segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reação motora não indica que Pedro esteja consciente, diz médico


Paciente apresentou reflexos a exame clínico-neurológico.
Cantor está internado em hospital de SP desde quinta-feira.
Médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe
que cuida de Pedro (Foto: Juliana Cardilli/G1)
A reação motora apresentada nas últimas horas pelo cantor Pedro Leonardo não significa que o paciente esteja consciente, segundo informou na tarde desta segunda-feira (30) o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe que cuida do paciente. De acordo com o boletim médico divulgado nesta manhã, Pedro "apresentou resposta motora aos estímulos dolorosos e sinais de preservação dos reflexos do tronco cerebral".  Pedro está internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
"Há dois dias a equipe de neurologia suspendeu a sedação e ele começa a apresentar alguns reflexos ao exame clínico-neurológico. Esses reflexos são, evidentemente, uma evolução positiva, porém ainda limitada. Há ainda sedativos na circulação. Temos que aguardar", explicou Kalil.
Pedro está internado em estado grave, porém estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Por isso, segundo Kalil, ele ainda corre risco de morte. O médico disse não ser possível precisar em quanto tempo o sedativo será eliminado. A grande quantidade de medicamentos aplicada em Pedro ainda está em circulação na corrente sanguínea e o quadro de insuficiência renal dificulta a eliminação do sedativo.
"A resposta aos estímulos não significa consciência", frisou Kalil. De acordo com o médico, Pedro pode demorar a acordar. Ele afirma que isso depende de paciente para paciente e do grau da lesão cerebral.
Quando o efeito dos remédios tiver passado, os médicos poderão avaliar os efeitos do acidente na parte neurológica no cantor. Ele sofreu um acidente de carro no dia 20 de abril, quando ele voltava de um show em Minas Gerais. Pedro ainda respira com a ajuda de aparelhos.

 Neste domingo, o paciente recebeu a visita da mulher e do pai, o cantor Leonardo. Fãs também passaram o dia na porta do hospital. Durante entrevista aoDomingão do Faustão, Leonardo agradeceu aos fãs pela torcida pela recuperação do filho, que sofreu um acidente de carro em Minas Gerais.
Ao deixar o programa, ele seguiu para o hospital. No saguão do Sírio, onde chegou às 19h15, disse aos jornalistas que irá cantar para o filho. "Vou lá na UTI e vou cantar. O que me resta agora é cantar. Rezar está todo mundo rezando", afirmou, visivelmente emocionado.
Questionado sobre o que iria falar para o jovem, disse: "acorda rapaz, você já dormiu demais." Antes de entrar, recebeu o carinho das fãs que fazem vigília há vários dias em frente ao centro médico e as abraçou. Segundo ele, essas demonstrações de carinho "são comoventes". "É muito bonito. Com certeza essa corrente positiva está trazendo o Pedro de volta."
Pedro Leonardo está internado no Sírio desde quinta-feira (26).  No dia 20 ele sofreu um acidente de carro na rodovia MGC-452, próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal deItumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia. Depois, foi de avião ao hospital em São Paulo.

Presidência anuncia Brizola Neto como novo ministro do Trabalho

Deputado do PDT-RJ ficará no lugar do interino Paulo Roberto Pinto.
PDT cobrava nomeação desde a saída de Carlos Lupi, no fim de 2011.
Brizola Neto (PDT-RJ), anunciado como novo
ministro do Trabalho (Foto: Agência Câmara)
A Presidência da República anunciou nesta segunda-feira (30) o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) como o novo ministro do Trabalho. A nomeação era cobrada pelo PDT e pelas centrais sindicais e saiu na véspera do Dia do Trabalho, 1º de maio.
O anúncio foi feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A posse deve ocorrer nesta quinta-feira (3).
O nome, que era o preferido da presidente Dilma Rousseff para o cargo, foi definido após reunião de Dilma com o presidente do PDT, Carlos Lupi (PDT-RJ), que comandou a pasta por mais de quatro anos e deixou o cargo em dezembro do ano passado, após uma série de denúncias de corrupção na pasta. Desde então, o secretário-executivo da pasta Paulo Roberto Pinto estava interinamente no comando do ministério.
Em nota - veja no fim da reportagem -, a presidente Dilma "manifestou confiança" de que Brizola Neto "prestará grande contribuição ao país".
"A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos", diz a nota.
Brizola Neto será o ministro mais jovem da equipe da presidente Dilma. Ele tem apenas 33 anos e é neto do fundador do PDT e ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que morreu em 2004.
Nesta segunda, o vice-presidente do PDT, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que Brizola Neto não era o preferido da legenda. “É uma decisão pessoal da presidenta. Dentro do partido não é o que agrada mais”, afirmou. Também eram cotados Manoel Dias, secretário-geral do PDT e o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), nome de preferência da bancada do PDT na Câmara.
Em março, em meio à crise do governo com a base aliada, Figueiredo chegou a criticar, em discurso no plenário da Câmara, a demora da presidente Dilma em indicar um nome apoiado pelo partido para o Ministério do Trabalho.
Saída de Lupi
Em dezembro do ano passado, Lupi encerrou no Trabalho uma trajetória que teve início em março de 2007, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por indicação do PDT, permaneceu no cargo no começo do governo Dilma Rousseff, em 2011.
Ao deixar o cargo, Lupi diz que sofreu "perseguição política e pessoal da mídia".

As denúncias contra o ministro Lupi começaram no começo de novembro do ano passado, quando surgiu a informação de que haveria um esquema de cobrança de propina de ONGs contratadas para capacitar trabalhadores.
Em 12 de novembro, reportagem da revista "Veja" informou que ele teria utilizado um avião alugado por um empresário dono de ONG, que, por sua vez, tem contratos com o Ministério do Trabalho. Até hoje, ainda não foi esclarecido quem pagou pelo avião.
Além disso, surgiu denúncia de que Lupi teria trabalhado, durante cinco anos, na Câmara Municipal do Rio e, ao mesmo tempo, como funcionário-fantasma na Câmara. A Procuradoria-Geral da República diz que acúmulo de cargos públicos, em tese, é crime.
Como ministro do Trabalho, Lupi tinha por costume dar declarações polêmicas. Após as denúncias, disse que só sairia do cargo "abatido à bala", o que não foi bem recebido no Palácio do Planalto. No dia seguinte, se desculpou com a presidente Dilma Rousseff. "Presidente, desculpe se eu fui agressivo, não foi minha intenção, eu te amo", declarou na ocasião.
Veja nota sobre anúncio do novo ministro do Trabalho.
"Nota à Imprensa
A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou hoje o deputado Brizola Neto para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego. A presidenta manifestou confiança de que Brizola Neto, ex-Secretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, ex-vereador e deputado federal pelo PDT, prestará grande contribuição ao país.
A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"


Corpo estrangulado e estuprado, identificado por PM como travesti, é de mulher, diz IPC



Apesar das polícias civil e militar afirmarem que a vítima encontrada morta na manhã desta segunda-feira (30) ao lado da prefeitura de Bayeux, era um travesti, peritos afirmaram que 'Ninete', era uma mulher. Trata-se de Lia Targino de Araújo, de 33 anos, que foi estuprada e estrangulada.
Foto:Bayeux em Foco
As primeiras informações dadas a imprensa pela Polícia Militar davam conta de que a vítima era um travesti. Após a perícia, foi constatado que a vítima era do sexo feminino.
Uma perícia preliminar apontou que 'Ninete' foi morta enforcada e teve o corpo jogado nas imediações da Prefeitura de Bayeux. De acordo o soldado ED Wilson, da 2ª Cia, a vítima morava na Ilha do Bispo, em João Pessoa.
Foto:Bayeux em Foco
A polícia não tem suspeita dos criminosos, nem o motivo para o crime.
Da Redação

Bode é encontrado amarrado dentro de casa de recuperação de drogados em Sousa


Na manhã desta segunda-feira (30), um bode foi encontrado amarrado, dentro de um cômodo da casa de recuperação de dependentes químicos, que fica localizada próximo ao Aeroporto de Sousa, sertão da Paraíba.
Até o momento, não há informações dos vândalos que praticaram esse ato de macumbaria. A Escada da casa foi quebrada pelos desconhecidos.
Pedreiros que trabalham na reforma da casa, informaram o fato à Direção Administrativa da residência. As cordas foram retiradas do animal que em seguida foi solto.
A Diretoria do Projeto ''Resgatando Vidas'' que realiza reforma na Residência, acredita que a atitude feita por estes indivíduos, é para tentar intimidar. ''Estas atitudes maldosas, só nos encorajam mais ainda para concluir a reforma da casa e colocar em prática o Projeto que resgatará vidas de pessoas que estão entregues ao Mundo das drogas. Declarou um dos fundadores do Projeto.
Da Folha do Sertão

CARIRI DE SÃO JOÃO: UM ANO MOSTRANDO QUE INFORMAÇÃO É CIDADANIA



Hoje, 30 de abril, nós que fazemos o Blog Cariri Velho temos um orgulho imenso em parabenizar o Blog Cariri de São João e o idealizador, Francisco Joaquim Júnior, que há um ano teve a brilhante ideia de trazer para os internautas mais um meio de comunicação, onde as pessoas têm a oportunidade de fazer seus reclames.
Durante esse período Cariri de São João deixou as pessoas mais informadas dos fatos que ocorrem no Cariri e no mundo. Francisco tem buscado nas suas fontes a noticia com credibilidade, e, isso, às vezes tem incomodado àqueles que não querem deixar os fatos serem públicos, porque em boa parte deles contrariam interesses particulares. Mas, é necessário saber que a imprensa é e precisa ser sempre livre para publicar os fatos independentemente de não ser do agrado daqueles que se acham os donos de tudo e de todos.
Acompanhando as informações repassadas nesse meio de comunicação, percebemos que, Francisco procura usar à
isenção que é a palavra-chave num trabalho desse porte. Mesmo assim, sabemos que ela é tão problemática quanto “verdade”. Porém,  Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada e perde a qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna – é possível ter 100% de isenção? – a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seu condutor para que isso aconteça. E, isso tem ocorrido nesse importante veiculo de comunicação que ao longo desse ano vem contribuindo de forma significativa com informações antes “escondidas, fechadas, encobertas” e não divulgadas para o conhecimento dos cidadãos e cidadãs sãojoãoenses.  
Portanto, é de fundamental importância que o Blog Cariri de São João e seu idealizador, Francisco Joaquim Júnior recebe o reconhecimento e os parabéns por esse ano de existência e pelas informações que nos pautaram durante esse período. Também observamos que esse reconhecimento já vem ocorrendo, basta olhar que são mais de 144 mil acessos durante esse ano tornando-se assim um dos principais líderes em acessos, tendo uma média aproximada de 1000 acessos diários nos últimos meses.

Homem deve indenizar ex-noiva por desistir de casar 3 dias antes



A Justiça condenou um homem a pagar mais de R$ 36 mil a ex-noiva por ter desistido do casamento apenas três dias antes da cerimônia. Ele recorreu da decisão, mas a indenização foi mantida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
Segundo o TJ, o rapaz afirmou que não queria a festa de casamento, que teria sido imposta pelos pais da noiva. Ele alegou ainda que não há comprovação do prejuízo sofrido por eles.
O relator do processo, o desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan, concluiu, porém, que ele poderia, "de forma digna e menos desumana, ter desistido do casamento antes da confecção e da distribuição dos convites e da adoção das providências referentes à realização da festa."
Trevissan afirmou ainda na decisão que a conduta do ex-noivo foi leviana e desvinculada de preocupação com os sentimentos alheios. Com isso, foi mantida a indenização de R$ 26.750 à ex-noiva e à família dela por danos materiais e mais R$ 10 mil por danos morais.
De acordo com o TJ, o homem já vivia com a ex-noiva havia cerca de nove anos e eles têm duas filhas.

Sete pessoas são degoladas em chacina no interior de Goiás


Sete pessoas foram mortas e degoladas neste sábado (28) em uma fazenda no sul de Goiás. O crime aconteceu por volta das 17h no município de Doverlândia (a 403 km de Goiânia).
A Polícia Civil em Iporá (a 234 km de Goiânia) está realizando a investigação do caso. Segundo informações da polícia, foram mortos o dono da fazenda, seu filho, um vaqueiro e mais quatro vizinhos.
Estes haviam ido à fazenda para entregar um presente ao filho do proprietário, que estava prestes a se casar.
Os corpos foram levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Iporá.

Lista de cem mais ricos do Reino Unido tem dois brasileiros


A lista anual das maiores fortunas do Reino Unido, publicada neste domingo pelo jornal britânico "The Sunday Times", traz dois brasileiros entre os cem moradores mais ricos do país.
Antônio Luiz Seabra, 69, dono da empresa de cosméticos Natura, aparece na 35ª posição da lista, três abaixo da posição do ano passado.
O jornal estima a fortuna de Seabra em 1,8 bilhão de libras (cerca de R$ 5,7 bilhões).
O segundo nome brasileiro na lista dos cem mais ricos do país é o de Lily Safra, viúva do banqueiro Edmond Safra, morto em 1999.
Lily Safra, 73, caiu oito posições no ranking, da 90ª para a 98ª posição, apesar de um aumento de 14 milhões de libras em sua fortuna, avaliada em 764 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões).
A lista anual do "Sunday Times" também volta a mostrar neste ano o banqueiro e ex-ator Michel de Carvalho, filho de um brasileiro e uma inglesa, como dono da 11ª maior fortuna do país, em conjunto com sua mulher, Charlene de Carvalho, herdeira da cervejaria holandesa Heineken.
A fortuna do casal é avaliada em 5,5 bilhões de libras (R$ 16,9 bilhões).
FORTUNAS EM ALTA
O levantamento do Sunday Times neste ano mostra que, apesar da grave crise econômica enfrentada pelo Reino Unido, os mil mais ricos do país viram suas fortunas combinadas aumentarem 4,7% em relação ao ano passado.
O total acumulado por eles, de 414 bilhões de libras (R$ 1,3 trilhão), já supera o total de 2008, antes do início da crise econômica mundial.
Ainda assim, o primeiro nome da lista, o indiano Lakshmi Mittal, 61, viu sua fortuna despencar 27% nos últimos 12 meses, principalmente por causa da queda no valor das ações de sua empresa mineradora, Arcelor-Mittal.
Mittal mantém o posto de homem mais rico do Reino Unido desde 2005. Sua fortuna neste ano foi estimada em 12,7 bilhões de libras (R$ 38,9 bilhões).

domingo, 29 de abril de 2012

Equipe médica suspende sedação de Pedro Leonardo



A equipe que atende o cantor Pedro Leonardo, internado no Hospital Sírio-Libanês, informou que suspendeu a sedação do cantor neste domingo (29), e que seu quadro permanece inalterado. A sedação já havia sido reduzida neste sábado (28).
De acordo com boletim divulgado às 12h, o "estado do paciente permanece grave, porém estável", e "não houve alterações clínicas significativas nas últimas horas".
Pedro está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Sírio-Libanês desde a última quinta-feira (26). A equipe médica responsável pelo cantor é composta pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Paulo Cesar Ayroza Galvão e Marcos Stávale.
Esperança
Depois de visitar Pedro Leonardo no hospital neste sábado (28), a mulher do cantor, Thaís Gebelein, disse em seu Twitter durante a madrugada de domingo (29) que acredita que em breve seu marido deixará o hospital. O artista está hospitalizado desde o dia 20, após capotar o carro na rodovia MG-452, na região de Tupaciguara (MG).
—Deus esta nos ouvindo! Ele precisa sair de lá para a gente mostrar o quanto ele é amado! Jájá!! Tenho fé! De luta em luta! Vencendo a batalha! Boa noite!
No sábado, após receber a notícia de que os médicos tinham reduzido a sedação aplicada em seu marido, Thaís também postou uma mensagem emocionada em sua página na rede social pedindo para Pedro se levantar.
O pai do jovem, o cantor Leonardo, visitou o filho no sábado e disse aos jornalistas que mantém a fé e a esperança no tratamento de Pedro.
R7.com

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa



O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.
Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. "O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora.
Os resultados do levantamento vão ao encontro de outros já feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.
Os médicos que realizaram o levantamento sugeriram que homens também sejam vacinados contra o vírus, como é recomendado para as mulheres. Em países como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne até 90% dos casos de infecções.
No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, contra os tipos mais comuns de câncer do colo do útero, mas o governo alerta que não há evidência suficiente da eficácia da vacina, o que só poderá ser observado depois de décadas de acompanhamento. O governo também recomenda a prática de sexo seguro como a melhor maneira de se prevenir.

sábado, 28 de abril de 2012

Parto no meio da rua: mãe e filho passam bem


Passa bem a mãe que deu a luz na manhã da sexta-feira (27) dentro de uma unidade móvel do Samu, em Bayeux. Mãe e filho estão internados na Maternidade de Bayeux e deverão receber alta hospitalar ainda neste sábado (28).

Adriele Cassiane, grávida de nove meses, sentiu dores e acionou a  equipe do Samu de Bayeux na manhã de ontem para levá-la à maternidade.

Entretanto, quando a equipe de paramédicos chegou ao local, percebeu que a bolsa uterina já havia rompido e que Adriele estava em trabalho de parto.

A equipe do Samu, formada pelo motorista-socorrista Alves e a enfermeira Michenia Kelly constatou que a mãe já estava em adiantado trabalho de parto e que não havia tempo suficiente para levá-la para a maternidade.

Resolveram realizar ali mesmo, no meio da rua, dentro da viatura, o parto.

Graças à perícia dos profissionais, o parto foi feito com tranquilidade e o bebê, Pedro Henrique, veio ao mundo saudável e pesando quase três quilos.

Para Adriele, a equipe do Samu foram verdadeiros heróis e para a equipe, acostumada a lidar com a morte, trazer alguém à vida também foi motivo de muita emoção.  

Fotos: Ariofox/Bayeux em foco
Wanja Nobrega com Bayeux em Foco

Mulher está grávida de 9 bebês e já é mãe de trigêmeos



A mexicana Karla Vanessa Perez, de idade não informada, está grávida de nove bebês: seis meninas e três meninos.
Ela vive no estado de Coahuila e está sendo assistida por um hospital na capital Saltillo. Karla já é mãe de trigêmeos.
De acordo com o relatório da emissora, a mãe passou por tratamento de fertilidade, o que pode ter causa a gravidez múltipla.
O parto bem sucedido dos nove bebês seria um dos maiores nascimentos múltiplos já registrados e deve acontecer no final do mês de maio.
Em 2009, Nadya Suleman, de 36 anos, deu à luz oito bebês, na Califórnia, Estados Unidos. Nadya se tornou uma celebridade na televisão americana, mas, desde o nascimento dos oito filhos, tem enfrentado problemas judiciais, e seus filhos são monitorados por autoridades americanas.
Karla Vanessa Perez não é a primeira mãe a esperar nove filhos de uma só vez. O fenônome é muito raro e nas duas vezes em que já foi resgistrado nenhum dos bebês sobreviveu.
Em junho de 1971, uma mãe deu à luz nônuplos, na Austrália, mas dois eram natimortos e os demais foram bebês foram morrendo, sendo que o último a morrer sobreviveu apenas seis dias após o nascimento. 
Em 1999, Zurina Mat Saad teve cinco meninos e quatro meninas, na Malásia, mas nenhum deles sobreviveu mais de seis horas.
O recorde mundial do maior número de crianças entregues em um único nascimento a sobreviver é de Nadya Suleman, com seus oito bebês.
AFP Paris

Médicos começam a reduzir sedativos do cantor Pedro Leonardo


Os médicos começaram a reduzir os sedativos do cantor Pedro Leonardo, 24, informou neste sábado o hospital Sírio Libanês.
Em nota, a unidade afirma que o rapaz, filho do cantor sertanejo Leonardo, continua em estado grave, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O quadro clínico, porém, é estável.
Com isso, a equipe decidiu iniciar o processo de "redução gradual da sedação".
Pedro Leonardo sofreu um acidente de carro no último dia 20, perto da cidade de Itumbiara (GO). Ele teve um edema cerebral, desenvolveu pneumonia após a internação e passou por uma cirurgia no dia da batida. No dia 26, foi transferido para São Paulo.
Pedro, que integra a dupla Pedro e Thiago, havia feito um show em Uberlândia (MG) e dirigia sozinho em direção à cidade de Goiânia, quando seu carro capotou. Nenhum outro veículo se envolveu na batida. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas.

“Aniversário” de Coxixola apresenta hoje: Cavaleiros do Forró, Vicente Nery e Cheiro de Menina


Os 18 anos da Pequena Notável do Cariri serão celebrados em grande estilo. A Prefeitura de Coxixola preparou toda a estrutura e a cidade está pronta para receber seus filhos ausentes e milhares de turistas que deverão vir ao município para um grande show na noite deste sábado (28).
Para animar a festa em Coxixola estão confirmadas as bandas Cavaleiros do Forró, Vicente Nery e Cheiro de Menina, além do Forró Gente Boa que deverá abrir a noite.
Para garantir a segurança dos foliões, o prefeito Nelson Honorato informou que cerca de 60 homens foram contratados entre policiais e seguranças particulares. O estacionamento para proprietários de carro será seguro e com valor acessível.
A festa é completamente gratuita e os acessos ao município de Coxixola foram recuperados. O evento está programado para começar às 22hs.

Já neste domingo, os motores vão roncar na realização de nova edição do MotoCross. Competidores de vários Estados do Nordeste já confirmaram presença. A noite haverá ainda shows de encerramento da competição.
De Olho no Cariri

Confira o que abre e fecha neste feriado do dia do trabalho na Paraíba



Shoppings terão horário normal na capital, diferente de Campina Grande.
Bancos e comércios estarão fechados e trens terão horário diferenciado.

O trabalhador que decidir aproveitar o seu dia para fazer compras, encontrará todos os shoppings da capital abertos. Já em Campina Grande, a situação é outra, um shopping estará fechado e outro apenas com a praça de alimentação, cinema e área de lazer abertos. Bancos e comércio estarão fechados neste dia 1º de maio, dia do trabalhador.
Bancos
Os bancos vão funcionar normalmente somente na segunda-feira (30), pois na terça-feira (1º) estarão fechados, conforme o Sindicato dos Bancários da Paraíba. As contas com vencimento para a terça-feira (1º) poderão ser pagas em caixas eletrônicos ou no dia de reabertura dos bancos, isentas da incidência de multa. Os bancos reabrem em seu horário normal de funcionamento na quarta (2), que é de 8h as 16h.
Comércio
O dia do trabalhador é considerado feriado nacional, portanto, o comércio é fechado, de acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa. Caso algum empresário decida abrir sua loja no dia 1º de maio terá que pagar a quantia de R$ 30 e dar um dia de folga aos funcionários que trabalharam no feriado. O mesmo se ajusta as lojas do comércio de Campina Grande.
Repartições Públicas
As repartições públicas do estado da Paraíba funcionam normalmente na segunda (30) e fecham no dia 1º. Mesmo funcionamento seguido pelas repartições públicas de João Pessoa. Os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo e fiscalização do trânsito, assim como o atendimento de urgência nos hospitais públicos da rede municipal e do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), através do telefone 192, estarão garantidos durante o feriado. Já em Campina Grande, foi decretado ponto facultativo na segunda-feira (30) e as repartições públicas estarão fechadas no dia 1º de maio.
 

Brasil manda tropa do Exército para a Bolívia



O Ministério da Defesa deslocou uma tropa para o município de Capixaba (AC), a 70 quilômetros de Rio Branco, após o Exército da Bolívia ter retomado o processo de expulsão de brasileiros que vivem em seu território.
Rua principal de Vila Bella divide Brasil e Bolívia (Foto: Dhárcules Pinheiro/A Tribuna)
Na semana passada, antes de expulsarem um colono brasileiro, os militares bolivianos circularam por Capixaba portando pistolas e armas de grosso calibre, fizeram compras no comérico local e até abasteceram seus veículos num posto da cidade.
A tropa do Exército Brasileiro, que conta com apoio da Polícia Federal, tem a missão de guardar a fronteira e impedir novas entradas não autorizadas de militares bolivianos em território nacional.
O Ministério da Defesa movimentou o Exército e Polícia Federal após o governador do Acre, Tião Viana (PT), ter informado ao Gabinete de Segurança Institucional que colonos brasileiros estão sendo expulsos de suas casas e suas terras estão sendo ocupadas por soldados bolivianos.
Existem mais de 500 colonos brasileiros na região do Alto Acre, que abrange os municípios de Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro, Epicilância, Brasiléia e Assis Brasil. Além dos colonos, existem 50 produtores rurais com pequenas fazendas, que variam de 100 a 300 hectares de pastagens.
O colono José Carlos Caldas, expulso pelos bolivianos, perdeu a plantação e a pequena criação de gado, além de outros bens. Parte do gado teria sido abatida pelos militares para alimentar a tropa boliviana.
O colono registrou o caso na delegacia da Polícia Federal de Epitaciolândia e pediu ajuda do governo brasileiro. A propriedade que ele ocupava na Bolívia pertencia ao pai dele há mais de 40 anos.
- O grave é que a Bolívia não parece empenhada em manter boas relações diplomáticas. Qualquer ação militar que envolva os exércitos dos dois países na fronteira deve ser comunicada, mas nem o Exército brasileiro, nem o Itamaraty e nem o Governo do Acre foram informados da operação. A situação exige por parte da diplomacia brasileira um protesto forte junto aos diplomatas bolivianos – disse ao Blog da Amazônia o secretário Nilson Mourão, de Justiça e Direitos Humanos do Acre, após participar de uma reunião em Capixaba com a presença do ministro Eduardo Paes Sabóia, da Embaixada do Brasil na Bolívia.
Mourão disse que ele e o ministro estão elaborando um relatório em que sugerem que a Bolívia seja tolerante com a presença dos colonos brasileiros até o final do ano. Até lá, o os colonos serão assentados pelo Incra em território brasileiro.
- Estamos sugerindo, ainda, que haja um entendimento envolvendo a diplomacia dos dois países em relação aos 50 proprietários que possuem fazendas de 100 a 300 hectares na Bolívia, na região do município de Capixaba – disse acrescentou Mourão.

Terra Magazine

Menores esfaqueiam um ao outro em Campina Grande


Dois menores foram vítimas e acusados, ao mesmo tempo, de tentativa de homicídio, nesta sexta-feira (27), no Bairro do Cruzeiro, em Campina Grande.
Imagem meramente ilustrativa
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, o fato aconteceu quando um adolescente, armado de faca peixeira, procurou outro rapaz para acertar diferenças provocadas por tráfico e consumo de drogas.
Aquele que seria a vítima também estava de posse de uma faca e os dois começaram a brigar e se esfaquearam mutuamente, ficando ambos feridos.
A Polícia Militar foi acionada pelo 190 e pôs fim à brincadeira, apreendendo os dois menores. 
Wanja Nobrega