terça-feira, 18 de novembro de 2014

CARIRIZEIROS VOLTAM A TER ESPERANÇA DE INVERNO: Chuvas voltam a cair no Cariri e garante cheia de um ano em manancial da região


 A população do Cariri foi abençoada pelas chuvas que caíram na região, na noite desta segunda-feira (17). Devido à seca, muitas cidades estão enfrentando uma triste realidade sem abastecimento de água e mananciais entrando em colapso.

O DE OLHO NO CARIRI realizou um levantamento com os índices pluviométricos que indicam que o Açude Campos localizado em Caraúbas recebeu 2 milhões de metros cúbicos de água. As chuvas garantiram o abastecimento da cidade por um ano e a Cagepa já declarou que vai religar o sistema local de abastecimento.

Assim como em outros municípios da região, o Açude de Caraúbas estava seco e a população tinha acesso apenas a água de carros pipa e poços na zona rural.

A melhor notícia é que a cidade que mais choveu foi São Sebastião do Umbuzeiro com quase 60 milímetros, isso porque maior parte da extensão do Açude do Congo está localizado em SSU. A adutora do Congo estava com apenas 10% de sua capacidade total  para abastecer os municípios de Serra Branca, São João do Cariri, Sumé, Parari, Gurjão, Prata, Ouro Velho, Amparo, Monteiro, São José dos Cordeiros e Livramento.

Com as chuvas, a realidade do povo Caririzeiro foi modificada e a esperança é de que possa chover em breve para que mais mananciais sejam abastecidos e para que a alegria de cultivar a terra volte para o agricultor.

Confira os índices pluviométricos:

Congo: 21
Coxixola: 12.4
São José dos Cordeiros: 12.4
São João do Tigre: 64.2
São Sebastião do Umbuzeiro: 56.9
Serra Branca: 5.9
Sumé: 11.3

DE OLHO NO CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário