De outro lado, defensores da proposta criticaram o apelido dado à lei. "Chamar o projeto de Lei da Palmada é uma maldade. A gente está falando de crianças que são queimadas e espancadas”, disse o relator da matéria, deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Corpo é encontrado em decomposição dentro de matagal no Brejo da Paraíba


De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar, o corpo foi encontrado por uma agricultora que passava pelo local
Corpo estava em decomposição
Um corpo ainda não identificado foi encontrado em decomposição nesta quarta-feira (21), no loteamento Sol Nascente, entre as cidades de Guarabira e Pirpirituba, no Brejo paraibano. O cadáver estava em um matagal.

De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar, o corpo foi encontrado por uma agricultora que passava pelo local. Ela informou que além do mau cheiro, os urubus estavam se alimentando dos restos mortais.

A polícia não soube explicar se o homem teria morrido em decorrência de um homicídio devido o estado de decomposição do corpo.

Não foi possível identificar marcas de agressões e perfurações. O cadáver foi levado o Instituto de Medicinal Legal de Guarabira.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pai e filho são presos suspeitos de tentar estuprar jovem com sintomas de embriaguez


Segundo o cabo Emídio, a jovem estava passando pela frente da casa dos suspeitos, quando eles a abordaram e arrastaram a mulher

Os suspeitos foram levados para delegacia
Um homem de 61 anos e um jovem de 20 anos, que são pai e filho respectivamente, foram presos em flagrante suspeito de tentar estuprar uma jovem de 34 anos, que apresentava sintomas de embriaguez. O caso ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Centro da cidade de Cacimba de Dentro, localizado no Curimataú do estado a 160 km de João Pessoa.

Segundo o cabo Emídio de Oliveira, que integra a 3ª Companhia de Polícia Militar de Araruna e comandou a operação, testemunhas informaram que a jovem estava passando pela frente da casa dos suspeitos, quando eles a abordaram e arrastaram a mulher para dentro da residência deles.

“Uma vizinha viu toda a situação e resgatou a mulher quando ela pediu socorro. Quando a viatura chegou ao local, a jovem estava toda despida e com sangramento nas partes íntimas. Ela teria ingerido bebida alcoólica. O senhor de 61 anos foi preso dentro de casa”, disse o policial, acrescentando que a mulher teria bebido com o aposentado horas antes do crime.

Ainda de acordo com o cabo, o outro suspeito tentou se esconder em um matagal, mas foi preso. “Quando ele viu a chegada da viatura fugiu. Entramos no matagal e o prendemos. Ele tem passagem pela polícia por desordem. Inclusive, eu já o prendi algumas vezes”.

Os suspeitos e a vítima foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Solânea, no Brejo do estado. A jovem deverá ser submetida a exames para comprovar se houve a violência sexual.

Homem é encontrado morto na zona rural de cidade do Cariri


Foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (20), o senhor conhecido por José da Guia, na zona rural do município de Serra Branca, no Cariri paraibano.

Jose da Guia vinha se sentido cansado desde último domingo (18), com muitas dores no peito, o que ocasionou a um infarto.

Informações de Jacquelline Oliveira

terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais de 200 gestores da Paraíba estão na lista dos 'inelegíveis' apontados pelo TCU


Relação com mais de seis mil nomes em todo o país será encaminhada nos próximos dias pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, ao Tribunal Superior Eleitoral
Edição paraibana do Diálogo Público
O Tribunal de Contas da União (TCU) enviará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista com mais de 6 mil gestores de todo o país que tiveram contas rejeitadas. Quem constar dessa lista será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e não poderá disputar mandatos eletivos deste ano. Segundo o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, da Paraíba são mais de 200 gestores que terão os nomes encaminhados à Justiça Eleitoral.

Nessa segunda-feira (19), em Campina Grande, o presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, já tinha revelado que estará encaminhando ao Tribunal Regional Eleitoral, também nos próximos dias, uma lista com mais de 540 nomes de gestores públicos que tiveram as contas reprovadas e que, portanto, estariam impedidos de se candidatar este ano.

Augusto Nardes defendeu que as cortes de contas trabalhem mais na prevenção, para que evitar desvios de recursos públicos e orientar, uma nova forma de trabalhar, junto com o Tribunal de Contas do Estado, e junto com todos os tribunais do Brasil. “Vamos fazer as chamadas ‘auditorias coordenadas’, que é mostrar como é que está a educação, como está a entrega da educação, mostrar como está a saúde, como é que está a segurança”, disse.

João Augusto Ribeiro Nardes participou, nesta terça-feira (20), em João Pessoa, da sétima edição estadual do Diálogo Público, realizado no Hotel Tambaú. Esse encontro é promovido pelo TCU e pelo Tribunal de Contas do Estado e foi aberto com a presença do governador Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano Cartaxo. Também participaram o presidente da Assembleia legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e o presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP).

Para o presidente do TCU, é inaceitável que no Brasil não tenha um trabalho integrado de segurança no país. “O controle se antecipa, faz um trabalho preventivo que, desta forma, a gente pode racionalizar e entregar com mais eficiência, com mais qualidade os produtos. As pessoas morrerem sem dignidade nos hospitais, nos corredores. Isso está acontecendo em todo o Brasil e é inaceitável”, comentou.

A edição paraibana do Diálogo Público é uma parceria do TCU com o TCE-PB, a Controladoria-Geral da União, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Focco-PB (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção) e o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB).

Durante o evento foram ministradas palestras com o procurador geral do Ministério Público junto ao TCU, Sérgio Ricardo Costa Caribe (O Papel do Controle Externo na Promoção da Acessibilidade), o auditor do TCU Luiz Geraldo Santos Wolner (Controles Internos: Gestão de Risco) e o coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da Controladoria Geral da União na Paraíba, Gabriel Aragão Wright (Acesso à Informação e Transparência).

Preso o suspeito de estuprar e assassinar menor na região de Araçagi, interior da PB


Ele foi localizado na zona rural da cidade de Mari. Na segunda (19), a jovem foi encontrada morta com três facadas no pescoço e tinha sinais visíveis de estupro, diz polícia
José Santos Brito
A Polícia Militar prendeu, na manhã desta terça-feira (20), na cidade de Mari, José dos Santos Brito, 27. Ele é suspeito de matar a facadas, na noite dessa segunda-feira (19), a adolescente Maria Clara Herculano dos Santos, de 15 anos, na cidade de Araçagi.

A vítima era cunhada do acusado e, segundo a família dela, tinha problemas mentais. O corpo da jovem foi encontrado sem roupas, na zona rural do município.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia do 7º Batalhão, capitão Davi Batista, após o crime o acusado fugiu para a casa de familiares, na cidade de Mari. “Como se espalhou rapidamente em Araçagi a notícia do que aconteceu, ele fugiu para Mari, onde várias viaturas foram mobilizadas para realizar buscas pelo acusado até conseguir prendê-lo, no começo da manhã de hoje, no sítio Traumatá”, detalhou.

O suspeito foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Guarabira, que vai investigar se ele também estuprou a adolescente antes de matá-la.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

QUANDO A POLÍCIA AGE BANDIDOS LEVAM DESVANTAGEM: Quadrilha assalta frigorífico em Livramento e na fuga 2 são presos em São José dos Cordeiros


A polícia agiu rápido e conseguiu prender dois de quatro assaltantes que atacaram e roubaram o Frigorífico Santo Guilherme, de propriedade de Romero Brito, em Livramento. Os demais bandidos estão no mato e a polícia está fechando o cerco contra eles.

Segundo informações apuradas pelo De Olho no Cariri, quatro homens chegaram em duas motos bros, por volta das 18hrs, e renderam o caixa do frigorífico Santo Guilherme. Eles levaram todo o dinheiro que havia no local.

Logo em seguida, os criminosos fugiram com destino a São José dos Cordeiros e a polícia foi acionada. Na chegada da cidade, os policiais agiram com inteligência e ousadia e conseguiram prender dois dos bandidos. Houve muito tiroteio e um dos bandidos ficou ferido.

O criminoso ferido conseguiu fugir junto a um dos comparsas e dois foram imediatamente presos. Neste momento, policiais de São José dos Cordeiros e já com ajuda dos PM's de Serra Branca estão no mato na tentativa de capturar os outros dois fugitivos.

Apenas um bandido estava armado provavelmente com um revólver calibre 22.

De Olho no Cariri

OPORTUNIDADE DE EMPREGOS: Começa seleção para uma das 4 novas empresas que oferecem 585 vagas na PB


LM-Came junto com a Votorantim, a Moais e a Paulista Praia Hotel vão gerar 585 novos empregos diretos no estado, numa previsão de investimento na ordem de R$ 730 milhões na Paraíba
LM-Came irá gerar 80 novos empregos na PB
Uma das quatro novas empresas que assinaram protocolo de intenções com o governo paraibano no Palácio da Redenção na manhã desta segunda-feira (19), a LM-Came já está recebendo currículos dos interessados nas 80 vagas que serão oferecidas na Paraíba.
                                                                                             
De acordo com Davide Dell´Acqua, sócio-diretor da empresa, os trabalhadores selecionados farão serviços de soldadores e ajudantes de produção. Ele informou, ainda, que os interessados em trabalhar na LM-Came já podem enviar currículo para o email da empresa que é o rg@lmcame.com.br ou através do Sine Paraíba.

Dell´Acqua informou, ainda, que não será necessário que os trabalhadores tenham formação porque uma equipe de Minas Gerais virá à Paraíba para fazer o treinamento desses novos trabalhadores. A previsão é de que a fábrica esteja instalada dentro de cerca de 90 dias. O investimento na Paraíba vai ficar em torno dos R$ 5,5 milhões.

A LM-Came junto com outras três empresas vão gerar 585 novos empregos diretos no estado, numa previsão de investimento na ordem de R$ 730 milhões.

De acordo com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, o prazo dado para que as empresas se instalem é de um ano e mais um ano para que elas entrem em operação.

Na opinião da presidente da Cinep, a instalação das novas empresas no estado representa o investimento no desenvolvimento regional, uma vez que a maioria delas será instalada no município de Caaporã, no Litoral Sul e consolida os esforços para gerar empregos no Estado.

Além da LM-Came, assinaram protocolo de intenções para se instalarem na Paraíba a indústria de cimento Votorantim, a indústria têxtil Moais e o Paulista Praia Hotel.

A Votorantim, que prevê uma produção anual na futura fábrica paraibana de 2 milhões de toneladas de cimento, investirá cerca de R$ 700 milhões no Estado. A perspectiva é de que sejam abertas 1.800 postos de trabalho durante a construção da fábrica. Quando esta estiver pronta, em 2017, irá gerar cerca de 200 empregos diretos e mil empregos indiretos.

A indústria têxtil Moais, que fabrica uniformes profissionais, acessórios militares, confecção de artigos de cama, mesa e banho, calçados, artigos esportivos, artigos de camping, artefatos e roupas de couro e equipamentos de proteção individual, prevê a abertura de 250 novos empregos num investimento de R$ 3 milhões.

A quarta empresa é a Paulista Praia Hotel, que faz parte do Grupo Pontes Hotéis e Resorts. Ela instalará um hotel voltado ao público de negócios, com investimento estimado em R$ 10 milhões e geração de 55 empregos diretos.

Das novas empresas a investir na Paraíba, somente a fábrica têxtil Moais será instalada em João Pessoa. As demais empresas serão implantadas no município de Caaporã, na Grande João Pessoa.