segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A CADA DIA UMA NOVA DESCOBERTA...



I
Hoje fazendo mais uma limpeza no IHGC
Que fica no Nº 117 da Rua Desembargador Brito
Encontrei uma série de fotos numa gaveta
Parecia estarem sufocadas de poeiras querendo dá aquele grito.

II
Cuidei de cada uma com o mesmo carinho,
Pois nesse trabalho procuro sempre evitar o conflito.
Na vida o que vale é ser feliz
E estar bem com sua paz de espírito.

III
Aqui recebo todos das 8:00hs às 12:00hs.
Às vezes, passando até da hora do último apito.
Acho muito interessante quando alguns jovens
Olham algumas obras e acham tudo bonito.

IV
Em umas das fotos que hoje encontrei
Dá para seguir um pequeno trilho.
Descobri nessa foto que o Sobrado dos Árabes
Tem o nome: “Sobrado Manoel Tavares Filho”.


V
Construído no ano de 1915
Pelo imigrante palestino José Salomão Raia.
Nos tempos que só os homens falavam alto
E pouco falava quem usava saia.

VI
Merece os sinceros parabéns que o fez.
O mesmo diria para o que inventor.
Nessa foto está o saudoso Walter Marcone Medeiros
E Sansão de Queirós Raia, filho do construtor.

VII
Já que estou fazendo referências
Fiz para uns e faço para o outro.
Mesmo que fugindo um pouco da rima
O fotográfico foi: “Paulo Cruz Souto”.

VIII
Nessa foto em preto e branco
Ainda observo o brilho do Sol como se fosse da luz.
A rua é a Desembargador Brito
E no final vejo a igreja e cruz.


IX
Nessa aqui tem a igreja do Antigo Alto.
A linda Igreja São João Batista.
No passado era conhecido como o “Alto do Checho
Mas hoje é o lindo “Alto da Boa Vista”.
Aqui vão meus parabéns para os moradores de lá.
Fico feliz por ver toda essa conquista.

X
Cada foto representa um pouco
Da nossa longa e linda História.
Aqui vejo: a Antiga Casa do Juiz e o Correio
Todas elas foram e é o reflexo da vitória.

XI
Na vida cada um luta
Querendo ser sempre o primeiro.
Nessa foto aqui eu vejo
O Antigo Alto do Cruzeiro.
Para uns representa muito.
Para outros é apenas uma fonte de ganhar dinheiro.

XII
Cada foto é mais linda que a outra.
Queria eu ter delas um monte.
Nessa aqui vejo a beleza da Ponte Velha
Do da mais conhecida: “Antiga Ponte”.
Quando observo toda essa beleza
A minha mente se abre parecendo até uma fonte.


XIII
Essa criança eu não sei que é.
Tirou a foto registrou para a vida um amor.
Parece até já ser um quadro,
Pois a foto é num resto de televisor.
Ele está olhando timidamente
Talvez fosse melhor um retrovisor.

XIV
Aqui vemos na Rua João Pessoa
A Escola Deputado Tertuliano de Brito.
A criançada estuda pela manhã e a tarde,
Incluindo todos é aquele total agito.
Trabalhando unidos e com amor
Todos ali procuram evitar o conflito.


XV
Aqui observamos de Nossa Senhora dos Milagres
O belo e lindo Santuário.
Dependendo da minha vontade e opinião
Essas fotos devem ser expostas e não ficar escondidas no armário.
Faço esses versos de “pé-quebrado”
Nem ligo se me chamarem de otário.

XVI
Olha que coisa tão bela
Têm pessoas que até estranha.
Vejo nos fundos a igreja,
Mas em primeiro plano vejo a aranha.
Fazendo tudo isso talvez não ganho nada,
Mas a nossa cidade é quem ganha.

XVII
Aqui vou finalizando mais um trabalho.
Quem gostou eu digo muito obrigado e assim agradeço.
Quem não gostou também vai meu abraço
Não é só elogio que eu mereço.
A vida nos dá muitas dívidas
E cada um que pague seu preço.
O IHGC fica na Rua Desembargador Brito Nº 117.
Continuo dizendo: “Esse é o endereço”.
----------------------------------------------------------------------
Obs.: Algumas fotos não estão na forma correta pelo fato de ter sido tiradas de outras fotos.
Autor: José de Arimateia Bezerra de Lima.
São João do Cariri, em 25 de Fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário