sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

“Esse é o momento incrível!”, diz sertanejo que viu chegada da água em rio seco há 3 meses


 Flagrante foi feito pelo Irmão Davi que registrou o momento quando água chega no manancial
Água chegando no Rio Taperoá, em Cabaceiras
“Oh! Deus, perdoe este pobre coitado, que de joelhos rezou um bocado, pedindo pra chuva cair sem parar..”, o trecho da letra da música de Luiz Gonzaga ilustra a alegria dos moradores da cidade de Taperoá, a 250 km de João Pessoa, que nas últimas 24 horas tem registrado um alto índice pluviométrico, minimizando os problemas causados pela maior seca dos últimos 50 anos. Em decorrências das chuvas, o Rio Taperoá, que estava seco há 3 meses, recebeu um grande volume de água, nessa quinta-feira (5). (Veja vídeos abaixo )
                                                                                                                           
Em sua página na rede social, o Irmão Davi registrou o momento quando água chega no manancial. No vídeo compartilhado por milhares de pessoas, o sertanejo diz: “esse momento é incrível, maravilhoso. Estava cavando uma cacimba quando água chegou e veio forte. Foi trabalho em vão”, falou sorrindo. O rio que abastece a cidade tinha chegado ao limite crítico de captação de água. A invasão da água atraiu muitos moradores, que lotaram o leito do rio. Houve comemoração também na cidade de Cabaceiras, a 183 km de João Pessoa. A população lotou a ponte da cidade para registrar a chegada da água. O estudante Emerson Vinicius, 19 anos, aproveitou o momento 'raro' e fez um selfie.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Taperoá registrou a maior quantidade de chuva já vista no município nos últimos 21 anos. Nessa quinta, a Aesa informou que choveu 138,5 milímetros entre quarta (4) e quinta (5), quando a média histórica da cidade é de 83 milímetros.

A meteorologista da Aesa disse que somente nos cinco primeiros dias de fevereiro foram registrados 152,5 milímetros. “A chuva este ano chegou mais cedo e com mais força em Taperoá. Ainda estamos no começo da estação chuvosa no Cariri e, para alegria da população, as precipitações não devem parar por aí”, pontuou.

A Aesa explica o que está provocando chuvas na região. “A combinação entre a alta concentração de umidade presente no ar e o calor deverá favorecer a ocorrência de novas chuvas isoladas, principalmente no período da noite, no Cariri, Curimataú, Alto Sertão e Sertão. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas esparsas”, informou a meteorologista Marle Bandeira.
LINKS DOS VÍDEOS
 blob:https%3A//www.youtube.com/85360e82-5151-4705-8c7c-9f4067b37de0
blob:https%3A//www.youtube.com/98cffedb-adb4-409e-b379-8cf9bdad816a

Nenhum comentário:

Postar um comentário