segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A VISÃO: Eclipse solar vai poder ser visto em JP e mais duas cidades da PB este mês

Observação vai acontecer junto com membros da Associação Paraibana de Astronomia, às 10h30, na Estação Ciência, na Capital, na Praça Pedro Delmiro, em Taperoá, e no Casarão do Jabre, em Maturéia
Eclipse parcial do sol
A manhã do dia 26 deste mês deve ser de contemplação de um eclipse solar parcial na Paraíba. O evento vai poder ser visto com telescópios espalhados em pontos de João Pessoa, Taperoá e Maturéia.

A observação vai acontecer junto com membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA), às 10h30, na Estação Ciência, na Capital, na Praça Pedro Delmiro, em Taperoá, e no Casarão do Jabre, em Maturéia.

Segundo a APA, quem quiser observar o fenômeno, mas não tem equipamentos necessários, deve se dirigir a um dos locais de observação citados.

A tentativa de observação do eclipse utilizando binóculos, lunetas ou até telescópios sem a utilização de filtros apropriados podem provocar queimaduras nas retinas e cegueira.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O SONHO SE TORNANDO REALIDADE: Transposição do Rio São Francisco concluiu metade do caminho até a PB

Dos 208 quilômetros do Eixo Leste, a água passou por 100 km da obra.
Água sai de Petrolândia (PE) até a cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba.
Canal da transposição desaguando em lago do eixo leste da obra, em Pernambuco (Foto: Artur Lira/G1)

As águas do Rio São Francisco percorreram metade do caminho da tranposição no Eixo Leste, entre a cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano, até a cidade Monteiro no Cariri da Paraíba. Dos 208 quilômetros de extensão da obra iniciada em 2007, a água percorreu mais de 100 km. A informação foi confirmada nesta terça-feira (14) pelo setor de engenharia da empresa responsável pela obra.

O prazo estabelecido pelo Ministério da Integração é de que as águas cheguem à cidade de Monteiro até o dia 6 de março. Depois, a água vai seguir o rumo natural passando pelos açudes de Poções, Camalaú, Boqueirão, seguindo pelo Rio Paraíba.


Boqueirão está com apenas 4% do volume total de
água (Foto: Reprodulção/TV Paraíba/Arquivo)

Boqueirão
O açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, deve receber água da transposição em abril, segundo a previsão do Ministério da Integração Nacional. O reservatório está com 4% da capacidade.

O manancial tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas, nesta terça-feira (14) está com 16.335.883, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Boqueirão abastece Campina Grande e outra 18 cidades do Agreste. Por conta do baixo nível de água, as cidades abastecidas estão em racionamento de água desde o mês de dezembro de 2014. Além da pouca oferta, a qualidade da água tem sido uma preocupação e a Companhia de Águas de Esgotos da Paraíba (Cagepa) tem feito um intenso tratamento para retirar cianobactérias e cianotoxinas da água.

Poções e Camalaú
Ainda de acordo com a Aesa, o açude de Poções, em Monteiro, tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água está com apenas 16.335.883, o que representa 4,6% do volume total. Já o açude de Camalaú, no Cariri, está com 7,5% da capacidade. Ele tem capacidade para 48.107.240 metros cúbicos e está com 3.589.491 nesta terça-feira.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

EXEMPLO DE HUMILDADE E PERSEVERANÇA: Casal da PB junta latinhas e vende doces para custear estudos do filho na Europa

Sonho de Pedro em estudar fora do país começou a se concretizar quando ele passou em 8º lugar em uma seleção de um programa de intercâmbio do Rotary Club
Pedro recebeu ajuda da mãe, Isabel Fernandes
Um casal de moradores de Cabedelo, município da Grande João Pessoa, conseguiu realizar o sonho de um dos filhos, Pedro Fernandes, 18 anos, de estudar na Europa. A história, que a princípio é apenas mais uma entre muitas, ganhou espaço nas redes sociais e emocionou o Brasil após a descoberta da fonte de recursos para financiar o estudo do jovem: o casal, de vida humilde, passou dias catando latinhas, vendendo doces e frutas após o trabalho e foi ajudado com doações de amigos.

O sonho de Pedro em estudar fora do país começou a se concretizar quando ele passou em 8º lugar em uma seleção de um programa de intercâmbio do Rotary Club. Mas, para se tornar realizada, a família de Pedro necessitava de dinheiro para custear documentações, visto, passagens estadia e outras taxas.

Segundo o site NE10, inicialmente, Isabel Fernandes e Milton Viana, pais de Pedro, conseguiram juntar 300 kg de latinhas para reciclagem, o que valeu cerca de R$ 1,2 mil. Aliado a essa fonte, o casal também vendeu doces e frutas para conseguir dinheiro.

Funcionária da Associação dos Magistrados da Paraíba, Isabel também recebeu doações de colegas de trabalho e de magistrados de outros estados, que ficaram sensibilizados com uma campanha de arrecadação de dinheiro para custei da viagem.

Ao todo, com doações e vendas, o casal reuniu R$ 30 mil, quantia necessária para custeio de todo o processo. Pedro viajou em agosto de 2016, conseguiu concretizar o sonho de estudar na Europa e ainda aprendeu a falar sueco e francês.

Agora, o paraibano deve retornar para iniciar, em julho, estudo no curso de Relações Internacionais, já que ele foi aprovado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

TUDO COMEÇA SE ESCLARECER: TSE absolve Lula e PT de uso ilegal de bem público na eleição de 2010

Para condenar um político por uso indevido de bem público em eleição, é preciso demonstrar de forma inequívoca que ele agiu com o intuito de se beneficiar e influenciar os eleitores. Com base nesse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, na sessão plenária desta quinta-feira (9/2), uma representação do Ministério Público Eleitoral contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT referente às eleições de 2010.

Para o MPE, Lula utilizou bem público de forma irregular, o que é proibido pelo artigo 73, inciso I, da Lei das Eleições (Lei 9.504/97).Na ocasião, o MPE apontou propaganda irregular do então presidente em favor da candidata do partido ao cargo, Dilma Rousseff, caracterizando “conduta vedada a agente público”. No dia 24 de agosto daquele ano, meses antes da eleição, foi divulgado um vídeo em que Lula utiliza as dependências do Palácio da Alvorada para enaltecer Dilma.

O julgamento desta quinta finalizou uma discussão que havia começado em dezembro 2015, quando a ministra Maria Thereza, relatora do caso, votou pela improcedência da ação. A ministra não compõe mais o TSE.

Em outubro de 2016, o ministro Gilmar Mendes apresentou voto-vista e argumentou que a propaganda veiculada na residência oficial do presidente da República em benefício da candidata de seu partido feriu o artigo 73, inciso I, que veda a utilização de bem público da administração direta da União em benefício de candidato, ficando os agentes sujeitos a multa ou cassação de registro.

O presidente do TSE destacou a veiculação de tal vídeo “em propaganda eleitoral gratuita na televisão, veículo de grande alcance midiático, utilizando-se de forma propositada de um bem público como se particular fosse”. Assim, votou por aplicar uma multa de 20 mil unidades fiscais de referenciam (Ufirs).

O voto de Gilmar Mendes foi acompanhado pelo ministro Henrique Neves, que ponderou que “a conduta vedada ocorreu, uma vez que houve a filmagem dentro do Palácio com a divulgação da propaganda”. O único ponto divergente no voto do ministro Henrique Neves foi no sentido de reduzir a multa para 5 mil Ufirs.

No entanto, a maioria formada pelos ministros Herman Benjamin, Luiz Fux e Rosa Weber acompanhou o voto da relatora, decidindo pela improcedência da ação.

O principal argumento da ministra Maria Thereza na ocasião do julgamento foi o de que “qualquer raciocínio a ser desenvolvido no esforço de contextualizar a imagem do presidente da República na residência oficial, utilizada na propaganda eleitoral, para fins de fazer incidir a vedação legal, é fruto de subjetivismo, uma vez que seria necessária a demonstração inequívoca da utilização do bem público”.
Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.
http://jornalggn.com.br/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O SONHO CONTINUA: Aesa, Dnocs e MPPB visitam obras da transposição do rio São Francisco nesta terça

Comitiva acompanhará os trabalhos realizados no Eixo-Leste, no trecho por onde passarão as águas em direção ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão
Rio São Francisco
Uma comitiva formada por representantes da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB), visitará as obras da transposição do rio São Francisco nesta terça-feira (7).
Os integrantes acompanharão os trabalhos realizados no Eixo-Leste, no trecho por onde passarão as águas em direção ao açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, localizada a 185 quilômetros de João Pessoa.

Entre as reformas que serão observadas nesta visita estão: o esgotamento sanitário da cidade de Monteiro e as melhorias nas estruturas dos açudes de Poções, que também fica localizado no município; e no reservatório de Camalaú, localizado na cidade de mesmo nome.

“O Governo está trabalhando diariamente para que todas as obras complementares estejam prontas para a chegada das águas do São Francisco. Estamos realizando a limpeza e desobstrução do rio Paraíba para garantir o seu livre escoamento a fim de que ela chegue o quanto antes para a população mais necessitada”, destacou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Na segunda-feira passada, João Fernandes acompanhou a inauguração da terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste, que vai impulsionar a água de Floresta (PE) até Monteiro. O acionamento foi feito pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Durante o evento, o ministro afirmou que a Paraíba receberá a água do ‘Velho Chico’ na primeira semana de março.

Após a chegada à cidade de Monteiro, as águas do rio São Francisco vão ser despejadas pela Aesa no leito do rio Paraíba. Na sequência, elas vão abastecer os açudes São José, Poções e Camalaú, antes de chegar ao Epitácio Pessoa. “Acreditamos que este percurso vai ser feito num período de no máximo 30 dias”, observou João Fernandes.
Popularmente conhecido como Boqueirão, o açude Epitácio Pessoa abastece Campina Grande e outras 18 cidades. Ele tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos, mas atualmente possui apenas 4,4% deste volume.