sábado, 12 de julho de 2014

A CULTURA REGIONAL FOI DESTAQUE NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA EM SÃO JOÃO DO CARIRI


O município de São João do Cariri por meio da sua Secretaria de Cultura realizou na noite desta sexta-feira(11) um resgate das tradições regionais que embalam os festejos juninos em toda a região Nordeste, ou seja; quadrilhas juninas, grupos de danças e na sequência um concurso de sanfoneiros “São-fonas”, onde tivemos belas apresentações de trios de forró pé de serra tocando muito forró na sua maioria relembrando os grandes sucessos do eterno Rei do Baião, o saudoso Luiz Gonzaga, lembrado com muita ênfase na nossa região, principalmente no período junino.

Na oportunidade se apresentaram no Arraiá da Prefeitura a Quadrilha Junina Fênix da Cidade de Santa Luzia (PB), e os grupos de dança PARA FOLCLÓRICO BOI DE SETE ESTRELAS E FLOR DE MUÇAMBÊ da cidade de São José do Campestre (RN). Os grupos de danças é uma ação da Casa de Cultura daquele município Norte-rio-grandense, sob a coordenação de Alexandre Feliciano.

Dando continuidade a noite de cultura regional foi à vez do concurso de sanfoneiros, onde se apresentaram no palco sanfoneiros das cidades de Sumé, Serra Branca e do distrito de Santa Luzia, bem como da cidade de São João do Cariri. A disputa foi muito acirrada, pois todos se apresentaram em grande estilo. É tanto que, houve dois empates. No 1º lugar dividiram o prêmio de R$ 1.000,00 os sanfoneiros Danilo Moraes e Alisson Erick. No 2º lugar também dividiram o prêmio de R$ 600,00 Vandinho e José Marcelino (Marcelino do Acordeom) e em 3º lugar  levou o prêmio o sanfoneiro, Patrocínio. Os demais participantes receberam troféus de participação. 

Após as apresentações individuais todos voltaram ao palco de uma só vez para juntos tocarem a música que marca todos os caririzeiros, a bela canção de Marinês, No Meu Cariri.

Fizeram parte da mesa de jurados o sanfoneiro Adriano Silva(ex-3 do Nordeste), o Secretário de Cultura do município, Natércio Pereira, o Poeta Jonas, o coreografo Maxuel Henrique, dentre outros.

Encerrando o evento veio tocando muito forró o Poeta Jonas da cidade de Parari.

Essa foi apenas a primeira noite do Recordando o São João aqui na cidade de São João do Cariri que ainda terá mais duas noites de festa, nesse sábado e no domingo com várias atrações trazendo vários estilos de músicas e muita animação para a galera de toda a região do cariri e demais regiões do estado que sempre prestigiam o Tradicional Recordando o São João na cidade mãe do Cariri Paraibano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário