terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CARIRI VELHO DESEJA UM FELIZ 2014 A TODOS QUE ESTIVERAM CONOSCO EM 2013

É COM UMA IMENSA ALEGRIA QUE DESEJAMOS UM FELIZ 2014 A TODOS OS QUE ESTIVERAM NOS DANDO A HONRA DE ACESSAR O BLOG CARIRI VELHO. ESPERAMOS PODER ESTAR MAIS UMA VEZ CONTRIBUINDO COM CADA UM DE VOCÊS SEMPRE PROCURANDO TRAZER A INFORMAÇÃO COM MUITA CREDIBILIDADE. BUSCAMOS SEMPRE A IMPARCIALIDADE NAS INFORMAÇÕES. POR ISSO, MESMO TRABALHAMOS COM INDEPENDÊNCIA E SEM INTERFERÊNCIA DE QUEM QUER QUE SEJA. OUTRAS VEZES TENTARAM NOS CALAR COM INTIMIDAÇÕES E PERSEGUIÇÕES,MAS MESMO ASSIM NÃO NOS ACOVARDAMOS E NEM BAIXAMOS A CABEÇA PORQUE TÍNHAMOS A CERTEZA QUE ESTÁVAMOS NO CAMINHO CERTO, OU SEJA, O CAMINHO DE SEMPRE ZELAR PELA VERDADE. ABRIMOS MÃO DE VANTAGENS FINANCEIRAS,MAS JAMAIS DE TRABALHAR COM INDEPENDÊNCIA E CREDIBILIDADE. CAMINHOS PEQUENOS TÊM AQUELAS QUE SE ACHAM SUPERIORES PARA MANIPULAR, PERSEGUIR E DESTRATAR A VONTADE E O PENSAMENTO DO OUTRO. PROCURAREI SEMPRE TRABALHAR COM A VERDADE ACIMA DE TUDO E QUE DOA A QUEM DOER. MAIS UMA VEZ NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS OS INTERNAUTAS QUE ACOMPANHAM O BLOG CARIRI VELHO.

Aesa prevê céu com poucas nuvens e chuvas fracas no réveillon

Janeiro, fevereiro e março do próximo ano vão ser de chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri
Imagem ilustrativa
A previsão do tempo para a tarde desta segunda-feira (30) é de céu parcialmente nublado e claro na maior parte do Estado. À noite podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no Sertão.

A temperatura varia entre a mínima de 19 °C e máxima de 37 °C. De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a tendência é de que o clima permaneça assim até o réveillon.

“O tempo sobre a Paraíba apresenta redução da nebulosidade e predomínio de céu claro. O clima deve permanecer assim e com poucas alterações durante o réveillon. Podemos ter pouca chuva, durante a noite ou madrugada”, explicou o meteorologista Alexandre Magno.

Confira na tabela a previsão completa para cada região:
Região
Análise
Temperaturas
Litoral
Céu oscilando entre parcialmente nublado e claro.
Max.: 30°C Min.: 24°C
Brejo
Céu oscilando entre parcialmente nublado e claro.
Max.: 28°C Min.: 19°C
Agreste
Céu oscilando entre parcialmente nublado e claro.
Max.: 30°C Min.:20°C
Cariri/Curimataú
Céu oscilando entre parcialmente nublado e claro.
Max.: 33°C Min.: 20°C
Sertão
Nebulosidade variável.
Max.: 37°C Min.: 22°C
Alto Sertão
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas fracas em pontos isolados no fim do dia.
Max.: 35°C Min.: 21°C


2014 – Os meses de janeiro, fevereiro e março do próximo ano vão ser de chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba. Esta foi a previsão feita por meteorologistas durante a II Reunião de Análise Climática para o setor norte da Região Nordeste.

O evento organizado pelo Governo do Estado aconteceu este mês em Campina Grande e reuniu especialistas em clima de todo o país. Eles concluíram que além de ficarem dentro da média característica do período, as chuvas devem ocorrer de forma irregular. O relatório com a íntegra da previsão está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Mais informações sobre tempo e clima do Estado podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-6367.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Bancos fecham nesta terça e quarta e reabrem na quinta-feira

Informação foi dada pela Federação Brasileira dos Bancos e quem tiver contas que vencem nos dias 31 e 1º poderão pagar dia 2 sem multas
Clientes podem usar os caixas eletrônicos nos dias de não funcionamento
As agências bancárias vão fechar amanhã (31), assim como no dia 1º de janeiro, de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje (30) os bancos abrem normalmente.

A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa.

Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).


Hospital e polícia investigam se paciente morreu após ter alimento injetado na veia

Duas profissionais de saúde foram afastadas. Polícia Civil confirma que elas deixaram o hospital antes de concluir o plantão
Hospital Regional de Patos
Um paciente de 83 anos que estava internado no Hospital Regional de Patos e morreu na manhã desse domingo (29) pode ter sido vitima de um erro médico, possivelmente provocado por uma técnica de enfermagem e por uma enfermeira. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil em Patos (no Alto sertão da Paraíba, a 305 km de João Pessoa), e pela diretoria do hospital.
De acordo com o delegado Alarico Rocha, foi aberto um inquérito para apurar o caso. Ele disse que as duas profissionais seriam responsáveis por injetar alimento em vez de medicação nas veias do paciente. Ainda conforme o delegado, elas teriam saído antes de concluir o plantão e deixado a vítima sozinha. Quando o paciente foi encontrado por outras equipes médicas, já estava em situação grave e acabou morrendo.

O delegado afirma que as duas profissionais foram intimadas para prestar depoimento e já estão afastadas do hospital.

A diretora do Regional de Patos, Sílvia Ximenes, disse que foi aberta uma sindicância que vai investigar o caso. Segundo ela, todos os órgãos responsáveis já foram comunicados para dar andamento às investigações, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a Polícia Civil e o secretário de Saúde do Estado.

A vítima de 83 anos sofria de um quadro agudo de edema pulmonar e estava internada desde a quarta-feira (25). O corpo passa por necropsia no Instituto de Medicina Legal em Patos, onde será constatada a causa da morte.


sábado, 28 de dezembro de 2013

Mais de 150 mil eleitores da Paraíba podem perder título se não fizerem recadastramento

TRE abre 10 mil vagas para cadastramento biométrico em João Pessoa e Campina Grande
Imagem ilustrativa
Dezenas de servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foram convocados para reforçar voluntariamente o atendimento da biometria em João Pessoa durante o recesso forense (21 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014). 10 mil vagas foram abertas em João Pessoa e Campina Grande.

A decisão foi tomada após o preenchimento de quase todas as 20 mil vagas disponibilizadas aos eleitores da Capital e de Campina Grande para o agendamento do recadastramento biométrico na última quinta-feira (19).
De acordo com dados divulgados pelo TRE-PB, 151.719 mil eleitores dessas duas cidades poderão ter o título cancelado nessas duas maiores cidades do estado, se não regularizarem a documentação.

Veja a tabela do TRE-PB com alguns dados de seis cidades do estado.


O recadastramento biométrico continua em 19 cidades, inclusive em Campina Grande, onde já foram atendidos 131.823 eleitores, enquanto em João Pessoa foram 245.397 atendimentos.  
Conforme explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, os eleitores surpreenderam as expectativas da equipe da campanha da biometria na Paraíba, comparecendo durante o período de festas para regularizar seu título eleitoral - cujo atendimento somente será suspenso nos dias 31 de dezembro e no primeiro dia de 2014.

“Não podemos parar, daqui até 21 de março temos que expandir as vagas de agendamento e atender sempre mais eleitores" afirmou o Secretário. O TRE continuará com todos os postos de atendimento por agendamento e no Procon Estadual por ordem de chegada.

O agendamento pela internet é feito para a sede do TRE-PB, Cenatel (Fórum Eleitoral), Casas da Cidadania de Mangabeira e Manaíra (Manaíra Shopping), Subprefeitura de Mangabeira e NATU (Avenida Hilton Souto Maior, na principal do bairro José Américo).

Para agendar a biometria, o eleitor deve acessar o Sistema de Agendamento da Biometria, disponível na página do Recadastramento Biométrico, no site do TRE-PB e preencher o formulário.


Direito à meia-entrada é estendido para não estudantes com idade entre 15 e 29 anos

Benefício será dado em caso de comprovação de renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Pessoas com deficiência e acompanhantes também pagam meia
Imagem Ilustrativa
O direito de estudantes e idosos de pagar a metade do preço em ingressos de espetáculos artísticos, culturais e esportivos foi ampliado para outras pessoas, porém limitado por algumas novas regras. Com a publicação daLei 12.933/2013 no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), o benefício foi estendido para pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

O benefício da meia-entrada para pessoas com deficiência é estendido inclusive para o acompanhante, quando necessário. No caso de jovens carentes, o desconto fica condicionado à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Pelas novas regras, os responsáveis pelos eventos ficam obrigados a reservar 40% do total de ingressos de salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento para os beneficiários da lei. Para garantir que a reserva de lugares seja cumprida, a lei estabelece que qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre bilheteria.

Além de serem obrigados a deixar visíveis as informações sobre ingressos disponíveis e os avisos quando a cota de meia-entrada estiver esgotada, os donos de estabelecimentos terão que disponibilizar o relatório da venda de ingressos de cada evento para entidades representativas como a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Essas organizações, que emitem a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas terão que manter um banco de dados com o nome e o número de registro de todos os estudantes portadores da CIE, que sempre terá validade da data de expedição até o dia 31 de março do ano seguinte.

Em todas as bilheterias e portarias de eventos será obrigatória a divulgação do direito à meia-entrada para o público específico, além dos telefones dos órgãos de fiscalização. A medida não vale para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, que são eventos internacionais, cuja organização compete aos comitês gestores.

O governo vetou alguns pontos do texto aprovado por senadores e deputados. Um deles é o que estabelecia que o estudante deveria apresentar a carteira estudantil para obter descontos no transporte coletivo local. Depois de ouvir representantes dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Justiça, a presidente Dilma Rousseff entendeu que essa garantia invade a competência das prefeituras e poderia prejudicar outros usuários que já contam com o desconto.

Dilma também retirou da lei o único ponto que tratava dos casos de idosos. Com isso, o Planalto atendeu às pressões feitas por estas pessoas durante a tramitação do projeto no Congresso, quando pediram para que o direito da meia-entrada fosse mantido, conforme previsto no Estatuto do Idoso, criado em 2003.



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ESCÂNDALO: Estado representa contra ex-gestor da Doca; ação judicial inclui ex-governador Cássio Cunha Lima

Procurador Gilberto Carneiro esclareceu que incluir o nome do ex-governador na representação foi uma exigência do Ministério da Pesca
PGE PB
A Procuradoria Geral do Estado ingressou com uma representação na Justiça contra o ex-superintendente da Companhia Docas da Paraíba, Eurípedes Melo, devido às irregularidades que alega ter constatado num convênio celebrado com o Ministério da Pesca, em 2005. Na ação, também está representado o ex-governador da Paraíba, o atual senador, Cássio Cunha Lima (PSDB). A informação foi divulgada no programa Correio debate da Rede Correio Sat.

Segundo o procurador do Estado, Gilberto Carneiro, o Governo está inscrito no Cadastro Único de Convênio do Governo Federal e no Sistema Integrado de Administração Financeira com inadimplências devido ao convênio, o que “prejudica o Estado, pois ele é impedido de receber as transferências dos recursos da União”. 

O procurador esclareceu que incluir o nome do ex-governador Cássio Cunha Lima na representação foi uma exigência do Ministério da Pesca. 

“O Ministério da Pesca exigiu que entrássemos com uma representação contra o ex-gestor do convênio (...) No nosso entendimento, quem é o ex-gestor é o presidente da Companhia Docas da época, era quem fazia todos os pagamentos. Essa representação é em face ao ex-superintendente da Docas, mas como o governador na época assinou o convênio, o Ministério entendeu que a responsabilidade também era do governador, mas esse foi entendimento do Ministério da Pesca, não foi nosso”. 

Gilberto Carneiro reforçou que Cássio Cunha Lima “não assinou nenhum empenho, não fez uma liquidação”, por isso não deve ser imputada a ele a responsabilidade pelo convênio. “Esse é um entendimento totalmente contrário à visão do Tribunal de Contas da União e quando essa representação chegar ao Ministério Público eu não tenho a menor dúvida de que o Ministério vai afastar o governador e imputar a responsabilidade apenas ao ex-gestor da Docas”, completou. 


Cariri Oriental é alvo de bandidos que praticaram arrastões e assaltos


Três homens armados e em motocicletas realizaram uma série de assaltos na noite desta quinta-feira (26) em três cidades vizinhas localizadas no Cariri paraibano. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos invadiram residências nos municípios de Boqueirão, Barra de São Miguel e Barra de Santana, levaram dinheiro e objetos de valor das vítimas e de fugiram em veículos roubados.

O primeiro assalto foi registrado em um sítio na zona rural de Boqueirão, por volta das 20h30 (horário local). Segundo a PM, um agricultor chegava em casa quando foi abordado pelos assaltantes, que tomaram uma quantia de aproximadamente R$ 120 e fugiram por uma estrada em direção ao município de Barra de São Miguel.

Ao chegar na cidade, os homens invadiram uma residência, fazendo os moradores de refém, e roubaram um notebook, três celulares e cerca de R$ 800. Os assaltantes ainda seguiram para a cidade de Barra de Santana, onde invadiram outra casa e fugiram roubando uma caminhonete Chevrolet S10 azul, uma moto Honda CG 125 vermelha, além de mais três celulares, um videogame e cerca de R$ 1400.

A polícia realizou várias rondas pelos municípios, mas até as 7h desta sexta-feira (27), ninguém havia sido preso.
De Olho no Cariri


Menina de 11 anos é estuprada pelo vizinho e desmaia durante a violência sexual, na Paraíba

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Alagoa Grande, Alessandro Nunes, a menina teria sido atraída para a casa do acusado onde foi violentada
Vítima recebendo atendimento médico
Uma criança de 11 anos foi violentamente estuprada e o suspeito do crime é o vizinho dela, um jovem de 22 anos que está foragido. O crime ocorreu no Dia de Natal, mas o caso foi denunciado nessa quinta-feira (26). O fato foi registrado no distrito de ‘Zumbi’, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo do estado a 107 km de João Pessoa. Durante o abuso, a menina desmaiou.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Alagoa Grande, Alessandro Nunes, a menina teria sido atraída para a casa do acusado onde foi violentada. “A garota participava de uma festa na casa da irmã dele. O suspeito estava bebendo e atraiu a menina até sua casa sob a promessa de lhe dar um dinheiro. A menina, que sempre dormia na casa dele para fazer companhia a esposa do acusado, foi e quando chegou na frente da residência foi arrastada e estuprada”. A mulher do suspeito estava na casa de parentes, em João Pessoa, quando ocorreu o crime.

O caso veio à tona porque o hospital da cidade informou para o Conselho Tutelar que uma menina estava interna vítima de abuso sexual. “Recebemos a informação do hospital e fomos lá. Quando chegamos na unidade a menina revelou como ocorreu o estupro. Ela não teria denunciado porque sofreu ameaça de morte”.

A menina foi levada para o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) de Guarabira onde os peritos confirmaram a violência sexual. “A perita ficou assustada devido a violência do ato. A vagina da menina tinha coágulos de sangue, o que impossibilitou o exame ser mais complexo. Ela sentia muitas dores. Há indícios de que ele também tenha feito sexo anal com ela”, comentou o conselheiro. Ela será acompanhada por psicólogos. 

A garota foi transferida para o Instituto Saúde Elpídio de Almeida (Isea) de Campina Grande. A vítima tomou uma medicação para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. A menina passou mal após a ingestão dos coquetéis e precisou ficar internada em observação.

O caso foi denunciado às autoridades policiais da cidade. Buscas foram feitas na residência e, segundo o Conselho Tutelar, roupas sujas e papel higiênico sujos de sangue foram encontrados na casa. Até o fechamento dessa matéria o suspeito ainda não tinha sido preso.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Governo paga folha nesta sexta-feira e injeta R$ 263 milhões na economia paraibana

Aposentados, pensionistas, servidores da ativa da administração direta e indireta receberão os vencimentos em um único dia
Imagem ilustrativa/dinheiro
O Governo da Paraíba paga, nesta sexta-feira (27), os salários dos servidores referentes ao mês de dezembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, os aposentados, pensionistas, servidores da ativa da administração direta e indireta receberão os vencimentos em um único dia.

Com o pagamento do mês de dezembro, o Governo injeta, nesta sexta-feira, na economia paraibana, R$ 262,3 milhões, incluindo os R$ 24,8 milhões pagos aos 14º e 15º salários para os 16.360 professores e servidores da educação selecionados nos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor.

No último mês do ano, o Governo do Estado mantém o compromisso com o pagamento da folha sempre dentro do mês trabalhado.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NOSSO DESEJO DE UM NATAL DE MUITA ALEGRIA PARA TODOS

NÓS QUE FAZEMOS O BLOG CARIRI VELHO QUEREMOS DESEJAR UM NATAL DE MUITA LUZ E PAZ PARA TODOS VOCÊS QUE ESTIVERAM CONOSCO AO LONGO DE 2013. PROMETEMOS ESTARMOS MAIS ATENTOS PARA TRAZER A CADA UM DE VOCÊS MAIS INFORMAÇÕES SEMPRE COM CREDIBILIDADE NESTE ANO QUE SE APROXIMA. BOAS FESTAS PARA TODOS.
UM ABRAÇO E UM BEIJO FRATERNO.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Paraíba receberá R$915 mi voltados para financiamentos do Minha Casa Minha Vida

Estado será contemplado com R$915 mi, que serão gerenciados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil
Ministro Aguinaldo Ribeiro
Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), a Instrução Normativa nº 44 que dispõe sobre o Orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referente à área de Habitação Popular e demais operações habitacionais para o exercício de 2014.

A Paraíba será contemplada com R$915 mi, que serão gerenciados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil que são os agentes financiadores do programa Minha Casa Minha Vida no estado.

A instrução normativa de hoje formaliza o Plano de Contratações e Metas Físicas dos programas habitacionais com recursos do orçamento operacional do FGTS já aprovado pelo Conselho Curador do Fundo na Resolução nº 732 de 29 de outubro de 2013, autorizado pelo ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP), via Plano de Metas e de Contratação.

“São recursos significativos que irão provocar um aquecimento na cadeia produtiva da nossa querida Paraíba. São quase um bi voltados para financiamentos de imóveis novos para pessoas físicas que encaixam no perfil do Minha Casa Minha Vida e que podem pagar o montante financiado em 20 anos por exemplo”, comemorou o ministro paraibano que é vice-presidente do Partido Progressista na Paraíba.

Conforme a publicação, num total de R$46,3 bi ficam destinados R$ 21,5 bilhões para concessão de financiamentos a pessoas físicas ou jurídicas , que beneficiem famílias com renda mensal bruta limitada a R$ 3.275,00, passíveis de enquadramento no Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU, integrante do programa Minha Casa, Minha Vida.

“A cada chave entregue temos a certeza de que estamos dando um passo para transformar o Brasil em um país mais justo. É o momento em que o chefe
de família deixa de pagar aluguel e passa a investir em outros benefícios para sua família. Esse programa também é responsável pela geração de muitos empregos, realizar sonhos e melhorar as condições de vida”, concluiu Ribeiro.


domingo, 22 de dezembro de 2013

Custo de eleição cresce 42% e chega a R$ 7,4 mi

Combustível, alimentação e transportes elevam previsão de gastos do TRE.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) projeta gastar R$ 7,4 milhões na realização das eleições 2014 em todo o Estado. O valor previsto é 42% superior ao montante gasto nas eleições municipais de 2012, que ficou em R$ 5.229.650,00. Nas eleições gerais de 2010, os gastos somaram R$ 5,8 mi.
Segundo o secretário de Administração e Orçamento, Ranulfo Lacet, o aumento do orçamento é justificado pelas novas contratações feitas pelo TRE, aumento no auxílio alimentação dos mesários e reajuste nas despesas ordinárias, como tarifas públicas, combustível e locações de veículos.

Na proposta elaborada pelo TRE, os maiores gastos serão com a contratação de serviços, no total de R$ 3.509.068,45. Esses recursos serão usados na locação de veículos, locação de motocicletas, divulgação das eleições, convocação de mesários, serviços postais, locação de linhas telefônicas, dentre outros. O tribunal prevê ainda gastar R$ 2,9 milhões com aquisição de bens materiais e com auxílio alimentação para mesários e pessoal de apoio. As outras despesas serão com diárias (R$ 844 mil) e serviços extraordinários (R$ 100 mil).

As despesas estão previstas no programa Eleições 2014, desenvolvido pelo TRE, sob o comando do desembargador Saulo Benevides, vice-presidente da Corte e que vai presidir o pleito no Estado. “Planejar uma eleição envolve uma considerável logística de atividades, procedimentos, força de trabalho, tecnologia empregada e expressivos recursos orçamentários”, disse. Ele explicou que o trabalho realizado pelo TRE, que resultou no documento intitulado “Eleições 2014 – Dossiê de Planejamento”, foi pensado e discutido de forma compartilhada com os atores envolvidos nas etapas do processo eleitoral, servidores, juízes e a sociedade em geral.

“Que este documento seja uma verdadeira bússola a nortear os rumos que o tribunal deve tomar, contribuindo sobremaneira para o sucesso das eleições de 2014 no Estado”.

O Programa Eleições 2014 divides as eleições em oito projetos, que passam pelo alistamento eleitoral, registro de candidatura, propaganda eleitoral, atos preparatórios, dia das eleições, prestação de contas, aquisições e diplomação.

ORÇAMENTO GERAL SUPERA R$ 25,3 MI
O orçamento geral do TRE previsto para o exercício de 2014 é da ordem de R$ 25,3 milhões, incluindo também os gastos com as eleições. O valor é 52% superior ao consignado no orçamento deste ano, que ficou em R$ 16,6 milhões. O setor de engenharia e arquitetura receberá a maior parte dos recursos, R$ 4,207 milhões. O orçamento do próximo ano prevê a construção de cartórios eleitorais nos municípios de Monteiro e Queimadas, obras orçadas em R$ 435 mil cada. O TRE pretende ainda reformar os cartórios eleitorais de Coremas (R$104.400), Esperança (R$109.300) e Guarabira (R$97.100).

Em seguida aparece a Coordenaria de Serviços Gerais, com uma previsão orçamentária de R$ 3,401 milhões. Já para a Coordenadoria de Suporte (Cosup), o TRE destinou R$ 3,400 milhões. A proposta para 2014 prevê um comprometimento de R$ 686.888 apenas para pagamento de diárias a membros e em correições. Para o exercício de 2013, o TSE aprovou apenas R$ 87 mil em diárias e em correições.

Para o exercício de 2014, o deslocamento dos funcionários do TRE também deve comprometer R$ 270 mil para custeio de passagens e locomoções dos servidores e membros do tribunal. O TRE ainda destinou R$ 35.092 para o programa 'Voto vendido, povo vencido', quantia inferior aos R$ 50.438 empregados este ano no mesmo programa que visa orientar a população por meio de palestras, vídeos, cartilhas e folders, quanto a importância de escolher seus representantes. A pretensão do programa é combater a prática de crime eleitoral.

Outros R$ 10 mil serão empregados no programa 'TRE Rumo às escolas', voltado a dar apoio pedagógico e logístico às eleições de representantes de turmas das instituições de ensino, orientando sobre o ato de votar e ser votado, da escolha certa e a corrupção eleitoral.

O orçamento de 2014 enviado ao TSE estabelece um total de R$ 2,201 milhões apenas para a seção de transporte do TRE. A previsão é que sejam gastos R$ 171.902 somente com combustível e R$ 255 mil para o reaparelhamento da frota. (Michelle Farias)


Corpo em decomposição pode ser de agricultor desaparecido há 3 meses

Polícia Militar informou que um caçador caminhava pelo sítio quando sentiu um mau cheiro
Local onde o agricultor morava
Um corpo em decomposição foi encontrado na manhã deste domingo (22), no sítio Boa Vista, no município de Lastro, a 456 KM de João Pessoa. Policiais militares do 14º Batalhão de Polícia Militar acreditam que restos mortais sejam de um agricultor de 60 anos, que está desaparecido há três meses.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, um caçador caminhava pelo sítio quando sentiu um mau cheiro. Ao verificar do que se tratava constatou que era um corpo de avançado estado de decomposição.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada dos peritos da Polícia Civil. O cadáver foi levado para exames no Núcleo de Medicina Legal de Patos. O resultado do material colhido do corpo vai comprovar se os restos mortais são do agricultor desaparecido.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Polícia prende suspeito de abusar de enteado; vítima pode ter contraído vírus HIV

Menor confirmou que sofria o abuso sexual e foi submetido a exame de HIV
Suspeito preso
A Polícia Civil da cidade de Sapé, na Mata Paraibana, a 55 quilômetros de João Pessoa, prendeu na manhã deste sábado (21) um ex-presidiário suspeito de violentar sexualmente o enteado, de 14 anos. As investigações apontam que o abuso estaria ocorrendo há um ano.

De acordo com o delegado Fred Magalhães, o ex-presidiário é José Luiz da Silva Filho, de 34 anos. A companheira dele e mãe da vítima, desconfiou do comportamento depressivo do filho e acionou o caso na polícia.

O menor confirmou que sofria o abuso sexual e foi submetido ao exame de HIV, para que seja constatado se ele adquiriu a doença com o padrasto, tendo em vista que, segundo a mãe, o suspeito teria mantido relações sexuais com uma prostituta da cidade, portadora do vírus.

A denúncia foi realizada à polícia no início desta semana. O resultado do exame do adolescente deve ser revelado na próxima segunda-feira (23).




Mesmo bloqueada, Telexfree ainda permite novos cadastros de moradores do Brasil

Cadastros puderam ser iniciados esta semana usando endereço brasileiro no sistema de pagamentos contratado pela empresa, o E-Wallet
Telexfree
A Telexfree, mesmo após ser impedida por decisão judicial de ter negócio no país há mais de seis meses, ainda permite que moradores do Brasil façam novos cadastros. O negócio foi vetado por suspeita de ser uma pirâmide financeira, o que é proibido pela legislação em vigor.

De acordo com o IG, novos cadastros puderam ser iniciados esta semana usando endereço brasileiro no sistema de pagamentos contratado pela empresa, o E-Wallet.

Apresentada como um modelo de ganhar dinheiro com venda de serviço de telefonia VoIP e colocação de anúncios na internet, a Telexfree conquistou 1 milhão de pessoas no país, chamados de divulgadores. Para se ter uma ideia do sucesso, o termo "Telexfree" foi o segundo mais buscado no Google em 2013. Bateu, inclusive, a novela "Salve Jorge" e o reality show "A Fazenda".

Desde junho, quem acessa o site em português da Telexfree encontra um aviso de que a “estão proibidas novas adesões à rede Telexfree”. A determinação foi imposta pela 2ª Vara Cível de Rio Branco, a pedido do Ministério Público do Acre (MP-AC), que investiga a empresa.

Para driblar o bloqueio, basta um clique. “Acessa o site normal [da Telexfree] e clika [sic] na bandeira americana”, orienta o divulgador João*. “Vamos acessar o site americano.”

Orientação semelhante foi recebida do divulgador Sílvio*, ao qual a reportagem chegou por indicação de Fanny*, apontada como uma da “top 10” integrantes da Telexfree nos Estados Unidos.

Para o MP-AC, o serviço de Voip, apontado como uma das principais fontes de faturamento da empresa, é apenas uma fachada. Os recursos obtidos pela empresa viriam das taxas de adesão pagas pelos divulgadores, que vão de US$ 289 a a US$ 1.375.

"Quando entrei, eu pretendi apenas fazer as postagens [de anúncios], mas a Fanny começou a enviar pessoas. Aí eu fui cadastrando e fazendo binário e trinário e residual [termos usados para identificar os bônus pagos pela Telexfree]. Agora minha renda ao todo é R$ 5.200", conta Sílvio, que afirma estar há cinco meses "na rede dos EUA".

DROGA DOCE? Detento do semiaberto é flagrado com maconha escondida em leite condensado

Droga foi apreendida pela pela polícia e o homem foi conduzido à delegacia, em Patos
Droga escondida no produto
Um apenado que cumpre pena em regime semiaberto na Cadeia Pública de Santa Luzia, cidade que fica a 266 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba, foi flagrado na noite dessa sexta-feira (20) tentando entrar naquela unidade prisional com 10 papelotes de maconha.

O fato curioso é que ele tentou esconder o entorpecente dentro de uma caixa de leite condensado. A droga foi achada por dois agentes penitenciários que trabalham na revista noturna dos apenados.

Depois do flagrante, o detento foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Patos, a 305 km da Capital. O material encontrado misturado no leite condensado foi apreendido.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reginaldo Rossi morre ao 69 anos, após lutar por mais de 20 dias contra um câncer de pulmão

Reginaldo deixa esposa, com quem era casado há cerca de 30 anos, dois filhos e um grande legado para a música brasileira
Reginaldo Rossi
O cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (20), no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, vítima de um câncer de pulmão.
Ele deu entrada no dia 27 de novembro e passou 22 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sido hospitalizado por sentir dores nas costas e no tórax.

Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita e após ser feita a biopsia, os médicos identificaram a doença. O quadro estava avançando muito rápido.

Reginaldo deixa esposa, com quem era casado há cerca de 30 anos, dois filhos e um grande legado para a música brasileira, cenário em que ficou popularmente conhecido como o 'Rei do Brega'.

Foto: Reginaldo em início de carreira 
 A prefeitura de Areia divulgou uma nota de pesar sobre a morte de Reginaldo
A prefeitura municipal de Areia, vem publicamente externar o sentimento de pesar pela morte do rei do brega, o cantor Reginaldo Rossi, que faleceu nesta sexta-feira, em Recife.

Rossi que sempre foi uma figura cativa no Festival da Cachaça e da Rapadura, o Bregareia, realizado anualmente no município, deixa além de saudades, muitas boas recordações para a população, que se despede com tristeza do artista, que partiu de forma tão surpreendente.

Reginaldo Rossi contribuiu para a disseminação da cultura de Areia e tivemos a honra de tê-lo no resgate da festa popular em 2013. Foi sempre uma voz de contribuição positiva na propagação da música Popular Brasileira.


Estado rompe com cooperativas, publica MP para contratar 568 médicos e anuncia concurso

Essa contratação excepcional preenche todos os requisitos legais e atende a determinação judicial, que foi concedida a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho, segundo o secretário Waldson Souza
Hospital de Trauma
A edição esta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado trouxe uma Medida Provisória assinada pelo governador Ricardo Coutinho que dispõe sobre a contratação, por excepcional interesse público, de médicos para atender em todas as unidades hospitalares da Paraíba que eram antendidas por cooperativas. Uma decisão judicial determinou o fim dos contratos dessas cooperativas. O secretário de Saúde, Waldson Souza, revelou que no início de 2014 o Governo do Estado realizará concurso público para a contratação de pelo menos 568 médicos para o preenchimento das vagas em definitivo.

Segundo o secretário, essa contratação excepcional preenche todos os requisitos legais e atende a determinação judicial, que foi concedida a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho. A Paraíba, de acordo com a decisão, será o primeiro Estado do país a proibir a contratação de cooperativas médicas.

O tempo de contratação é pré-determinado, podendo ser renovado por igual período. segundo o secretário, o concurso, que deve ser realizado entre janeiro e fevereiro do próximo ano, será específico para a categoria dentro de cada especialidade médica. "É dessa forma que estamos anunciando que a partir de hoje, a partir dessa Medida Provisória, o vínculo será individualizado", disse.

Estão sendo contratados médicos com especialidades em cirurgia geral, clínica médica, anesteologia, pediatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, reurocirurgia, neurocirurgia pediátrica, cirurgia pediátrica, cirurgia cardíaca pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia toráxica, ginecologia, obstetrícia e medicina intensiva.

Os profissionais das cooperativas foram notificados no último dia 13 do fim dos contratos coletivos. As vinculações agora de forma individual obedecerão a carga de trabalho em regime de 24 ou de 40 horas.

O Governo do Estado tinha até o mês de abril para encerrar os contratos das cooperativas. Os contratos com os profissionais serão fechados desta sexta até o final da próxima semana.

O secretário Waldson Souza está esperando um estudo da Secretaria de Administração do Estado, que concluirá o impacto financeiro da realização desse concurso, com a contratação dos 568 médicos. Eles serão distribuídos em sete hospitais do estado que eram atendidos por cooperativas. Entre eles esão o Hospital de Trauma de João Pessoa, Hospital de Trauma de Campina Grande, o Hospital Regional de Guarabira, o Hospital Arlinda Marques (João Pessoa), o Hospital de Patos, o de Itapororoca e o de Queimadas. 


DE ACORDO COM OS Meteorologistas ano DE 2014 SERÁ MELHOR DE CHUVAS NA PARAÍBA


No próximo ano, as chuvas na Paraíba devem superar os índices pluviométricos de 2013. É o que prevê o Relatório da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, divulgado nesta quinta-feira (19) em Campina Grande. Segundo o monitoramento realizado, as chuvas devem ficar dentro da média histórica, após um ano considerado de seca. Para o semi-árido, o período precipitações já deve começar em janeiro, ainda de forma irregular e mal distribuída.
Apenas para o Sertão paraibano, estão previstos 800 milímetros de chuvas. A região já está recebendo as primeiras chuvas, mas o período principal acontece entre os meses de fevereiro a maio. Para o Cariri e Curimataú, as chuvas começam em março. Na região Agreste, Litoral e Zona da Mata, apenas de abril a julho.
De acordo com a meteorologia não acredita em chuvas abundantes, mas o ano de 2014 deverá superar os índices pluviométricos deste ano e entrar na média histórica estadual. "As chuvas estarão mais uma vez dentro da média, melhor que este ano, devido às condições oceânicas e atmosféricas. A partir de janeiro já teremos chuvas irregulares", afirmou a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira.
No Alto Sertão paraibano, onde já houve um fenômeno isolado provocado por vórtices ciclônicos, gerando chuvas de até 159,8 mm no município de Sousa, é previsto como o primeiro do estado a iniciar o período de chuvas irregulares. "Já teremos chuvas mal distribuídas, irregulares. E logo após esse período chuvoso no Alto Sertão, começam a melhorar os índices no Cariri e Curimataú", explicou a meteorologista Carmen Becker.
O relatório destaca ainda que o semi-árido receberá quantidades de chuvas mal distribuídas, com alta variabilidade espacial e temporal, sendo fundamental o monitoramento contínuo do Oceano Atlântico Tropical, que define as chuvas do trimestre no setor.
Com G1PB

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Justiça absolve Cícero das acusações de ausência de licitação e superfaturamento

Voto do relator foi confirmado, por unanimidade, pelos desembargadores federais da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Cícero Lucena
Por inexistência de prejuízos ao erário federal, a 3ª Vara da Justiça Federal decidiu absolver o senador, Cícero Lucena (PSDB-PB), das acusações de superfaturamento e de crime contra a Lei de Licitações, com o consequente ressarcimento de dano, relativas à execução dos Convênios nºs 532/99 e 1115/99, firmados na época em que foi prefeito de João Pessoa com a Fundação Nacional de Saúde (FNS) e o Ministério da Saúde. A decisão também foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região por unanimidade.

O relator do processo, desembargador federal Élio Walderley de Siqueira, observa que “inexistindo dano aos cofres federais, não haveria motivo para dar prosseguimento à ação no âmbito da Justiça Federal”, sentenciou.

O desembargador atesta que os convênios foram analisados e aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com isso o Ministério da Saúde emitiu pareceres aprovando a prestação de contas. “Nesse sentido, destaque-se que, ao apreciar as prestações de contas atinentes aos convênios, o TCU acolheu as razões e justificativas apresentadas pelo ex-prefeito Cícero de Lucena Filho, ordenando o arquivamento daqueles procedimentos, por descaracterização do débito. Após tomar conhecimento dessa decisão, o Ministério da Saúde emitiu novos pareceres, aprovando a prestação de contas dos convênios, por não restar caracterizada a malversação na aplicação dos recursos, bem como o prejuízo ao erário”, afirmou.

O voto do relator foi confirmado, por unanimidade, pelos desembargadores federais da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Chove em mais de 70 cidades da Paraíba, mas não é suficiente para resolver problema da seca

Meteorologia divulga nesta quinta-feira previsão climática para o primeiro trimestre de 2014; verão começa sábado
Açude Jatobá, em Patos, Sertão da Paraíba
Nas últimas 24 horas, choveu em mais de 70 cidades da Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Os maiores índices pluviométricos foram registrados no Cariri e Sertão. A precipitação foi provocada por vórtices ciclônicos que atuaram na maior parte da região Nordeste.

Entre as cidades onde a chuva ocorreu com maior intensidade estão: Sousa (159,8 mm), São José de Caiana (152 mm), Santa Inês (127,1 mm), Boa Ventura (113,5 mm) e Diamante (112 mm). De acordo com o boletim da análise previsão meteorológica da Aesa, pode voltar a chover nestas cidades nesta quinta-feira à tarde.

“Estas chuvas são consideradas normais para esta época do ano. Elas são provocadas pelos vórtices ciclônicos de altos níveis, fenômeno meteorológico que continua atuando em todo Nordeste. Daí a possibilidade de termos novas chuvas isoladas no Cariri e Sertão da Paraíba”, informou a meteorologista Marle Bandeira..

Nesta quinta-feira (19) durante a 2ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte da Região Nordeste, na seda da Aesa, em Campina Grande, os meteorologistas se mostraram satisfeitos com as previsões de chuvas para o primeiro trimestre de 2014.

“Estamos otimistas em relação à previsão para o próximo trimestre. Começamos o dia com a boa notícia da chuva em muitas cidades. Agora vamos analisar os dados para saber quais açudes foram recarregados e aguardar o anúncio dos meteorologistas torcendo para encerrarmos a quinta-feira com outra informação positiva para os paraibanos”, comentou presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho. 

Na tarde dessa quarta-feira (18), choveu por mais de uma hora em Santa Luzia, no Sertão. Apesar de ter sido fraca, a precipitação pluviométrica alegrou a população da cidade que fez festa. “A chuva renovou a esperança do povo de Santa Luzia”, afirmou o professor e escritor, que é morador da cidade, Ronaldo Magella. Os açudes da cidade estão todos secos, e o principal, que abastece o município, está sem água há meses. O abastecimento ocorre apenas pela adutora Coremas Sabugi. Segundo Magella, um empresário local está distribuindo água gratuitamente. “Ele furou dois poços e a prefeitura local está perfurando 33 poços na zona urbana e rural”, revelou.

Durante este mês, a Aesa registrou chuvas em todas as regiões paraibanas. Além de São João do Tigre e São Sebastião que registraram maiores índices ontem, também foram os que mais registraram chuva no mês, as cidades de Sumé (Cariri) com 28 mm, e São Miguel de Itaipu (Mata paraibana), com 22 mm. No Brejo, o destaque foi para Areia, 19,7 mm. Já no Agreste, foram os municípios de Remígio, 19,2 mm e Esperança/São Miguel, 18,8 mm.


Foto: Chuva em Cajazeiras
Créditos: Reprodução/ Folha do Sertão 
Em Patos, choveu apenas 0,6 milímetros entre terça-feira e a manhã de ontem. Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a quantidade é considerada insignificante para encher os reservatórios. “Ainda vamos elaborar o prognóstico para o primeiro trimestre do próximo ano. Nesta quinta-feira (19) teremos uma reunião com vários representantes dameteorologia do Nordeste. O evento começa às 8h30 e termina às 17h quando será dada uma entrevista coletiva para divulgação do prognóstico”, afirmou, destacando que a coletiva acontecerá no DCA, bloco C da UFCG.

Veja a lista de alguns dos municípios que registraram chuvas
Cariri Paraibano - São João do Tigre, São Sebastião de Umbuzeiro, Sumé e Borborema
Sertão - Patos, Santa Luzia, Cajazeiras, Sousa, Bonito de Santa Fé, Santa Helena, São José de Piranhas, Itaporanga, Carrapateira, Serra Grande, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Bom Jesus, Poço Zé Moura, Piancó, Jericó, Riacho dos Cavalos e Cachoeira dos Índios
Mata Paraibana - São Miguel de Itaipu
Brejo - Areia
Agreste – Remígio, Esperança, São Miguel e Pocinhos
Seridó – Cubati e Pedra Lavrada
Borborema - Picuí