quinta-feira, 31 de julho de 2014

Criança de 3 anos é estuprada e padastro é preso como principal suspeito do crime

Vizinhos teriam escutados barulhos estranhos e denunciaram o caso ao Conselho Tutelar da região do Município.
Município de Campina Grande
Um homem foi preso em flagrante na tarde dessa quarta-feira (30), no bairro Jardim Europa no município de Campina Grande, distante 130 km de João Pessoa. Ele é o principal suspeito de ter estuprado a enteado de apenas 3 anos de idade.

Conforme informações de vizinhos, o homem estava sozinho com a criança e eles teriam escutado barulhos estranhos e de imediato denunciaram o fato ao Conselho Tutelar da região do Município.

De acordo com o conselheiro Zinaldo Gomes, a denuncia dava conta de que uma criança estava sendo espancada e uma equipe foi averiguar a situação e foi contatada que ela estava bastante machucada.

Ele informou ainda que imediatamente foram efetuados os procedimentos e a menina foi levada para a Delegacia da Infância e da Juventude em companhia da mãe. Depois de registrada a queixa, a criança passou por exames da Perícia e foi encaminha para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanece internada em observação.

Segundo o laudo médico, foi confirmado que a menina além das agressões, ela teria sido abusada sexualmente pelo próprio padrasto.

A delegada da Infância da Juventude, Nercília Dantas, disse que a criança apresentava lesões nas pernas, na genitália, no rosto e estava muito machucada. “Quando vimos o estado dela, os agentes já entraram em campo para tentar prender o padrasto, suspeito das agressões. O flagrante que começou com lesão corporal e maus tratos também foi acrescentado o ato do abuso sexual, uma vez que, a perícia constatou o crime”, explicou.

De acordo ainda com a delegada, o padrasto terminou confessando o crime e que ele foi encaminhado para o Presídio do Serrotão onde aguardará julgamento da Justiça.

Grupo explode banco e foge atirando contra o destacamento da PM e residências na Paraíba

 Conforme a polícia, os homens atiraram contra residências e o Destacamento da Polícia Militar.
Reprodução/ Andrade Filho
Banco explodido em Itatuba
A Polícia Militar da Paraíba registrou mais uma explosão a banco no interior do Estado. Desta vez, o alvo foi o município de Itatuba, localizado na região do Agreste da Paraíba.

De acordo com as informações da polícia, cinco homens teriam chegado a agência bancária em um Fiat Uno e praticaram o ataque durante madrugada desta quinta-feira (31). A polícia ainda chegou a trocar tiros com os bandidos, porém eles conseguiram furar todos os pneus da viatura.

Conforme ainda a polícia, os homens atiraram contra residências e o Destacamento da Polícia Militar. Eles conseguiram fugir porque grampos foram colocados nas estradas, o que impediu que outras viaturas, solicitadas pelo Destacamento de municípios vizinhos, seguissem na captura dos bandidos porque todas tiveram os pneus furados.

Os policiais continuam efetuando diligências nos município de Fagundes e Aroeiras, mas até o momento ninguém foi preso.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brasil é o 1º lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas

País desbanca pela primeira vez os EUA
 O Brasil está na liderança do ranking em cirurgias plásticas, conforme apontaram os números de 2013 divulgados nesta terça-feira pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), que reuniu 2,7 mil membros em 95 países. Pela primeira vez, o país bateu os Estados Unidos com 1.491.721 contra 1.452.356. Em todo o mundo, foram mais de 23 milhões de intervenções.

O cirurgião plástico Eduardo Sucupira, membro titular da ISAPS e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apontou alguns fatores que explicariam esse resultado.

- Nós vivemos em um país que é tropical, mas isso não mudou, claro. É um fator presente ao longo do tempo. A exposição corporal aqui é maior - afirma.

Sucupira complementa que o brasileiro percebe o bem estar corporal como parte da qualidade de vida.

- Em um ambiente que clama por isso, onde ele se expõe mais, há uma vaidade. Essa vaidade acaba se encontrando com a possibilidade de ter isso bem realizado - relata, ao dizer também que os brasileiros confiam nos cirurgiões plásticos nacionais.

Em setembro deste ano, a ISAPS se prepara para seu 22º Congresso, que será realizado no Rio de Janeiro, o que, para o cirurgião, é uma demonstração de que há um aumento da atuação do Brasil da área em âmbito mundial.

Outro motivo possível de o Brasil estar em 1º seria a melhora do poder aquisitivo da população ao longo dos anos, segundo o médico.

- As intervenções também estão mais acessíveis pela maior quantidade de cirurgiões qualificados hoje em dia - reflete.

Com um total de 227.896 procedimentos, a lipoaspiração se estabelece como a mais solicitada. Para Sucupira, isso se dá pelo fato de que a queixa de gordura localizada é comum a qualquer faixa etária, gênero ou raça, podendo “acontecer com qualquer um”.

Em segundo lugar das mais pedidas, aparece a colocação de próteses mamárias com 226.090. Sucupira lembra alguns estudos publicados que determinam um grande progresso na autoestima dos pacientes que se submetem à cirurgia de aumento mamário. Além disso, o cirurgião afirma que a procura pode ser maior também por ter um custo mais baixo que as demais e por necessitar de menos tempo de repouso para a recuperação – cerca de 15 dias.

Possivelmente confirmando o senso comum de que as mulheres se preocupam mais com a aparência do que os homens, os números mostraram que elas são responsáveis por 87,2% das cirurgias realizadas contra 12,8% feitas por eles.

- A gente vive em um país latino que é mais machista por natureza. É uma questão cultural. Se exige mais das mulheres. Elas se cobram mais e são mais cobradas - opina o médico, que diz, no entanto, ver que essas barreiras estão sendo vencidas, uma vez que há um número considerável de homens procurando os procedimentos.

Já quanto aos procedimentos estéticos, o principal é a aplicação da toxina botulínica. O Brasil fica em 2º lugar no mundo (308.185), atrás somente dos EUA. De acordo com o cirurgião, isso se dá pela possibilidade de num curto espaço de tempo oferecer melhoras que eventualmente no passado nós não tínhamos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

ACONTECEU NO DOMINGO: Bode na Rua em Gurjão termina com tumulto, briga, chuva de litros de bebida e até assalto a mão armada

A 15ª edição da Festa Bode na Rua em Gurjão, foi marcada pela violência e desorganização, segundo o presidente da Câmara de Vereadores Edvan Santos. O evento é um dos mais tradicionais do Cariri Paraibano, inclusive presente no calendário oficial de eventos do estado.

A noite deste domingo (27), foi marcada pela violência que tomou conta da festa, após a apresentação da Banda Karkará e a ausência da atração principal, o cantor Gabriel Diniz, que foi aguardado por mais de três horas e não subiu no palco, provocando a revolta do público que promoveu uma verdadeira chuva de litros de bebida, que foram atirados no palco e para todos os lados, ferindo as pessoas e provocando mais brigas e tumultos que se espalharam por todo o local da festa. Além disso, ainda foram registrados assaltos à mão armada.

Segundo Edvan, os organizadores do evento estavam visivelmente embriagados e não tiveram como dar uma satisfação ao público, gerando muito mais confusão. "Foi notório o total desequilíbrio da equipe que coordena o evento, com sintomas de embriaguez, não souberam tomar uma atitude sensata, no sentido de tomar providencias plausíveis para diminuir o caos que estava instalado, um locutor que não sabia o que dizer ou fazer, inclusive determinando que o povo "ficasse calado", mesmo com o total desrespeito que o povo já estava passando, mantiveram uma multidão por mais de três horas, exposta ao sereno e a chuva, sem comunicar os reais motivos da falta do artista".

Confira a postagem de Edvan em sua rede social





Mãe confessa que matou criança encontrada dentro de sofá

Mulher alegou que jogou o menino de 2 anos contra uma parede porque ele não obedeceu a ordem para que não mexesse no celular

Estadão Conteúdo
BELO HORIZONTE - A dona de casa Marília Cristiano Gomes, de 19 anos, confessou na tarde desta segunda-feira, 28, que matou o próprio filho, Keven Gomes Sobral, de 2 anos, cujo corpo foi encontrado no domingo dentro de um sofá na casa dos tios da criança, que moram no mesmo terreno que a família da vítima, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ao ser ouvida pela Polícia Civil, a mulher alegou que jogou a criança na parede porque ela não obedeceu a uma ordem para que não mexesse no telefone celular da mãe. Marília foi presa em flagrante por ocultação de cadáver.

Na quinta-feira, 24, a mulher procurou a Polícia Militar para registrar queixa alegando que o filho havia desaparecido enquanto ela lavava roupas no quintal. Os tios do menino, Ailton Silva Sobral, de 23 anos, e Lucimeire de Souza Antunes, de 21, haviam viajado no mesmo dia e encontraram o corpo ao retornarem no domingo.

Após sentirem o mau cheiro dentro de casa, arrastaram o sofá e encontraram a criança enrolada em um lençol e uma poça de sangue sob o móvel.

A residência já havia sido vasculhada na sexta-feira por policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros, que também chegaram a fazer buscas pela região por causa da denúncia de desaparecimento. Após o corpo ser encontrado não foi possível confirmar se Keven havia sofrido algum tipo de violência por causa do avançado estado de decomposição do corpo.

Até então o caso era tratado como encontro de cadáver. Mas Marília foi ouvida na manhã desta segunda no Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), em Belo Horizonte, e, após o pai prestar depoimento, a mulher foi chamada novamente por causa de contradições. Na nova oitiva ela confessou o crime. A jovem negou que tivesse intenção de matar o filho, mas foi presa.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

Paraibanos ainda não sabem em quem votar para deputado federal e nem estadual

Consulta é a primeira a ser divulgada após o registro de candidaturas e início da propaganda de rua para as eleições deste ano.
ALPB
Comunicação revela que 83,5% dos paraibanos ainda não sabe em quem votar para deputado federal, e 80% não tem candidato para uma das 36 cadeiras da Assembleia Legislativa. A consulta é a primeira a ser divulgada após o registro de candidaturas e início da propaganda de rua para as eleições deste ano.

Leia mais notícias em Política no Portal Correio

A maior proporção de indefinidos está no universo feminino – 88,1% não sabem em quem votariam para deputado federal, e 84,6% para estadual. Entre os homens, 78,4% ainda não escolheram o representante na Câmara, enquanto 74,9% não têm o nome para a Assembleia.

Entre os que definiram seus candidatos, 13,2% dos homens já sabem em quem votariam para federal e 16,8%, para estadual. No universo feminino da pesquisa, 6,3% já sabem em quem votar para deputado federal e o mesmo ocorre com 9,7%, para estadual.


sábado, 26 de julho de 2014

POLÍCIA OU BANDIDO: Polícia prende três envolvidos no assalto a agência bancária de Livramento; um deles é Cabo da PM


A polícia militar prendeu, na noite desta sexta-feira (25), na zona rural de Livramento três envolvidos no roubo a agência bancária da cidade.

De acordo com informações colhidas pelo DE OLHO NO CARIRI, um dos acusados é o Cabo da PM Clodeildo da Silva Moreira que prestava serviços ao estado desde 2002. Durante a ação, os policias conseguiram recuperar parte do dinheiro.



Na foto ao lado, estão os dois suspeitos que não tiveram o nome revelado pela PM.

Junto com os suspeitos também foram encontrados um carro e uma motocicleta que foram roubados, várias armas, munição, grampos e dentro da mala do veículo Corsa Classic de placa NQB-7194 Sapé-PB ainda havia uma cobra morta.

Os presos foram levados para a Delegacia de Taperoá onde vão prestar depoimento. Policiais estão fechando o cerco na região de Livramento a fim de capturar os outros envolvidos no crime.

DE OLHO NO CARIRI

sexta-feira, 25 de julho de 2014

ATENÇÃO TRABALHADORES ACOMPANHEM TODAS AS INFORMAÇÕES ÚTEIS E CRONOGRAMA PARA consultar e sacar o abono salarial PIS/PASEP 2014


PIS 2014PIS 2014 – O trabalhador que recebeu até R$ 1.356 por mês em 2013 tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep referente ao exercício de 2014/2015. Cerca de 23 milhões de pessoas podem receber o benefício que começou a ser pago pelo governo nesta terça-feira (15), totalizando R$ 17 bilhões.

A novidade deste ano é que os trabalhadores cadastrados no PIS terão os depósitos liberados em conta conforme o mês de aniversário. O governo antecipou o calendário de pagamentos em um mês – até o ano passado, a quantia só era paga a partir de agosto.

Por falta de conhecimento ou por perda do prazo, cerca de 1,1 milhão de pessoas não sacaram o valor ao qual tinham direito. A data limite para retirar o valor deste exercício é 30 de junho de 2015 e o valor do abono é de um salário mínimo.

Como consultar o saldo do PIS na internet
Para ter acesso ao saldo do PIS, é preciso ter em mãos o número do cadastro e acessar o site da Caixa Econômica Federal. Em seguida, o trabalhador deve inserir o número do seu PIS e sua senha e clicar em “serviço do cidadão”. Se ainda não tiver uma senha, basta cadastrá-la na hora.

Além dos dados do trabalhador, aparecerá o saldo de quotas, se houver, e o tipo do benefício – rendimento ou abono salarial –, o valor e a situação. Se o sistema apontar como “a pagar”, significa que o benefício ainda não foi depositado na conta do trabalhador.

Na situação “pago”, a consulta também permite saber a data em que foi feito o pagamento e a forma como foi feito o depósito – se por crédito em conta corrente ou poupança.

Veja quem tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP 2014/2015
- O trabalhador cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 (cinco) anos;

- Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais em 2013;

- A pessoa que trabalhou pelo menos 30 dias no ano-base, seguidos ou não, para um empregador que contribua para o PIS/Pasep;

- O trabalhador inscrito que tenha sido informado corretamente na RAIS de 2013.

Veja como sacar o dinheiro do PIS/Pasep
O abono poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal por quem está inscrito no PIS e nas agências do Banco do Brasil por quem está inscrito no Pasep.

É preciso acompanhar o calendário de pagamento para saber se o dinheiro já está disponível na conta do trabalhador.
Os inscritos no PIS que tiverem Cartão Cidadão, com senha já cadastrada, também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas automáticos ou postos do Caixa Aqui.

É necessário apresentar um documento de identificação (CPF ou RG) e o número de inscrição no PIS ou Pasep para retirar o benefício.

PIS 2014

PIS 2014: saiba quem tem direito e quando será o pagamento
O governo antecipou o pagamento do Programa de Integração Social – PIS, 2014. O benefício funciona como uma espécie de 14º salário e será pago para mais de 23 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. O valor é correspondente ao atual salário mínimo, ou seja, R$ 724, o que dará um total de R$ 17 bilhões pagos em abono salarial.
Quem pode receber o PIS 2014?

O valor deve ser pago para quem tem pelo menos cinco anos de cadastro no PIS/ PASEP, desde que tenha trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada (ou por nomeação no serviço público) em 2013 e recebido em média até dois salários mínimos por mês. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal e quem tem o cartão cidadão pode receber através das lotéricas.

São disponibilizados telefones para quem deseja se informar e consultar o serviço. Para o PASEP, basta ligar para os números 4004-0001, 0800-729-0001 ou 0800-729-0088 (para pessoas com deficiência). Para o PIS, o número é o 0800-726-0207.
Quando será pago o valor do PIS 2014?

Quem tem direito de receber o benefício e nasceu em julho já pode se dirigir ao banco para o recebimento do valor, pois de acordo com o calendário elaborado pela Caixa, eles estão sendo os primeiros a receber, desde a última terça-feira (15).

Os nascidos agosto receberão a partir do dia 22/07; setembro, 31/07; outubro, 14/08; novembro, 21/08; dezembro, 28/08; janeiro, 16/09; fevereiro, 23/09; março, 30/09; abril, 14/10; maio, 21/10; e junho, 31/10.

Trabalhadores podem começar a sacar o abono do PIS/Pasep a partir de julho
Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho, quando começa o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento segue é feito conforme a data de aniversário. Quem tem conta na Caixa terá o dinheiro depositado antes. Já para os servidores públicos, o Pasep pode ser sacado no Banco do Brasil, e o pagamento é segue o número de inscrição. Correntistas também têm o benefício creditado.

Veja a tabela com as datas abaixo. Têm direito ao abono de um salário mínimo (R$ 724) os cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Para sacar, é necessário apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.


Aposentado acusado de abusar sexualmente das próprias filhas é preso na PB

Crimes aconteciam na Zona Rural do município de Mulungu; filha mais velha, que sofria abusos desde a infância, descobriu que o mesmo estaria acontecendo com a irmã mais nova
Cidade de Mulungu
Um servidor público aposentado, de 59 anos, foi preso pela Polícia Civil de Guarabira, nesta quinta-feira (24), sob acusação de abuso sexual das próprias filhas, uma de 19 e outra de 13 anos, na Zona Rural de Mulungu, a 85 km de João Pessoa.

De acordo com o delegado Ricardo Sena, da 8ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Guarabira, o caso havia sido registrado em janeiro deste ano, após descoberta feita pela filha mais velha.

“Ela sofria abusos desde os 9/10 anos, tendo, inclusive, relatado conjunção carnal com penetração. Ao perceber que a irmã mais nova passou a apresentar um comportamento semelhante ao dela, quando tinha a mesma faixa etária, resolveu investigar e, por meio de questionamentos, descobriu que a menor também vinha passando pelo mesmo sofrimento”, disse o delegado.

Nesse momento, segundo ele, a moça se revoltou e resolveu expor a situação para o restante da família, revelando também o seu drama particular, que ainda acontecia. “A história chegou ao Conselho Tutelar e foi registrada na Delegacia da Mulher de Guarabira”, contou Sena.

O delegado comentou que, como não havia flagrante, o aposentado foi mantido em liberdade, mas afastado das meninas, que vivem com a mãe e são fruto de um relacionamento paralelo, tendo o acusado outros filhos com a primeira família.

“A partir de então, a Polícia Civil passou a investigar o caso, colhendo depoimentos de familiares e conhecidos. Algumas primas das garotas chegaram a relatar que já haviam sofrido algum tipo de abordagem maliciosa do acusado”, afirmou Ricardo Sena, explicando que esses outros casos deram força à acusação.

A Justiça, por meio da Comarca de Alagoinha, que engloba a região de Mulungu, expediu um mandado de prisão preventiva, cumprido nesta quinta. “É uma prisão cautelar, visto que o acusado ainda será julgado”, completou o delegado da Polícia Civil. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Alagoinha, onde aguardará o andamento do processo.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aesa prevê chuvas abaixo da média histórica e seca na PB nos próximos três meses


Meteorologista Marle Bandeira informou situação durante reunião com plantadores de cana, que se mostraram preocupados com a previsão pessimista

Marle Bandeira falou sobre as previsões
A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, informou nessa quarta-feira (23) que as previsões apontam escassez de chuvas, com índices abaixo da média histórica na Paraíba, nos próximos meses.

Leia também: Paraíba poderá sofrer nova seca por conta do El Niño

Apesar da situação meteorológica pessimista, ela adiantou que há possibilidade de mudança. As colocações foram feitas pela especialista durante uma reunião com a diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na sede da entidade, em João Pessoa.

“No período de agosto a outubro, não há indícios de maior quantidade de chuva, porque as águas do Atlântico continuam frias e por isso não há muita formação de nuvens e, consequentemente, há pouca expectativa de precipitações”, explicou a meteorologista, lembrando que mesmo em anos atípicos a maior concentração de chuva ocorre entre os meses de abril e julho. Embora em menor volume, ela frisa, no entanto, que nem sempre as chuvas escassas e abaixo da média significam secas.

Os dirigentes do setor canavieiro paraibano que, no momento, está em período de plantio, receberam com apreensão a notícia de que haverá poucas chuvas nos próximos 90 dias. “Já sofremos demais em 2012/13 e, justamente, quando estamos preparando nossos canaviais para a próxima safra vem uma notícia dessa que nos preocupa porque já temos produtores, em pleno mês de julho, precisando irrigar suas lavouras em função das poucas chuvas, numa situação extremamente adversa”, afirma o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.

Segundo o coordenador do Departamento Técnico da Asplan (DETEC), Vamberto Rocha, o objetivo da palestra foi fazer uma projeção das condições climáticas nos próximos meses, para nortear as ações no campo neste período. “A escassez de chuvas já está prejudicando o plantio e essa previsão de que teremos poucas chuvas nos próximos meses nos deixa ainda mais apreensivos”, finalizou.

Enterro de Ariano será em Paulista, Grande Recife; governo divulga nota de pesar

Corpo do escritor e dramaturgo está sendo velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco e, desde às 23h de ontem, aberto ao público
Ariano, em 2011, durante evento da ALPB, no Hotel Tambaú, em João Pessoa
O governador Ricardo Coutinho, participa do velório e sepultamento do corpo do escritor paraibano, nesta quinta-feira, em Recife,(PE). Ele cancelou as agendas administrativa e de campanha marcadas para esta quinta-feira (24). O ato acontece no Palácio Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

O escritor e dramaturgo paraibano morreu, às 17h15 desta quarta, aos 87 anos. Ele estava internado no Real Hospital Português.

O corpo do escritor e dramaturgo está sendo velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco e, desde às 23h desta quarta, aberto ao público. O enterro será nesta quinta-feira (24) às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Ariano estava em coma, respirando com a ajuda de aparelhos, internado na UTI neurológica do Real Hospital Português, na área central do Recife, desde a noite dessa segunda-feira (21), quando havia sido submetido à cirurgia após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. O quadro clínico do escritor sofreu uma piora na noite dessa terça de acordo com boletim médico divulgado às 20h.

Na década de 70, o escritor foi secretário de Educação e Cultura do Recife. Mais recentemente, na gestão de Eduardo Campos, foi secretário da Cultura e secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco.

O procedimento após o AVC foi o segundo de Ariano em menos de um ano. O escritor já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto de 2013, sendo submetido a um cateterismo na Unidade Coronária do RHP. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao hospital dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.

A última entrevista a TV paraibana foi no programa Imprensados, da RCTV. Ariano foi entrevistado em sua residência, em Recife. Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade.

Ricardo Coutinho comparou Ariano a Augusto dos Anjos e lembrou que, quando de sua gestão como prefeito de João Pessoa, Ariano foi homenageado com um monumento na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com um totem de Miguel dos Santos, que faz referência á obra do dramaturgo.

Nesta quinta-feira, o Governo do Estado da Paraíba divulgou nota de pesar. Por todo o país, várias autoridades fizeram o mesmo. Confira na íntegra a nota do governo:

"Nota de Pesar

O Governo da Paraíba lamenta, nesta quarta-feira (23), o falecimento de um dos maiores vultos da literatura e da cultura popular brasileira, o paraibano Ariano Suassuna.

Um homem que encantou, ao longo de tantas décadas, corações dos mais diversos retratando na obra e na vida as maiores riquezas, contradições e genialidades da expressão popular nordestina. Que fez da sua existência um combate interminável contra a inércia criativa e omissão social. E que ensinou o nordestino a ter orgulho das próprias limitações ao provar que as impossibilidades são os melhores impulsos para o seguir em frente.

Ariano Suassuna, assim como tantos notáveis escritores de nossa terra, a exemplo de Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida, soube polir o orgulho da Paraíba em tons armoriais. Enquanto prefeito da Capital paraibana, tivemos a oportunidade de homenageá-lo em vida, erguendo no Parque Solon de Lucena monumento, de autoria do pernambucano Miguel dos Santos, denominado a Pedra do Reino, em referência a uma das mais distintas obras deste combatente guerreiro.

Hoje, como governador, lamentamos o dever institucional de assinar decreto instituindo três dias de luto oficial em razão de seu falecimento. Ariano, que por tantos anos nos fez rir, nos obriga a chorar o último capítulo de sua premiada trajetória. Mas não nos impede, ao mesmo tempo, de reverenciar o brilhantismo de sua existência, já que, segundo o próprio, “O homem nasceu para a imortalidade. A morte foi um acidente de percurso”.

Agora, mais do que nunca, temos a convicção, parodiando o que ele mesmo dizia, de que existem apenas dois tipos de pessoas neste mundo: as que reconhecem a sua genialidade e as que estão erradas.

Em nome de toda a equipe do Governo e de toda a Paraíba, manifestamos o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade, pela perda irreparável do nosso Dom Quixote das Caatingas, mestre Ariano Suassuna, cuja passagem espiritual deixa triste nossa alma, embora infle a atenuante vela da história.

Que Deus lhe dê abrigo e nos traga conforto.

 Nossos mais sinceros sentimentos".


quarta-feira, 23 de julho de 2014

HOMENAGEM DO BLOG CARIRI VELHO AO GRANDE MESTRE ARIANO SUASSUNA


VEJA UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRANDE MESTRE Ariano Suassuna
Escritor brasileiro

Biografia de Ariano Suassuna:

Ariano Suassuna (1927 - 2014) foi um escritor brasileiro. "O Auto da Compadecida", sua obra prima, foi adaptada para a televisão e para o cinema. Sua produção reúne além da capacidade imaginativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino. É poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1990, ocupou a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira nº 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira nº 35 da Academia Paraibana de Letras.

Ariano Suassuna (1927) nasceu na cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927. Filho de João Suassuna, ex-governador da Paraíba e Rita de Cássia Villar, ficou órfão de pai, com três anos de idade. Passou os primeiros anos de sua infância na fazenda Acauham, no sertão do Estado. Durante a Revolução de 1930, por motivos políticos, seu pai foi assassinado. A família muda-se para Taperoá, interior do estado, onde mora entre 1933 e 1937 e lá inicia seus estudos. Teve os primeiros contatos com a cultura regional assistindo uma apresentação de mamulengos e um desafio de viola.

Em 1938, a família muda-se para a cidade do Recife, Pernambuco, onde Ariano entra para o Colégio Americano Batista. Em seguida estuda no Ginásio Pernambucano, importante colégio do Recife. Ingressou na Faculdade de Direito, onde fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreve sua primeira peça "Uma Mulher Vestida de Sol". No ano seguinte escreve "Cantam as Harpas de Sião".

Em 1950, conclui o curso de Direito. Dedicou-se à advocacia e ao teatro. Em 1955, escreveu a comédia "O Auto da Compadecida". A partir de 1956, passou a dar aulas de Estética na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1970, surge o Movimento Armorial, inspirado e dirigido por Ariano, com o objetivo de valorizar os vários aspectos da cultura do Nordeste brasileiro, como a literatura de cordel, a música, a dança, teatro, entre outros.

Ariano Suassuna iniciou em 1971, sua trilogia com o "Romance d'a Pedra do Reino" e o "Príncipe do Sangue que Vai-e-Volta", tendo por subtítulo "Romance Armorial - Popular Brasileiro", que teria sequência em 1976, com a "História d'o Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana". Em 1994, se aposenta pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi Secretário de Cultura no governo de Eduardo Campos.

Ariano Suassuna recebia inúmeros convites para realizar "aulas-espetáculos" em várias partes do País onde, com seu estilo próprio e seus "causos" imaginativos, deixava o público encantado.

Ariano Suassuna faleceu aos 87 anos, no Recife, decorrente das complicações de um AVC hemorrágico.

Obras de Ariano Suassuna
Uma Mulher Vestida de Sol, 1947
Cantam as Harpas de Sião (ou o Despertar da Princesa), 1948
Os Homens de Barro, 1949
Auto de João da Cruz, 1950 (Prêmio Martins Pena)
Torturas de um Coração, 1951
O Arco Desolado, 1952
O Castigo da Soberana, 1953
O Rico Avarento, 1954
Ode, 1955 (poesia)
O Auto da Compadecida, 1955
O Casamento Suspeito, 1956
Fernando e Isaura, 1956
O Santo e a Porca, 1958
O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna, 1958
A Pena e a Lei, 1959
A Farsa da Boa Preguiça, 1960
A Caseira e a Catarina, 1962
O Pasto Incendiado, 1970 (poesia)
Romance d'a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta, 1971 (partes da trilogia)
Iniciação à Estética, 1975
A Onça Castanha e a Ilha Brasil, 1976 (Tese de Livre Docência)
História d'o Rei Degolado nas Caatigas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana, 1976 (parte da trilogia)
Sonetos Com Mote Alheio, 1980 (poesia)
Poemas, 1990 (Antologia)
Almanaque Armorial, 2008



Quadro clinico de Ariano Suassuna piora e situação é considerada instável

Escritor permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos
Ariano Suassuna
O escritor Ariano Suassuna, de 87 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico e passou por uma cirurgia no Real Hospital Português, no Recife, em Pernambuco, na noite desta segunda-feira (21).

Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado grave. O boletim médico divulgado na noite desta terça-feira (22), indica que Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada.

No ano passado, o escritor foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.

Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.


terça-feira, 22 de julho de 2014

Escritor Ariano Suassuna sofre AVC e passa por cirurgia em Recife; estado de saúde é estável

Cirurgia durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando.
Autor do "Auto da Compadecida", Ariano Suassuna ministrará palestra sobre o livro "Eu" de Augusto dos Anjos
Autor do "Auto da Compadecida", Ariano Suassuna ministrará palestra sobre o livro "Eu" de Augusto dos Anjos
O escritor Ariano Suassuna, de 87 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico e passou por uma cirurgia no Real Hospital Português, no Recife, em Pernambuco, na noite desta segunda-feira (21).

A cirurgia durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.

No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.

Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.


TSE registra 107 candidatos a deputado federal e 403 para estadual nas eleições da PB


No Brasil, são 6.749 para deputado federal e 16.235 para estadual; confira dados completos no link em destaque

Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Até as 14h desta segunda-feira (21), o Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia contabilizado 11 pedidos de registro de candidatos a presidente da República, 171 a governador de Estado, 181 a senador, 6.749 a deputado federal, 16.235 a deputado estadual e 1.003 a deputado distrital (DF) nas Eleições Gerais de 2014. Os pedidos de candidaturas estão em avaliação pela Justiça Eleitoral. É importante destacar que o DivulgaCand 2014 está sujeito a atualização de dados, sendo que eventuais números podem apresentar alterações em futuras consultas.


São Paulo e Alagoas, com nove cada um, e Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com oito cada, são os estados com mais pedidos de registro de candidatos a governador. Para o cargo de senador o estado do Pará lidera (11), seguido de Amapá e São Paulo, os dois com dez pedidos de registro cada.

São Paulo e Rio de Janeiro detêm mais pedidos de candidatos a deputado federal, no caso 1.354 e 1.068. São Paulo (1.987) e Rio de Janeiro (1.977) têm também mais pedidos de registro a deputado estadual. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais vagas na Câmara dos Deputados, respectivamente 70, 53 e 46.

Acre, Roraima e Ceará, com quatro cada um, têm menos pedidos de registro de candidatos a governador. Igualam-se, com quatro candidatos ao Senado cada, o Acre e o Ceará.

Tocantins (55) e Acre (63) têm menos pedidos para deputado federal. Já Sergipe (174) e Piauí (245) foram os estados que receberam os menores números de registro para deputado estadual.

O Sistema do TSE

Ao entrar no sistema, o cidadão pode conhecer os candidatos e o número de candidaturas a presidente da República e por estado e por cargo (governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital).

Pelo DivulgaCand 2014, clicando no nome do candidato é possível obter dados sobre ele e seu número na urna, partido, nome e composição da coligação que o apoia, situação de seu pedido de registro, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de sua campanha, declaração de bens e certidões. No caso dos candidatos a presidente da República e governador de Estado, pode-se ainda conhecer as respectivas propostas de governo. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Colisão entre motocicleta e carreta deixa uma vítima fatal na cidade de Serra Branca


Vítima do acidente (Foto: Reprodução/Facebook)
Um acidente na noite deste domingo, próximo ao trevo na entrada da cidade de Serra Branca, tirou a vida de João Victor Ricardo de Farias de apenas 20 anos de idade, residente no mesmo município.

Segundo as primeiras informações o jovem conduzia uma moto Honda Bros, cor vermelha e teria invadido a contramão, colidindo em uma carreta. O jovem veio a falecer no local.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente para apurar informações e realizar uma investigação sobre as causas do acidente.

Paraíba Mix

sábado, 19 de julho de 2014

Saúde do ex-boxeador Maguila piora por conta de tumor no pulmão e infecção


Esposa do ex-pugilista descreve período como os piores dias de sua vida; ídolo brasileiro está internado desde o dia 25 de abril, quando deu entrada por desidratação e pneumonia
Maguila
O quadro de saúde do ex-pugilista Maguila piorou por conta do longo período que está internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. O sergipano descobriu que tem um tumor no pulmão e uma infecção que causa febre e o deixa cansado.

O ídolo do boxe brasileiro deu entrada no hospital no dia 25 de abril por desidratação e pneumonia. De acordo com o geriatra Renato Fabbri, que é o responsável pelos tratamentos de Maguila, o problema se dá pelo alongado tempo que alguém fica internada.

“É um dos problemas típicos de uma internação de longa duração. A imunidade mais baixa permite o ataque de doenças oportunistas”, disse o médico. A esposa do ex-pugilista, Irani Pinheiro, mostrou muita preocupação com a nova descoberta e descreveu o período como “os piores dias de sua vida”.

O nódulo mede 2,6 centímetros de largura por 2,1 centímetros de altura e já estaria alojado no pulmão direito. Ainda será realizada uma bateria de exames para saber se o caso se trata de um tumor maligno ou benigno.

Segundo a família, Maguila tem dificuldade para se alimentar por conta do Alzheimer, diagnosticado em 2010. Ele também sofre com demência pugilística, trauma muito comum causado em boxeadores por conta dos diversos golpes que levam na cabeça ao longo da carreira.

Paraíba recebe 4.553 cisternas de água por meio de projetos que somam R$ 143 milhões


Para atividades de combate à seca e auxílio a produtores rurais, são mais de 300 organizações que se unem para desenvolver e ampliar políticas de convivência sustentável no semiárido
Cisterna entregues na Paraíba
A Paraíba já recebeu a construção e instalação de 4.553 cisternas de água para o consumo humano nos municípios. Os números foram apresentados nessa sexta-feira (18) pelos representantes da Articulação do Semiárido.

Os representantes da Articulação do Semiárido apresentaram ao Governo do Estado um documento com propostas para o desenvolvimento de uma política de sementes, criação de bancos mãe de sementes em todas regiões do estado, instalação de mais cisternas de placas, estratégias de armazenamento do uso da água para consumo humano, limpeza e recuperação dos pequenos reservatórios e mais investimentos em pesquisas de uso sustentável da água.

O representante da ONG Patac, Antônio Carlos Pires, informou que novos editais devem ser lançados em breve com cerca de R$ 70 milhões para ampliação das cisternas e a continuidade do processo de formação da produção de alimentos e geração de água para o consumo humano.

Para atividades de combate à seca e auxílio a produtores rurais, são mais de 300 organizações que se unem para desenvolver e ampliar políticas de convivência sustentável no semiárido. Os projetos dessa natureza ocorrem por meio do Cooperar, com investimentos de R$ 43 milhões; e do Procase, que está investindo R$ 100 milhões nos arranjos produtivos, construção de adutoras e barragens, além de ações emergenciais como doação de ração animal e distribuição de sementes.