segunda-feira, 3 de junho de 2019

O QUE VOCÊ CONHECE DE TUDO ISSO?





I
Vamos conhecer um pouquinho
O que para muitos é tido como normal.
Aquela que é transmitida de pessoa a pessoa.
A famosa Literatura Oral.
II
Ainda tem quem cuide e conserve de tudo isso
Assim como a galinha cuida do ninho e esquenta o ovo
A Literatura Oral vai de boca em boca
E assim conserva-se na memória do povo.
III
Agora vejam um pouquinho de cada um
Que no Nordeste segue essa linha.
Dentre várias que vou citar
Começarei falando de: Adivinha.
IV
Falarei um pouco resumido
Então é melhor prestar bem atenção.
Essa tal de Adivinha
É chamada de adivinhação.
V
É um tipo de passatempo muito divertido
Usado por crianças e adultos.
Assim mesmo ainda tem aqueles
Que às vezes os entendem como insultos.
VI
Espero que com esse pequeno resumo
Você consiga um pouco entender.
Adivinha é uma espécie de teste de inteligência,
Pois uma pessoa faz a pergunta e a outra tenta responder.
VII
Vou dá um exemplo para todos vocês
Porque essa eu acho interessante e me amarro.
“Por você eu perco a cabeça”.
Isso foi o que o fósforo falou para o cigarro.
VIII
Sendo feito para assegurar nossas tradições
Estará sempre recebendo meu apoio.
Aqueles cantos sem acompanhamentos
Entoados pelos vaqueiros é conhecido como Aboio.
IX
Na Sociedade alguns não dão atenção a nada disso
No entanto, outros acham lindo e natural.
Portanto fiquem sabendo que Aboio é canto entoado
Que o vaqueiro faz levando a boiada para a pastagem ou curral.
X
Espero que com esses pequenos resumos
Um pouquinho de cada um você entenda.
Agora vamos falar do poema feito em versos curtos
Essa é a tradicional Parlenda.
XI
Um relato breve, engraçado e serve para provocar risos.
Esse é um tipo de estória curta conhecida como Anedota.
Dependendo do que for dito e entendido
Têm aqueles que diz ser coisa de idiota.
XII
Vejam um exemplo de Anedota
Que vou dizer bem resumidinho.
É aquela que o doido bateu e pediu desculpas
Em uns grandes postes que ficavam no seu caminho.
XIII
Eu acho lindo e engraçado tudo isso.
Quanto mais falo, mas dá vontade de falar.
Na minha e na sua Paraíba tem grandes festas.
A famosa festa popular.
XIV
Dentre várias festas religiosas
Também podemos citar as festas de Natal.
A lista é bem intensa.
Não podemos esquecer-nos do o Carnaval.
XV
Se analisarmos com mais cuidado
Vemos um pouco de tudo isso a cada dia.
No meio da Literatura Oral
Também se encacha a Cantoria.
XVI
A disputa travada em versos entre os cantadores
É conhecida como Cantoria de Viola.
Tem muita gente que gosta e elogia
Porém quem não gosta, diz: -“Já vão começar pedir esmola”.
XVII
O Mote é uma frase feita em versos
Que pode ter uma ou mais estrofes no fim de cada refrão.
Têm aqueles que cantam usando também uma viola.
Enquanto que outros usam o violão.
XVIII
Cada dia que passo na vida
Aparece um novo desafio que mim põe a prova.
Agora vamos falar de pequeno poema formado por versos.
Esse é conhecido como Trova.
XIX
O bom nas nossas vidas
E dá e receber carinhos e afeto.
Agora vamos falar de ABC
Que é um tipo de poema que se inicia com uma letra do alfabeto.
XX
Assim seria um exemplo:
- Estou fazendo para você ver.
Mas você não está prestando atenção.
Que alegria posso ter.
Porém respeito sua atitude,
Mesmo que seja para sofrer.
XXI
Besteira talvez seja o que falo.
Talvez seja assim sua opinião.
Respeito e lhe parabenizo
Sendo oportuno darei um forte abração
E pode ter certeza
Que lhe guardarei no coração.
XXII
Comecei com a letra A
E com a letra B dei continuação.
Agora é a vez da letra C
Como diz a anunciação
Nessa simples composição.
XXIII
Faço isso com muito amor.
Espero que tudo isso não seja a míngua.
Uma espécie de jogo de palavras de sons semelhantes
E que são difíceis de pronunciar é o Trava-Língua.
XXIV
Assim seria um exemplo de Trava-língua
De um jeito bem popular.
O menino deu um pequeno salto.
Um pequeno salto a menina não pode dar.
Darei sempre o meu abraço
Em quem eu poder abraçar.
XXV
Fazer versos e rimas populares
Pouca gente se atreve.
Vou encerrando aqui com Provérbio
Que significa um dizer ou uma sentença breve.
XXVI
O Provérbio contém ensinamentos
E tem por finalidade mostrar a experiência humana.
Aqui no IHGC vou fazendo o que me compete.
Seguindo em cada dia e em cada semana.
XXVII
Não sou rico, mas sou conformado
E o que tenho a Deus sou grato.
Encerrando hoje aqui com mais um Provérbio:
- “Quem não tem cachorro, caça com gato”.
----------------------------------------------------------------------------
Autor: José de Arimateia Bezerra de Lima.
São João do Cariri, 03 de Junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário