sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Lula define Veja nas eleições: "é o melhor panfleto da campanha do Aécio"

O ex-presidente diz que não lê a Veja já há muitos anos, por ''não levar a sério'' as publicações (Reprodução/ Facebook) © Foto: Reprodução/ Facebook O ex-presidente diz que não lê a Veja já há muitos anos, por ''não levar a sério'' as publicações

Nesta quinta-feira (30) o Instituto Lula publicou matéria em que Luiz Inácio Lula da Silva critica a Revista Veja e alega que a publicação "se decidiu ideologicamente há muito tempo" e ainda acrescenta que a revista "odeia o PT". Em vídeo, o ex-presidente petista ainda afirma que "se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos".

Durante 7 minutos, o ex-presidente diz que não lê a Veja já há muitos anos, por "não levar a sério" as publicações. Lula ainda diz que a simples saída para não "perder o sono" é levar a revista como um panfleto da campanha de Aécio Neves (PSDB); se dirigindo ao espectador, ele ainda fala que, desta maneira, "você não tem azia" - se referindo ao nervosismo.

Quando questionado ao "ódio" que o PT sofreu nas eleições desta ano (de acordo com o vídeo), Lula acredita que "você pode disseminar a divergência, é próprio da Democracia. Você pode não gostar do PT, mas você tem que respeitar a existência do PT", e ainda conclui que "democracia é o que nós estamos vivendo hoje. Todo mundo tem o mesmo direito. Todo mundo pode votar e escolher seu candidato e todo mundo tem que aceitar o resultado porque isso é democracia. Democracia não só vale quando a gente ganha, se fosse assim, seria muito fácil ser democrata", finaliza o ex-presidente. Veja o vídeo de Luiz Inácio Lula da Silva:


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

NEM TODO BANDIDO É ESPERTO: Grupo sequestra ônibus escolar na Paraíba e um dos bandidos esquece o celular ao liberar vítimas

Conforme a PM, por volta das 21h, o transporte escolar estava estacionado na frente da instituição de ensino superior quando quatro assaltantes invadiram o veículo
Vítima reconheceu um dos suspeitos do assalto
Um ônibus escolar da cidade de Esperança, no Agreste do estado, foi sequestrado por bandidos na noite dessa quarta-feira (29), na cidade de Campina Grande. O veículo, que estava com cerca de 30 estudantes, foi levado da porta de uma faculdade particular. Celulares foram roubados.

Segundo o coronel Lívio Delgado, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, um dos bandidos esqueceu o celular dentro de um carro que teria sido deixado pelos bandidos após liberar as vítimas. "Encontramos um celular dentro carro e quando fomos averiguar o conteúdo do equipamento, várias fotos existiam no aparelho. Quando mostramos as vítimas, todas reconheceram ele como um dos assaltantes", disse.

Conforme consta no relatório do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar ( Ciop) de Campina Grande, por volta das 21h, o transporte escolar estava estacionado na frente da instituição de ensino superior quando quatro assaltantes invadiram o veículo e deram início a ação criminosa.

As vítimas disseram que o ônibus percorreu alguns bairros da cidade. Segundo a Polícia Militar, apesar da grande quantidade de ocupantes, apenas quatro estudantes tiveram celulares e pertences roubados.

O sequestro do ônibus ocorreu no bairro da Liberdade e o transporte foi localizado nas proximidades de um restaurante de comida regional no bairro do Catolé. As vítimas foram levadas para a Central de Polícia Civil onde prestaram depoimento e deram informações sobre os suspeitos.

A Polícia Militar encontrou um carro foi deixado perto do ônibus, que segundo levantamento da PM, é roubado e estaria dando o suporte aos criminosos. "Nossas viaturas estão em campo para prender os assaltantes. Um já foi reconhecido pelas vítimas assim fica mais fácil de prender todos", falou Lívio Delgado.


TJPB condena 13 ex-prefeitos paraibanos e ex-diretores da Emlur e Limpfort por improbidade

Penas envolvem aplicação de multa, perda de função pública, ressarcimento, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público
Tribunal de Justiça da Paraíba

Os juízes que integram o grupo especial da Meta-4 do Conselho Nacional de Justiça, atuando nos processos de ação de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, julgaram 68 processos, que resultaram na condenação de 13 ex-prefeitos, além do ex-diretor da Emlur, Alexandre Urquiza de Sá e os empresários Mauro Bezerra da Silva, Alexandre Mariz Maia, Alfredo Gomes Chacon Neto e Rosa Vírginia de Araújo Moura, todos da Limpfort. Outro agentes públicos foram condenados.

Foram condenados os ex-prefeitos dos seguintes municípios: Abmael de Souza Lacerda (Dr. Verissinho), de Pombal; José Zito de Farias Andrade, de Nova Floresta; Sebastião Tavares de Oliveira, de Itabaiana; José Vivaldo Diniz, de Lastro; ; Iracema Nelis de Araújo, de São José do Sabugi; Jarbas Correia Bezerra, de Livramento; Jeane Nazário dos Santos, de Caaporã; Robério Andrade de Vasconcelos, de Zabelê; José de Arimateia Anastácio Rodrigues de Lima, de Livramento; Temístocles de Almeida Ribeiro, de Conde; José Feliciano Filho, de Sapé; Maria Luiza do Nascimento Silva, de Sapé; e, José da Costa Maranhão, de Borborema.

Também foram condenados, Jaciel Vieira da Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho, mais 06 servidores públicos, e um oficial de justiça.

As penas envolvem aplicação de multa, perda de função pública, ressarcimento, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. Cada sentença analisa individualmente a situação de cada um dos acusados. No âmbito penal, há penas de reclusão e detenção.

O grupo especial da Meta-4 é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Diego Fernandes Guimarães, Claudio Pinto Lopes, Algacyr Rodrigues Negromonte, Manuel Maria Antunes de Melo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hugo Gomes Zaher, que é coordenador pelo juiz Aluizio Bezerra Filho e que tem como gestor da Meta o desembargador Leandro dos Santos.

O trabalho desenvolvimento alcança todas as comarcas do Estado que importa na tramitação prioritária desses processos e o julgamento do que se encontra regularmente instruídos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lula quer interferir mais no Dilma II e diz que voltará em 2018

O PT já trata a candidatura de Lula como algo oficial
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff e, em conversas recentes, disse pela primeira vez a aliados que será candidato ao Planalto em 2018.

Diversos interlocutores consultados confirmaram ter ouvido o recado do petista.

Alguns, inclusive, afirmam que a manifestação foi feita no domingo (26), depois de as urnas terem confirmado a vitória de Dilma.

Internamente, o PT já trata a candidatura de Lula como algo oficial.

O petista terá 73 anos em 2018, e aliados ponderam que uma série de variáveis pode fazer com que mude de opinião mais a frente.

O próprio ex-presidente já disse a aliados que não sabe como estará sua saúde daqui a 4 anos.

Após deixar a Presidência, em 2011, ele se curou de um câncer na garganta.

Por meio de sua assessoria, Lula soltou uma nota em que diz: "no último domingo (26), dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a 4 anos é estar vivo".

De olho na sucessão futura, aliados afirmam que o ex-presidente precisará atuar de forma mais efetiva para evitar que a petista reproduza erros cometidos no primeiro mandato. Entre eles, o distanciamento dos movimentos sociais, o parco diálogo com empresário e o excesso de centralização nas ações.

Nos primeiros 4 anos, o petista deu conselhos à presidente, mas foi pouco ouvido. Agora, será preciso inverter essa lógica para poder pavimentar sua candidatura.

No cálculo interno, se Dilma fizer uma administração impopular a partir de janeiro, sua pretensão pode ser frustrada.

Dois exemplos de sugestões ignoradas por Dilma no passado: substituição do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para dar um choque de confiança no mercado.

E a remoção do secretário do Tesouro, Arno Augustin, por sintetizar em sua opinião a imagem negativa da equipe econômica na área fiscal.

No atual mandato, Lula quer ser mais ouvido quando em situações de crise e dificuldades com o Congresso.

Durante a campanha, a presidente afirmou que daria todo apoio ao padrinho se ele quisesse voltar.

No início do segundo turno, interlocutores de ambos os lados notaram distanciamento entre eles.

Lula só entrou de cabeça na reta final da eleição.

Tudo indica, afirmam aliados, que a dinâmica da relação mudará agora. Dilma, dizem assessores, sabe que o antecessor fará queixas públicas se não for ouvido.

A disposição do ex-presidente de disputar 2018 conta com um estimulo nada irrelevante: o desejo da mulher, Marisa Letícia.

A articulação que pedia o retorno do ex-presidente para a disputa de 2014 foi forte no primeiro semestre de 2013, mas acabou abafada no encontro Nacional do PT, em maio.

Seus principais defensores eram empresários descontentes com o estilo de Dilma e petistas que perderam espaço na atual gestão.

O PT também fará mais pressões. Quer ser mais ouvido na definição dos novos nomes do governo, principalmente na do novo ministro da Fazenda, e participar da definição de propostas como a reforma política.

Em entrevista nesta terça (28), Dilma disse que "o que o Lula quiser ser, eu apoiarei".

Fonte: Folha Online

terça-feira, 28 de outubro de 2014

TSE libera votação de Raoni Mendes a deputado estadual

Vereador de João Pessoa fica na terceira suplência atrás de Hervázio Bezerra (PSB) e de Arthur Cunha Lima Filho
Raoni Mendes
O ministro Luiz Fux reformou, monocraticamente, a decisão do Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que tinha impugnado o registro de Raoni Mendes (PDT) a deputado estadual nas eleições deste ano. Com isso, os 13.808 votos do candidato que não tinham sido divulgados passam a ser validados pela Justiça Eleitoral, fazendo com que Raoni assuma a terceira suplência para a Assembleia Legislativa.

O vereador de João Pessoa fica na terceira suplência atrás de Hervázio Bezerra (PSB) e de Arthur Cunha Lima Filho (PRTB). Raoni Mendes disse que a decisão do ministro Luiz Fux é uma prova da sua conduta ética na política. “Isso para mim foi uma satisfação em ter o reconhecimento da Justiça. Eu passei por um processo de injustiça e o TSE agora faz com que aquilo que eu pedi, que foram os votos, sejam divulgados. Continuarei assim na política agradecendo a Deus a oportunidade de estar hoje representando o povo de João Pessoa e ter a suplência de deputado reconhecida”, disse.

O ministro Luiz Fux na decisão disse que “o valor ínfimo doado” (R$ 998,14) não tinha o poder de interferir na isonomia entre os candidatos nem na normalidade do processo eleitoral, notadamente quando comparado com o valor dos gastos de campanha do candidato beneficiado (que totalizava R$ 9.701.664,97).

“Se verifica a desproporção entre a medida adotada e o critério que a dimensiona. Com efeito, a quantia doada em excesso equivale a 0,0102% do total de doações feitas ao candidato beneficiário. Daí por que, ao impor a sanção de inelegibilidade, o aresto da Corte Regional Eleitoral ora agravado se afigura desarrazoado. reconsidero a decisão agravada, para deferir o registro de candidatura do ora Recorrente”, destacou o ministro na decisão.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Comentários preconceituosos contra nordestinos na web podem ser punidos; denuncie

Para o professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, algumas pessoas acusam os nordestinos de votar apenas por causa de algum benefício financeiro que recebam do governo
Usuário ofendido pode denunciar

Assim que o resultado das eleições presidenciais foi divulgado, às 20h desse domingo (26), os comentários sobre a participação dos votos do Nordeste na vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, começaram a surgir nas redes sociais. Segundo o diretor-presidente da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil, Thiago Tavares, as páginas na internet e nas redes sociais que têm violações aos direitos humanos serão investigadas e seus autores poderão ser punidos. Tavares explica que, assim como quem cria, quem compartilha um conteúdo de ódio e preconceito também pode ser responsabilizado criminalmente.

Tavares, que é professor de direito da informática da Universidade Católica de Salvador, disse hoje (25) que, desde ontem, a ONG recebeu 421 denúncias referentes a 305 novas páginas nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Facebook, com o objetivo de promover o ódio e a discriminação contra a população de origem nordestina. “Lamentavelmente, tudo indica que hoje essas manifestações devem continuar crescendo e ao longo desta semana também”, disse o professor.

As denúncias feitas após a divulgação do resultado do segundo turno são 342,03% maiores em relação àquelas recebidas no dia 5 de outubro, do primeiro turno das eleições. E, segundo Tavares, 662,5% maiores em relação às no dia 26 de outubro de 2013, fora do contexto eleitoral. Tavares diz que as pessoas precisam valorizar a diversidade e respeitar os direitos humanos. “Mas, diante de uma campanha tão polarizada e tão radicalizada, é difícil muitas vezes conter o ímpeto de alguns usuários que resolvem descarregar nas redes sociais as suas frustrações e todo seu preconceito em relação à população nordestina”, disse.

Para Tavares, o mais preocupante é que existem usuários que não são tipicamente criminosos, mas compartilham mensagens de ódio que muitas vezes são postadas “por grupos de extrema direita, de orientação neonazista, inclusive, que se sentem legitimados, fortalecidos e encorajados em momentos como este e encontram nesses eleitores inconformados uma espécie de instrumento para propagar esse tipo de mensagem de ódio e desestabilizar o país”.

A ONG foi criada em 2005 com foco na defesa dos direitos humanos na internet e é operada em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. As denúncias podem ser feitas de forma anônima na página da SaferNet, apenas copiando o link da página que tem a violação. A Lei 7.716, de 1989, pune, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão, aquele que utiliza os meios de comunicação social, como a internet, para promover o ódio e a discriminação em razão da raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Para o professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, algumas pessoas acusam os nordestinos de votar apenas por causa de algum benefício financeiro que recebam do governo, sem se preocupar com o projeto social como um todo. “O governo agora tem esse papel de dialogar, há um laço comum no país, até porque a Dilma [Rousseff] teve votos de Norte a Sul. Não há desunião no país, mas questões ideológicas que debatemos quando o ‘sangue sobe à cabeça’; ações concretas para elevar as condições de vida da população são importantes, políticas reais e afirmativas para diluir essas questões”, disse o sociólogo.

Para Dal Rosso seria problemático se surgissem movimentos de rua truculentos, como alguns que atuaram nas manifestações de junho de 2013, mas ele diz que já viu um usuário pedindo desculpas nas redes sociais por ter usado “expressões muito duras”, reconhecendo os exageros, o que, para ele, indica que o clima pode estar esfriando.

Segundo Thiago Tavares, da SaferNet, há dois exemplos emblemáticos de crime de ódio na internet. “Nas eleições de 2010, a estudante de direito da Universidade Mackenzie, Mayara Petruso, de 21 anos, declarou no Twitter, logo que saiu o resultado, que os usuários da rede deveriam fazer um favor a São Paulo e matar um nordestino afogado. Em razão dessa mensagem, ela foi condenada pela Justiça Federal, perdeu o estágio, teve que prestar serviço comunitário, pagar multa, o que gerou um transtorno para a vida dela”, contou.

O outro caso aconteceu nas eleições deste ano. Segundo Tavares, uma auditora do Trabalho da Bahia foi indiciada por usar as redes sociais para pregar a violência física e o ódio contra nordestinos. “Os casos estão começando a chegar ao Judiciário e ele tem se pronunciado no sentido de condenar as pessoas que tem usado a internet para essa finalidade”, completou.

domingo, 26 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita presidente da República com 51% dos votos válidos

 Dilma teve apoio do ex-presidente Lula durante a campanha
Os eleitores brasileiros escolheram manter Dilma Rousseff na presidência da República por mais quatro anos. A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) foi reeleita neste domingo (26), com 51,64% dos votos válidos, divulgados oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral 21h54 (horário da Paraíba), quando 99,99% das urnas estavam apuradas. A porcentagem corresponde ao apoio de 54,49 milhões de pessoas nas urnas. Ela disputou o segundo turno com Aécio Neves (PSDB), que teve 51,04 milhões de votos, igual a 48,36%. Brancos e nulos somaram 6,34%.
 
Dilma conseguiu 1,38 milhão de votos na Paraíba, o que equivale a 64,26% dos votos válidos, enquanto Aécio obteve 767,9 mil, igual a 35,74%.

No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos, enquanto Aécio ficou com 33,55%. A terceira candidata mais votada, Marina Silva (PSB), declarou apoio a Aécio no segundo turno; o tucano também recebeu adesões de Eduardo Jorge e Pastor Everaldo, que somaram 1,36% dos votos no dia 5 de outubro.

Entre as propostas defendidas por Dilma Rousseff durante a corrida eleitoral estão o combate à pobreza; controle da inflação; aumento da taxa de investimento na economia; ampliação dos serviços de saúde, através da expansão do programa Mais Médicos e da rede de unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ampliação do acesso da população a medicamentos. Ela também considerou prioridade a luta pelos direitos humanos e políticas públicas que garantam mais empoderamento, autonomia e violência zero para as mulheres.

Para o segundo governo, Dilma também prometeu transformar a qualidade do ensino e destinar recursos originários da exploração do petróleo no pré e pós sal para ações na área da Educação. Além disso, a petista se comprometeu em presença do Estado em territórios vulneráveis, incentivando os governos estaduais a aderirem ao Programa Brasil Seguro e ao Programa Crack, é Possível Vencer. Ela propôs a criação da Academia Nacional de Segurança Pública, para formação das polícias, formulação e difusão de procedimentos operacionais padronizados e formação de analistas e garantiu que vai fortalecer o combate às organizações criminosas e à lavagem de dinheiro e o controle das fronteiras.

Natural de Belo Horizonte, capital mineira, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil pela primeira vez em 2010, com 56,05% dos votos. Ela substituiu Luis Inácio Lula da Silva e recebeu o apoio de 55,7 milhões de brasileiros nas urnas. Antes disso, Dilma foi ministra-chefe da Casa Civil, Ministra de Minas e Energia, Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações, no Rio Grande do Sul, e Secretária Municipal da Fazenda, em Porto Alegre.

Ricardo Coutinho é reeleito governador da Paraíba com 52,61% dos votos válidos

Adversário do socialista no segundo tuno, Cássio Cunha Lima recebeu 47,39% dos votos válidos; brancos e nulos somaram 7,92%

Ricardo Coutinho e a vice-governadora Lígia Feliciano
Os eleitores da Paraíba escolheram manter Ricardo Coutinho (PSB) no cargo de governador do Estado por mais quatro anos. Pouco mais de 2,8 milhões de paraibanos foram às urnas neste domingo (26) e reelegeram o socialista, que teve 52,61% dos votos válidos, com 100% de urnas apuradas, às 20h02. Ricardo Coutinho disputou o segundo turno das Eleições 2014 com Cássio Cunha Lima, do PSDB, que recebeu 47,39% dos votos válidos. Pouco mais de 510,2 mil não compareceram ao pleito, o que corresponde a 18%. Brancos e nulos somaram 184,3, ou seja, 7,93%.

No segundo turno, Ricardo Coutinho teve exatamente 1.125.956 de votos válidos, enquanto Cássio teve 1.014.393 milhão dos votos válidos, uma diferença de aproximadamente 111.563 votos. Nas redes sociais, o socialista agradeceu pelos resultados e prometeu fazer o melhor mandato.
"Vou fazer o melhor mandato da minha vida".



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Tiririca cala jornalista com suas respostas em defesa dos nordestinos


Fomos tratados como burros, jumentos, ignorantes e toda uma sorte de ofensas impublicáveis

Em uma entrevista coletiva, um jornalista tentou curtir com Tiririca e passou vergonha. Perguntou se Tiririca tinha sido eleito por um milhão de nordestinos. Tiririca respondeu que não. “Fui eleito por um milhão de abestado”. O jornalista, não satisfeito, perguntou porque Tiririca não se candidatou no Nordeste. Ele responde: “No meu Nordeste não tem abestado”.

O humorista, cantor e palhaço conseguiu a façanha da reeleição para a Câmara Federal dentro de São Paulo. Foi o segundo mais votado. A despeito disso, não foi poupado da onda de preconceito que atinge os nordestinos nesta reta final da campanha eleitoral.

O episódio ilustra, de forma exemplar, como o restante do Brasil ainda enxerga esta parte de cá deste País continental.

E não é uma visão pitoresca.
As redes sociais foram inundadas nas últimas semanas por esta onda preconceituosa, movida pelo ódio e arrogância de brasileiros dispostos a instalar um apartheid regional – onde, obviamente, seriamos isolados na insignificância que eles juram nos pertencer.

Fomos tratados como burros, jumentos, ignorantes e toda uma sorte de ofensas impublicáveis.

E esse rancor regional não é pontual. Nem se esgota na sazonalidade eleitoral. Eu, por exemplo, sou vítima histórica desse preconceito. Em São Paulo, mesmo ostentando a condição de empresário, nunca deixei de ser tratado como um “Paraíba”.

Evidente que o momento eleitoral, com seu potencial catalisador de paixões, expõe sem reservas a extensão do preconceito que milhões de brasileiros nutrem em relação ao Nordeste.
Porém, insisto que as disputas políticas só escancaram o que está latente na alma nacional. E precisamos encarar este problema de frente.

Pois se há algo para o Brasil se orgulhar é da capacidade secular de nos mantermos unidos, falando um só idioma, respeitando nossas diferenças tão similares.
Enquanto ao redor do globo nações infinitamente menores são separadas por culturas, políticas, etnias, religiões e idiomas – que lhes impõem apartheids sociais quase intransponíveis, no Brasil prospera uma inusitada – por seu caráter mistifório - união.
Não podemos, portanto, permitir uma versão tropical da Secessão. Somar, como temos feito desde o nosso princípio republicano, sempre será a melhor operação matemática para o Brasil.

E o Nordeste, que vence o descaso institucional histórico e progride como nova fronteira de desenvolvimento, nunca somou tanto para o País.

Aliás, sempre somamos, mesmo quando as desigualdades eram maiores.
Foi no Nordeste que começou a história do País. Daqui expurgamos os holandeses e, por muitas vezes, fomos convocados para lutar pela manutenção da nação.

Construímos aqui as primeiras cidades do País (entre as quais João Pessoa) e parimos, para o País, homens e mulheres que fizeram diferença – na política, ciência, economia, literatura e artes.

Gente que nasceu em berço nordestino e escreveu com sangue, suor e sabedoria capítulos expressivos da história do País.

E se nada disse vale para conter o ódio irracional contra os nordestinos, volto a cena com a astúcia do palhaço, que testemunhando do seu picadeiro tanto pavor, voltou a carga:

“Eu fui um dos mais votados dentro de São Paulo e eles estão chamando os nordestinos de burros. São uns abestado mesmo!”.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Geração de empregos na Paraíba cresce 18,35% e apresenta segunda maior alta do Nordeste

Em números absolutos, o saldo de empregos no acumulado do ano somou 10.890 novas vagas, contra 9.201 no mesmo período do ano passado, uma diferença de 1.689 postos
Imagem Ilustrativa
A Paraíba registrou o segundo maior crescimento de vagas entre os nove estados do Nordeste no acumulado deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado, puxado pelos empregos gerados nos setores de serviços, construção civil e comércio. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que de janeiro a setembro o Estado apresentou alta de 18,35% frente aos nove meses de 2013.

Em números absolutos, o saldo de empregos no acumulado do ano somou 10.890 novas vagas, contra 9.201 no mesmo período do ano passado, uma diferença de 1.689 postos.

No Nordeste, o crescimento da Paraíba ficou na segunda posição, atrás apenas do Rio Grande do Norte (25,93%). Já a Região Nordeste acumula queda de 10,91% no ano (de 121.011 para 101.806 vagas). Outros Estados expressivos da Região amargam também forte recuo na geração de vagas, como é o caso dos Estados da Bahia (-18,36%) e do Maranhão (-5,72%).

Os setores da construção civil (335%), comércio (59,63%) e serviços (21,33%) registraram as maiores expansões na geração de empregos na Paraíba este ano sobre igual período de 2013. A construção civil saltou de 726 vagas para 3.162 vagas no período (2.436 empregos a mais), enquanto o comércio passou de 1.204 para 1.922 vagas. O terceiro melhor desempenho ficou com o setor de serviços, que lidera em números absolutos nas vagas abertas: de 6.500 para 7.888 vagas no mesmo período.

Acumulado de 45 meses

No acumulado de janeiro de 2011 a setembro de 2014, a Paraíba já gerou um saldo de 90.628 empregos no Estado com carteira assinada, segundo dados consolidados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Caged.


Brasileiro pode ser recordista entre serial killers, diz criminologista


Caso se confirmem as 39 mortes confessadas em Goiânia, segundo a polícia, pelo vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, o brasileiro estará entre os serial killers mais letais da história moderna. É o que afirma o professor de criminologia americano Scott Bonn, da Universidade Drew, em Nova Jersey (EUA).
 
A polícia de Goiânia diz que Rocha, de 26 anos, cometeu os crimes a partir de 2011. Entre suas vítimas estão moradores de rua, homens gays e jovens mulheres. Rocha foi preso na semana passada numa operação policial.

"Isso (o total de vítimas) o colocaria no topo do ranking, ao lado dos mais prolíficos serial killers da história moderna", disse Bonn à BBC Brasil.

Bonn, autor do livro "Why We Love Serial Killers" (Por Que Amamos Serial Killers", em tradução livre), a ser lançado na próxima semana, compara o brasileiro a psicopatas americanos que ficaram célebres por seus crimes.

"Ele parece ser um psicopata, como Ted Bundy, John Wayne Gacy, Dennis Rader ou Gary Ridgway, que foram alguns dos mais prolíficos serial killers da história americana", diz Bonn.

Psicopatas
Acredita-se que Ted Bundy, executado em 1989, tenha estuprado e assassinado pelo menos 36 mulheres nos anos 1970. Considerado bonito e extremamente carismático, ele atraía suas vítimas muitas vezes fingindo algum tipo de ferimento e pedindo ajuda. Diferentemente de Tiago, Bundy não usava armas de fogo, preferindo golpear ou estrangular suas vítimas.

John Wayne Gacy torturou, violentou e assassinou pelo menos 33 rapazes nos anos 1970. Ele era considerado um membro exemplar da comunidade, inclusive se vestindo de palhaço em eventos beneficentes para arrecadar fundos para caridade, o que o tornou conhecido como "o Palhaço Assassino".

Dennis Rader torturou e matou dez homens e mulheres de diferentes idades entre os anos 1970 e 1990 no Estado do Kansas. Ele costumava enviar cartas à polícia e a jornais detalhando seus crimes. Já Gary Ridgway foi condenado por matar 49 mulheres a partir dos anos 1980, mas acredita-se que o número de vítimas possa passar de 90.

"Todos eles eram completos psicopatas, e só foram pegos porque acabaram cometendo algum erro", observa Bonn.

O Brasil também já teve outros casos célebres de serial killers, como Pedro Rodrigues Filho, o "Pedrinho Matador", acusado de mais de 70 mortes, entre elas a do próprio pai, e Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, que estuprou, matou e castrou 42 meninos no Maranhão e no Pará entre 1991 e 2003.

Missão
O criminologista ressalta que, assim como Rocha, os psicopatas americanos mencionados por ele levavam vidas aparentemente normais, sem despertar suspeitas.

Vizinhos e colegas de Rocha se declararam surpresos com a revelação dos crimes. Seus empregadores afirmaram que até então a conduta do vigilante no ambiente de trabalho era "irrepreensível".

"Psicopatas usam máscaras, conseguem fingir ser perfeitamente normais. Sabem qual a coisa correta a dizer e a fazer em cada situação. Eles não sentem emoções, mas são muito bons em fingir emoções. Conseguem se camuflar, como um camaleão", diz Bonn.

Bonn salienta que psicopatas não são doentes mentais. "É um transtorno de personalidade. Esses indivíduos são capazes de compartimentalizar suas vidas. Ele (Rocha) trabalhava em um hospital, poderia parecer um cara legal. Mas tinha esse alter ego", afirma.

Leia mais: Serial killer mais famoso da Suécia pode não ter matado ninguém

A escolha das vítimas feita por Rocha, que diz ter matado homossexuais e pelo menos oito moradores de rua, leva o especialista a classificar o brasileiro em uma categoria de serial killers definida como "mission killers", ou assassinos com uma missão.

"É alguém que imagina, em sua mente perturbada, estar fazendo um bem para a sociedade. É uma forma de racionalizar seus crimes", afirma.

Bonn lembra o caso do ex-fuzileiro naval Itzcoatl Ocampo, acusado de uma série de assassinatos em Los Angeles entre 2011 e 2012, cujas vítimas principais eram moradores de rua.

"Ele estava revoltado porque havia sido treinado para ser um atirador de elite no Iraque, mas nunca pode colocar isso em prática. Então, decidiu livrar a sociedade dos moradores de rua."

Rejeição e abuso
O ex-advogado de Rocha revelou que seu cliente havia sofrido abuso sexual na infância e bullying na escola.

Para Bonn, é provável que esse tipo de experiência tenha deixado no brasileiro um sentimento de raiva.

"(Os crimes) eram sua maneira de canalizar essa raiva. Ele sentia que havia sido abusado pela sociedade e encontrou uma maneira de revidar", diz.

O criminologista observa que no caso dos assassinatos de mulheres atribuídos a Rocha, há indícios de que os crimes não tenham tido motivação diretamente sexual.

Desde janeiro deste ano, pelo menos 15 mulheres foram assassinadas a tiros em Goiânia por um motociclista com o rosto coberto. Agora, acredita-se que Rocha seja o autor desses crimes.

"O fato de que ele atirou contra elas à distância indica que não há um componente sexual para esses crimes, que tinham outra motivação. E suspeito que seja porque ele simplesmente tinha raiva de mulheres, por ter sido rejeitado quando era mais jovem", afirma.

Segundo os policiais que trabalham no caso, Rocha teria dito que sofreu traições e desilusões amorosas. O suspeito também teria demonstrado desconforto com a presença de mulheres durante seus depoimentos.

Além dos assassinatos, Rocha é investigado por cerca de 90 roubos. Ao ser preso, ele pediu ajuda médica.

Bonn salienta, porém, que não existe cura para um psicopata. "Tipicamente, psicopatas são isolados nas prisões e podem aprender a obedecer as regras e até se tornarem prisioneiros modelos. Mas não há cura."


Idoso da PB compra 10 iPhones pela internet, mas recebe coco e refrigerante

 Segundo a Delegacia de Defraudações de João Pessoa, pelos aparelhos, ele pagou o valor de R$ 18,1 mil, sendo que já havia depositado R$ 8 mil.
Produtos vieram na caixa via Sedex
Um idoso de 70 anos entrou para a lista das vítimas dos golpes na internet. Ele comprou dez celulares da marca iPhone do tipo 6 ( recém lançado) em um conhecido site de compras, mas recebeu em casa uma caixa contendo um coco e uma garrafa de refrigerante. O caso foi notificado nessa terça-feira (21), na 12ª Delegacia Distrital, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Pelos aparelhos, ele pagou o valor de R$ 18,1 mil, sendo que já havia depositado R$ 8 mil.
 
De acordo com Iumara Gomes, delegada titular de Defraudações de João Pessoa, o adolescente, filho do aposentado, viu a promoção dos aparelhos no site e conversou com o pai sobre o baixo custo e a rentabilidade que teriam com a compra.

“O pai viu o preço e comprou no dia 18 de outubro. No dia 20, quando a caixa enviada pelo Sedex e foi aberta, as pessoas encontraram um coco verde e uma garrafa pet de refrigerante”, revelou a delegada.

Segundo o delegado Lucas Sá, que vai investigar o caso, foi paga uma quantia de R$ 8 mil e a outra parte foi parcelada. “Para a compra ser efetivada e as pessoas receberem os Iphones 6 em casa, elas pagaram R$ 8 mil de entrada e parcelaram o restante do valor”.

O remetente forneceu um endereço falso como se morasse no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O caso será investigado pela Polícia Interestadual.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ricardo faz campanha no Cariri e Cássio tem agenda no Sertão nesta terça-feira

Candidatos ao Governo da Paraíba participarão de eventos de campanha em vários municípios do interior do estado
Candidatos Ricardo e Cássio
A menos de uma semana do segundo turno das eleições, os candidatos ao Governo da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), continuam cumprindo ritmo intenso de compromissos de campanha pelo estado.

Pela manhã, ambos participarão de um debate em uma emissora de rádio de João Pessoa. Antes disso, Ricardo fará uma visita à praça de alimentação do Mercado Central da Capital. Durante a tarde, o socialista seguirá para eventos nas cidades de Boa Vista, São João do Cariri, Serra Branca e Sumé, encerrando ações já pela noite, às 20h30, com comício no município de Monteiro.

Cássio, por sua vez, após o debate citado acima, irá para o Sertão do estado, onde participará de um circuito de comícios, nos turnos da tarde e da noite, passando pelos municípios de São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Triunfo, Cajazeiras e Sousa.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pesquisa CNT/MDA mostra empate técnico entre Dilma e Aécio, com pequena vantagem para Dilma

Petista tem 45,5% das intenções de votos, e tucano, 44,5%, segundo o levantamento
Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados, diz CNT/MDA - Fernando Donasci / O Globo
BRASÍLIA — Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira aponta empate técnico entre os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). De acordo com o levantamento, a petista tem 45,5% das intenções de votos, e o tucano, 44,5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 43,3% e 47,7%, enquanto Aécio pode variar entre 42,3% e 46,7%. Nesse cenário, brancos e nulos somariam 5,7%, e os que não sabem ou não responderam são 4,3% Esta é a primeira pesquisa divulgada pela CNT/MDA neste segundo turno e, por isso, não é possível comparar com outra.

Para especialistas, tom ameno teve objetivo de influenciar indecisos
Quando são analisados só os votos válidos, sem considerar os brancos e nulos, Dilma teria 50,5%, e Aécio, 49,5%. A rejeição aos candidatos também é praticamente a mesma, o que demonstra a divisão nítida do eleitorado. A CNT/MDA aferiu que 40,7% disseram que não votariam na petista de jeito nenhum, enquanto 41% manifestaram a mesma opinião em relação a Aécio.

Ainda de acordo com a pesquisa, o horário eleitoral tem sido assistido pela maioria dos eleitores – 64,8% responderam que vêm acompanhado a propaganda dos candidatos, e 34,7% disseram que não têm visto. Ao todo, 0,7% afirmaram não se lembrar do horário eleitoral. Aécio Neves foi considerado o que mais agradou aos eleitores durante a exposição na TV e no rádio: 47,4% declararam que ele aparece melhor na propaganda política, enquanto para 38%, Dilma faz uma melhor aparição. Outros 14,6% não quiseram opinar.

Para a maioria dos entrevistados (46,7%), Aécio irá ganhar as eleições, enquanto 42,5% têm essa percepção a respeito de Dilma; 10,9% não responderam. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 137 municípios de 25 estados entre os dias 18 e 19 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-01139/2014.

NO CARIRI: Após briga em bar, professora é assassinada a golpes de faca

Suspeita é de que crime tenha sido cometido por agricultora da região; motivo da discussão não foi revelado
Monteiro, no Cariri da Paraíba
Uma mulher de 56 anos foi morta a golpes de faca na noite desse domingo (19), na cidade de Monteiro (Cariri do estado, a 305 km de João Pessoa). Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era professora e foi assassinada enquanto consumia bebidas alcoólicas em um estabelecimento comercial da região.

A principal suspeita do crime é uma agricultora de 58 anos. As duas teriam iniciado uma briga por volta das 22h, quando a vítima foi atingida por uma facada no pescoço. Testemunhas relataram que a professora tentou pegar uma telha para se defender da agressão, mas acabou caindo na calçada.

Profissionais do Samu se deslocaram até o bar para prestar socorro à vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local.

Pessoas que estavam presentes no estabelecimento contaram que a agressora fugiu em direção a um matagal. Policiais militares fizeram buscas nas imediações do local, mas não conseguiram encontrar a suspeita.
O motivo da briga entre as duas mulheres não foi revelado.


sábado, 18 de outubro de 2014

Mãe natural de São João do Cariri é presa após deixar filhos sozinhos em casa e sair para o forró

Crianças têm apenas 7 e 5 anos e estavam perambulando pela BR 412
Na noite desta sexta-feira (17), Rosa Cineide Araújo dos Santos foi presa pela polícia civil, na cidade de Serra Branca, acusada de abandono de incapaz. Rosa é mãe de três menores sendo uma adolescente de 12 anos e mais duas crianças.

De acordo com informações apuradas pelo DE OLHO NO CARIRI, a acusada saiu para um forró no Castelos Bar, localizado no bairro do Alto da Conceição, na companhia de sua filha mais velha e deixou os outros filhos de 7 e 5 anos sozinhos em sua residência no bairro do Pilão.

Durante a noite, as crianças conseguiram abrir a porta e saíram em direção a BR 412 correndo risco de vida. Enquanto estavam perambulando pela beira do asfalto, um caminhoneiro por pouco não atropelou as crianças. O motorista foi a delegacia e denunciou o fato a polícia civil.

Os policiais saíram em diligência, para resgatar as crianças e apurar o caso. Rosa Cineide, foi localizada pela PC e está presa na Cadeia de Monteiro, respondendo pelo crime de abandono de incapaz.

A acusada morava na cidade de São João do Cariri e recentemente se mudou para Serra Branca.

DE OLHO NO CARIRI

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Manifestações eleitorais na UFPB em JP acabam em tumulto, com spray de pimenta e um preso

Grupos se reuniram em prol de Aécio e Dilma; houve intervenções da Justiça Eleitoral e das polícias Federal e Militar
Grupos fizeram protestos por candidatos
A Justiça Eleitoral recebeu denúncias sobre dois atos públicos em prol das candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) na Universidade Federal da Paraíba, o que acabou em um tumulto, com intervenções das polícias Militar e Federal e uma pessoa detida. O caso foi registrado na tarde desta quinta-feira (16).

A assessoria do juiz responsável pela fiscalização eleitoral em João Pessoa, Ricardo Costa, disse que a justiça recebeu a denúncia de atos eleitorais porque eles estariam ocorrendo dentro da instituição, o que não é permitido. No local, a movimentação em prol de Aécio foi desfeita rapidamente, mas a de Dilma precisou de uma intervenção policial.

De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa foi detida por desacatar equipes de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, mas um grupo teria reagido à prisão, o que obrigou a PM a utilizar spray de pimenta para acalmar o grupo. Não foram divulgados detalhes sobre a identificação da pessoa presa.

A Polícia Federal também foi acionada e levou o preso para a delegacia da PF em Cabedelo. Após o depoimento, foi assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e ele acabou liberado.

Alguns manifestantes teriam reclamado da atuação da Polícia Militar na manifestação. Por meio de nota, a PM explicou que "todas as ações da instituição são pautadas na legalidade e no irrestrito respeito aos direitos humanos, coibindo qualquer atitude que por ventura atente contra esses valores".
O Portal Correio tentou entrar em contato com o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, mas o telefone não foi atendido.

Estudante de João Pessoa usa redes sociais para fazer piada com justificativa eleitoral e faz sucesso


Na folha de justificativa cedida pela justiça eleitoral, o jovem escreveu: “calor da mulesta, fila grande da p*, num passa um cristão vendendo cerveja... fui embora”
Piada postada pelo estudante
Um estudante universitário natural de João Pessoa virou sucesso nas redes sociais ao postar uma imagem ‘justificando’ o porquê de não ter votado no 1º turno das eleições deste ano. De forma humorada, Aldrin Asafe, de 20 anos, culpou a longa fila, ao calor e a proibição de vender cervejas no dia votação, a ausência no pleito deste ano.

Na folha de justificativa cedida pela justiça eleitoral, o jovem escreveu: “calor da mulesta, fila grande da porra, num passa um cristão vendendo cerveja... fui embora” (Sic). Aldrin, que cursa engenharia ambiental numa universidade particular da Capital paraibana, confirmou que não votou por causa de problemas na urna e filas.

“A urna deu problema duas vezes. Fui ao colégio no bairro de Cruz da Armas e além das longas filas a urna estava com defeito. Como tive que viajar, eu apenas justifiquei e peguei uma ficha, levei pra casa e, por volta das 20h, eu postei a foto”, revela o estudante, que confirma votar no 2º turno.

A imagem foi enviada para um amigo e, rapidamente, foi compartilhada nas redes sociais e grupos de WhatsApp (aplicativo de mensagem online mais popular entre os brasileiros) na Paraíba e em outros estados.

“Não tinha ideia que o assunto ia ganhar essa projeção toda. Fiz para tirar ‘onda’ com amigos, mas a foto ganhou repercussão rapidamente e pessoas me informaram que até em Goiana, Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, o pessoal estava compartilhando nos grupos de WhatsApp”, garante Asafe.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cabra nasce com rosto humano e criadores são acusados de terem tido relações sexuais com a mãe do animal

Cabra nasceu com rosto humano na Argentina
Uma cabra deu à luz a um filhote com um rosto humano, mas sem vida, em uma fazenda na região de Salta, na Argentina. Após um amigo dos donos da fazenda publicar as fotos em uma rede social, os criadores foram acusados de terem tido algum tipo de relação sexual com a mãe do animal.

Após virar alvo de abusos verbais e acusações de zoofilia por moradores locais, eles tiveram que se esconder.

Apesar das acusações, a mulher do fazendeiro, Olga Villalba disse acreditar que a deformação seja consequência de pesticidas na região.

— O animal já estava morto quando nasceu. Só queremos enterrá-lo o mais rápido possível. Foi claramente uma mutação genética causada pelo uso excessivo de agrotóxicos — explicou.

As informações são do Daily Mail.
http://extra.globo.com/

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma Rousseff com 45% e Aécio Neves 44%

Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13).

Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.

com R7