Segundo o Procon-JP, os
canais alternativos de pagamento, como a internet, os caixas eletrônicos e os
correspondentes bancários podem ser utilizados, mas ação vai pedir impedimento
de cobrança de multa e juro.
Com a greve dos bancos
começando nesta terça-feira (6), os consumidores que tenham contas a pagar e
necessitem de serviços bancários precisam ficar atentos aos procedimentos que
devem ser utilizados para que não haja juros, nem acúmulo de dívidas. Há também
alternativas para operações pela internet ou por telefone que podem eliminar a
necessidade de ir à agência; veja abaixo.
De acordo com o
secretário do Procon-JP, Helton Renê, o consumidor não pode ser
responsabilizado e pagar por algo que não seja de sua culpa.
“Por enquanto nossa
orientação é de que os consumidores paguem suas contas através de meios
alternativos como o caixa eletrônico, o correspondente bancário e a internet
para evitar uma possível cobrança de juros e multa caso exista atraso. Mas,
independente de qualquer situação, os bancos têm responsabilidade com a sociedade
consumerista e não podem deixar os consumidores na mão, sem alternativas de
pagamento e acumulando dívidas”, afirmou Helton Renê.
Porém, caso o
consumidor não tenha como utilizar formas alternativas para pagar as contas, o
Procon-JP deve entrar na Justiça para garantir que multas e juros não sejam
cobrados indevidamente contra o consumidor.
“O consumidor não tem
nada haver com a problemática entre bancos e bancários. Estamos entrando com
uma ação na Justiça para, que na época de duração da greve, garantir o direito
de quem não tem acesso aos meios alternativos. Essas pessoas não podem ser
penalizadas co cobranças indevidas de juros e multa”, disse o secretário do
Procon-JP.
Mesmo com a ação, a
orientação do Procon-JP é de que, tendo disponibilidade, o consumidor pague
suas contas para evitar problemas futuramente.
Pagar contas e fazer
depósitos
Praticamente todos os
bancos dispõem de canais que permitem com que sejam feitas a maioria das
transações, como pagamentos e transferência de valores entre contas do mesmo
banco ou de instituições diferentes.
Os procedimentos podem
ser feitos pelo caixa eletrônico, pela internet ou por telefone. É importante
que o cliente entre com contato com o seu banco para consultar as opções.
As contas podem ser pagas
em casas lotéricas ou com leitura do código de barras nos caixas eletrônicos ou
pela internet. O débito automático também é uma opção para pagamento em dia.
Já para substituir
depósitos, caso não haja envelopes nas agências ou os caixas não tenham essa
opção liberada durante a greve, o cliente pode utilizar a transferência
convencional entre contas do mesmo banco, o que pode ser feito pelo caixa
eletrônico ou pela internet.
Se precisar colocar
valores em contas de bancos diferentes, o cliente tem como opção a
Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito
(DOC). Os dois serviços podem ser feitos pela internet.
A TED pode transferir
um valor mínimo de R$ 750 e um máximo de R$ 30 mil. Cada cliente tem um limite
máximo e para saber, basta consultar o seu banco. O dinheiro cai na conta até
meia hora depois da transferência, em dias úteis.
Já o DOC permite
transferência de até R$ 4.999. Para valores maiores, é necessário utilizar a
TED. O DOC demora até dois úteis para que o dinheiro entre na conta de destino.
É importante lembrar
que a TED e o DOC são tarifados e cada banco aplica um valor conforme o volume
depositado. O cliente deve se informar com o banco sobre as condições.
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