quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estado reduz expediente e altera custos para diminuir 30% dos gastos

Medida semelhante foi adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na semana passada, que também alterou horários de expediente para conter gastos
Estado corta gastos
O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) assinou, nesta terça-feira (29), dois decretos para redução de 30% nos gastos do Estado, frente à crise que assola o País. A assinatura do documento ocorreu na solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040.

O decreto 36.200 determina adequação na jornada de trabalho dos servidores da Administração Direta e Indireta, autarquias e órgãos de Regime Especial, estabelecendo que o expediente será das 8h às 16h30, com intervalo de 1h30, de segunda-feira à sexta-feira.

De acordo com o decreto 36.199, os órgãos estaduais deverão renegociar as condições de preços e quantidades vigentes nos contratos firmados para despesas de custeio, reavaliar licitações em curso que ainda não tenham sido homologadas ou adjudicadas, bem como aquelas a serem instauradas; identificar novas alternativas de localização, com prioridade de utilização de imóveis próprios do Estado.

O decreto suspende as despesas com custeio relativas à celebração de novos contratos de locação de imóveis e prestação de serviços de transporte mediante locação de veículos; celebração de termos aditivos que impliquem acréscimo de objeto; aquisição de imóveis e de veículos; patrocínio e apoio à realização de festividades e similares; contratação ou prorrogação de contratos de serviços técnicos profissionais especializados que impliquem em aumento de despesas.

Também fica instituído um comitê gestor do Plano de Contingência para acompanhar e avaliar as medidas previstas no decreto, bem como desenvolver estudos com vistas à otimização das despesas de custeio, a exemplo dos gastos com água e esgotos, combustível, pacotes de dados e serviços de internet, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, locação de veículos e de bens móveis, passagens e despesas com locomoção, serviços de limpeza e vigilância e com diárias de pessoal.

Uma medida semelhante foi adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na semana passada, que também alterou horários de expediente para conter gastos.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

MUDANÇA DE PARTIDO: Francisco Júnior deixa o PT e fundará o PC do B em São João do Cariri

Vereador e atual secretário de administração de São João do Cariri, Francisco Júnior, pediu desfiliação do partido ao qual sempre fez parte, o PT. A desfiliação de Francisco foi oficializada nesta segunda-feira (29) e o líder político já está com tudo pronto para fundar o PC do B do vereador Napoleão Maracajá em São João do Cariri.

Francisco Júnior explicou, entretanto, que sua saída do PT não se dá no contexto de crise enfrentada pelo partido nacionalmente. Segundo o ex-petista, por falta de tempo, não foi possível renovar o diretório do PT através das eleições internas e como há uma resolução nacional da legenda de só garantir candidatura em 2016 para partidos com diretório formado, ele e outros colegas ficariam sem condições de se candidatar no próximo pleito.

Por esse motivo, Francisco Júnior explicou que buscou se filiar em partido ligada ao PT, a quem tem profunda gratidão e respeito, a fim de garantir sua candidatura nas próximas eleições. O professor Nivaldo Maracajá também se filiou ao PC do B.

De Olho no Cariri

Onze homens armados arrombam agência dos Correios e roubam cofre em cidade do Cariri

Ataque aconteceu na madrugada desta terça-feira, em São Domingos do Cariri
São Domingos do Cariri-PB
Mais uma agência dos Correios foi alvo da ação de criminosos no interior da Paraíba. Na madrugada desta terça-feira (29), cerca de 11 homens arrombaram a unidade de São Domingos do Cariri (na Borborema do estado, a 182 km de João Pessoa). Segundo a Polícia Militar, o grupo estava fortemente armado, mas só usou ferramentas para praticar o roubo. Eles fugiram levando o cofre do estabelecimento.

Ainda conforme divulgado pela Polícia Militar, os assaltantes chegaram na cidade por volta das 2h30. Depois de arrombar a porta da agência e furtar o cofre, os bandidos fugiram em dois carros. A polícia não informou se havia dinheiro dentro do equipamento roubado.

A PM suspeita que o grupo tenha fugido com destino a cidade de Cabaceiras e realiza buscas na região, mas até as 7h nenhum suspeito tinha sido preso. O ataque à agencia dos Correios vai ser investigado pela Polícia Federal.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ÓTIMA NOTÍCIA: Começa pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas; veja calendário

Depósitos começam para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito
Começa pagamento do 13º para segurados
A Previdência Social antecipa o 13º salário de mais de 28 milhões de brasileiros segurados a partir desta quinta-feira (24). São R$ 16 bilhões liberados para os pagamentos liberados para aposentados e pensionistas. Veja aqui o calendário completo.

As dúvidas sobre a antecipação do benefício, conhecido também como 'gratificação natalina', surgiram em agosto deste ano. Devido ao aperto nas contas públicas, o pagamento poderia não ser feito, principalmente porque não é previsto em lei. Porém, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, confirmou alguns dias depois que os segurados iriam receber o benefício.

De acordo com a Previdência, nesta primeira parcela não será descontado o Imposto de Renda (IR), no caso de valores que estejam dentro das faixas de cobrança. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só será pago quando for depositada a segunda parcela da gratificação natalina, de 24 de novembro a 7 de dezembro. Entre os beneficiários da antecipação, cerca de 70% recebem o salário mínimo, e não terão o desconto.

Ainda conforme a Previdência Social, os depósitos começam no dia 24 de setembro para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de outubro

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício a partir de janeiro desse ano. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que estão recebendo auxílio-doença também terão uma parcela menor do que os 50%. Como esse é um benefício temporário, é calculada a antecipação proporcional ao período.

Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º salário, o que corresponde a cerca de 4,380 milhões de benefícios.


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ex-presidente do STF diz que não há motivo para impeachment de Dilma

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto declarou, nesta segunda (21), que não vê motivos que justifiquem um impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, embora possível do ponto de vista legal, um eventual afastamento da presidenta, sem que haja de fato razões concretas para isto, deixaria um legado de insegurança jurídica para os futuros governantes.

Pelo que foi até agora apurado, acho que não [há motivo]. A presidente pode até perder o mandato, se a Justiça eleitoral der provimento à ação de impugnação de mandato eletivo. Mas isso não é crime de responsabilidade, é crime eleitoral", avaliou.

Ayres Britto, que prestou serviços para a campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB-MG) no ano passado, fez questão de distinguir o que é um crime de responsabilidade. "O crime de responsabilidade é muito grave. Não há que se confundir o crime de responsabilidade com a infração penal comum, com infração de contas ou com crime eleitoral, improbidade administrativa. Crime de responsabilidade é um atentado à Constituição. Pressupõe uma gravidade tal que signifique insulto, uma afronta à Constituição", disse ele, depois de participar de evento em São Paulo.

Questionado se um possível afastamento da presidenta sem motivos poderia acarretar insegurança jurídica, o ex-ministro respondeu: "Sim. Segurança jurídica máxima é respeitar a Constituição. Não se pode pular a cerca da Constituição".

O ex-presidente do STF elogiou a decisão da corte, que proibiu as doações empresariais a campanhas eleitorais.“O STF tomou uma bela decisão ao proibir contribuições de empresas. Em matéria eleitoral, a parceria público privada é danosa. A empresa não vota, mas no plano dos fatos é quem elege”, afirmou.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Anvisa proíbe distribuição e venda de quatro tipos de chá

De acordo com o texto, os chás estão em desacordo com a legislação vigente. Segundo a Anvisa, o Chá Misto Camomila e Cidreira e o Chá Misto Maçã e Hortelã Dia contém falsa indicação para lactentes
Produtos para chá são retirados do mercado
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes do Chá Misto Camomila e Cidreira, Chá Misto Maçã e Hortelã Dia e Chá Misto Maçã e Canela, da marca Da China, além do Chá Noite Tranquila Aromático, da marca Chileno. Os produtos são fabricados pelo Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda.

De acordo com o texto, os chás estão em desacordo com a legislação vigente. Segundo a Anvisa, o Chá Misto Camomila e Cidreira e o Chá Misto Maçã e Hortelã Dia contém falsa indicação para lactentes. Já o Chá Misto Maçã e Canela contém a espécie vegetal Casca de Jabuticaba (Myrciaria cauliflora), que não consta na composição da bebida. O Chá Noite Tranquila Aromático contém a espécie vegetal Anis estrelado, também sem indicação na composição da bebida.

O Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda. informou que já está recolhendo todos os lotes dos chás que possuem indicação fitoterápica e que não está fabricando esse tipo de produto no momento. Ainda segundo a empresa, um alvará da vigilância sanitária estadual vai regularizar a situação. O documento deve ser protocolado na próxima semana, permitindo a retomada da fabricação dos chás.

Concursos que já foram autorizados para 2016 serão mantidos, garante Planejamento

No caso de concursos de períodos anteriores, inclusive os homologados e aguardando autorização para nomear os aprovados, o Planejamento informou que as nomeações estão mantidas
Imagem ilustrativa
Entre as medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo na última segunda-feira (14) está a suspensão dos concursos públicos para o próximo ano. Segundo o Ministério do Planejamento, o congelamento trará economia de R$ 1,5 bilhão. O anúncio desanimou quem estuda para conquistar um cargo na administração pública. No entanto, 2016 não será um ano completamente morto para os certames. Os concursos que já foram autorizados estão mantidos.

Segundo o Planejamento, estão preservados concursos autorizados em 2015 e com editais previstos para 2016. No caso de concursos de períodos anteriores, inclusive os homologados e aguardando autorização para nomear os aprovados, o Planejamento informou que as nomeações estão mantidas, segundo o número de vagas previsto e dentro do prazo de validade final do certame. Pela Constituição Federal, a validade de um concurso é de até dois anos, prorrogáveis por igual período.

As vagas asseguradas estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, que estabelece teto de 45.582 cargos. No caso da proposta de LOA de 2016, a ideia é que os 40.389 cargos, dos quais 25.606 são do Executivo, sejam suspensos. Para garantir a suspensão que, segundo o ministério, proporcionaria economia de R$ 1 bilhão ao Executivo e R$ 500 mil ao Legislativo e Judiciário, o governo terá de alterar os projetos de lei da LOA e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem. Ambas estão no Congresso Nacional para serem apreciadas. De acordo com o Planejamento, as alterações serão enviadas ao Congresso em breve.

O Ministério do Planejamento esclareceu ainda como fica a análise dos pedidos de órgãos públicos para a realização de concursos. Pela legislação atual, os órgãos do Executivo Federal encaminham os pedidos para a realização de novos concursos à pasta até 31 de maio de cada ano. De acordo com o Planejamento, isso ocorrerá normalmente e as novas solicitações serão analisadas no primeiro semestre de 2016. No entanto, as autorizações para novos certames só sairão a partir de 2017. Em nota, o ministério informou que “o governo federal está fazendo um esforço fiscal e todas as áreas devem se adaptar à nova realidade, a fim de garantir a eficiência da gestão pública”.

José Matias Pereira, professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em finanças públicas, diz que a decisão de suspender os concursos deve causar impacto nos serviços prestados pela administração pública, a ser sentido a médio e longo prazo.

“Esses cortes de despesas periféricas acabam causando danos não no curto prazo, mas no médio e longo. Você vai deteriorando a oferta de serviço público até chegar a uma situação insustentável. Nós já temos péssimos indicadores nas áreas de saúde, educação e segurança pública, [com a interrupção] no médio e longo prazo alguns setores podem começar a entrar em estrangulamento”, afirma. Para ele, a administração pública precisa de reformas, mas estruturais. “Deveriam estar sendo discutidas medidas para uma reforma estrutural na administração”, observou.


domingo, 20 de setembro de 2015

PREFEITO COSME GONÇALVES ENTREGA CASAS PARA POPULAÇÃO DE SÃO JOÃO DO CARIRI

A Prefeitura de São João do Cariri, através do prefeito Cosme Gonçalves, esteve realizando neste sábado (19) a entrega de casas do Minha Casa Minha vida para algumas famílias do município.

Na oportunidade o prefeito Cosme Gonçalves esteve entregando as chaves para as famílias do Conjunto Habitacional Iolanda Medeiros.

Após a entrega o prefeito Cosme, afirmou que buscará novo convenio na terceira etapa do Minha Casa Minha Vida, pois ainda existem famílias que necessitam do beneficio ‘’ Não podemos deixar de lutar, para assim, darmos esse importante beneficio ao nosso povo, quando um cidadão tem sua casa ele passa a ter dignidade e tranquilidade e nós enquanto gestão não vamos descansar, enquanto não beneficiarmos o maior numero de pessoas possíveis’’ afirmou Cosme.

A solenidade de entrega contou com a participação de auxiliares e secretários do Governo Municipal, além de vereadores que fizeram questão de prestigiar esse importante momento para os beneficiados.

CARIRI EM AÇÃO

Ao BLOG CARIRI VELHO, o prefeito afirmou que lutará por melhores condições nesse conjunto habitacional, como por exemplo, o calçamento, pois os moradores merecem ter um local digno para viver bem.

Disse o gestor: “Eu sei da importância de se conquistar um local digno para viver com a família. Enquanto prefeito desse município, não medirei esforços para trazer o melhor para a população. Com os moradores do conjunto Iolanda Medeiros não poderia ser diferente. As casas estão ficando prontas, mas serão necessárias outras melhorias no local. No que depender de mim enquanto gestor o povo pode ficar tranquilo que irei em buscar do que for melhor para todos.” Finalizou o prefeito.




sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PRESIDENTE MUNICIPAL DO DEM DE SÃO JOÃO DO CARIRI CONVIDA LIDERANÇAS POLÍTICAS E FILIADOS PARA UMA REUNIÃO

O Presidente Municipal do DEM(Democratas) de São João do Cariri e atual Prefeito, Cosme Gonçalves de Farias, convida os filiados e lideranças políticas para uma reunião nesta sábado(19), a partir das 19:00hs na Câmara Municipal de São João do Cariri.

Na oportunidade serão deliberados vários assuntos referentes à trajetória do partido no município e de forma nacional, bem como, serão assinadas filiações de diversas lideranças políticas locais que passarão a fazer parte dos quadros do partido.

O presidente disse que estar bastante feliz com a procura de lideranças políticas e de pessoas da sociedade sãojoãoense que vem demonstrando o interesse de fazer parte dos quadros do partido.

Disse o presidente: “Para mim é motivo de muita honra receber lideranças políticas e pessoas comum da sociedade sãojoãoense que vem demonstrando essa aproximação pelo nosso partido. Se estamos sendo procurados é sinal que estamos caminhando pelos caminhos certos, caminhos da verdade. Estaremos sempre de braços abertos para receber todas as pessoas de bem que queiram caminhar junto conosco.” Concluiu o presidente.



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

NOS PIORES MOMENTOS DO GOVERNO DE DILMA AINDA É MELHOR DO QUE NOS TEMPOS DO PSDB. S&P PRECISA REBAIXAR BRASIL MAIS 4 VEZES PARA VOLTAR À ERA FHC

Agência de classificação de risco Standard & Poor's precisa rebaixar a nota do Brasil mais quatro vezes para que se chegue ao nível de classificação da época do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando a nota máxima obtida foi 'BB-', em janeiro de 2001, para depois, em julho de 2002, ser rebaixada a 'B+'; para o economista e professor da Unicamp Pedro Rossi, mídia tradicional dá importância exagerada ao rebaixamento da nota para agravar a crise política; “No fundo eles estão avaliando uma coisa específica que é a saúde do país diante do credor. E o que é bom para o credor não é necessariamente bom para a população ou para a estratégia a ser seguida pelo país”, afirmou

Helder Lima, da RBA - A agência de classificação de risco Standard & Poor's precisa rebaixar a nota do Brasil mais quatro vezes para que se chegue ao nível de classificação da época do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando a nota máxima obtida foi 'BB-', em janeiro de 2001, para depois, em julho de 2002, ser rebaixada a 'B+'.

Enquanto a nota de risco cai, a taxa de juros aumenta, como mostra a comparação desses dois períodos sob FHC, quando a Selic era de respectivamente 15,19% e 17,86%.

Segundo a escala da agência (confira abaixo), o desejado 'grau de investimento', que atrai capitais para o país, só foi obtido pelo Brasil em 30 de abril de 2008, portanto, no auge do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, a classificação subiu um degrau em 2011, para voltar agora ao nível de 2008.

O economista e professor da Unicamp Pedro Rossi concorda que a mídia tradicional está dando uma importância exagerada ao rebaixamento da nota para agravar a crise política. “A gente não pode negar que isso tem efeitos reais, porque o setor financeiro e o setor real são coisas coladas, e infelizmente a nossa economia sofre muito os efeitos da especulação inerente ao setor financeiro, e o arbítrio que esse setor confere à economia. A expectativa dos agentes financeiros acaba rebatendo na economia real. Mas o que eu acho que a gente tem de questionar é a importância desse tipo de nota na tomada de decisões políticas”, afirma, suspeitando de sua adoção como critério na condução de políticas econômicas.

A credibilidade da S&P também não é das melhores. A agência foi acusada de fraude em 2008, ao classificar o banco Lehman Brothers com grau 'A', ignorando os títulos podres que levaram o banco a quebrar em 15 de setembro de 2008, detonando a crise mundial. “É extremamente questionável a atuação dessas agências porque elas são privadas, financiadas pelo setor privado, elas são alvos de inquéritos em vários lugares do mundo, elas pagaram multa por manipulação, por fraude, e que ranquearam os ativos pobres norte-americanos como excelente às vésperas da crise nos Estados Unidos, então, seus critérios são extremamente questionáveis”, diz o economista.

E mesmo que houvesse uma atuação ética da agência, ainda assim sua avaliação seria questionável, na opinião do economista. “No fundo eles estão avaliando uma coisa específica que é a saúde do país diante do credor. E o que é bom para o credor não é necessariamente bom para a população ou para a estratégia a ser seguida pelo país”.


Ricardo antecipa reajuste para professores e implanta aumento já em setembro

Comunicado foi feito, pessoalmente, à coordenação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), durante audiência, na granja do governador
Ricardo se reuniu com professores
O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quarta (16) a antecipação da segunda parcela de reajuste dos profissionais da educação para a folha de pagamento referente ao mês de setembro. Apesar da atual situação econômica, com reflexos nos estados, aproximadamente 17 mil profissionais da educação da Paraíba serão beneficiados com acréscimo de mais 4,5% em seus salários.

O comunicado foi feito, pessoalmente, à coordenação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), durante audiência, na granja do governador, na manhã desta quarta-feira (16). A reunião também contou com a presença de auxiliares do governo.

O coordenador geral do Sintep-PB, Carlos Belarmino, falou sobre o resultado da reunião. “Ontem (terça-feira), recebemos o comunicado do governo do Estado nos convocando para essa audiência de hoje. Nela, o governador se comprometeu, de fato, com a antecipação. Segundo ele, a categoria já vai receber a segunda parcela do reajuste nesse salário agora, de setembro”, afirmou. “Recebemos a notícia de maneira muito positiva. Principalmente, em um momento de dificuldade econômica que o País está vivendo”, acrescentou.

Ainda de acordo com Carlos Berlarmino, os 17 mil professores e servidores da educação beneficiados em todo o Estado incluem aqueles que servem desde o ensino infantil até o médio. A coordenação do Sintep-PB também explicou que o acordo feito, inicialmente, com o governo do Estado era para que o reajuste total de 9% da categoria fosse dividido em duas parcelas. Assim, 4,5% ficariam para ser incorporados em janeiro e mais 4,5% em outubro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Servidores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado na Paraíba

Secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba disse que movimento grevista ocorre em todo o estado e será feito um trabalho de convencimento para novas adesões
Greve ocorre em todo o estado e segue movimento nacional
Em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba, em João Pessoa, na noite desta terça-feira (15), os servidores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (16), em todo o estado.

Segundo o secretário geral do Sintect-PB, Emanuel de Sousa, a greve deverá paralisar cerca de 70% dos 1.580 servidores dos Correios na Paraíba e atingirá todas as 205 agências.

“A partir desta quarta passaremos a fazer um trabalho de convencimento nas agências para que aqueles que não participaram da assembleia possam aderir ao movimento, que é nacional”, disse Emanuel, que também informou que serão feitas reuniões diárias na sede do Sintect, sempre às 17h, para tratar sobre a paralisação.

O representante do sindicato revelou que não existe a obrigatoriedade de manter ofícios da empresa em funcionamento, visto que não se caracterizam como serviços essenciais, mas nem tudo deve ser paralisado. “Sabemos que geralmente 30% dos funcionários não participam do movimento grevista, principalmente nas áreas administrativas”, contou o secretário geral.

Ele revelou que, em média, 400 mil objetos deixam de ser entregues diariamente no estado, quantia que soma, em média, quatro toneladas.

“A categoria reivindica 12% de reposição da inflação, aumento de R$ 300 no salário, vale-alimentação de R$ 40 e vale-cesta, relativa a cesta básica, no valor de R$ 350”, explicou.

Emanuel de Sousa disse que a direção nacional dos Correios não apresentou reajustes como contraproposta, tendo recomendado R$ 150 de gratificação de incentivo à produtividade em agosto e R$ 50 em janeiro, o que não é aceito pela categoria.

O sindicalista também comentou sobre os cortes anunciados nessa segunda-feira (14) pelo governo federal, fato que afetou diretamente alguns movimentos de greve de servidores. Conforme Emanuel, as medidas não têm tanto impacto sobre os trabalhadores dos Correios, pois estes são regidos pelo regime celetista. O único ponto de discordância é referente à ausência de concursos federais em 2016, pois existiria a necessidade de novas contratações.

domingo, 13 de setembro de 2015

UMA VERDADEIRA MULTIDÃO INVADIU SÃO JOÃO DO CARIRI PARA A GRANDIOSA FESTA DE SETEMBRO


Na noite deste sábado (12), uma grande multidão compareceu a praça pública de São João do Cariri para dançar muito forró. Passaram pelo palco principal da festa Rafa Júnior, Maycon dos Teclados, Luan Forró Estilizado e encerrando a noite Forró do Paredão.

O Prefeito Cosme Gonçalves, falou ao público de forma emocionada e agradeceu a cada um que ali estava participando de uma das maiores festa de padroeira do Cariri Paraibano, Festa de Nossa Senhora dos Milagres.
Os secretários municipais, auxiliares e vereadores, também marcaram presença no evento e compartilharam da mesma alegria do prefeito e da multidão que veio prestigiar a festa.

O local esteve completamente tomado por uma grande multidão que não parou de dançar um só instante, principalmente quando o astro Luan Forró Estilizado entrou no palco e levantou a todos com os grandes sucessos já consagrados em todo Brasil.

Rafa Júnior e Maycon dos Teclados (os artistas filhos do município), também não decepcionaram e se apresentaram de maneira brilhante. Forró do Paredão da cidade de Serra Branca encerrou a noite de festa levantando a galara que não parou de dançar um só minuto.

A festa ocorreu num clima de muita paz, não sendo registrado nenhum incidente por parte da polícia.

Para este domingo (13), outras atrações já estão confirmadas, dentre elas, o Caboclo Sonhador que está marcando presença de Mala e Cuia, o grande astro da música nordestina, Flávio José.

Todo o evento teve cobertura total dos sites DE OLHO NO CARIRI (com Klebson Wanderley), do CARIRI EM AÇÃO( com Marivaldo Alcântara) e do Blog Cariri Velho(com Ary Lima), além das páginas oficiais da Prefeitura Municipal de São João do Cariri.
Ascom/AC/PMSJC


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SÃO JOÃO DO CARIRI AMANHECE AO SOM DA FILARMÔNICA MUNICIPAL ANUNCIANDO A TRADICIONAL FESTA DE SETEMBRO


Hoje o povo de São João do Cariri acordou ao som da Filarmônica Municipal tocando pelas ruas da cidade para anunciar o início da FESTA DE NOSSA SENHORA DOS MILAGRES, popularmente conhecida como FESTA DE SETEMBRO.


 Reconhecida como uma das maiores festa de todo Cariri Paraibano, a festa teve início no dia 20 de julho com a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora dos Milagres que percorreu todo o Cariri, indo também até Campina Grande e João Pessoa.
Movidos pela Fé os fiéis acompanham todos os festejos com muita devoção a MÃE DOS MILAGRES.
É uma vasta programação que, oficialmente teve início hoje(03), e, se prolongará até no domingo(13).

Na parte religiosa serão muitas missas e a grande procissão da Padroeira pelas principais ruas da cidade acompanhada por uma grande multidão que vem pedir e agradecer as graças alcançadas. Já na parte social serão várias noites de muita festa, onde a população local e os visitantes terão várias opções para se divertirem na quermesse, no pavilhão, no clube e na praça pública.

Pelas principais ruas da cidade ainda ocorre o Desfile Cívico de 7 de setembro que esse ano traz como tema"PARAÍBA JOIA RARA". A criançada e o público em geral, ainda tem outras formas de diversão como: os parques e muitas barracas com comidas típicas.







Atrações da festa social serão: Inaldo e Paulo Rubens(Forroresta-Jantar dos Casais-05/09), Quermesse(forró-Danilo do Acordeon-06/09), Quermesse-pavilhão(seresta-Beto Melo e Neide-07/09), Quermesse-pavilhão(Forroresta-Nero Soares e Dominguinhos do Acordeon-08/09), Pavilhão da Melhor Idade(Seresta-Naninha a Rainha da Seresta), Pavilhão das Crianças,16:00hs/Pavilhão(Seresta-Adigelson) e Festa da Juventude no Clube(Chapéu de Palha, Jeandro e Forró do Garotinho-11/09), Pavilhão(Sarau Marco di Aurélio e Grupo-21:30hs e festa na praça(Rafa Júnior, Forró Prodígio e Forró do Paredão, Luan Estilizado-12/09) e encerrando no domigo(13), as 20:00hs- Pavilhão com Miguel Neto Voz e Violão. As 22:00hs na praça, Maycon dos Teclados e Flávio José.

Vale lembrar que, a  organização da festa e a Prefeitura Municipal, além de trazer grandes artistas da música nordestina, também priorizaram os as artistas da cidade como uma forma de incentivá-los.

Nós que fazemos o Blog Cariri Velho desejamos os votos de boas-vindas a todos os visitantes que junto conosco irão abrilhantar mais uma grande festa da cidade Mãe do Cariri Paraibano.

VEJAM O TAMANHO DO ABSURDO; Jovem asfixia e decepa dedo de tia para roubar aliança de ouro na PB

Após a violência, suspeito fugiu a pé, mas polícia conseguiu detê-lo momentos após o crime. Ele seria usuário de drogas
Crime aconteceu em Pombal
Um jovem de 27 anos foi preso, nessa quarta-feira (2), após decepar o dedo de uma tia para roubar a aliança de casamento que ela usava. O crime aconteceu por volta das 17h, na cidade de Pombal (Sertão do estado, a 371 km de João Pessoa).

De acordo com registro feito pela Polícia Civil, o jovem chegou à casa da vítima, que tem 58 anos, e pediu para entrar e beber água. Ao entrar na cozinha, o suspeito asfixiou a mulher com um golpe conhecido como “gravata”. Ela desmaiou e caiu no chão. Depois disso, o sobrinho da vítima pegou uma faca e decepou o dedo anelar da mulher. Ele fugiu da casa com a aliança de ouro da vítima, mas vizinhos acionaram a polícia e o suspeito foi preso minutos depois, no Centro da cidade.

Na delegacia, o jovem negou o crime, apesar de a aliança ter sido encontrada com ele. Segundo um agente da Polícia Civil de Pombal, o suspeito apresentava sinais de que estava sob efeito de drogas e seu discurso era desconexo.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e levou a vítima para o Hospital Regional de Pombal. Conforme a Polícia Civil, a mulher já recebeu alta e deve prestar depoimento na delegacia ainda nesta quinta-feira (3).

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ATENÇÃO! Estudantes podem se preparar para o Enem com aplicativo gratuito de celular

Conteúdo em vídeo é apresentado em playlists customizadas, e conectadas com momentos reais da vida do jovem
EDU.app pode ajudar estudantes
Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ganhar um reforço extra com o aplicativo EDU.app lançado no Brasil. A ferramenta traz videoaulas em formato exclusivo para tablets e celulares. Baixe aqui gratuitamente.

O EDU.app tem interface intuitiva e amigável, organizada de acordo com o conteúdo e os critérios da avaliação. O conteúdo em vídeo é apresentado em playlists customizadas, e conectadas com momentos reais da vida do jovem, por exemplo: 'Para fugir do embromation', com conteúdo de língua inglesa, 'Saindo pela tangente', de geometria, 'Enquanto cozinho', sobre química nos alimentos, proteína e enzimas, e 'Estudando no banheiro', sobre fisiologia, poluição e tratamento de água.

A Fundação Lemann, responsável pelo aplicativo, está lançando o produto em parceria com o Google e esclarece sobre os objetivos. “Nosso principal objetivo é facilitar ainda mais a vida do jovem que quer estar mais preparado para desafios como o Enem. Ao entregar as melhores videoaulas do YouTube EDU em um formato exclusivo para celulares e tablets, tornamos o conteúdo muito mais acessível, facilitando e incentivando a aprendizagem”, afirma Lucas Machado, coordenador de projetos da Fundação Lemann.


Municípios cortam salários de gestores, gratificações e festas por conta da crise

Repasses do governo federal vêm caindo gradativamente, forçando os prefeitos a tomarem medidas duras para manter o equilíbrio fiscal e conseguir pagar ao menos a folha dos servidores públicos
Municípios arrocham orçamento na PB
Sem festas e sem gratificações. O arrocho financeiro nos Municípios paraibanos chegou até aos salários dos prefeitos, vice e secretários. A crise econômica que o País enfrenta, em recessão, já é sentida pelas Prefeituras do estado, que têm como a dependência essencial da verba do Fundo de Participação dos Municípios. Porém, os repasses do governo federal vêm caindo gradativamente, forçando os prefeitos a tomarem medidas duras para manter o equilíbrio fiscal e conseguir pagar ao menos a folha dos servidores públicos.

No município de Mamanguape, a 60 km de João Pessoa, por exemplo, o prefeito Eduardo Carneiro, suspendeu em agosto o próprio salário, assim como o vice-prefeito e de todos os secretários. Também foram cortadas, pelo prazo de 90 dias, as gratificações dos servidores municipais. Já para aqueles que estão em cargos comissionados, as gratificações foram canceladas.

Além desses cortes, a cidade vai ficar sem o tradicional desfile cívico de 7 de setembro e sem a famosa festa de emancipação política, de 25 de outubro. Todas as medidas têm o objetivo de reverter os valores economizados para o pagamento da folha dos servidores públicos e fornecedores e para a manutenção os serviços básicos à população.

O secretário de Finanças do Município, Fabrício Sales, pontuou que a Prefeitura não tem apenas como obrigação a folha de pagamento dos servidores. “Temos obrigações constitucionais com investimentos de percentuais mínimos em saúde e educação, repasse do INSS patronal, pagamento de precatórios e com uma série de outros dispêndios, com os quais o Município tem que arcar”, destacou. Ele garantiu ainda que a administração municipal irá tomar todas as medidas necessárias para manter as finanças da cidade em dia.

Salários reduzidos

No mesmo cenário de falta de recursos para pagar o básico, encontra-se o Município de Poço Dantas, a 540 km de João Pessoa. Lá, o prefeito José Gurgel, além de cortar gastos com festas, diminuiu o próprio salário, do vice e dos secretários em 50%. Ele que ganhava R$ 12 mil por mês, passa a receber R$ 6 mil. Já o vice-prefeito que tinha o salário de R$ 6 mil e os secretários de R$ 2 mil, passam a a receber R$ 3 mil e R$ 1 mil por mês, respectivamente.

Segundo o prefeito, também foram suspensas todas as gratificações e horas extras dos servidores. José Gurgel afirma que visa a manter o equilíbrio fiscal com essas medidas que devem economizar por mês cerca de R$ 40 mil. “Poço Dantas é um município de pequeno porte, com 4 mil habitantes, mas com o corte que fizemos nas finanças vai dar em torno de R$ 40 a R$ 45 mil por mês. Então, vai nos confortar; vai permitir pagar o 13º dos servidores no fim do ano e também garantir o pagamento aos credores para que possam ser mantidos os serviços da Prefeitura”, explica.

Ordem é economizar

Na cidade de Boa Vista, a 170 km da Capital, a situação não é diferente. O prefeito Edvan Pereira Leite determinou, através de decreto, a diminuição de despesas na administração municipal que devem ser cumpridas pelo menos até o fim de 2015. Os salários, vantagens e gratificações, em todos os níveis ficam congelados, assim como está proibido o pagamento de diárias. O subsídio do prefeito também sofreu redução de 20% e ainda ficou estabelecido que todas as secretarias economizem, no mínimo, 10% do orçamento em materiais de expediente e no consumo de combustíveis.

O decreto ainda determina a suspensão, nesse período, de nomeação de funcionários para cargos em comissão e funções de confiança, a realização de festas ou eventos financiados pelo poder público municipal, a locação de veículos, a disponibilização de funcionários para outros órgãos públicos e o pagamento de horas extras acontecerá somente em casos de absoluta necessidade dos serviços.

"É imperiosa a necessidade do Município se adequar a atual crise financeira que passa o Brasil, além das quedas das fontes de receitas como FPM e da projeção de crescimento em reajustes fixados pelo governo federal, como energia e combustíveis" disse Edvan Leite.

Cabedelo também sofre

A crise não chegou apenas aos municípios pequenos. A cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, também sente os efeitos e o prefeito Leto Viana determinou, através de decretos, medidas para redução de gastos públicos. Foram suspensas até 31 de dezembro despesas com patrocínio e apoio a festas, eventos culturais, solenidades, confraternizações, ornamentações, presentes e outras situações similares, com exceção dos casos relacionados às ações governamentais. O ato não cortou a verba para realização dos desfiles de 7 de setembro.

Segundo o prefeito, o ato visa à responsabilidade na gestão fiscal e o equilíbrio entre receita e despesa do Município, além de assegurar à população cabedelense o atendimento às necessidades essenciais e os investimentos relacionados à educação e à saúde. Ele garante ainda a manutenção da regularidade dos pagamentos a fornecedores e do salário dos servidores públicos municipais.

Queda do FPM

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, Tota Guedes, explica que em 2015 as Prefeituras sofreram perdas significativas com as quedas do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo ele, em julho a diminuição em relação a junho foi 25,95%, o que significou “um desastre” nas contas das Prefeituras.

“Em agosto houve um leve aumento no FPM, mas julho foi um desastre”, afirmou. Ele destaca que os prefeitos têm tomado as medidas duras para conseguir chegar ao final do ano sem ter a receita no vermelho. “Se o gestor não tomar essa medidas de corte de despesas, vai fecha no vermelho. Em muitos casos as ações já deveria ter sido no começo do ano. O país não cresce e o repasse do Fundo Partidário vem caindo gradativamente, por isso, os prefeitos precisam se ajustar”, advertiu.

Em Sobrado, a 42 km de João Pessoa, o prefeito George Coelho afirma que a queda no repasse do Fundo de Participação chega a ser de R$ 70 mil por mês. A Prefeitura contou para honrar com as dívidas com cerca de R$ 450 mil em agosto, do qual foi comprometido 48% para pagar a folha de pessoal. Além da diminuição do FPM, o prefeito reclama que o governo federal não repassou o dinheiro para os salários de agentes públicos do Município, que também foram pagos com a verba da Prefeitura.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, no acumulado de 2015, o FPM soma R$ 55,999 bilhões para todas as cidades brasileiras. No mesmo período do ano passado, o valor foi de R$ 56,985 bilhões, o que significa que, em termos reais, a diminuição foi de 1,73%, levando em conta de janeiro a agosto de 2014.

Ainda conforme a CNM, a previsão para setembro é de queda de 2% do FPM, em relação ao mês agosto.