quinta-feira, 9 de maio de 2019

BEM QUE MEU VELHO PAI MIM AVISOU...



I
Hoje quando cheguei ao trabalho
Estava nublado e um pouquinho escuro.
Ainda bem porque fui trabalhar na parte externa
Limpando toda essa mata do muro.
Depois apertou um calor forte,
Mas eu continue ali firme e seguro.

II
Ao terminar aquela limpeza
Botei a mata na rua.
Até acredito nos comentários contrários,
Mas temos que entender a crítica “nua e crua”
Porque tem muita gente que só vive
Naquele mundo aéreo o chamado “Mundo da Lua”.
III
Como estava bastante calor
Foi o jeito as costas ficar nua.
Findado o trabalho do dia
Sigo para minha casa e não fico perambulando na rua.
Procuro cuidar da minha vida
E pode ficar a vontade para você cuidar da sua.

IV
Hoje não usei a vassoura e nem as outras companhias.
Foi à vez do ciscador e da enxada.
Mesmo porque dentro do IHGC
A coisa estava um pouco organizada.
Precisei até tirar a camisa
Porque ela ficou de suor toda molhada.

V
Chegando lá o chamado “falador”
Vai poder ver mais de perto se quiser dá aquela falada.
Pode até não comentar,
Mas com certeza vai dá aquela olhada
Só para depois dizer: “Até que enfim fez alguma coisa. Porque só vive ali sentado sem fazer nada”.
VI
Quando eu era novinho meu velho pai mim avisou:
-“Estude meu filho. Para ser alguém um dia!!!”
Assim eu fiz e estudei
Tinha tempo que dava até aquela agonia.
Descia aquela água quente nos olhos
Por um momento até as letras eu não via.
VII
Mas seguindo o belo conselho do meu velho
Eu continue estudando e alguma coisa conquistei.
Quando acertava recebia os parabéns.
Mas também soube pedir desculpas sempre quando errei.
E só posso responder alguma coisa se souber.
Se não souber não invento, apenas digo que não sei.
VIII
Agora está explicado porque as portas estavam fechadas
E apenas as janelas do IHGC estavam abertas.
Procuro sempre chegar e fazer o certo
Para chegar e sair sempre tenho as horas certas.
Apesar de sempre ter aqueles e aquelas
Que acham que estou dando uma daquelas  pessoas espertas. .
IX
Na limpeza encontrei de tudo um pouco
Lá tinha até carrapicho.
Pode até não ter ficado 100%
Mas de outra vez eu capricho.
E quem quiser falar que fale
E quem não quiser falar alto pode ficar no cochicho.

X
O mais importante na vida
É ser: verdadeiro, sincero e honesto.
Porque quem quiser gostar de gente falsa que goste,
Mas eu mesmo detesto.
Quando eu dou mil sou ótimo.
Se não dou nada para algumas pessoas eu não presto.
XI
Por hoje foi data a explicação.
Antes que venha outro e dê primeiro.
Quem quiser falar mal que fale.
O importante é trabalhar honestamente e ganhar seu dinheiro.
Isso vale para qualquer classe de trabalhador. Indo do Médico de branco; do Doutor de gravata chegando até ao Coveiro.
--------------------------------------------------------------------------------------
Autor: José de Arimateia Bezerra de Lima.
São João do Cariri, em 09 de Maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário