quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Idoso é preso por abusar sexualmente de doente mental no Brejo


De acordo com o delegado de Cacimba de Dentro, Ricardo Sena, o idoso está detido na delegacia por crime de estupro de vulnerável
Um idoso de 63 anos foi preso no município de Cacimba de Dentro (160 quilômetros de João Pessoa), no Brejo da Paraíba suspeito de abusar sexualmente de um doente mental de 18 anos.
Joseval Pereira do Nascimento, 63 anos, foi detido em flagrante na última quarta-feira (30) quando abusava do jovem. De acordo com a vítima o idoso o chamou para dançar uma música conhecida como “Enfica” da banda de forró Aviões do Forró. Durante a música vizinhos informaram a polícia que ouviram gemidos e quando se aproximaram viram o jovem sendo abusado.
De acordo com o delegado de Cacimba de Dentro, Ricardo Sena, o idoso está detido na delegacia por crime de estupro de vulnerável.

Auditoria vai averiguar ilegalidade em gratificações de Campina Grande


Prefeitura suspendeu pagamento de gratificações na folha de janeiro.

Segundo a prefeitura, gratificações legais voltarão em fevereiro.

A Prefeitura de Campina Grande cortou gratificações de servidores da administração municipal na  folha do mês de janeiro. Os benefícios foram suspensos para que seja feita uma auditoria onde serão apurados possíveis casos de irregularidade nos pagamentos. De acordo com coordenador de Comunicação da prefeitura, José Araújo, as gratificações que estiverem dentro da lei serão pagas de forma retroativa em fevereiro. 
O corte dos benefícios foi percebido na quarta-feira (30) quando houve o pagamento do salário dos funcionários. Segundo a prefeitura, foram suspensas, sem aviso prévio, as gratificações não incorporadas às remunerações. José Araújo disse que o trabalho de análise da folha de pagamento vinha sendo feito desde o início da gestão de Romero Rodrigues (PSDB) e como foi verificado que havia casos de possíveis irregularidades, o prefeito determinou o corte das gratificações para que haja uma análise caso a caso.
“Vamos analisar a origem das gratificações. As que estiverem dentro da legalidade serão pagas de forma retroativa com a inclusão do pagamento na folha de fevereiro”, disse o coordenador de Comunicação da prefeitura garantido que vai ser feito um 'pente fino' em toda a folha de pagamento da prefeitura.
De acordo com Araújo, já foram constatados casos de gratificações concedidas de forma irregular,  como em ano eleitoral, e também pagamentos exorbitantes. “Tem um caso de um auxiliar de serviços gerais com salário de R$ 762 que recebia só de gratificação um total de R$ 1.500. Ou seja ele estava igual a um coordenador da prefeitura”, pontuou.
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) questionou o corte de gratificações por parte da prefeitura. Segundo o presidente da entidade, Napoleão Maracajá, a redução foi inconstitucional atingiu servidores da Educação e desrespeitado o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do setor. “Deve ter muita ilegalidade mesmo, mas em nome disso não se pode rasgar a lei”, disse o sindicalista.
Napoleão afirmou que foram suspensas gratificações de diretores de escolas e creches e até de vigilantes que atuam nos prédios públicos. O presidente do Sintab disse que espera até a sexta-feira (1º) para que a prefeitura reponha os benefícios dos servidores. “Se isso não acontecer vamos tomar as medidas judiciais cabíveis”, completou.
No entanto, José Araújo confirmou que houve um erro no processamento do pagamento que acabou prejudicando os diretores das escolas. O coordenador de Comunicação garantiu que foi feita uma folha suplementar que será paga nesta quinta-feira (31).
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bezerra nasce com sete patas e três vaginas no Sertão da Paraíba; vídeo


Segundo um professor de Medicina Veterinária, a bezerra possui desenvolvimento anormal dos membros (polimelia), ou seja, aumento no número de membros
Bezerro com anomalia
Um fato curioso chamou a atenção dos moradores do sítio Xique-xique, na zona rural de Cajazeiras (distante 476 quilômetros de João Pessoa), no Sertão do Estado. Uma bezerra nasceu com sete patas e três vaginas.

O agricultor José Nildo, 60 anos, percebeu que a vaca de sua propriedade estava tendo dificuldade na hora do parto. Com a ajuda dos amigos, o agricultor realizou o parto e percebeu que o filhote tinha a anomalia e nasceu morto.

Casos como esses são comuns em todo país. Segundo o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Nelson Vital Monteiro de Arruda, a bezerra possui desenvolvimento anormal dos membros (polimelia), ou seja, aumento no número de membros.

"O bezerro possui uma anomalia, mas não é considerado 'monstro' pelo nível de alteração genética. A monstruosidade é uma manifestação de má formação congênita muito acentuada, além de alterar função é incompatível com a vida, e causa muito mais espanto", conta o professor.

Ele ressaltou que é necessário desvincular qualquer misticismo com as sete patas do animal, pois o que ocorreu foi uma alteração genética. "Não tem nada de alterações da lua, espiritismo, misticismo ou mitologias gregas, o que houve é uma alteração genética que ocorre na natureza", conta Arruda.

Motorista alternativo é flagrado fazendo sexo com adolescente dentro de carro


O delegado confirmou que o motorista vai responder pelo crime de estupro de vulnerável
Local onde o motorista foi flagrado
Foi encaminhado para a Cadeia Pública da cidade de Itabaiana, Agreste paraibana, o motorista de Alternativo, Lenildo da Silva Ferreira, 44 anos, preso acusado de estupro de vulnerável. Segundo informações ele é irmão de um capitão da Polícia Militar. A prisão ocorreu no município de Caldas Brandão.
De acordo com o delegado Felipe Castelar, uma viatura da Polícia Militar estava fazendo rondas pelas imediações do rodoshopping, na BR 230, quando os policiais avistaram um carro estacionado em uma obra.
“Os policiais estranharam porque o carro estava nas obras do rodoshopping. Quando o motorista foi abordado, ele estava com duas menores de 13 e 17 anos. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Itabaiana”, disse o delegado.
Felipe Castelar revelou que durante depoimento, a adolescente de 13 anos confirmou que estava mantendo relação sexual com Lenildo da Silva dentro do veículo.
O delegado confirmou que o motorista vai responder pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão de Lenildo da Silva ocorreu no último domingo (27).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Campina Grande divulga programação para o carnaval


Carnaval terá ala ursas, desfiles de blocos tradicionais e shows de bandas de axé e pagode

Carnaval em Campina Grande
A Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas de Campina Grande divulgou nesta terça-feira (29) a programação do Carnaval 2013. A informação é do diretor de comunicação da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas, entidade promotora do Carnaval de Campina Grande, Josenildo Costa da Silva.

Ele disse que a diretoria presidida por José Antonio Cripriano da Silva encaminhou ao prefeito Romero Rodrigues, proposta e a programação do Carnaval 2013 – Carnaval “Folia de Todos” da cidade, a ser realizado no período de 9 a 12 de fevereiro. O objetivo é tratar com os órgãos da administração do município, as providências e o apoio da Prefeitura para o evento.

O Carnaval “Folia de Todos” terá a seguinte programação:

Dia 10 de fevereiro (domingo)
15hs – Abertura com o show da Banda “Simples Momentos”
16hs – Apresentação da Orquestra de Frevo “Folia de Todos”
17hs – Desfile da Ala-ursa Branca, de José Pinheiro
17h30 – Desfile da Ala-ursa Racionais, de Rosa Mística
18hs – Desfile da Ala-ursa Furação, do bairro da Glória
18hs – Desfile do Bloco “Boneco Bibiu”, de José Pinheiro
19hs – Desfile do Bloco “Boneco Carlito”, do Catolé
20h25 – Show com a Banda Pagodão
21h25 – Show da Banda “Simples Momentos”
22h30 – Encerramento

Dia 11 de fevereiro (segunda-feira)
15hs – Abertura com o show da Banda “Simples Momentos”
16hs – Show com a Orquestra de Frevo “Folia de Todos”
17hs – Desfile do Bumba Meu Boi Cachoeirense
17h30 – Desfile do Bumba Meu Boi Tornado, do Catolé
18h – Desfile do Bumba Meu Boi Molecada, de José Pinheiro
18h30 – Desfile do Bumba Meu Boi Valente, de Santa Rosa
19h – Desfile do Bumba Meu Boi Dengoso, do Catolé
19h30 – Desfile do Bumba Meu Boi Racionais, de Rosa Mística
20h – Desfile do Bumba Meu Boi Novo Milênio, do bairro da Glória
20h30 – Desfile do Bumba Meu Boi Maravilha, do bairro do Catolé
21h – Desfile do Bumba Meu Boi Borborema, do bairro do Catolé
21h30 – Abertura com o show da Banda “Simples Momentos”
22h30 – Show com a Banda “O Partidão”
23h30 – Encerramento

Dia 12 de fevereiro (terça-feira)
15hs – Abertura com o show da Banda “Simples Momentos”
16hs – Apresentação da Orquestra de Frevo “Folia de Todos”
17hs – Desfile dos Índios Ariús, do bairro da Glória
17h30 – Desfile dos Índios Tupinabás, do bairro de José Pinheiro
18hs – Desfile dos Índios Ubirajaras, do bairro do Mutirão
19hs – Desfile do G. R. E. S. Unidos da Liberdade
19h40 – Desfile do G. R. E. S. Acadêmicos de Monte Castelo
20h25 – Desfile do G. R. E. S. Bambas do Rítmo, de José Pinheiro
21h10 – Show com a Banda Pagodão
22h30 – Abertura com o show da banda “Simples Momentos”
22h30 – Encerramento
 
Dia 13 de fevereiro, às 16 horas, na Avenida Dr. Severino Cruz:

Apuração dos votos, com abertura dos envelopes, e entrega dos troféus às agremiações Campeãs do Carnaval “Folia de Todos”

183 prefeituras paraibanas estão com nome sujo


183 municípios paraibanos estão impedidos de celebrar convênios com a União.
A Paraíba tem 183 municípios impedidos de celebrar convênios com a União porque não conseguiram comprovar algum item da aplicação de recursos federais. O estudo, no qual constam os dados, foi divulgado ontem pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e comprovou – com base no sistema de Cadastro Único de Convênios (Cauc) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – que um total de 64,4% das prefeituras brasileiras (3.588) estão nesta situação. Na Paraíba, o total de cidades que estão com a restrição representa 82,1% dos 223 municípios paraibanos, ocupando a quarta posição no ranking nordestino dos municípios nesta situação.
A proporção está atrás da constatada para Pernambuco (91,8%), Alagoas (87,3%) e para a Bahia (83%). Do total de 223 municípios paraibanos, 32 (14,3%) têm somente um item não comprovado no Cauc e 29 (13%) têm dois itens não comprovados e os demais variam.
O Cauc é um serviço auxiliar que simplifica a verificação das transferências de recursos da União, amplia o nível de controle de exigências e otimiza os procedimentos administrativos ao facilitar a entrega de documentação administrativa. Nele, são avaliados 14 pontos que passam pelas obrigações de adimplência financeira, de transparência e constitucionais e pelas prestações de contas de convênios. Entre as cidades maiores da Paraíba que constam na lista com pelo menos um item não comprovado estão Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Santa Rita e Bayeux.
Em análise proporcional do país, os casos mais graves estão no Amazonas, Pará e Pernambuco - todos com mais de 90% do municípios com pelo menos um item não comprovado. Na faixa dos 80%, também estão os municípios dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Piauí e Roraima. No caso dos de menor proporção têm-se o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Para a CNM, a situação desses municípios é bastante preocupante. Conforme o estudo, neste início de mandato, 4.063 novos gestores assumiram seus municípios em uma forte crise financeira. Este número representa 72,9% do total de prefeituras do país. De acordo com a CNM, para remediar esta situação, os gestores municipais estão sendo chamados pelo governo federal para que conheçam os programas federais e celebrem convênios. No entanto, mais de 60% deste total (2.437 cidades) estão impedidas pela legislação de celebrar convênios.
Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, a solução seria a não exigência do Cauc. “Esse estudo mostra como as prefeituras têm dificuldade em cumprir com as exigências do cadastro”, disse. Segundo ele, muitas vezes a falta não é grave, trata-se apenas de uma questão técnica, como o envio atrasado de alguma planilha. “Por isso, concordamos com a matéria da CNM e acreditamos que, do modo como o governo não cobra isto para as obras da Copa, não deveria exigir das prefeituras".

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deu no Paraíba Mix: Presidente da Câmara de São João do Cariri fala sobre salário de vereador e diz que quer população presente nas sessões


O Presidente da Câmara Municipal de São João do Cariri, Francisco Júnior, esteve concedendo entrevista no último sábado (26) no Programa Fala Cidade, da IND FM, apresentado por Fernando Coutinho.
Francisco Júnior falou sobre diversos assuntos, entre eles em relação às agências bancárias onde os servidores públicos da região recebem seus pagamentos. “Em São João do Cariri a prefeitura efetua o pagamento dos servidores e quando os mesmo vão receber não tem dinheiro nos caixas” disse ele, referindo-se ao Bradesco instalado no município. Francisco ainda se colocou a disposição para juntamente com outras autoridades da região procurar essas agências bancárias para resolver a situação que assola a população de São João do Cariri e cidade circunvizinhas.

Outro fato abordado pelo presidente foi a questão da participação da população nas sessões. Durante a legislatura passada, foi constatada que a população quase não participou das sessões em São João do Cariri. Francisco Júnior disse que irá procurar soluções para atrair o povo para acompanhar os trabalhos na Casa Joaquim Tavares de Lucena.

Em conversa com o Paraíba Mix, Francisco Júnior abordou um tema bastante discutido em todas as cidades do país. Quanto um vereador merece receber? O petista disse que para aqueles vereadores que não trabalham pela população, se estiverem recebendo metade do que irão ganhar ainda é muito, mas se o parlamentar prestar um bom serviço pela sociedade, cumprindo seu papel como um verdadeiro representante do povo o salário atual é mais do que justo.
Com Paraíba Mix
Postado por Cariri de São João

Dois paraibanos escapam da tragédia em Santa Maria (RS); veja relatos

231 jovens morreram duante o incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria ( RS). “Estava cansado e desisti da ir à festa", diz Cleber Brasil
Dois paraibanos poderiam ter feito parte das 231 vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Bruno Medeiros foi um dos paraibanos que escaparam do incêndio. De acordo com familiares ele conseguiu escapar porque já estava de saída. Ele ainda inalou um pouco de fumaça e foi hospitalizado no Rio Grande do Sul, mas já está em casa. 
Os familiares informaram que ele agradeceu o carinho e disse que no momento está inativo no Facebook, pois precisa de um pouco de sossego. 
Já o paraibano João Cleber Lima Soares, 34 anos, afirmou que sua vida, segundo ele, foi salva por estar cansado e morar um pouco longe da cidade. “Não fui porque moro no município de Silveira Martins (cidade vizinha distante 31,5 km de Santa Maria) e estava muito cansado”, disse ao Portal Correio.
Foto: Paraibano Cleber Soares que escapou da morte
Créditos: Facebook
Cleber Soares é natural de Cajazeiras e trabalha como assistente em Administração da Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins (UDESSM) e informou que neste evento estavam reunidos mais de 100 alunos só dessa instituição. 

Foto: Oséias (motorista), rodrigo (administrador), Cleber (de camisa preta)
Créditos: Facebook
Os estudantes participaram da festa na boate Kiss com o objetivo de arrecadar fundos para a formatura. No Campus que o paraibano trabalha morreram três jovens e um ainda se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Todos eles eram do curso Superior de Tecnologia em Agronegócio.    

Foto: A Universidade que Cleber Soares trabalha decretou luto
Créditos: Facebook
“Muito triste com tudo o que aconteceu, conhecia muitos alunos, porque fui secretário de cursos (registro escolar) da instituição”, lamentou Cleber.

Foto: Ingresso do evento
Créditos: Facebook
Embora ausente da Paraíba há 2 anos e um mês, ele deixou os pais e mais três irmãs em João Pessoa e aceitou um convite para trabalhar no Rio Grande do Sul. A maioria dos familiares da Paraíba trabalha na Justiça.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mulher pediu socorro pelo Facebook: na tragédia de Santa Maria


Às 3h20 de sábado, um pedido de ajuda no Facebook anunciava o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). "Incêndio..
Às 3h20 de sábado, um pedido de ajuda no Facebook anunciava o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). "Incêndio na KISS socorro". A mensagem foi publicada na página de Michele Cardoso. O nome de Michele, que informava ser protética em um laboratório da cidade, consta na primeira listagem oficial das vítimas.
Minutos depois do pedido de socorro de Michele, amigos começaram a pedir mais informações, ainda sem dimensão sobre a tragédia. Em um dos comentários, um amigo disse que ouviu os bombeiros subirem a Rua dos Andradas, onde a boate fica localizada. Depois, outros colegas pediram para Michele dar notícias, mas não obtiveram nenhuma resposta.
Antes mesmo da liberação da lista de mortos, amigos e familiares confirmaram que Michele estava entre as vítimas. A prima Amanda Cardoso, que está nos Estados Unidos, escreveu: "Uma garota que era tão jovem, linda, com um sorriso bonito, e uma vida longa pela frente". "Eu estou sem chão", falou Amanda.
Clarisse Lima Teixeira, que é listada no Facebook como irmã de Michele, também aparece na listagem de vítimas.
Mensagem com pedido de socorro no Facebook. Imagem: Reprodução/Facebook

MSN Brasil no Facebook

Atriz paraibana recebe proposta para ser estrela de filme pornô


Raquel Rolim, nascida em Cajazeiras, sertão paraibano, estuda cinema e trabalha fazendo figuração em novelas de grandes emissoras do Rio de Janeiro
 Raquel Rolim
A atriz cajazeirense Raquel Rolim, que já fez várias 'pontas' em grandes emissoras, foi convidada para estrelar um filme pornô. A atriz mora no rio de Janeiro e cursa faculdade de cinema, além de estar investindo em vários projetos teatrais.
Raquel disse que recusou prontamente a oferta para protagonizar um filme pornô, sem ao menos ver roteiro ou saber detalhes sobre o cachê. "Não cheguei a ver os detalhes, já que o pornô não é a minha área”, afirmou a atraiz.
A atraiz sertaneja justificou que aceitaria proposta para fazer um ensaio sensual fotográfico, uma vez que é muito bem resolvida com seu corpo e sua sensualidade. “Um trabalho de sensualidade eu iria fazer muito bem, adoro brincar com meu corpo”, completou.

Enquanto espera sua grande chance para "acontecer" como atriz, Raquel seque investindo em seus projetos pessoais e estudando. 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bebê in vitro filho de casal gay faz aniversário solidário no Recife


Ao invés de presentes, pais de Maria Tereza querem doações para abrigo.

Lar Rejane Marques cuida de crianças pobres com deficiência.


Festa de Maria Tereza será oportunidade para
reunir donativos (Foto: Luna Markman / G1)
Faz quase um ano que o sorriso de Maria Tereza chegou para iluminar a vida dos pais Mailton Alves Albuquerque, 35 anos, e Wilson Alves Albuquerque, 40. A criança foi o primeiro bebê brasileiro filho de um casal homoafetivo masculino e concebido através de fertilização in vitro registrado pela Justiça. A menina faz aniversário dia 29 de janeiro, mas a festa será no domingo (27). Ao invés de presentes, os convidados devem levar doações para um abrigo de crianças pobres com deficiência no Recife. Esse foi o jeito que os empresários arrumaram para despertar o espírito de solidariedade entre amigos e parentes.

A ONG Lar Rejane Marques será a beneficiada com os donativos. Sem fins lucrativos, a instituição acolhe crianças com deficiência física e/ou mental, vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. "Quando começamos a pensar na festa, vimos que Maria Tereza não precisava de nada. Pensamos, primeiro, em ajudar pessoas que estão sofrendo com a seca, mas, por indicação, conhecemos o Lar Rejane Marques, que, por ser uma organização pequena, tem mais dificuldades em arrumar recursos", falou Mailton.

O casal pediu aos 300 convidados donativos para colaborar com a manutenção da instituição, como lençóis, toalhas, remédios e leite. "Nós fomos conhecer o lugar e dói no coração ver crianças jogadas à própria sorte. É que quando você tem um filho, você vivencia um amor incondicional e é difícil entender como alguém o abandona, mas, claro, cada caso é um caso, não podemos julgar os pais delas. Nossa ideia é que as pessoas conheçam essa realidade e, se acharem por bem, depois continuem a ajudar o Lar", explicou Wilson.
Atualmente, 16 crianças, de zero a dez anos, estão abrigadas na ONG, que fica no bairro de Campo Grande. A maior parte foi abandonada pelos pais. O local funciona apenas por meio de doações. "Precisamos de alimento, principalmente carne, que nunca vem, fraldas tamanho G e GG, remédios, sofás, ventiladores e outros eletrodomésticos. A casa precisa em torno de R$ 50 mil por mês para se manter, por isso doação em dinheiro também é importante", informou a coordenadora executiva do Lar Rejane Marques, Rita de Cássia Vasconcelos.

Apenas 20 pessoas trabalham na instituição, em sistema de plantão. Por isso, o apoio de voluntários é bem-vindo. "O voluntário potencializa cada ação da casa, levando a criança para um passeio, para um médico, fazendo um aniversário, além de ajudar na mobilização de recursos e gestão. Fico feliz com essa ação do casal, pois mostra como a sociedade está evoluindo, pensando no bem de todos", disse a coordenadora

Dia a dia
A chegada do bebê mudou a rotina do casal, que está junto há 16 anos. O escritório onde trabalham, na Ilha do Leite, no Recife, precisou adaptar-se, com brinquedos pelo chão e o berço ao lado das mesas. "A sensação é que temos uma responsabilidade maior, de cuidar de uma outra vida. A gente faz tudo com ela, pois queremos que ela nunca se sinta sozinha. Estamos aprendendo no dia a dia a cuidar dela, é assim com todo pai de primeira viagem. Hoje, quem manda na gente é Maria Tereza", brincou Mailton.

A decisão de terem um herdeiro aconteceu há dez anos, quando estabeleceram uma união estável. Na época, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estava em vigor desde 1992, determinava que os usuários da técnica de fertilização deveriam ser mulheres em união estável ou casadas. Em 2010, Mailton fez um intercâmbio no Canadá, onde conheceu outro casal gay que já tinha três filhos, concebidos através da técnica.
Interessado pela ideia, em janeiro de 2011 ele recebeu a notícia que esperava há muito tempo: o CFM mudara a resolução, decidindo que todas as pessoas capazes poderiam utilizar a técnica. No mesmo mês, os dois procuraram uma clínica no Recife e começaram a fazer os exames.

Todas as mulheres da família, entre irmãs e primas de Mailton e Wilson, se prontificaram a ajudá-los. Depois dos testes, ficou decidido que uma prima de Mailton iria emprestar o útero para gerar a filha do casal. A família aprovou a iniciativa. Os dois doaram espermatozóides para serem fecundados com óvulos de um banco de doadoras. Dessa primeira vez, foi utilizado um óvulo fecundado por Mailton.

Em 2012, foi o juiz Clicério Bezerra quem possibilitou que a certidão de Maria Tereza tivesse o nome dos dois pais, um caso inédito na época. Os dois vão providenciar este ano o segundo filho. Wilson é quem vai doar, desta vez, o material genético. "Nós nunca sofremos nenhum tipo de preconceito, pelo contrário, muitas pessoas nos reconhecem e parabenizam pela iniciativa, principalmente heteros. Estamos educando nossa filha da maneira mais natural possível, para que ela entenda que tem dois pais e enfrente qualquer dificuldade no futuro, pois o bullying só tem sucesso quando a pessoa se ofende, senão vira apenas uma piada sem graça", falou Wilson.

Liminar permite retorno da prefeita de Pombal


Pollyana Dutra reassumiu a prefeitura de Pombal menos de 24 horas depois da decisão do STF, que determinou o retorno imediato ao cargo.

A prefeita Pollyanna Dutra (PT) voltou ontem ao comando da prefeitura de Pombal após uma liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela estava afastada do cargo por determinação do Tribunal Regional Eleitoral. Reeleita em 2012, Pollyanna teve a candidatura impugnada pelo fato de ter sucedido o marido no pleito de 2008, o que no entender da Justiça Eleitoral configuraria um terceiro mandato, situação não permitida pela Constituição Federal.
Na ação apresentada ao STF, ela alegou que sua candidatura teve como base uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral. Nessa consulta, a Corte eleitoral decidiu que o parentesco se neutraliza com a morte e, principalmente, em virtude da sucessão do titular pelo vice. Assim, não haveria como alegar a inelegibilidade da prefeita que, eleita para a primeira legislatura (2008-2012), candidatou-se à reeleição.
A juíza eleitoral de Pombal, no entanto, entendeu que a inelegibilidade se daria em função do que prevê a Súmula Vinculante nº 18 do STF, segundo o qual a dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal”.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba manteve a decisão de primeiro grau. No TSE, o ministro Dias Toffoli reformou a decisão do TRE, admitindo a candidatura de Pollyanna. Mas, posteriormente, o plenário do TSE, em sessão realizada em 18 de dezembro, reformou essa decisão e manteve a da Justiça Eleitoral paraibana. Com a nova decisão, ela permanecerá no cargo até que o Supremo analise o mérito da questão.
O advogado Carlos Fábio, que representa a candidata adversária no pleito de Pombal, Mayenne Van Bandeira de Lacerda, informou que vai analisar a decisão do ministro Ricardo Lewandowski para tomar as medidas cabíveis. Após o fim do recesso no STF, que acontece agora no dia 1º de fevereiro, o processo será distribuído para o ministro Teori Zavascki, que poderá modificar ou não a decisão anterior. Carlos Fábio acredita que a prefeita de Pombal não ficará muito tempo no cargo. “A permanência é por poucos dias”.
POSSE

A petista Pollyana Dutra reassumiu a prefeitura de Pombal na tarde de ontem, menos de 24 horas depois da decisão do STF que determinou o retorno imediato ao cargo. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, onde Pollyana refez o mesmo juramento de posse realizado em 1º de janeiro.
Os seis vereadores de oposição ao grupo político de Pollyana boicotaram a sessão na sede do Legislativo municipal, que começou por volta das 18h. Apenas os sete parlamentares que apoiam a prefeita compareceram ao ato de posse. Logo após a sessão, a petista seguiu para a prefeitura, acompanhada dos secretários, assistentes de governo, vereadores aliados e eleitores. Pollyana ficou afastada do cargo por apenas três dias, período em que o município foi administrado pelo presidente da Câmara, vereador Rogério Martins (PSB).

ESPOSA ESFAQUEOU O MARIDO POR CAUSA DO CHAVES


Casal havia bebido e a mulher teria dado um golpe de faca no marido porque não gostava do programa que ele estava assistindo, o seriado mexicano Chaves
 Homem é esfaqueado por causa do programa "Chaves"
Um homem identificado como Marinaldo Alves Soares, 47 anos, foi esfaqueado na noite da sexta-feira (25), pela sua esposa, cujo nome não foi divulgado pela Polícia Militar, que atendeu à ocorrência. Segundo a vítima, que mora no Bairro São Vicente, em Bayeux, o motivo do crime teria sido o programa humorístico “Chaves”.
Marinaldo narrou que estava em casa com a mulher assistindo televisão, quando sentiu uma pontada nas costas e verificou que a esposa estava usando uma faca, tipo serra de pão, para furá-lo. “Ela não gosta de Chaves”, justificou a vítima.
Segundo o Cabo Cacau e o Soldado Moteval, da 2ª Cia de Bayeux, que atenderam à ocorrência, a vítima informou que o casal havia bebido e que ambos estariam embriagados. A agressora não foi localizada, tendo fugido logo após o ocorrido.
Marinaldo foi atendido por uma unidade do Samu e levado Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa. Ele não teve nenhum órgão vital atingido pela facada, teve os primeiros atendimentos, passou por exames e já recebeu alta.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TJPB divulga edital para concurso; salários chegam a R$ 3,3 mil


São 18 vagas disponíveis e inscrições podem ser feitos entre 4 de fevereiro e 6 de março; taxa de inscrição é de R$ 80
O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) divulgou o edital para o concurso de seleção pública para o cargo de juiz leigo. São 18 vagas disponíveis, com remuneração de R$ 3.300. Inscrições podem ser feitos entre 4 de fevereiro e 6 de março pelo endereço www.cespe.unb.br  A taxa de inscrição é de R$ 80.
Caso não disponha de acesso à internet, o candidato poderá utilizar terminal disponibilizado pela organizadora, em João Pessoa, na Skina On-line (rua Inácio Evaristo, nº. 15, esquina com Juarez Távora - Torre). 
A seleção compreenderá as seguintes etapas:
- Primeira etapa - provas objetivas seletivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda etapa - provas escritas subjetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Terceira etapa - avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Todas as provas acontecerão na cidade de João Pessoa.

As provas objetivas seletivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 12 de maio de 2013, no turno da manhã. Na data provável de 2 de maio de 2013, será publicado no Diário Oficial da União e no Diário da Justiça Eletrônico da Paraíba edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.cespe. unb.br/concursos/tjpb_leigo2010, a partir das 19 horas, a partir de 14 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília (DF).
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Cacimba de Areia, no Sertão, foi a cidade em que mais choveu


Apesar dos altos índices pluviométricos registrados nas duas últimas semanas, a expectativa dos meteorologistas da Aesa é de que haja uma diminuição das precipitações nos próximos três dias
Chuvas no Sertão
A Aesa divulgou  nesta sexta-feira (25) o ranking das cidades  com maior índice de chuvas registrado neste ano.  Cacimba de Areia, na região do Sertão,  registrou o maior volume:  179.4 milímetros.

De acordo com a lista do  setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, também choveu em em: Desterro (149.9 mm), Livramento (140.4 mm), Lastro (125 mm), Coremas (104.8 mm) e São Francisco (102.4 mm).


A meteorologista Carmem Becker disse que  “os números estão um pouco acima da normalidade, já que algumas cidades foi ultrapassada a média histórica para o mês de janeiro, que é de 100 mm”.


Apesar dos altos índices pluviométricos registrados nas duas últimas semanas, a expectativa dos meteorologistas da Aesa é de que haja uma diminuição das precipitações nos próximos três dias. “No inicio da próxima semana não deveremos ter grandes chuvas no Sertão. No Litoral, Brejo e Agreste podem ocorrer chuvas esparsas. O período mais chuvoso destas três últimas regiões só começa em abril”, disse Becker.

 As informações estão disponíveis no site www.aesa.pb.gov.br.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Petrobras lança concurso para nível médio com salário de R$ 4 mil


O edital está disponível no Portal BR (www.br.com.br) e no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br)
Concursos são anulados em cidades paraibanas
A Petrobras Distribuidora realizará processo seletivo público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. Estão previstas 44 vagas para nível médio. O prazo para as inscrições será de 24 de janeiro a 21 de fevereiro de 2013. As provas serão realizadas no dia 14 de abril de 2013 e a divulgação do resultado final está prevista para 18 de junho de 2013.
Para nível médio, a carreira é de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior, com a remuneração mínima de R$ 2.599,45. Para nível médio com Formação Técnica, as carreiras são de Técnico(a) Contabilidade Júnior, com remuneração mínima de R$ 2.599,45; Técnico(a) de Operação Júnior, Técnico (a) de Segurança Júnior e Técnico(a) de Suprimento e Logística Júnior, com remuneração mínima de R$ 3.132,34.
Os valores das inscrições são R$ 35 para todos os cargos de nível médio. O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital está disponível no Portal BR (www.br.com.br) e no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).      

PM detém três e evita esquartejamento de integrante de facção em Sapé


O trio mora na cidade de João Pessoa e, de acordo com a Polícia Militar, integra a facção ‘Al Qaeda’
Companhia de Sapé
Policiais militares da Companhia de Sapé, Zona da Mata paraibana, conseguiram evitar um esquartejamento na tarde desta quinta-feira (24), de um jovem integrante da facção criminosa ‘Estados Unidos’. Um maior e dois menores de idades foram detidos em flagrante com dois revólveres calibre 38 e um facão.
De acordo com o capitão Ismael Cunha Lima, comandante do policiamento da cidade, policiais estavam fazendo ronda pelo bairro Mutirão quando perceberam três jovens em atitude suspeita.
Os policiais interceptaram suspeitos e ao perceberam aproximação da viatura, eles correram, mas foram pegos com os objetos ilícitos. “Estávamos fazendo uma ronda de rotina conforme determinação do comando geral quando os policiais avistaram o trio em atitude suspeita. Ao serem pegos, eles confirmaram durante depoimento que estavam na cidade há um dia para matar um jovem conhecido como ‘Diego’ e esquartejá-lo”, revelou o capitão.
Ainda segundo o capitão, os detidos informaram que se caso a família do jovem tentasse evitar o crime, seria morta e esquarteja. O trio mora na cidade de João Pessoa e, de acordo com a Polícia Militar, integra a facção ‘Al Qaeda’.
Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Sapé. Participaram da ação o sargento Gilvanisio, os cabos dos Santos, Vieira e Ronilson e os soldados Júlio e Renato.

Petróleo é achado em fundo de casa de moradora do Lobato, em Salvador



 Bairro é onde o primeiro poço do Brasil foi descoberto, no ano de 1939.

'Tive medo de algum acidente', diz moradora, cuja casa está em obra.

Família de dona Tereza (de óculos) e o pedreiro Edvaldo Silva,de blusa verde, que achou o petróleo no terreno da moradora. (Foto: Lílian Marques/ G1)
Foi durante o trabalho em uma obra nos fundos da casa de Tereza Barbosa, 57 anos, no subúrbio ferroviário de Salvador, que o pedreiro Edvaldo Silva, 24 anos, encontrou um poço de petróleo há pouco mais de uma semana. “Os meninos [colegas de obra] estavam tirando pedra e viram o tubo. Eles pensaram que era óleo, eu pensei que era esgoto. Senti o cheiro [de combustível], lembrei que aqui [na região] foi o primeiro lugar que se encontrou petróleo [no país] e coloquei a mão onde estava vazando. Vi que era petróleo e chamei a dona da casa”, descreveu o rapaz.
A casa afortunada está localizada na Rua Getúlio Vargas, no Lobato, bairro onde o primeiro vestígio de petróleo do país foi encontrado, no ano de 1939, justamente a alguns metros da casa de Tereza. "Quando meu irmão chegou aqui, riu e disse que sempre sonhou em ver essa cena porque esperávamos, dede pequenos, encontrar petróleo em algum lugar do bairro", disse Tereza, que residiu no bairro do Lobato há alguns anos e voltou a morar no local há cerca de um ano e meio. Ela e a família são de São Roque do Paraguaçu, localizada na cidade de Maragojipe, no recôncavo baiano.
O bairro do Lobato fica no subúrbio ferroviário e é considerado um bairro pobre. Algumas das ruas não têm nem sequer asfalto. A rua em que fica a casa 76 D, inclusive, leva o nome de Getúlio Vargas, presidente que criou a campanha "Petróleo é Nosso" logo após a descoberta da riqueza no Brasil. O bairro é cercado pela Baía de Todos os Santos, uma das maiores do país.
A plataforma usada para a exploração de petróleo da área está desativada desde o fim da década de 1980, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Bem perto da extinta área produtiva, foi feita uma praça com quadra de esportes, tem um pequeno galpão abandonado e um monumento que indica o marco histórico do petróleo no país.
petróleo vaza de poço em terreno de imóvel no
Lobato, em Salvador (Foto: Lílian Marques/ G1)
Ao se aproximar do tubo de onde vaza o combustível na casa de Tereza, o cheiro forte logo acusa a existência do petróleo. A dona de casa conta que ficou assustada ao ser informada da descoberta do oléo no terreno que comprou nos fundos da sua casa. Ela afirma que não pensou em dinheiro, mas nos riscos ao meio ambiente e à segurança da comunidade humilde em que mora.
"Tive medo de algum acidente, não sabia o risco que estava correndo. Tinha medo de explodir, de algum desastre ambiental, não pensei no meu bem estar, fiquei preocupada com a minha família, com a comunidade. Hoje, penso nas melhorias que isso pode trazer aqui para a comunidade, o Lobato é um bairro rico, mas não é valorizado", declarou.
A iniciativa de Tereza ao saber do petróleo foi ligar para a ANP para receber orientações de como proceder. Após os primeiros técnicos da agência visitarem o local, foi solicitado que a família parasse a obra. Engenheiros da ANP estiveram novamente no terreno na quarta-feira (23) e os trabalhos no local continuam suspensos.
A proprietária explicou que a obra era para ampliar a casa onde mora, que já tem dois andares. “Eu moro aqui embaixo com o meu marido e a minha filha mora no andar de cima com o meu genro. O objetivo da gente é ampliar para fazer um lugar para minha mãe e também para meu outro filho”.
A terra da pequena encosta que ficou no terreno após a escavação para a obra está deslizando um pouco, motivo que deixa a família preocupada. "Nós colocamos uma lona para segurar a terra até que se resolva a situação", disse dona Tereza.
Morador mostra mão melada de petróleo (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)
Exploração
O engenheiro de petróleo Martinho Sobral Rocha, especialista em regulação da ANP na Bahia, visitou o terreno e confirmou que a substância é petróleo, porém a única coisa que deve ser feita no local é contenção do vazamento. Por se tratar de um poço de petróleo antigo, que está inativo, a exploração não deve ocorrer, segundo explica.
"É um poço antigo do campo de produção de petróelo que existia no Lobato. Ele foi devolvido à ANP por ser antieconômico e por estar localizado dentro de uma comunidade. Está sendo providenciada a correção do vazamento. Para fins comerciais, não existe nenhuma possibilidade de produção", acrescentou.
A Agência Nacional de Petróleo informou, por meio de nota, que o campo não "apresenta volume de óleo significativo a ser produzido, pois os reservatórios existentes já estão esgotados". A agência reguladora informou ainda que os poços da região, explorados a partir de 1939, foram extintos e "encobertos por aterros de grande extensão". Sobre eles, se desenvolveu a atual comunidade. A ANP explica também que não há possibildades dos poços serem reutilizados e que não se espera obter um volume adicional de óleo naquela região.
Caso o petróleo seja encontrado em um terreno particular e caso seja comprovado que o poço é produtivo, segundo o engenheiro Martinho Sobral, a concessionária interessada na extração da substância deve pagar 1% do que explora para o dono da terra. Na Bahia, essas situações são comuns em cidades como Madre de Deus, São Sebastião do Passé, onde fica a Refinaria de Petróleo Landulpho Alves, e outras da região metropolitana como Catu e Pojuca, disse o engenheiro.